Este espaço nasceu para dar a conhecer a História, estórias e memórias duma aldeia chamada Forninhos (antigamente Fornos). Vem-lhe o nome certamente por lá ter havido fornos/fábrica de cozedura...assim rezam os livros de História, Lendas e Tradições de outros lugares.
Lúcia: O seu comentário transportou-me para os últimos anos da década de 60, quando passei algum tempo no Recife. Pois também senti a falta do "Outono" ... Meu abraço, Manuel Tomaz
Outono, uma das estações do ano que mais gosto, gosto de ver as folha caírem, dado sinal de mais um ciclo de vida, preparando-se para um outro que irá começar com a Primavera. aqui deixo um pequeno texto do meu livro de leitura da minha 2ª classe "Na cidade, depois das férias as pessoas regressam ao trabalho. No campo, colhem-se os últimos frutos trabalha-se na faina da vindima, abrem as aulas: um novo ano escolar começa. Sentem-se os primeiros frios. Sopram os primeiros ventos. Caem as primeiras chuvas. Uma nova época do ano começa: é a estação do Outono."
O OUTONO Já desce a neblina dos montes, as folhas já tombam no chão, soluçam as águas das fontes, atulham-se as arcas do pão, os velhos lagares espumam, a adega fartou-se a mais não, as brasas do azinho perfumam as rezas ao serão.
Este era também um texto que nos mostrava que era durante o Outono a época de colher para o longo inverno, hoje não se reza ao serão, porque a televisão veio tirar esse costume e uso, isto ainda se vive um pouco nas nossas aldeias.
Olá Paula, Estas imagens do Outono estão um espanto! Meus parabéns. O Outono é para mim a estação preferida, contudo com menos frio do que agora. Há dias tão calmos que em nenhuma outra estação acontecem. Depois temos aquelas iguarias próprias deste tempo: nozes, amêndoas, castanhas, figos secos, passas de uva, ameixas secas... e fico por aqui, já chega para me identificar como "guloso" por frutos secos. Bjs. Manuel Tomaz
Outono quase a findar, partindo carregado de cores quentes como querendo dormir uns tempos no ventre da terra-mãe. Voltará depois de merecido descanso, mais forte e belo que nunca em roupagem de Primavera. Sabe bem como regressar pois tem os caminhos marcados. Para nosso consolo ficam estas belíssimas fotos que espantam o frio e rigor do Inverno que aí vem.
Uuii...que frio. É verdade, está frio, mas acho que este Outono é completamente atípico e nem parece que daqui a 15 já estamos no Inverno. Estando longe de Forninhos quase que me esqueço que por lá ainda está muito mais frio e que lá o gelo (geada) nas ervas estala ao mais ténue raio de sol. O Outono é de facto uma estação de cores maravilhosas e sabores deliciosos e estas "cores de Outono" que por aqui trouxe, são do melhor e são da autoria do Sr. Eduardo (ed santos), um amigo de Forninhos, que dá mais este belo contributo para o nosso blog.
Bem haja pelos comentários e um excelente fim de semana p todos!
¡¡¡Que bonito es el Otoño!!! Poco a poco me ha cautivado y, junto con la Primavera, es único y especial. Preciosas Fotos. ¡¡¡Gracias por ser como eres y por estar siempre en mi Espacio!!! ¡¡¡Ya tenía ganas de pasarme por tu sensacional y, para mi ya, familiar Espacio. Abraços e Beijos.
Há cores que associamos ás quatro estações do ano, o colorido das lindas flores da Primavera que eu acho lindo, o cinzento do Inverno que já não gosto tanto, o azul do céu no Verão que adoro, as cores diferentes das árvores no Outono que nos dão paisagens lindíssimas as folhas abandonam o verde e presenteiam-nos com o tom de amarelos, castanhos, laranjas, vermelhos e roxos ao ver estes tons aqui na Serra de Sintra é quando fica mais bonita, dá-nos uma paisagens lindíssima.
Um prazer tão grande quando te vejo por aqui, Maria. Afinal, nós os de lá somos tão poucos a trazer memórias de modo tão íntimo e especial. Ao aqui escrevermos, estamos presentes no passado, a ver-nos uns aos outros. Quem me dera estar agora na terra, em volta da fogueira na cozinha, entre o estalar das cavacas um caldo verde enquanto as castanhas rebentam no assador. Espreitar pela varanda e sentir a geada, botando mais uma manta na capa, afinal parte do fim de Outono. Adorei como não podia deixar de ser o teu comentário. Beijos.
Eu gosto muito de receber fotos e acho que todos os contributos não serão de mais, mas isto que vou dizer pode até parecer estranho: eu acho que na nossa aldeia as pessoas não dão muita importância às cores de Outono, Inverno, Primavera ou Verão e pensava eu que quem dá tão belos contributos o faz por achar que o nosso povo precisa de estímulos neste 'campo'. Mas, muito sinceramente, já não sei o que pensar...e fico triste de ver que afinal poderão não ser apreços sentidos.
LINDo,adorei!!! Lindas cores! Frase DEZ!! beijos,chica
ResponderEliminarSimplesmente linda as imagens!!
ResponderEliminarAbraços.Sandra
Paula, que cores tão lindas de Outono! Frase também bem expressiva e tocante!
ResponderEliminarUm beijo e Boa Noite!!!!!!!!!!!!!!
Paula e Xico,
Eliminarvoltei p desejar UM FELIZ FINAL DE SEMANA!
Muita paz e o meu sincero abraço..........................
