Para complementar os meus posts sobre as 'tradições de natal' e 'tradições em extinção' trago uma foto de um grupo de cantadores de janeiras que foi cortesia do Sr. João Albuquerque, pois não estou a imaginar hoje um grupo de homens juntar-se e percorrer a aldeia de porta em porta a cantar as janeiras.
Cantavam durante 4 ou 5 minutos e acabada a cantoria, lá vinha um copo, uma chouriça e às vezes umas fritas (ninguém falava de 'rabanadas' como agora querem impôr-nos), mas claro o principal objectivo da 'troupe' de cantadores de janeiras era desejar às pessoas da casa muito Boas Festas através dos seus cantares. Se tiver interesse pode aceder aqui e ler as cantigas desse post.
Se em Forninhos ainda cantam as janeiras? Só se fôr por conveniência da Junta de Freguesia e isso a acontecer é com espírito partidário, infelizmente as Janeiras com o tempo transformaram-se em adereço político. Só um milagre conseguia instalar novamente a tradição com o espírito de antigamente!
******BOAS FESTAS ******FELIZ NATAL ******
FELICIDADE para todos os bloguistas, pois não pode haver sentimento mais abrangente que este...Se estivermos felizes é porque tudo o resto está bem.
Voltamos a postar em Janeiro de 2016.
um Feliz Natal juntos daqueles que mais ama. e que o Ano Novo chegue recheado de coisas boas!
ResponderEliminarIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Obrigada, os mesmos votos para si; que as coisas boas sejam cada vez mais, pois são elas que trazem a verdadeira felicidade.
EliminarPaula e Xico,
ResponderEliminarPassando, agradecendo ,matando saudades e deixando beijos desejando tuuuuuuuuudo de bom! INTÉ! bjs chica
Desejo que tudo corra como desejam.
EliminarBeijos e abraços!
Aqui cantam-se as janeiras. É o grupo coral da Igreja que o faz. De dia 26 a dia de Reis, fazendo nesse dia uma festa de encerramento no parque . Mas não andam de porta em porta, porque nos primeiros anos tiveram dissabores com alguns moradores. Ele vêm a casa das pessoas que se inscrevem ma Igreja. Enquanto meus pais foram vivos sempre os inscrevi e lá nos reuníamos para os receber. Depois que eles morreram, só vou à festa de encerramento.
ResponderEliminarUm abraço e um Santo e feliz Natal.
Já houve em Forninhos um grupo de cantares, mas não sei se alguma vez se juntaram para cantar as Janeiras ou os Reis. Sei que há agora "Os Cantares ao Menino" pelo grupo que compõe o 'Coro' das Igreja, mas nada que se compare às janeiras, até porque as janeiras é uma festa pagã, de convívio popular. Os Reis é que eram festejados com muita alegria pelos católicos.
EliminarAqui onde resido é na Páscoa, para a visita pascal, que as pessoas se inscrevem na Igreja.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo para a Elvira e seus familiares.
Uma pena que tantas tradições se vão perdendo e só sejam apresentadas por vezes, de forma institucional, ou partidário.
ResponderEliminarAqui no meu bairro as crianças ainda se juntam para cantar as Janeiras de porta em porta, uma forma de arranjar uns doces e umas moedas. Vê-se que já não é feito com o espírito de antigamente.
Um Feliz Natal, Paula, e que 2016 seja um ano com muita saúde.
Até Janeiro!
xx
Infelizmente em Forninhos já não se canta por prazer, prazer e amizade é o que movia as pessoas, agora move-as o partido!
EliminarQuanto às crianças, há uns anos atrás ainda se juntava um ou dois grupos e recebiam das pessoas chocolates, rebuçados, dinheiro, mas também cada vez há menos crianças na nossa aldeia, como é que hão-de cantar as janeiras em grupo?
Feliz Natal, Laura, e que o Ano de 2016 lhe corra de feição a si e aos seus.
Um abraço.
O que é uma pena!
ResponderEliminarPor aqui...as mulheres ainda se juntam!
Festas harmoniosas e bj amigo
Muito bem.
EliminarNa minha terra, como digo, só um milagre conseguia instalar novamente a tradição com o espírito de antigamente!
Bom Natal e que o Ano 2016 seja repleto de sonhos e desejos concretizados.
