Seguidores

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Imagens de Castanhas

Preparava-me eu para entrar noutro tema, quando recebi um email com imagens de castanhas para lembrar que com a vinda do Outono prevê-se que, mais cedo ou mais tarde, os magustos aconteçam. Deixamos aqui então essas imagens e também algumas quadras e adivinhas sobre castanhas:


Com o frio a chegar 
A natureza está-se a transformar
Os ouriços a abrir
Para as castanhas apanhar


Em verde nasci
E de setas me cobri
Perdi logo a minha vida
Quando p´ra ti me ri


Tem casca bem guardada
Ninguém lhe pode mexer
Sozinha ou acompanhada
Em Novembro nos vem ver


Qual a coisa qual é ela
Tem três capas de Inverno
A segunda é lustrosa
a terceira é amargosa


Se me rio...de mim sai donzela
Mais formosa do que eu
Ela vai com quem a leva
Eu fico com quem me deu


Que é...que é??

O autor das fotos que aqui ficam é o Sr. Eduardo Santos, que já nos habituou, nas mais diversas ocasiões, a registar o muito que no Outono a natureza nos dá.

21 comentários:

  1. Que lindas castanhas e esses ouriços...Adorei as trovinhas delas. Lindo e colorido post! beijos,linda semana,chica

    ResponderEliminar
  2. Amiga Paula,
    post bonito com versos e rimas... Essas castanhas são exóticas, né?! Bonitas fotos!

    Um grande abraço... Uma linda semana cheia de paz...

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.
    Mais um Post que ilustra as nosssas tradições.
    As castanhas e os nossos magustos, em tempo foram os mais bonitos e tradicionais, ... que bonitas lembranças.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. É verdade serip. O que se passava antes de eu ter um mínimo de memória das coisas não sei, mas como funcionava a nossa terra quando eu tinha os meus 10, 12 anos, eu sei. Havia meia dúzia de castanheiros altos que faziam parte da paisagem, por isso, os magustos faziam parte das tradições da nossa aldeia.
    A 25 de Outubro de 2012, publiquei um 'post' que intitulei "Outono, tempo de Castanhas" e 6 meses depois recebi de Carlos Mateus um comentário muito bom. O Carlos Mateus nunca foi a Forninhos, mas disse-nos que "O triste é sabermos que apesar de produzirmos tanta castanha, exportamos quase toda sem acrescentar quase valor nenhum e não fossem tantos pequenos produtores e alguns outros que adoram castanhas e acreditam no seu potencial, então já nem soutos haveriam em Portugal".
    Mais disse, que mesmo Camões apenas retratou ao de leve o tema num soneto:A fermosura desta fresca serra/E a sombra dos verdes castanheiros/O manso caminhar destes ribeiros/Donde toda a tristeza se desterra;se calhar de alguma memória longínqua que lhe ficou da infância ou então foi apenas porque a rima tinha de rimar!
    Um comentário que vale a pena ler em:
    http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.pt/2012/10/castanheiros-e-castanhas.html.

    ResponderEliminar
  5. Belas fotografias e lindos versos...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Acabadinhas de apanhar,
    Jeropiga acabada de fazer
    Caruma seca para assar
    Só falta você para comer.

    Privilégio do nosso cantinho.
    Que mantem a tradição
    Comemora o S. martinho.
    E anuncia o fim do verão.

    ResponderEliminar
  7. Olá Paula, que fotos fantásticas! As castanhas são na verdade frutos maravilhosos. Parecem autênticos ouriços. E as adivinhas relacionadas, lindas! Não conhecia. Aqui em casa todos as apreciamos. Ainda hoje comprei, Foram as primeiras desta época, ainda carotas;)), mas alguém aqui em casa andava com desejos. E o São Martinho nãotarda aí! Beijinhos e uma boa noite. Ailime

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    tu acredita que nunca vi um pé de castanhas, que estranho, a fruta sai de uma cachopa. Elas se parecem com umas que acostava do mar. Adorei o versinho, senti saudades, minha mãe e minhas tias tinham um versinho para cada situação.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  9. Além de deliciosa, são lindas as castanhas.

    Faz a tarte de pêra, os muffins e muiiiita compota. Faz!!!!
    beijo

    ResponderEliminar
  10. Oi Paula,
    Aqui encontramos essas castanhas mais no final de ano à venda nos supermercados, mas são bem carinhas, eu adoro o sabor e sempre levo um pouco pra casa, aqui temos a nossa castanha de caju, e dizem que as melhores são exportadas e ficamos com as médias ou as menos boas, será?
    Adorei seu post!
    Beijos!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uns meses, se não estou enganada, li sobre a produção da castanha de caju no blog da cadeirinha de arruar, cajucultura.
      Eu adoro caju, mas o preço aqui (tal como da nossa aí) também não é muito convidativo, talvez porque venham para cá as melhores...será...? Também pode ser uma questão de ganância pelo grande lucro. É o mais certo.
      Beijos**

      Eliminar
    2. Diz-nos a experiência, que a castanha não precisa ser grande e vistosa para ser saborosa, aliás, é boa para vista.
      Eu por mim, não procuro os frutos maiores, tanto castanha, como maçã, pera ou outros, mas sim os médios, são mais saborosos, experimentem.

