Seguidores

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A Banda voltou à Festa da Nossa Senhora dos Verdes


Deixamos um pequeno registo da Festa da Nossa Senhora dos Verdes de Forninhos, feita com o empenho e esforço da Comissão de Festas, para todos aqueles que não puderam vir...verem como foi o dia 15, sábado, que começou às 11h00 com chegada da banda filarmónica Lobelhense e seu desfile pelas ruas da aldeia de Forninhos, 





seguindo-se às 14h30 a procissão da  Nossa Senhora dos Verdes,



Guião da S. dos Verdes a anunciar a procissão


A Cruz que indica a solenidade da procissão




 missa solene e concerto da Banda



e depois das 17h00 dança (zumba)



O baile foi à noite...
Estão Todos: mordomos, famílias forninhenses e amigos de Forninhos, de PARABÉNS!

17 comentários:

  1. Parabéns pelo empenho e realização! valeu! bjs, chica e as fotos, lindas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez o nosso destaque foi para a banda musical que regressou passados cinco anos.
      Foi bonito...
      Abraco, Chica.

      Eliminar
  2. Bem documentada, a bela festa de Nossa Senhora dos Verdes. Festa religiosa, que se preze, não pode faltar procissão, missa solene, banda e baile.Aos organizadores, os merecidos Parabéns, como também aos que fazem o "Blog dos Forninhenses". Em Fortaleza, celebra-se no dia 15 de agosto, a Padroeira (?) da cidade: Nossa Senhora da Assunção. O forte, que deu origem à cidade, denomina-se Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Nesse dia, há procissão e celebrações de missas mas, não há bandas nem bailes...
    Meu abraço, Xico e Paula: valeu, vir aqui hoje (como sempre!)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, um grande abraco para si, Lucia.
      Poucos dias mas bem absorventes, pois ausente da terra que se preze e podendo, "palmilha" muitos quilometros para se juntar a esta festa da Senhora dos Verdes.
      Foi bem bonita, por sinal e ter o privilegio de ouvir a banda da musica tocar passados tantos anos, foi algo de emocionante.
      Outrora, o "valor" da festa, era "medido" pela qualidade das bandas e confessou que na procissao me cheguei a emocionar pelas lembrancas...
      Valeu a pena!

      Eliminar
  3. Xico e Paula, é bom retornar aqui e ver a bonita festa... Fotos que revelam a organização e alegria bem presentes!
    Abraços p vocês e bons dias, dias muito felizes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passam ja alguns anos que aqui se mostra esta festa, sobressaindo nas fotos essencialmente a parte religiosa e procissao.
      Este ano e bem (penso eu), os mordomos trouxeram de "volta" uma banda filarmonica de que tos, novos e velhos tinham saudades.
      A festa foi de facto uma alegria!
      Abraco amigo.

      Eliminar
  4. Gostava de ter estado, mas ainda não foi desta, espero que tenha sido uma boa festa, como as imagens documentam.

    Um abraço de amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma boa e linda festa, meu amigo
      Uma banda de musica, como se deve recordar, traz outra alegria.
      Infelizmente que nas pequenas aldeias da regiao andam arredadasm mas este ano e passados cinco, voltou a tocar por detras do andor da Senhora dos Verdes desde a igreja matriz ate ao seu santuario.
      Volte quando puder, sera bem vindo.
      Um abraco.

      Eliminar
  5. O mês de Agosto é pródiga em festas e romarias. Nossa Senhora dos Verdes não conhecia. Mas parece ter sido bonita e animada. Por aqui também se realizou no passado dia 15 a procissão de Nª Senhora do Rosário. Muito bonita. também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem nas aldeias que envolvem Forninhos as festas e romarias abundam pelo 15 de Agosto o que dificulta a escolha, mas em primeiro a terra materna e uma "fugida rapida" pelas outras.
      Sabe bem por muito parecidas na sua beleza...
      Abraco.

      Eliminar
  6. Xico e Paula,

    Linda a primeira imagem. Nossa Senhora dos Verdes é muito linda.
    Um lindo e abençoado dia! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda e num local em que a natureza como que Lhe presta a sua homenagem simples e natural, tal como o seu povo, no meio da verdura que circunda o seu Santuario
      A casa que outrora, seculos atras Lhe foi erigida num "bem haja" dos agricultores pelo milagre de salvar da praga dos gafanhontos, as suas verdejantes colheitas.
      Beijo, Lucinha.

