Seguidores

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

As Feiras do Queijo da nossa Região



A "XIX Feira/Festa do Pastor e do Queijo" irá realizar-se na vizinha vila de Penalva do Castelo no próximo dia 5 de Fevereiro de 2010, outras iniciativas terão lugar até ao dia 8 [ligação]

Também Fornos de Algodres antecipa-se este ano aos municípios vizinhos e promove, no Domingo, a sua tradicional Feira do Queijo Serra da Estrela. O certame decorre no mercado municipal, palco também da XV Mostra do Cão Serra da Estrela, bem como de uma exposição de artesanato e das freguesias. A animação está a cargo da Associação de Cantadores ao Desafio e Tocadores de Concertinas da Beira Alta e do grupo local "Os Capelenses". Agendadas estão já as feiras de Gouveia (16 a 20 de Fevereiro), Seia (dia 17) e Celorico da Beira (dias 23 e 24).
http://www.cm-fornosdealgodres.pt/nt_147.php
Aguiar da Beira, promove o 2.º passeio de BTT, Rota do Cabicancahttp://www.cm-aguiardabeira.pt/portal/page?_pageid=280,1,280_6232511&_dad=portal&_schema=PORTAL

7 comentários:

  1. A Feira do Queijo de PENAVERDE é uma das feiras mais antigas e segundo apurei agora, a XXVII Feira parece que se realizará no próximo dia 03 de Março de 2010. É de lamentar que na sua página, a Câmara Municipal de Aguiar da Beira, não promova este evento.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Hoje foi a feira do queijo em Penalva do Castelo.Pois é uma tradição que ainda está muito viva não faltou a banda nas ruas para animar tanta gente que por aqui passou,alguns por curiosidade,outros para comerem a feijoada,o queijo da serra e a deliciosa maçã bravo de Esmolfe e também não faltou a R.T.P.para mostrar o que há de bom nesta terra.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Iracema pela descrição que fazes do evento de hoje. Vejo que Penalva promoveu bem os produtos da região, não faltando a feijoada ;-))
    Vou ver se logo vejo a RTP.

    Bom Fim-de-Semana

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos

    Também passei por Penalva hoje, mas nao me foi possível ficar para a feijoada, e o famoso queijo da serra, com muita pena minha. (repare-se que em Penalva ainda diz queijo da serra e não queijo serra. da estrela).
    Penalva do castelo, deve ser o concelho que mais promove este produto de excelência a par da maçã do bravo de esmolfe. É pena que outros concelhos que até têm muito mais potencialidades do que este, o não tenham feito.

    ResponderEliminar
  5. Na nossa região há muitos produtos que são valorizados num evento desta natureza. Estas feiras divulgam não só os produtos, mas a terra e a cultura.

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos:
    As Feiras do Queijo da nossa região são eventos dignos de registo.

    ResponderEliminar
  7. Pois é Tónio, estes eventos por serem dignos de registo é que não se entende como é que os responsáveis políticos do nosso concelho não seguem os bons exemplos dos concelhos vizinhos, mas também não é nada a que não estejamos já habituados, infelizmente!

    O nosso concelho vizinho Penalva do Castelo promove muito bem os seus produtos. A maçã Bravo de Esmolfe é um bom exemplo disso. Lembro-me em miúda que esta maçã se designava apenas de maçã do bravo, mas é com orgulho que hoje vejo o seu nome “bravo”, que passou também a ser de Esmolfe inscrito nas caixas de frutas e cartazes dos vários supermercados e lojas, pois é uma forma de toda a gente ficar a saber exactamente de onde são. Só é pena por aqui serem tão caras, mas vale a pena, pois não sei se sabem, mas a maçã Bravo de Esmolfe ajuda à prevenção do cancro.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.