Seguidores

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

As árvores da saudade

Nesta Quadra de Natal é devido que dirija uma prenda especial a todos os nativos de Forninhos. As árvores da saudade...imagens de um Forninhos desaparecido.


Podemos ver as árvores: da fonte e da Lameira (que havia)


e uma fonte sem 'coreto' (que não havia) 

Bem-Haja, Dr. Ilídio Marques por partilhar estas relíquias.

32 comentários:

  1. Olhares com sabor a nostalgia! Lindos e uma noite bem tranquila!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nostalgia desperta dentro de nós, mas é bom ver estas fotos :-)

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Nesta época a nostalgia aumenta, e a saudade que aumenta.
    Um abraço e um Santo Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pelo menos este post sirva para amenizar a saudade!

      Feliz Natal.

      Eliminar
  3. Tempos idos em que ate as arvores pareciam diferentes no porte nobre.
    Pessoalmente recordo apesar de modo vago, ver juntas de vacas aguardar debaixo da sua sombra a vez de beber agua nos tanques da fonte depois de "estoiradas" por um dia de lavra.
    De mulheres que vinham encher o cantaro de agua fresca e ali ficavam a conversar enquanto enchia a vasilha da vizinha.
    Aquela outra mais ao fundo, que fazia esquina com a estrada, era para os mais novos namoriscarem sob o olhar das maes, pois para serem mais discretos, ficava um bocado abaixo a "oliveirinha"...
    Mas da arvore da fonte da Lameira, dizem (espero nao me enganar) que houve decadas atras um sujeito que por artes e requintes de malvadez a matou com acido.
    Mas nao matou a sua saudade...
    Fotos historicas. Parabens!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A saudade nunca se mata..
      A saudade renova-se...
      A saudade alimenta-se...
      A saudade é um estado de espirito !!??

      ......Na malvadez do " meu campo " há quase 40 anos , envenenaram o meu Snupy !! Andou " a vadiar " uns dias,
      surgiu no " meu quintal" para morrer nos meus braços e de minha Mãe !
      Abri-lhe a boca , minha Mãe , derramou-lhe azeite pelas guelas , reagiu ao meu grito, olhos revirados e morreu !!
      Nunca mais quis sofrer por nenhum animal , nem quis que os meus filhos sofressem !! Enquanto vivi com eles !!
      O Snupy faz-me lembrar essa arvore que esse malvado " matou" !!??
      Mas essa árvore renova a vossa esperança , alimenta a vossa alma , a vossa saudade e o vosso espirito !!
      O Snupy ia bucar-me á paragem da " camionete" a 200 metros . Ouvia o motor galgar o esfalto , e corria ao meu encontro !!! Quando vinha da escola ...

      Neste Advento , que termina Domingo , que os " Homens Malvados " que roubam e matam sem olhar a meios se coloquem perante o Altar do Menino e de mão ao peito se demitam da Mentira , da Hipocrisia , e do Mal !!

      Eu , por mim , que há três Domingos venho vivendo o " meu Natal " vou continuar a matar saudades do " meu Snupy " semeando mais árvores para compensar aqueles que nada semeam !! Aproveitem o Advento....porque na manhã de 25 e 26 de Dezembro pelas ruas, o lixo , o desperdício , o papel de embrulho e os restos de comida
      lançar-vos-a,mais uma vez,na mais profunda" depressão "

      O tempo urge !!!??


      Abraços amigos .
      MG

      Eliminar
    2. Xico, não foi só a da fonte da Lameira e a do adro da Igreja? Foi igual. A da Igreja, segundo dizem, depois do acto consumado foi bem cortadinha em pedaços e foi parar à lareira de quem a cortou e ajudou!
      Da árvore da Lameira lembro vagamente o dia em que a cortaram e sei hoje que era lá que todos os editais eram afixados e ali se dirigiam todos os habitantes que sabiam ler e procuravam o aviso. Quem não sabia ler tinha que pedir a quem soubesse, claro!
      Até era na árvore da Lameira que era afixado o papel dos casamentos do Entrudo, depois do sorteio no Forno Grande!
      Da fonte/tanque há dias falávamos que depois das obras do da Lameira fazia todo o sentido a demolição do "coreto". Vamos a ver se é desta que o cenário muda de figura!

