Seguidores

domingo, 5 de junho de 2011

Cerejas

E as Cerejas?


tão singelas e tão rubras, espreitam coradas por entre as folhas verdes



cereja preta


cereja branca

Três momentos, três qualidades, três olhares, fixados por J SEGURO, para despertar a saudade e a vontade de as saborear à beira da cerdeira.

19 comentários:

  1. Boa noite.
    É com agrado que verifico que mais um Post, se encontra publicado.
    Este com o maravilhoso fruto " as cereijas", que alé do seu sabor é um fruto que eu admiro, pois até serve para colocar nas orelhas, ( brincos) penso que toda a gente sabe o que quero dizer, não?
    A cerejeira como muitos já se devem ter aprecebido, é uma árvore que nessa terra já se encontra em poucas quantidades, as que havia, já bastante velhas, morreram, novas,há pouca gente que as plante.
    Em Forninhos, cada vez á menos terras cultivadas, não admirando que também esta mágnifica árvore se vá extinguindo.
    Pois é pena, porque além de nos presentear com uma belíssima fruta, a sua própria madeira é bastante comercealizada.
    Por hoje é tudo.
    Tenham uma boa noite e boa semana de trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Paula,

    Juro que eu não sabia que existia cereja branca. Só conhecia a preta e vermelha.
    Vivendo e aprendendo cada dia mais. Por isso amo seu blog.
    Tenha uma abençoada semana,
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Ai as cerejas! Que o dono não apareça!
    Saboreávamos as cerejas e depois de regresso escolhia-se “os brincos” como o serip disse e muito bem e também deves recordar, pois até se dizia que a poda da cerejeira se fazia na apanha, cortávamos um ramo bem carregadinho para ser exibido, ao qual retirávamos as folhas.
    Não resisto em dar os parabéns ao Colaborador serip que ultimamente tem feito deste espaço um sítio de encontro, saudade e memória, sempre com Forninhos e o seu espírito forninhense em primeiro plano.
    Espero que cada vez mais tomes este espaço como teu e o dignifiques com a tua palavra, comentários e amizade.
    Beijo
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Provavelmente ja nao vou encontrar nenhumas nas arvores em Julho e que pena!
    Ha dois anos foi uma farturinha gracas a D*us e aos amigos!

    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.
    Caro al cardoso, pois se o Senhor em Julho, já não encontrar cerejas, não se admire, pois o tempo deste fruto, bem como o de outros, não dura sempre; Pois é como tudo na vida, " nasce, crece, dá o fruto, amadurece e .... morre.
    Mas como eu gosto imenso desse fruto, espero que quando chegar a Forninhos ainda consiga ver umas bem vermelhinhas penduradas nos seus ramos, para eu colher e comer claro; Só tenho pena não saber onde se encontram as cerejeiras brancas, como as que demonstram as fotos, não escapavam....o pior seria encontar o dono, bonito serviço!
    Bom um abraço a todos, e as melhoras aluap.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde para todos.
    Como diz serip, e muito bem, este fruto, nasce, cresce e morre como todos os outros, mas este é dos que dura menos tempo, e ao contrário da maçã, pêra, ameixa e até figos, que se podem prolongar por algum tempo depois de secos, a cereja não é possível, ao colhê-la tem de se comer senão estraga-se. Por isso duvido que o nosso amigo al-cardoso, ainda venha a tempo.
    Quanto ao desaparecimento destas árvores, sim, é verdade, as velhas cerejeiras ou cerdeiras como também por cá são conhecidas, estão a desaparecer, umas porque as cortam outras caiem de velhas e ainda outras abandonadas com algumas silvas em seu redor, mas já está a aparecer uma nova geração destas árvores com cerejas de melhor qualidade, e em forninhos, embora se não comercialize este fruto, já aparecem muitas, embora, ainda de pequeno porte, umas vermelhas, outras mais pretas e veja-se! Até brancas.

    ResponderEliminar
  7. Dizem que pelo S. João já há figos “lampos”, pelo que o nosso amigo al cardoso em Julho poderá se calhar provar uns figos lampos maduros.
    A partir das cerejas há sempre novidade, o que hoje não está maduro, amanhã já está. Como é mesmo que diz o provérbio, Sr. Eduardo?
    “Do cerejo ao castanho, bem eu me avanho”?

    ResponderEliminar
  8. Quando vivi em Forninhos havia cerejeiras ou cerdeiras e castanheiros, que eu e outros ainda bem recordamos, mas na nossa terra, sempre dominou o pinheiro e a oliveira.
    O castanheiro, quase sem se dar por isso, deixou de se plantar, mas as cerejeiras, como diz o Sr. Eduardo, não se deixaram de plantar e até de várias e melhores qualidades, mas apenas para consumo familiar. Há, no entanto, notícia que já há também plantação destas árvores para comercialização da madeira.