Foi bom saber das Janeiras!
ResponderEliminarDesejo a vocês também muita paz e felicidades neste fim de ano e no 2016!
Vamos adiante... Abraços
Para si também, Anete, muita paz e felicidades.
EliminarUm abraço amigo.
Mais uma tradição, infelizmente, em extinção.
ResponderEliminarAgradeço e retribuo os votos de Boas Festas.
Beijinhos.
Os tempos e as necessidades mudaram, tal como já não se trabalha pela malga do caldo, também já se não canta por pão ou chouriça, e ainda bem.
EliminarDepois, para não pedirem as janeiras com o espírito vivido entre as pessoas d'outros tempos, mais vale ficarem em casa.
Beijinhos/Boas Festas.
Desejo também umas Boas Festas e um Santo Natal para os meus amigos.
ResponderEliminarObrigada.
EliminarVotos de Festas Felizes, com os desejos de que se sinta bem aqui nos restantes dias do ano...e todos os dias do próximo ano.
Um abraço.
Boa noite Paula e Xico,
ResponderEliminarUma pena perderem-se as tradições...
Desejo-vos e a vossas famílias um santo e FELIZ NATAL!
BOM ANO 2016 repleto de felicidade!
Beijinhos,
Ailime
Agradeço muito os vossos votos. Bjs Ailime
EliminarDevido às mudanças que se verificaram em Forninhos desde há meia dúzia de anos atrás que é de prever que as tradições (boas) acabem.
EliminarEsperamos ou menos que consigamos manter algumas recordações!
Um Santo Natal e um Novo Ano cheiinho de felicidade para si e todos os seus.
As'tradições de natal em extinção'.
ResponderEliminarAssim vejo hoje a minha aldeia, saudoso por nas vivencias e relatos dos mais velhos, serem no tempo mais que esta "troupe" que felizmente ficou retratada para a posteridade.
Muitos ainda vivos (dois senhores pelo menos na foto) que podiam ajudar ao renascer desta linda tradicao. Apenas interessam para os votos.
Mas nao, a maldita politica local interesseira, esventrou por completo o espirito de fraternidade, semeando desavencas por entre folguedos gratuitos por recebidos e pagos por outrem em troca de favores nao esclarecidos, tal nao fosse, o que deveria ser no passado domingo o almoco de Natal organizado pela Junta de Freguesia uma oferta como chegou a ser anteriormente, nao iria, pasmem, num diminuto meio rural de velhos na sua maioria vivendo da misera reforma quase gasta em medicamentos, ser cobrado a 11.00 euros (onze euros), quando se presume que a edilidade esteja rica depois de tantas "vendas" do patrimonio da freguesia e a venda "premiada" da monografia de Forninhos ao custo de 10.00 euros (dez euros custou a minha).
Entristece ver os poucos que de longe ainda se deslocam para a aldeia nesta quadra de Natal e ouvir os lamentos de "..antigamente era diferente, era mesmo bom...". E era ate chegarem ao ponto de mudarem para os menos esclarecidos o nome das coisas de Natal.
Morreu quase "esse" antigamente e mataram o espirito de Natal.
Nesse quase que ainda vai restando, um desejo sincero de Boas Festas a todos.
Conheces o ditado "Quem não tem bois, não promete carradas"?
EliminarAssim eu vejo esse "almoço de natal" organizado por esta junta (de freguesia, claro) e pago pelos cidadãos.
Uns tiveram de pagar os tais € 11,00 e os membros da Junta e da Assembleia quanto pagaram pelo almoço?
Pagaram?
- Não pagaram!
É caso para dizer que esses podem comer à conta do orçamento da Freguesia de Forninhos, venda dos baldios ou venda da "monografia", mas o cidadão comum já tem de pagar do seu bolso!
Mas quem é burro não o seja! (isto vale também para os lamentos).
E essa dos velhos que vivem da mísera reforma quase gasta em medicamentos sabes que já não é nova. Lembro-me que no Natal de 2008 foi feito um peditório ao povo para as obras da igreja de 2009 e, tem graça que, alguns que ontem foram a esse almoço criticaram o peditório exactamente por esse motivo: míseras reformas, despesas com medicamentos, gastos extras em época natalícia com refeições, pelo que sequer abriram a porta a quem andou a pedir de porta em porta!
