Há quem diga que para compreender o presente é preciso primeiro conhecer o passado. Ciente desta premissa, o objectivo deste blog é dar a conhecer a todos os forninhenses (naturais, residentes, não residentes, aos que sentem Forninhos no coração, que sentem esta aldeia como sua, todos no geral) esta aldeia da beira, desde a publicação de fotos antigas que relatem a aldeia de Forninhos de antigamente, documentos antigos e também dar destaque ao nosso património, desde:
Arqueológico e Religioso: Castro, Pontes, Igreja, Capela, Cruzeiros, Alminhas
Arquitectónico: Casas, ex-escola primária (por exemplo)
Social e Lazer: Associação, Junta de Freguesia, Centro Social e Paroquial, Cemitério, Campo de Futebol
Turístico: Turismo Rural, Miradouro, Moínhos, Ruas emblemáticas
Humano: Irmandade
Lendas, Mitos e Tradições: por exemplo, Lenda da Moura Encantada e outros mitos e tradições
Gastronomia
Ditados, Modos e Modismos etc e tal ...
No fundo é tentar através deste cantinho no mundo virtual, conhecer melhor as nossas raízes, a nossa cultura, as nossas referências, de modo a que fique registado para que as futuras gerações de forninhenses possam conhecer o passado, a história da sua terra - Forninhos.
Então, começo precisamente pelo ano de 1976. Como podem ver, nesse ano de 1976 os andores eram carregados pelas pessoas e não pelos tractores, como é habitual hoje. O andor da N.Sra. de Fátima era carregado pelas raparigas e posteriormente, aquando da introdução dos tractores, passou a ser acompanhado pelos 3 pastorinhos de Fátima e levava apenas como enfeite a azinheira, que até há bem pouco tempo existia (e acho que ainda existe) na Serra de S. Pedro. Até à data, a N. Sra. de Fátima sempre fez parte da Procissão do 15 de Agosto.
Algumas pessoas da fotografia são fáceis de reconhecer.
Força, Paula.
ResponderEliminarConta comigo.
Vai ser um Blog serio e a serio.
Bjs
Olá a todos
ResponderEliminarParabéns Paula pelo teu blog...
Faço votos para k seja um sucesso,acima de tudo diferente.Um grande beijo para ti.
@ugustinh@
Faz hoje precisamente 20 anos que foi derrubado o muro de Berlim, classificado como "da vergonha" pelo Ocidente e como "muralha de proteçao contra o antifascismo" pelo Leste.
ResponderEliminarNesta data, tem inicio este Blog.
No minimo uma coincidencia historica, no que toca a derrubar barreiras!
Engraçado...
As procissões do 15 de Agosto são sempre um momento onde se revela o verdadeiro espírito forninhense. Se calhar ainda participei nesta afinal nasci em 1975 lol
ResponderEliminarPaula fazes bem em escrever sobre a nossa cultura e outros acontecimentos ligados a Forninhos.
Ainda há muita coisa por contar sobre a nossa aldeia e sei que este blog será uma boa surpresa porque a tua cartola ainda deve ter muitos coelhos para tirar.
Força e podes contar comigo
Um abraço a todos
Parabens Paula pelo novo blog conta comigo
ResponderEliminarEste é um blog sobre a terra onde eu nasci e a sua criação pretende ser um espaço aberto a TODOS que gostam desta aldeia – Forninhos!
ResponderEliminarPretendo dar destaque à cultura tradicional e popular que caracteriza a nossa povoação. A religião, os produtos tradicionais, as vestes típicas, a hospitalidades, as cantigas, as danças, entre outros, que são também uma imagem de marca desta terra.
Que TODOS possam participar com artigos, opiniões e sugestões pois o Blog é Vosso!
Hoje vou começar a enviar o convite para que possam ser também Contribuidores.
Cpts,
Paula Albuquerque
Parabéns pela tua iniciativa e pela oportunidade de participar neste blog mesmo não habitando em Forninhos e ainda posso contribuir para o bem dessa freguesia.
ResponderEliminarUm grande abraço,
Paula Cristina
As palavras aqui escritas são por vós vistas e lidas e espero que também sentidas.
ResponderEliminarObrigada a todos que até à presente data se juntaram neste projecto que está ainda em fase inicial e que tem como objectivo a divulgação e a convergência.
estas procissões de 15 de agosto são sempre especiais mas algumas das vezes não pude estar presente,mas quando posso la estou eu para ir na procissão e claro quando chegar la em cima beber umas grandes cervejolas que tambem faz parte da festa,vamos la ver se vou la estar pro ano.
ResponderEliminarum beijo paula do teu irmão.
Olá a todos.
ResponderEliminarSó hoje consegui aceder ao blog. E pelo que me apercebo, vai ser interessante, parabéns Paula,
Se a minha participação, embora modesta, possa contribuir para o enriquecimento deste espaço, cá estou para colaborar, e obrigado pelo convite.
Um abraço a todos.
Forninhos além da sua beleza, as suas gentes é que fazem desta aldeia uma terra tão especial.
ResponderEliminarPena que os seus filhos tenham um dia de partir para outras paragens, como acontece há várias gerações, no entanto Forninhos continua no nosso coração. Obrigada a quem tem interesse em promover e divulgar a nossa bela terra, porque Forninhos é de todos e este blog é Vosso.
Obrigada ed santos pela sua disponibilidade, pois aprecio bastante as suas opiniões, sugestões e ideias.
Luís finalmente tens "direito" a falar:)) Espero que consigas vir no próximo 15 de Agosto e que possas pagar umas cervejolas à malta hehehe
Beijos & Abraços para todos
Claro que sim obrigada Paula por me relembrares este momento tão especial. Bjs
ResponderEliminar