      Eliminar
    3. oteuamigo1/10/2016

      Oh paulinha estive aqui a Pensar... Então e se te candidatasses à junta de freguesia? É que com tanta sabedoria que tens nesse corpinho, estás a desperdiçar o teu potencial! Aproveitavas e fazias melhor que a actual presidente, deixavas a vida de blogger e fazias qualquer coisa de útil .

      Paulinha à presidência!!

      Eliminar
    4. Caramba!
      Agora estou desiludida com o meu amigo!!
      Fui despromovida de potencial candidata de Presidente da República a Presidente de Junta duma Freguesia...
      Eu não vivo dos votos de fanáticos, nem como almoços à conta do orçamento da Junta de Forninhos, nem vivo de trafulhices. Sequer ando a publicar na net albuns de fotografia que enganam os forninhenses. Apenas tenho é um sentido de justiça que te incomoda a ti e aos teus amigos. Paciência. Não gostas? Passa adiante (é a lei da net: dá para todos).
      Sou blogger com muito gosto pena que por vezes esteja a deitar pérolas a porcos!

      Eliminar
    5. Já agora o que é que tu fazes de útil?
      Elucida toda a plateia, sff!

      Eliminar
  4. É uma pena o desaparecimento de árvores que deveriam fazer parte do nosso património natural.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas em Forninhos nunca deram importância ao "património público arbóreo". Uns plantam-nas, outros cortam-nas, isto porque talvez nunca houve o cuidado de pensar bem a sua localização.
      Abraço e cont. de uma boa semana também.

      Eliminar
    2. Anónimo1/08/2016

      Oh Paulinha estás sempre tão do contra com tudo o que se faz em Forninhos, podias fazer melhor e candidatar-te às próxima presidenciais. Estão mesmo ai à porta e penso que tens muito potencial!!! Gosto de ler as baboseiras que escreves e pela sabedoria, pareces ter 200 anos, falas de tantos assuntos do tempo em que não eras nascida!!

      Paulinha à presidência!!!!

      Eliminar
    3. Já como 'anónimo' é que ninguém se pode candidatar ao que quer que seja, não é verdade? Pois se sequer dá a cara, quem é que vai saber o nome, a idade, etc...?
      Quanto ao "Gosto de ler...do tempo em que não eras nascida", ao leitor já tenho dito que muito do que escrevo não foi vivido por mim; afinal gostas de ler, mas não sabes interpretar? Se é preciso ter 200 anos para escrever o que não vivemos, então não sei quem é que escreve baboseiras ou será babosices??
      Sobre Forninhos existem outras páginas na Net administradas quer por gente cobarde quer por "políticos" e lá podes falar de política, partidos, candidaturas e dos candidatos da presidência do presente e do passado. O meu artigo é sobre as árvores da saudade, acho que não era preciso fazer um desenho, já que estão publicadas duas fotografias bem antigas!
      O meu comentário incomodou-te? Não sei porquê. Quantas árvores foram cortadas no território de Forninhos desde que existe o Blog dos Forninhenses (há 6 anos) para no mesmo lugar plantarem outras?
      Para não falar do que fizeram (estão a fazer) com os baldios dos Valagotes. Dantes pinhal e hoje?
      Em vez de escreveres/dizeres baboseiras lê o "Quando os Lobos Uivam" de Aquilino Ribeiro ou vê já hoje às 19h45 na RTP Memória a Série.
      Os terrenos baldios que sempre foram utilizados para bem comunitário e a comunidade retirava deles parte vital do seu sustento, são agora "vendidos" para plantar o quê? Sem mais nem menos, um presidente chega e diz que vai vender e deixa fazer uma escritura por usucapião?
      Não é preciso ser muito culto, para saber que o que fizeram foi uma falcatrua e que não estão livres (Junta, Outorgantes, Testemunhas e Cartório Notarial de AGB) de uma queixa ao Ministério Público!
      A Junta de Freguesia de Forninhos não tem poder para a bel prazer, nem a lei lhes permite, vender baldios PONTO.

      Bom fim de semana e bom ano!