      Eliminar
    3. Como fiz uma grande pausa na Cadeirinha de Arruar, tenho vindo aqui por "em dia" as minhas leituras fornienses...Postagem maravilhosa: adoro castanhas portuguesas e não tinha a menor ideia como eram antes de virem para o Ceará, às vésperas do Natal. Aqui, são muito caras, como são as castanhas de caju que saem do Ceará para o Mundo. É ganância pura, Paula, não tenha dúvidas.Fiz mesmo uma matéria onde mostro os cajueiros e seus frutos. Mesmo caras, não passo sem castanha de caju, castanha do Pará e castanhas portuguesas, nas festas natalinas.
      Beijos,
      da Lúcia

      Eliminar
  11. Belas imagens para simbolizar o outono.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  12. As castanhas, são nesta época, as grandes vedetas no que toca a frutos do Outono.
    Comem-se de quase todas as maneiras, cruas, assadas, cozidas, fritas, eu sei lá... e se são comidas na nossa aldeia ainda sabem melhor!!

    ResponderEliminar
  13. Paula,que divertidas trovas sobre as castanhas! Não conheço a árvore e achei linda a flor! Castanha é uma delicia,tb adoro! Bjs e meu carinho,

    ResponderEliminar
  14. Para esclarecer anne, que segundo diz não conhece, o castanheiro, arvore que dá as castanhas, é uma árvore de grande porte, no nosso país dá-se bem em zonas mais frias, isto é, no nordeste.
    A sua flor não é muito bonita, e embora não passe despercebia na sua época, mais pelo odor desagradável do que beleza, não deixa de ser engraçada. Esta flor (parecem um rosário) ainda se pode ver no ouriço que gerou e que mantem até ao fim, como se pode ver nas fotos que têm folhas verdes.
    Depois do odor das flores, vem a formação do ouriço, e este, uiiii… Quem lhe toca! Como se pode ver, é coberto de espinhos que se não traduzem só em ameaça, picam mesmo com as suas pontas afiadíssimas, no entanto, e para nos compensarem, nesta altura do ano, “riem-se” para nós, libertam e oferecem-nos os seus frutos deliciosos que são apreciados por toda a gente.

    ResponderEliminar
  15. Para mim, o castanheiro é das árvores mais bonitas que conheço, em qualquer altura do ano, mesmo quando está totalmente despida de folhas. Nós que crescemos a ver castanheiros, nem nos apercebemos que no Brasil, muitos nunca viram um ouriço!
    Em homenagem ao castanheiro recordo uma quadra:

    A sombra do castanheiro
    É bem fresquinha no Verão
    Se me mandarem para ela
    Eu não vos direi que não.

    ResponderEliminar
  16. Olá, cá estou uma vez mais, agora que o trabalho aperta quase nem tempo tenho para me coçar, mas hoje consegui um intervalo e vim espreitar o blog que nos continua a presentear com os mais belos temas.
    Castanhas, sim o tempo delas se aproximam a passos largos da "nossa" aldeia, mas nas cidades já se pode assistir ao carrinhos dos vendedores da castanha assada, que com o seu fumo vai perfumando o ar, aguçando o seu apetite, enquanto vão apregoando " quentes e boas, olha a castanha". mas melhor ainda é apanha-las e depois fazer um belo magusto, por mim podem ser assadas, cozidas ou mesmo fritas, mas mesmo é cruas gosto de as sentir a estalar entre os dentes, já estou com água na boca.

    ResponderEliminar
  17. Evidentemente que sao deliciosas as castanhas, mas... nao começa por ai a região do queijo da Serra? Gostaria de passar por ai no Verão se tivesse a certeza de o encontrar bom e acessível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Forninhos está inserida na região demarcada do queija da serra, embora, nem todo o concelho de Aguiar da beira esteja.
      Em Forninhos também já se não faz queijo, mas nesta região ainda se encontra muito e bom, não precisa ser certificado para ser do melhor.
      Em Viseu onde moro, tenho encontrado boa qualidade e muito bom preço, só é preciso saber onde comprar e saber escolher.
      A melhor altura para se comprar este produto, é entre dezembro e março, mas o melhor de todos os meses é o fevereiro, que é a produção de janeiro.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.