Seguidores

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Do Baú de Memórias - Morcelas


Esta fotografia que hoje recuperamos do "baú de memórias" está carregada de significado. Não estou a falar propriamente da foto, mas daquilo que nos permite constatar. A minha proposta de hoje é que as gerações mais novas olhem para o passado e possam compreender melhor o presente.
Aproveito esta entrada, para agradecer àqueles que me enviam fotografias que me/nos ajudam a preencher todas as semanas este espaço de verdadeira história. A foto aqui reproduzida pertence ao Arquivo de JSeguro e é o testemunho de que apesar de muitos anos passados, se quisermos reunir todos os costumes tradicionais (descrevendo-os num blog), quando menos se espera as coisas surgem. A TODOS UM MUITO SINCERO OBRIGADA.

8 comentários:

  1. As mesmas mãos sabedoras das mulheres forninhenses que munidas das enchedeiras enchem as tripas com a massa que, quando enchidas, irão passar as morcelas para uma caldeira, para uma boa fervura tal como abaixo já reproduzido pela Paulinha.

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos.
    Paula, não tens de agradecer a participação que cada um presta neste blog, antes pelo contrário, nós a que devemos agradecer (falo por mim) a oportunidade que este espaço nos proporciona para expressarmos as nossas ideias e o nosso modo de ver. Pena é, que nem todas as pessoa que de certo modo estão ligadas a esta terra, residentes e não residentes, mesmo no estrangeiro, possam ou queiram participar num dialogo que seria interessante, tanto para uma boa harmonia como para um apertar de laços a esta terra que continua a ser maravilhosa.
    Também aproveito e faço um apelo aos jovens, para que mantenham o que de bom, Forninhos sempre teve, que foi, generosidade, convivência, lealdade e franqueza, tanto para os residentes como para quem chega.
    Os bons costumes estão inseridos nas tradições e nisto, Forninhos é fértil, e como as novas tecnologias não estão ao alcance de todos, os que a dominam podem e devem utiliza-la para criar um “ambiente” onde entre o passado e o presente. Só com a participação de todos isso se consegue.
    Um abraço de amizade para todos.

    ResponderEliminar
  3. Quando entro aqui, sou sempre surpreendida. Sempre criativo, imaginativo, ponderado e versátil, enfim, um bloguista chamado Eduardo, palavras para quê?

    O Novo Blog dos Forninhenses é de TODOS aqueles que queiram participar (basta para tal terem uma conta google e caso a não tenham podem sempre registar-se).

    Beijos de amizade a TODOS

    ResponderEliminar
  4. Engraçado... encontrar fotografias como esta aqui. A minha tia Augusta na força da juventude e a minha tia Júlia que já morreu há alguns anos :( e de quem ainda tenho muitas recordações dela, pois convivia bastante com ela e que deixou muitas saudades.

    Os forninhenses podem orgulhar-se de um passado rico e recheado em memórias e ainda bem que temos este blog com um marcador dedicado a elas.

    Um forte abraço a todos os que passam e participam neste blog

    David

    ResponderEliminar
  5. Um pormenor que acho graça é a menina que observa como a que a querer aprender.

    ResponderEliminar
  6. Um dos pormenores interessantes da foto reside de facto na menina (minha prima Rosa) que observa as duas mulheres que enchem as morcelas.

    Outro pormenor, sinal de outros tempos, é a presença da maceira na casa das famílias forninhenses, onde ao longo dos anos a confecção do pão tinha bastante relevância na economia rural.
    Esta fotografia está carregada de significado e saudade. Também eu tenho muitas e boas recordações da minha tia Júlia…Recordar é Viver!

    ResponderEliminar
  7. Consegui arranjar grelos de duas qualidades, de nabo e de couve galega e morcela da Guarda.De modo que braços com tanta verdura estou resolvida fazer este fim de semana a receita da morcela com os grelos.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Uma dica, se fritar a morcela (que deve ser às rodelas) e se o quiser, deve pôr pedaços de maçã a fritar com ela, pois evitará que a mesma seja indigesta.

    Bom Apetite!

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.