      Eliminar
    4. oteuamigo1/11/2016

      Ola Paulinha ontem não consegui responder então não achas demais uma saloia a presidente da república a junta claro e olha k sou teu amigo mas já estou cansado de te houvir sempre a dizer nmal de tudo nos ate nos damos bem mas penso k esta na hora de deixar as pessoas trabalhar ou então vai pata lá tu ponto tínhamos um Forninhos exemplar houvi ontem no ze coelho um Zumzum que tu achas que eu pertenço a junta não podes
      Estar mais enganada porque como te disse somos amigos de longa data não temos e de estar sempre de acordo ponto porque tu também já fizeste porcaria já esqieceste a festa quando fost mordomafoi um fiasco também foste criticada e fugiste logo por isso deixa de estar sempre contra tudo vive a. Vida com o. Xico em paz

      Eliminar
    5. Ai (h)ouve um Zumzum no Zé Coelho. Não (o)uvi nada, assim como tu não me deves ouvir falar mal de tudo, o que podes ter ouvido porque o disse é ter havido um almoço de Natal patrocinado pela Junta onde o cidadão comum paga € 11,00 e os membros da Junta e da Assembleia de Freguesia nada pagaram porque a Junta pagou para eles e quiçá famílias!!!
      Realmente já é muito...€ 11,00 x quantos? Faz as contas.
      Como vês, vocês é que se põem a jeito.
      Tu tens a tua opinião e eu tenho a minha, pois vivemos num país democrático. Ou, devemos todos pertencer ao mesmo rebanho e dizer amén a tudo?
      Quanto há festa em referência, não sabia que fui criticada. Ainda bem. Começamos com 0 (zero) cêntimos, só em Janeiro do ano seguinte é que nos dão as chaves da capela, o que significa que de Agosto de 2012 a Janeiro de 2013 alguém retirou as esmolas, mas ainda restauramos a N. S. do Leite e foi feita uma imagem de S. Matias (para substituir a que desapareceu...misteriosamente) e mesmo assim deixamos saldo positivo, que entregamos à Igreja, não criei uma conta bancária no meu nome como outros e outras o fizeram! Mas claro não andamos a comer presunto e queijos, nem fomos ao Restaurante jantar à conta da Comissão de Festas, talvez esteja aqui o motivo da crítica...não sei...
      Depois não fuji de nada, andas mal informado, fiz um ano, como podia ter feito 2, 3, 4 ou nenhum. A anterior comissão, que foi a que me nomeou, também não fez um ano?
      Ou só quem é saloia é que pode e deve fazer um ano?
      Forninhos para ser exemplar não precisa de saloias ou folclóricas, como gostares mais. É facto. E se falo disto é porque tu aqui trouxeste o assunto, não fui eu...e quem "diz" o que quer, "ouve" o que não quer. Tal como foste tu que falaste na Presidência da República. Portanto, não ponhas palavras tuas na minha boca!
      Vivo muito bem a vida. Sou muito feliz. Sê tu também e já agora lê com atenção o Blog e talvez mudes de opinião. Olha para o Forninhos antigo e vais ver que Forninhos já não é o que era e esta é daquelas expressões que merece reflexão, porque quando se conclui que já não é o que era, foi porque falhou alguma coisa!
      Boa noite.

      Eliminar
    6. Antes de mais,um pedido de desculpas aos que durante seis anos nos acompanham e acarinham nesta missao de cultura de memorias. parece coisa simples, mas os cadabulhos e buracos dos caminhos, surgem de onde menos se espera.
      Tenho visto com certa dor, estas baboseiras de menosprezo pelo que aqui se regista, certo que sendo por gentes estando no poder ou a ele coligado. Adiante. Este post e as suas fotos, tinham apenas o chamar de uma atencao para os mais novos acerca dos valores dos seus antepassados. Por tal foi julgado incomodo e pertubador, por gentes modernas que se renderam perante o deslumbramento de gentes ricas, como se delas fizessem parte e a partir dai, os melhores autarcas, esquecendo que gentes percebem os porques e as suas ilegalidades.
      Por tal este assomo de malcriadez, espasmos de agonia, de medos de que a autoridade depois de solicitada, traga amargos de estomago.
      Esta amostra de gente, nem sei se homem ou mulher, porventura um misto, mas lhe digo, ando a ficar cansado dos sortilegios das suas insanidades e repito o que um dia lhe disse, aparece onde quando.
      Este Blog tem respeito de muitos e temor de alguns, coisa que ainda nao compreendo...

      Eliminar
    7. ARVORES: MITOS e LENDAS

      Uma Oliveira, em Sta Iria de Azóia , Loures ,
      idade :2850 anos...

