Seguidores

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Feijão com massa

feijão com massa
Nos meados do século passado, a maioria da população alimentava-se com o que a terra produzia e de acordo com as estações do ano. As hortas, que quase toda a gente possuía, forneciam quase tudo o que se comia, no dia-a-dia: batatas, cebolas, feijão, nabos, couves, alhos, favas, ervilhas e frutas, ou seja, na alimentação do dia-a-dia dos forninhenses predominavam os produtos cultivados e colhidos nas hortas, por cada uma das famílias, salientando-se, entre eles, o feijão.
O feijão seco, branco, catarino, encarnado, os chicharros, era guardado dentro de bolsas de pano, colocadas nas arcas de cereais, de castanho ou pinho, com duas ou três divisões, conforme as quantidades de cereais colhidos e em cada uma delas se armazenava um cereal. Havia arcas que levavam 100 alqueires!
Um dos meus pratos favoritos, principalmente no Inverno ou nos dias mais frios, é feijão com massa, acompanhado com carne de porco conservada na salgadeira. Acho que é daqueles pratos que conforta a alma!

11 comentários:

  1. O feijão chegou à europa ocidental em 1528 e os historiadores atribuem o feito ao Papa Clemente VII que tendo recebido das índias ocidentais umas estranhas sementes em forma de rim,ordenou a um frade, Piero Valeriano, que as semeasse.
    Os resultados finais foram excelentes e além do mais, os frutos produzidos (baptizados com o nome de fagioli, por fazerem lembrar as favas)eram agradaveis ao paladar.
    Quando Catarina de Médicis viajou para Marselha, para casar com o Duque de Orleães, futuro Henrique II, o frade Valeriano explicou-lhe que os homens tambem se conquistam pelo estomago e meteu-lhe na bagagem um saco com feijões.

    Do livro:«Festas e Comeres do Povo Português»
    da Editorial Verbo

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje se ouve dizer que os antigos tinham uma alimentação saudavel porque só comiam o que a natureza dava e quem conhece a nossa aldeia sabe que cá ainda vai existindo uma culinária tipica e tradicional da gente do povo com base nos produtos por nós cultivados.

    ResponderEliminar
  3. Os antigos faziam uma alimentação saudavel porque eles não tinham o fast food´s (hihihi) e só comiam o que a natureza dava, frutas, legumes, cereais e até a carne.

    bjoss e abraços para todos

    ResponderEliminar
  4. Antigamente comia-se o que se semeava: couves, batata, feijão.Só de quando em quando lá se comia carne de porco:toucinho,chouriço, farinheiras,morcelas,queijo. Mesmo a sardinha quando a havia, cada uma era dividida por duas pessoas,eram de facto outros tempos.
    Passo muitas vezes por este blog e quero dizer a todos que estou a gostar muito do modo como retratam toda a tradição ligada à vossa terra.
    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos.

    O feijão, desempenhou ao longo dos tempos um papel importante na alimentação dos habitantes das aldeias da Beira Alta o que aliás ainda se mantém.
    Este leguminoso, alem de nutritivo, é de fácil conservação durante todo o ano.
    Na nossa região há muita variedade de feijão, mas o que se cultiva em maior quantidade é o catarino, que para alem de se cozinhar com massa ou arroz, também é cozinhado como prato típico da nossa terra, que é o feijão com couves acompanhado com chispe ou cabeça de porco e chouriça, cozido tudo na mesma agua.
    Não sei se os Forninhenses já repararam, mas os chícharos de Forninhos não aparecem no mercado, no entanto, posso-vos garantir que quando são bem confeccionados são muito bons.
    Devem ser temperados ainda na panela, com alho, cebola picada, bem temperados com azeite de Forninhos e comidos com colher.
    Podem ser acompanhados com sardinha frita da pequenina ou carapau, também pode ser com tiras de porco grelhadas. Há quem lhe junte atum, também é bom.
    Para quem não sabe o que são chícharos.
    Trata-se de um feijão mais miúdo, mais redondo e mais amarelado e é muito raro vê-lo no mercado. Quanto mim, é bem melhor de que o feijão-frade

    ResponderEliminar
  6. Os feijões, chícharos, grão de bico, as leguminosas, outrora saciavam os estômagos de gente com fome por serem bastante nutritivos e os antigos já o sabiam, pois na altura os trabalhos requeriam bastante força e era necessário comer algo “forte”.

    Há um ditado antigo que eu sempre ouvi desde pequenina que é:

    “quem não serve para comer, não serve para trabalhar”.

    Os tempos vão passando e é bom saber que na minha terra algumas das práticas agrícolas e gastronómicas do passado ainda se mantêm, pois, a meu ver, o que é bom não tem de acabar!

    O chícharo ou feijão-frade que antes era comer dos pobres, hoje é muito “chique” servi-lo frio como entrada. Eu gosto deles quentes ou frios, acompanhado de bacalhau assado na brasa ou com atum e ovo cozido regado com bom azeite, cebola picada e salsa.

    Quero dizer-vos que muito do que aqui escrevo é conhecido por mim e porque o vivi, mas também porque os meus avós e pais contavam.Que possamos todos fazer deste espaço de liberdade, um espaço de partilha, de memória e de projecto de futuro também.

    Os grandes objectivos alcançam-se com pequenas coisas!

    ResponderEliminar
  7. O feijão ainda é hoje um prato preferido dos portugueses.Não há como uma bela feijoada,pelas vindimas que ainda se junta muita gente é um dos pratos que mais se serve. Antigamente este leguminoso era o prato do dia a dia logo de manhã se ponha a panela de ferro ao lume e o feijão a cozer, dizia a minha mãe que quando tinha feijão cozido já estava o comer quase feito,era com arroz,com massa,e até mesmo só com cebola,com couve,era assim naquele tempo e felizes aqueles que tinham feijão para comer.
    Um abraço
    Iracema

    ResponderEliminar
  8. E eu acho que a feijoada ainda fica melhor de um dia para o outro :D

    E uma sopinha de feijão?

    Também me lembro que na altura do Entrudo, no Domingo Magro e Domingo Gordo, comia-se feijão com o rabo do porco e a cabeça do porco, tudo da salgadeira (não sei se ainda hoje é costume??).

    Boa Noite

    ResponderEliminar
  9. Paula no Entrudo ainda é tradição comer feijão com o rabo, cabeça e pé do porco, são pratos tradicionais que já eram consumidos pelos nossos antepassados e por isso ainda damos valor, depois ao outro dia começa a quaresma e não se come carne.

    ResponderEliminar
  10. Nesse dia podemos comer chícharos, acompanhados com sardinha frita da pequenina, carapau ou atum, como sugerido pelo Sr. Eduardo.

    Fica a sugestão :D

    ResponderEliminar
  11. Nos dias frios como o de hoje, nada como um bom almoço para reconfortar a alma :))Hoje o meu almoço foi cachupa. Para quem não sabe, trata-se de um prato de origem cabo-verdiana , muito parecido com a feijoada, só que para além do feijão seco, carne de porco, enchidos (chouriço, farinheira, morcela), couve lombarda, arroz seco, leva também milho e feijoca. Não sei se em Forninhos existe a feijoca. Trata-se de um feijão branco, com o tamanho mais ou menos ao de uma fava.
    A cachupa e a feijoada são duas comidas muito parecidas e com muita valorização cultural e social.

    Bj******

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.