Bom dia Paula, fantásticas fotos! Até a frase parece ter ganho aqui uma outra dimensão! Beijinhos e ótimo dia.Ailime
ResponderEliminarPaula,que belas cores o outono tem,não é mesmo? Eu adorei suas imagens! bjs,
ResponderEliminarPara encontrar essas cores de Outono, preciso sair de minha terra, que nem Outono tem...Lindas imagens, há poesia no ar!
ResponderEliminarBeijos, Paula,
da Lúcia.
Lúcia:
EliminarO seu comentário transportou-me para os últimos anos da década de 60, quando passei algum tempo no Recife. Pois também senti a falta do "Outono" ...
Meu abraço,
Manuel Tomaz
Lindo! Temos tido sorte com este outono frio mas ensolarado.
ResponderEliminarBeijo
O outono nos brinca com cores belíssimas. Parabéns pelas lindas imagens.
ResponderEliminarBjos e tenha um ótimo dia.
Outono, uma das estações do ano que mais gosto, gosto de ver as folha caírem, dado sinal de mais um ciclo de vida, preparando-se para um outro que irá começar com a Primavera.
ResponderEliminaraqui deixo um pequeno texto do meu livro de leitura da minha 2ª classe
"Na cidade, depois das férias as pessoas regressam ao trabalho.
No campo, colhem-se os últimos frutos trabalha-se na faina da vindima, abrem as aulas: um novo ano escolar começa.
Sentem-se os primeiros frios.
Sopram os primeiros ventos.
Caem as primeiras chuvas.
Uma nova época do ano começa: é a estação do Outono."
Caem
O OUTONO
ResponderEliminarJá desce a neblina dos montes, as folhas já tombam no chão, soluçam as águas das fontes, atulham-se as arcas do pão, os velhos lagares espumam, a adega fartou-se a mais não, as brasas do azinho perfumam as rezas ao serão.
Este era também um texto que nos mostrava que era durante o Outono a época de colher para o longo inverno, hoje não se reza ao serão, porque a televisão veio tirar esse costume e uso, isto ainda se vive um pouco nas nossas aldeias.
Que fotos lindas , a natureza é muito bela.
ResponderEliminarbjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Olá Paula,
ResponderEliminarEstas imagens do Outono estão um espanto! Meus parabéns. O Outono é para mim a estação preferida, contudo com menos frio do que agora. Há dias tão calmos que em nenhuma outra estação acontecem. Depois temos aquelas iguarias próprias deste tempo: nozes, amêndoas, castanhas, figos secos, passas de uva, ameixas secas... e fico por aqui, já chega para me identificar como "guloso" por frutos secos.
Bjs.
Manuel Tomaz
Outono quase a findar, partindo carregado de cores quentes como querendo dormir uns tempos no ventre da terra-mãe.
ResponderEliminarVoltará depois de merecido descanso, mais forte e belo que nunca em roupagem de Primavera.
Sabe bem como regressar pois tem os caminhos marcados. Para nosso consolo ficam estas belíssimas fotos que espantam o frio e rigor do Inverno que aí vem.
Uuii...que frio. É verdade, está frio, mas acho que este Outono é completamente atípico e nem parece que daqui a 15 já estamos no Inverno.
ResponderEliminarEstando longe de Forninhos quase que me esqueço que por lá ainda está muito mais frio e que lá o gelo (geada) nas ervas estala ao mais ténue raio de sol.
O Outono é de facto uma estação de cores maravilhosas e sabores deliciosos e estas "cores de Outono" que por aqui trouxe, são do melhor e são da autoria do Sr. Eduardo (ed santos), um amigo de Forninhos, que dá mais este belo contributo para o nosso blog.
Bem haja pelos comentários e um excelente fim de semana p todos!
¡¡¡Que bonito es el Otoño!!!
ResponderEliminarPoco a poco me ha cautivado y, junto con la Primavera, es único y especial.
Preciosas Fotos.
¡¡¡Gracias por ser como eres y por estar siempre en mi Espacio!!!
¡¡¡Ya tenía ganas de pasarme por tu sensacional y, para mi ya, familiar Espacio.
Abraços e Beijos.
Há cores que associamos ás quatro estações do ano, o colorido das lindas flores da Primavera que eu acho lindo, o cinzento do Inverno que já não gosto tanto, o azul do céu no Verão que adoro, as cores diferentes das árvores no Outono que nos dão paisagens lindíssimas as folhas abandonam o verde e presenteiam-nos com o tom de amarelos, castanhos, laranjas, vermelhos e roxos ao ver estes tons aqui na Serra de Sintra é quando fica mais bonita, dá-nos uma paisagens lindíssima.
ResponderEliminarUm prazer tão grande quando te vejo por aqui, Maria.
ResponderEliminarAfinal, nós os de lá somos tão poucos a trazer memórias de modo tão íntimo e especial. Ao aqui escrevermos, estamos presentes no passado, a ver-nos uns aos outros. Quem me dera estar agora na terra, em volta da fogueira na cozinha, entre o estalar das cavacas um caldo verde enquanto as castanhas rebentam no assador. Espreitar pela varanda e sentir a geada, botando mais uma manta na capa, afinal parte do fim de Outono.
Adorei como não podia deixar de ser o teu comentário.
Beijos.
Eu gosto muito de receber fotos e acho que todos os contributos não serão de mais, mas isto que vou dizer pode até parecer estranho: eu acho que na nossa aldeia as pessoas não dão muita importância às cores de Outono, Inverno, Primavera ou Verão e pensava eu que quem dá tão belos contributos o faz por achar que o nosso povo precisa de estímulos neste 'campo'. Mas, muito sinceramente, já não sei o que pensar...e fico triste de ver que afinal poderão não ser apreços sentidos.
ResponderEliminar