      Eliminar
  7. Parabéns à Comissão de Festas deste ano que nos brindou com uma boa banda de música!
    Parabéns aos mordomos da Irmandade de Santa Marinha também. Em Agosto não é fácil a procissão ir bem organizada (devido ao raio dos tractores), mas a banda incorporada dignificou a procissão e a missa!
    Parabéns também à florista pelos andores tão bonitos...pena mesmo os tractores. Não gosto de ver os tractores na procissão e não achei bem voltarem para o povo com as imagens dos santos. Cabia aos mordomos retirá-los e transportá-los seguramente, mas eles lá sabem o que fazem!
    Também o zumba foi uma a boa ideia da Comissão, isto porque considero que esta festa não é só religiosa, é também a festa do povo, embora saiba bem que houve uns anos em que o padre não permitia que fizessem bailes em festas religiosas, como era a festa em honra da N. Senhora dos Verdes!
    Para os conjuntos musicais nota «zero» já há mais de 20 anos que não via na festa de Agosto conjuntos tão fracos. Hoje as noites de festa também são espectáculo!
    Ainda assim reitero os Parabéns pelo muito trabalho e boa organização!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De modo geral, tambem entendo que a Comissao de Festas esteja de parabens e compreendo que o dinheiro nao "estica", ao ponto de que para ter uma boa banda (que era e que sao caras),os conjuntos teriam de ser para remediar, mas valeu a pena.
      Cinco anos passados, a banda voltou e simplesmente adorei o seu tocar aquando subia em direcao ao santuario.
      Os andores iam bonitos, bem enfeitados mesmo nao sabendo por quem.
      Sempre fui apologista do guardar rituais e coisas antigas sem que tal pareca um agarrar ao passado, mas sim uma matriz da nossa identidade na sua identidade religiosa e cultural.
      O culto a Nossa Senhora dos Verdes deveria ser a Ela e nao faz falta alguma um desfilar de "Santidades" que quase ofusca a sua dignidade, quase parecendo um desfile de corso carnavalesco e nao me venham dizer que sempre foi assim, basta ver festividades na zona norte do pais e a festa vai para quem tem a homenagem.
      Enfim...
      Aos mordomos tiro o chapeu pelo empenho e alegria trazida, principalmente pela banda que queiramos ou nao, trouxe a magia da festa da Senhora dos Verdes.

      Eliminar
    2. O destacarmos a Banda revela que entendemos que foi o ponto alto da festa!
      Na frase onde dizes que o culto a Nossa Senhora dos Verdes deveria ser a Ela, dá para entender que nesta festa, a homenagem não vai para a N.Senhora dos Verdes, só já falta ir na procissão o S.José e o Santo António, se bem que este ano acho que a Santa Rita que pertencia à Capela não foi em andor, mas voltou ao lugar que pertence: altar da Capela! Parabéns à Comissão de Festas por isso tb!
      O lugar de Santa Rita nunca foi no altar mor da Matriz de Forninhos!

      Eliminar
  8. Anos atras e ainda meio ensonados, a miudagem acordava pelas primeiras descargas de fogo, sinal de festa rija, era a da Sra. dos Verdes que acarretava multidoes dos povoados em volta. Uns por devocao pura, outros pela simbiose do pagao e acho que porventura todos pela festa na qual cabiam crentes e menos devotos, digamos assim.
    Era dia de estrear roupas novas, pois todas as maes gostavam de "botar" figura nos seus filhos, no enlevo com que olhavam para os vestidos feitos noites e noites adentro, tirando noites de sono e roubando uma moeda se fosse para a costureira. A coisa arremediava e era bem bom, mesmo que a camisa fosse de somenos, a "farda" da Cruzada na procissao, a todos punha por igual, todos bonitos, principalmente as meninas.
    E a gente partia na procissao, saindo da igreja matriz, rumo na torreira do sol, ao adro do Santuario, boas centenas de metros a subir, nesse tempo de terra batida e ladeada por hortas e medas de centeio.
    O percurso era intercalado pelo soltar de alguns foguetes que apenas nesses momentos abafavam a musica da banda, parecida com esta que sabado passado me trouxe algo...
    O meu pai.
    A festa para o Ti Alfredo (Senhor meu pai), tinha o seu auge no inicio da mesma, aquele momento em que uma boa descarga de foguetes anunciava a chegada da banda que percorrendo as ruas da aldeia, parava junto das casas dos mordomos como sinal de respeito e agradecimento. Passando perto, o meu pai corria ao seu encontro e do seu amigo Figueiredo que na frente comandava os tocadores e...depois a gente ficava a esperar que ele voltasse a casa pois havia que almocar pois faltava a procissao.
    Por tal e por ele, dei relevo em vez de andores, a esta banda filarmonica.
    Por ele tambem, pela primeira vez na vida, vesti a "sua" velhinha capa da irmandade que a minha tinha guardada tantos anos depois de ele partir.
    Foi bonito e Deus queira, voltarei a repetir com orgulho.
    Apenas para ser perfeito, faltaram os foguetes, pois antes do almoco, tambem andei atras da banda...
    Feliz!

    ResponderEliminar
  9. Festas religiosas, modernizadas.

    Outros tempos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.