Seguidores

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festa do Espírito Santo 2011

Hoje cumpriu-se mais uma festa do Divino Espírito Santo e para os que não puderam vir, ver como aconteceu, mostramos alguns momentos:



As mulheres laboriosamente vão enfeitando a Capela de flores e cheiros


Há sempre uma flor que falta aqui...

ou uma "pincelada" acolá...

e vai ficando bonita de se ver...

As procissões de Dornelas e Forninhos caminharam juntas

Um belo enquadramento verde/vinha que enquadra o caminho





Procissão de Penaverde


Já cheira a frango assado

Celebração da missa no terreiro da Sra. dos Verdes

Depois da missa o mega-pic-nic


uma saudação especial aos organizadores: Ramiro e Marco









7 comentários:

  1. Óla, boa noite.
    Neste momento, só posso dizer uma coisa:
    - É maravilhoso ver como ESTA NOSSA SENHORA DOS VERDES, trás a sim todos estes povoados, que com a sua devoção, e com o calor que se deveria sentir no dia de hoje e á hora em que se realizou a Procição, toda aquéla gente devota, que não renúnciou a mais uma ída á Capela mais bonita do mundo.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  2. É verdade serip, temos uma das capelas mais bonitas e isso hoje foi bem vincado na missa deste dia. Um dos Srs. Padres que não conhecia este Santuário, elogiou bastante a nossa Capela e no meu entender (e acho que entendi perfeitamente) passou a mensagem de que o amor à nossa Capela não pode dever-se unicamente à sua beleza e antiguidade, mas para cumprir o objectivo que levou os nossos antepassados a que a construíssem, por isso a temos preservado com o contributo e envolvimento de todos, pois é nossa e está num sítio lindo.
    Saudamos com este post o empenho e esforços da Comissão Fabriqueira (Iracema, Ramiro e Marco) que foi quem tratou do possível. Saudamos também todas as pessoas que se voluntariaram para ajudá-los. Saudamos também todos os devotos que neste dia visitaram o nosso Santuário, gente que ainda continua a valorizar os usos e costumes à volta desta Capela.

    ResponderEliminar
  3. Paula,

    Fiquei algum tempo olhando essas fotos. Como você sabe, sou católica e amo essas ocasiões.
    Admiro um povo que não perde suas tradições. Forninhos está de Parabéns.
    Que procissão linda. Que povo bacana.
    E esse frango, ai ai deu água na boca.
    Procissão, Missa, almoço e no final ainda tem música. É tudo de bom!
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Só é pena este dia não ser comemorado num domingo ou feriado nacional, de certeza que muito mais gente comparecia, mas como não podemos ter tudo a jeito, lá temos nós a festa de DIVINO ESPIRITO SANTO á 2ª feira, que mesmo assim, como se pode ver pelas fotos, foi muito participativa, tanto religiosamente como no convívio, não faltando as tradicionais concertinas que dão sempre um cariz de tradição a estas romarias, o que se estava a perder e nestes últimos anos se estão por aqui a reavivar.

    ResponderEliminar
  5. Desta vez não esqueci as concertinas :) mas faltou aqui o registo da procissão da aldeia de Esmolfe :( que este ano passou mais cedo.
    De qualquer forma, felizmente ainda há pessoas que se esforçam para que as nossas festas sejam uma referência no concelho, basta ver as pessoas que aqui aparecem e donde vêm.
    Parabéns a quem a fez.
    Eu fiquei satisfeita com trabalho realizado por esta “comissão”, mas se queremos dar continuidade a estas tradições cada vez mais complicadas de continuar, todos temos de contribuir porque o que é da aldeia deve ser encarado como um todo e as festas precisam do envolvimento de todos, para que cada ano que passe as coisas sejam sempre melhores.

    ResponderEliminar
  6. Belas fotos estas da festa do ESPIRITO SANTO,uma festa que por calhar numa segunda feira,mete menos gente,mas vejo que aqueles que estiveram presentes estavam bem satisfeitos,é assim as festas é para isso mesmo!!!

    ResponderEliminar
  7. As festas são sempre um bom motivo para reencontros e estarmos juntos.
    Acho que as imagens dispensam grandes comentários, por isso publicamos, acho, 28 fotografias, simplesmente, para cada um ver, rever e recordar.
    Cpts,
    Paula Albuquerque

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.