      Carvalho Alvarinho , Povoa do Lanhoso , idade : 700 anos...30 metros de altura , 11 metros de diâmetro.

      O Freixo da Lourinhã , idade : 300 anos...

      Magnólias , Sobreiros , Oliveiras, Azinheiras, Umeiros , Alfarrobeiras ..árvores exóticas , com História ,árvores que falam , árvores para Descobrir e Proteger...!!

      Não importa se se trata do PS , do PSD , do PP , da
      CDU ou do Bloco , o Importante de Forninhos, ao
      Corvo, seja presidente , do bom ao mau , crítico anónimo , crítico com rosto, mais sabedoria , menos sabedoria , o nosso patrimómino está acima de tudo !!


      Aceitem o desafio da "UNIDADE" e pegando neste post
      " inundado" por gente anónima ,que ofende e provoca,
      e nada tendo eu a ver directamente com Forninhos
      apelo que se derrubaram árvores , repensem , e alinhem com os 148 Concelhos que têm Árvores Classificadas e ajudem o ICN e a Profa. Raquel
      Lopes ,da Universidade de Aveiro, a construir um
      Roteiro , a construir um país melhor , sem intrigas
      que neste post apenas condena quem manda " abater"
      sem regras , sem plantar !!
      Assim Não !!!

      Olhem que Alcobaça e Monchique estão no mapa...
      ponham a vossa terra no Mapa , com um Roteiro ECO
      TURISTICO ...mas sem cobardia , com Democracia !

      Abraço de quem gosta de Forninhos
      Miguel Gouveia

      Eliminar
  5. Belas fotos, com o sabor de algo que se perdeu...porque as árvores também fazem parte do património de uma terra, e é pena que vez de surgirem mais, algumas ainda acabem por desaparecer.
    Bem lembrado, Paula!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão sendo plantadas outras, Laura, mas já não é a mesma coisa!
      Das antigas sobraram apenas 3 oliveiras, porque cada uma tem seu dono!
      Bj**

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Obrigada, Feliz Natal também.

      Eliminar
  7. Dá saudade mesmo de árvores que já não existem! Sinto também de algumas que admirava e não conservaram, cortaram pela raiz! Ah!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois uma coisa é uma árvore cair porque infelizmente foi apanhada pela doença e não há como a salvar; outra coisa é cortarem uma árvore pela raiz só porque lhes deu na cabeça de a ir cortar!
      Ficam as fotos de recordação!

      Eliminar
  8. É sempre com alegria e saudade que recordamos memórias.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, mas ao mesmo tempo custa ver fotografias antigas e verificar que tanta coisa mudou nesta pequena aldeia.
      Como se costuma dizer: se os antigos viessem hoje cá...

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Os Editais na Arvore da Lameira...em maiusculas que bem merece!
    Era tal e qual como a Paula descreve. Nela se afixavam devaneios e coisas serias e maes "vigiavam" as filhas no bailarico ao toque de concertina ou aparelhagem, nao fosse o diabo fazer das dele...
    Tomara ter registos fotograficos desses tempos nos seus escritos ali dependurados. De quem ia as "sortes" para a tropa ou intimidados por um motivo qualquer, enfeitada de papelinhos ressequidos os de restos arrancados para o povo nao saber das noticias.
    Afinal a arvore da verdade e da saudade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar foi pelas intimações afixadas que a cortaram!
      Não esquecer que lá afixavam os impostos cobrados como a licença de isqueiro a quem usasse, imposto de circulação para bicicletas, etc.
      Era um forma barata e quiçá eficaz para informar as pessoas das suas obrigações fiscais, embora nem sempre justas.

      Eliminar
  10. O imenso valor das memórias de uma terra que se ama!
    Feliz Natal a todos, em especial à Paula e ao Xico.
    Deixo meu abraço fraterno, à cada um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lúcia! A ideia é mesmo tentar que quem ama Forninhos dê valor às memórias que se perderam ao longo dos anos.

      Feliz Natal e um abraço amigo nosso.

      Eliminar
  11. Feliz Natal!!! Que a manjedoura do seu coração esteja pronta para receber o Menino Jesus que irá nascer!!!
    Um ano novo repleto das bençãos de Deus!!!
    Doce abraço com carinho, Marie!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelos votos que retribuímos desejando que na sua casa haja muita doçura e alegria.
      Boas Festas, Marie.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.