Isto foi falado no extinto blog de Forninhos!
Das duas, uma: ou essas pessoas não pagaram os € 11,00 ou então pagaram porque a sua situação financeira melhorou bastante de lá para cá!
São situações hilariantes e até negativas que vale sempre a pena relembrar.
P.S: à primeira todos caem, à segunda só cai quem quer e à terceira, cai quem é burro!
EliminarFaltou dizer isto na parte do "Quem é burro não o seja!"
.....As tendências de mudança, demoram. Nós portugueses somos resignados, algo alegres , algo tristonhos , algo confusos ,
ResponderEliminarhoje dizemos mal, amanhã dizemos bem ...?? Mas ...confiamos muito n/ Sr. "presidente",n/ Sr. " doutor", n/ Sr." patrão" ,
até um dia ??
Em Espanha deu " viragem " em quatro anos , acabou a resignação ?? Um murro no Poder instituido ??
Mais quatro anos ...os" movimentos "em embrião em Portugal têm de " abrir a mente " aos nossos velhotes e povo !!
Não vejo miséria, vejo gente boa " esmagada" pela " cantiga" dos mesmos ....e bancos a falir e aviões particulares a aumentarem nos céus de Lisboe e Porto..??
Bom Natal para a Paula e Xico e todos os que contribuem
para o BEM de FORNINHOS !!!
Um Natal especial para aqueles(as ) Forninhenses que me ensinaram a fazer bagaço e não só e que
....me fizeram acreditar que o Natal pode ser todos os dias , basta o Homem querer !!
EliminarAbraços
BOM 2016
AMG
António,
EliminarSendo assim que não seja apenas nesta época do ano que se desejem coisas boas aos nossos amigos.
BOAS FESTAS!
Um abraço.
Um abraço especial ,Paula. ao sr Samuel, seu dignissimo pai
ResponderEliminarque não me esqueço ( passaram 15 anos ?? ou mais..)estava do lado da oposição numa campanha eleitoral , que coincidiu com uma visita minha a Forninhos, campanha para o Poder Local .
Acho que falei disso aqui...
Aí nasceu a minha admiração por ele...fazer campanha numa aldeia de 200 pessoas : É obra !!
E a todos os forninhenses de BEM que dão vida á Aldeia !
Fiquem em Paz com muito frio . Se em Lisboa se treme imagino
por essas bandas ...!! Há 11 anos estava por aí....e daí partia para o " meu " Funchal para o Adeus há minha querida Mãe !!!! Coisas...
BOM NATAL !!
MG
Muito obrigada António.
EliminarAtravés do meu pai e das suas três irmãs sempre senti que havia pouco Abril dentro de Forninhos e como se diz que tudo se herda, acho que herdei desse lado da família umas sementes de revolta.
Continuando a nossa marcha, quero acreditar que numa aldeia com cerca 200 habitantes ainda há gente de coragem para enfrentar o poder instalado!
Um abraço e os meus sinceros votos de um 2016 repleto de tudo quanto o faça feliz.
Feliz ano novo!
ResponderEliminarSeguimos nossa caminhada na construção de um mundo mais justo, fraterno, humano, harmonioso e de doação.
Todos somos promotores da Paz...que começa em nossos corações e se estende a tudo que nos rodeia!!!
Obrigada por fazer parte da minha história de vida!
UM ABENÇOADO 2016!!!!
É sempre agradável receber e enviar votos que se desejam sinceros de um próspero, feliz e harmonioso ano novo.
EliminarPara si, igualmente, feliz 2016. Saúde, paz e muito amor.
Abr de Boas Festas.
FELICIDADES PARA TI
ResponderEliminarEN ESTE NUEVO AÑO QUE INICIA
QUE LA FUERZA DE LA ENERGÍA POSITIVA
SE ANCLE EN EL MUNDO
ASÍ EN EL CAMINO DE TU VIDA JUNTO
A LOS QUE AMAS...
QUE CONECTEMOS CON LA RIQUEZA INTERIOR PERMANENTEMENTE
CONECTÁNDONOS A LO POSITIVO
QUE VAMOS DESCUBRIENDO DÍA A DÍA
QUE SE RENUEVE ESA FUERZA ENSAMBLADA
EN MENTE Y CORAZÓN
PARA HACER UN MUNDO MEJOR
MUCHAS FELICIDADES PARA EL 2016!!
