Seguidores

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ginjas

E as Ginjas?


melhor que uma, só um tabuleiro delas


Mas o que a Ginja gosta é de repousar num bom bagaço, com açúcar amarelo
e um pau de canela


Que vai dar cor e sabor a esta bebida, que tem por base um fruto tão humilde.
Vai uma ginjinha "com elas"?

Fotos: J Seguro

10 comentários:

  1. Pois, é o que digo!
    Só vos lembrais de vós, certo?
    A mim o Sr. João, não me convidou para uma Ginginha.
    Talvez amanhã, não sei se esse Senhor vai estar em Forninhos.
    Bem, para apanhar umas boas gingas, tambem sei onde as encontrar, já o ano passado as apanhei. E espero que o dono da gingeira, se não importe que uma vez mais eu colha umas poucas, para colocar dentro de uma garrafa de água-ardente, que maravilha vai saír, mais tarde.
    Éstas do tabuleiro, neste momento já estão velhas e amassadas, eu gosto delas fresquinhas..., da árvore, claro.
    Tenham uma boa noite.

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo, o fruto numnca é velho, e quanto mais maduro melhor, este fim de semana não vou estar por essas bandas, vou ficar mais a sul, mas quando nos encontrar-mos nesse lugar vamos tomar uma ginginha feita pelo meu sogro, que desta terra já partiu mas que muitas coisa boas me deixou, até o vinho na hora da sua despedida, ficou um dos melhores que até à data ele fez, por isso desde já está convidado a provar esse sumo de uva.

    ResponderEliminar
  3. Ginjas, para quem não sabe tem um sabor amargo mas que sabe tão bem, no meu caso gosto delas de qualquer maneira, é um fruto igual à cereja mas de um sabor tão diferente, porv isso são mais dificeis de encontrar porque a maioria das pessoas prefere a cereja.

    ResponderEliminar
  4. Nunca gostei muito deste fruto, pois a ginja tem um sabor amargo. Também não gosto de aguardente, mas como o álcool quase desaparece nos aromas que se misturam, esta bebida que tem por base este fruto tão humilde bebe-se maravilhosamente bem.
    Também me faço convidada para beber um copinho da ginginha do meu querido tio António Carau, num futuro encontro em Forninhos.

    ResponderEliminar
  5. Não conheço a ginginha, é assim que se diz? Aprendi um pouco, Yayá.

    ResponderEliminar
  6. Normalmente só íamos às ginjas quando não havia cerejas por perto, por estas serem mesmo amargas, no entanto, para se fazer uma ginjinha com a nossa aguardente, não havia, e não há melhor.
    Só espero que o nosso amigo J SEGURO me convide também para uma ginjinha.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Ed Santos desde já se considere convidado para uma ginjinha e com elas ou sem elas, como preferir.
    Mas é verdade uma bela ginja só pode ser feita com uma boa águardente, que neste caso a de Forninhos é mesmo muito boa.
    Ginja,açucar amarelo, um ou dois paus de canela e a bela da águardente, todo numa garrafa e depois durante um mês mexer de vez enquando, ao fim de dois meses está pronto a beber, quanto mais tempo passar melhor fica, bom proveito.

    ResponderEliminar
  8. Olá!!!
    Confeço que não conhecia esta fruta, nunca tinha ouvido falar, creio que por aqui não há.
    Fui procurar saber sobre ela aqui noBrasil, e a única coisa que consegui saber é que no final do seculo xix eram cultivadas ginjas no Brasil, na região de São Paulo.
    Parecem cerejas não é? Devem ser muito boas!
    abços
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  9. Há um provérbio muito antigo na nossa terra que diz: “a rico não devas e a pobre não prometas” portanto, amigo J SEGURO, não me vou esquecer não, de preferência com elas.

    Também, para dar uma informaçãosita a Tina quanto às ginjas, este fruto só se distingue da cereja por ter o pé mais curto e quando se come, tem um sabor bastante ácido, há quem goste delas mas têm que estar bem maduras.
    Na nossa terra não temos muitas, haverá uma aqui outra alem, mas dão para todos, porque, para alem da preparação desta bebida, bastante apreciada na nossa região, não serve para mais nada, nós aqui não comercializamos a cereja e muito menos a ginja, mas como vê pelos nossos comentários, nós por cá, damos muito valor às coisas da nossa região.

    ResponderEliminar
  10. Olá a todos!
    As ginjas nascem nas ginjeiras, que se vêem poucas por aqui, como ed santos bem diz. Este fruto é semelhante à cereja, mas a árvore é diferente da cerejeira, é uma árvore quase arbusto e a sua folha é mais estreita que a da cerejeira.

    Saudações forninhenses

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.