    ResponderEliminar
  9. Olá!!
    Adoro cerejas, mas não conheço uma cerejeira.Por aqui, pela minha região não tem.
    Sei que as flores são lindas...
    abralo
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de cerejas e agora tenho a oportunidade de vê-las em flor. Sigo o seu blogue e agradeço a sua visita,Yayá

    ResponderEliminar
  11. Olá boa tarde a todos.
    Sempre que posso vou até Forninhos nesta altura, aproveito para matar saudades dessa terra e apanho algumas cerejas de que gosto muito, este ano a natureza foi generosa por um lado, já que foi farto neste fruto, mas depois O S. Pedro lembrou-se de mandar água e granizo o que provocou a deterioração deste fruto, quando lá estive era uma bela visão das cerejeiras carregadas de cerejas, mas chegado junto delas era uma pena ver que a maioria estava já imprópria para consumo, por isso quem teve o previlégio de as saborear teve sorte, porque agora já é tarde.

    ResponderEliminar
  12. Como já foi dito, é uma pena verque qs cerejeiras estão aos poucos a desaparecer, são poucas as pessoas que as têm e as que existem estão plantadas nos quintais quase como uma planta de ornamentação visto a sua flor ser bonita e empresta algum encanto a qualquer jardim, das grandes cerejeiras neste momento só me lembro de duas e mesmo essas já se encontram com os dias contados porque aos poucos vão secando, mas alem das cerejeiras existe também uma outra planta muito igual que dá pelo nome de GINJEIRA que do seu fruto se faz a afamada GINGINHA, e com esta me fico deixando-vos com água na boca porque vou tomar uma ginja.

    ResponderEliminar
  13. A ginjeira era uma árvore (quase arbusto) que também se via, mas que agora pouco se vê. O fruto é muito conhecido nacionalmente pela bebida do seu nome, a ginjinha. A ginjinha, apesar do seu sabor amargo característico, cai sempre bem e alegra o espírito. Este fruto, ginja, é também utilizado para a elaboração de compotas, para quem não gosta de compotas muito doces, esta como tem um travo amargo é óptima!
    Aliás, a cereja branca também é comercializada para a feitura de compotas, por isso, não se vê à venda no mercado, daí ser pouco conhecida.

    ResponderEliminar
  14. Cerejas. Este ano foi ano delas, mas haja poucas ou muitas, são as cerejas a primeira colheita do ano e é com a boa lembrança destes frutos que a Primavera se prepara para nos deixar.
    Aqui esta semana foi mesmo uma farturinha, graças a Deus, à minha mãezinha e a ti João;) eram grandes e deliciosas, não viessem elas de Forninhos, pois claro!

    ResponderEliminar
  15. Óla.
    Falam em cereijas e eu não sou convidado?
    Pois muito obrigado a si Paula e ao Sr.João Seguro, pensava eu que ainda sobravam algumas para mim, mas pelo que o Sr. disse, estou a ver que em breve já não á cereijas para mim, logo se vê!
    Já que a Srª Paula teve o previlégio de alguém dela se lembrar, pois eu se quiser comer cereijas de Forninhos, tenho de as apanhar, subir á cerdeira e aí sim....encher a barriga. O piór é se o dono aparece, ai....
    Adeus.

    ResponderEliminar
  16. Amigo Serip, tudo tem o seu tempo, eu já foi jovem agora estou na meia idade, mas com uma grande vontade de viver, por isso só tem uma coisa a fazer, não se deixar ultrapassar pelo tempo, porque o tempo não espera por ninguém, por isso não fui tão rápido como seria o desejado, mas consegui ainda colher alguns frutos destas belas cerejeiras, que ainda por essa abençoada terra continuam a existir, para o ano que vem toca a acordar cedo e colher esses frutos.

    ResponderEliminar
  17. Boa noite, caro amigo.
    Sim é verdade, você está muito velho, mas não se distrai a apanhar cereijas, enquanto eu, um jovem menino, ando sempre atrasado, mas como diz o ditado, mais vale tarde que nunca, para o ano vamos ver quém vai ser o primeiro!
    Já agora, há ginginha ou não?
    Passe bem, abraço.

    ResponderEliminar
  18. Eu bem digo que as conversas são como as cerejas!
    "Ginja com elas" ou sem elas?

    ResponderEliminar
  19. Este ano até me custa falar neste nosso fruto tão tradicional como é a cereja.
    Tenho no meu quintal uma grande cerejeira que todos os anos me brinda com muitos e bons dos seus frutos, onde até as crianças podem apanhar diretamente da arvore e comê-las, é quando sabem melhor.
    Mas devido, julgo, a uma onda de calor que se fez sentir em Abril as cerejas apodreceram, não aproveitei nada. Foi a primeira vez que me aconteceu.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.