______________0_o__o_o _0___...._o_o _o__0______ ______- -
___________ __0___o_o_o _.0__.0._o_ o_o___0____ ______- - _
___________ _0__o__o__o __0_.0___o_ o_o___0____ ______- -
___________ .0_o___o__o __.0_.0.__o __o___o_0__ ______- - __
___________ 000o000o00o 0o0_.0o0o00 o000o000___ ______- -
___________ 0000o00000o 000_.000o00 00o0o000___ ______- -
___________ 00000o00o00 0.0__.0.000 o00o00000__ ______- - _
___________ .0o00oo00o0 0.0__._0o00 o00oo.0o0__ ______- - _
___________ _0o0o00o00o 0_____.0o00 o0.0o0o0___ ______- -
___________ _0o0o00.o0o 0______.0o0 o00o0o0____ ______- -
___________ _.000ooo000 ________.00 0ooo000____ ______- -
___________ ___00000___ __________. 00000 ___________
___________ ____00_____ ___________ _00________ _____
___________ ___.00_____ ___________ _.00 ___________ __
___________ ___.00_____ ___________ __00 ___________ _
___________ ___00____Felicidades!!!!____.00__Meulen!!___ ____
___________ ___00______ ___________ __00_______ ______- -
__________0 0000000____ __________0 0000000____ ___
✫¸.•°”˜˜”°•.✫ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤
(⁀FELIZ ‵⁀) ❤❤✫¸.•° FELIZ AÑO NUEVO˜˜”°•.✫ ❤
˜˜”°•.✫ ❤Tchim, Tchim! ˜˜”°•.✫ ❤
Eliminar˜˜”°•.✫ ❤Felicidades!!!!˜˜”°•.✫ ❤
✫¸.•°”˜˜”°•.✫ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤
(⁀FELIZ 2016⁀) ❤❤✫¸.•
Bom ano de 2016 para a Paula, e para o Francisco autores deste blogue, que muito tem feito por Forninhos, e por Portugal.
ResponderEliminarUm grande abraço deste em terras do Porto e Vila Nova de Gaia.
Bem hajam.
Francisco
Muito obrigada Francisco.
EliminarQuando iniciei este projecto alguns diziam que eu não tinha matéria para fazer um Blog diferente do que já existia, em que os temas eram as novidades que entretanto iam surgindo na aldeia, política e campanha para as eleições autárquicas de 2009, melhor, apoiar uma candidatura à Junta de Freguesia.
Mas eu tinha presente a frase "Quem não se arrisca a uma derrota, jamais alcançará uma vitória" e mesmo sem o apoio devido sabia que podia fazer melhor por Forninhos e dar a todos uma lição de Portugalidade, bastando para tanto retratar o Forninhos antigo!
Bom ano de 2016 e tudo de bom, em meu nome e do Francisco Almeida.
Abraço Grande.
Boa noite Paula e Xico,
ResponderEliminarFoi um prazer conhecer-vos em Maio deste ano em Lisboa aquando da vinda a Portugal da nossa querida amiga comum Anete e marido!
Quero agradecer-vos a vossa simpatia e companhia ao longo do ano que agora está prestes a findar.
Desejo para vós e vossas famílias um Feliz Ano Novo repleto de saúde, alegrias, amor e muita paz!
Os meus votos também de sucessos pessoais e profissionais.
FELIZ 2016!
Beijinhos aos dois.
Ailime
Também quero agradecer a sua companhia e a paciência que teve em comentar as m/ publicações.
EliminarAcredite Ailime que está no meu coração, tal como a Anete.
Para si e família um magnífico Ano de 2016 com todo o êxito e bem estar.
Um gde beijo.
Muito obrigada, Paula. Sabe que é um prazer, até por aqui relembro tanto do que vivi nos meus primeiros treze anos de vida e que jamais se apagará da minha memória. Aqui no vosso Blogue ajudam-me manter bem vivas essas lembranças de tempos passados que não se repetirão. Tempos difíceis para quase todos, mas muito genuínos. Beijinhos e bom Ano Novo. Ailime
Eliminar