Seguidores

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PROCISSÃO: 15-AGO-1978 ou 1979

As fotografias desta postagem foram tiradas no dia 15 de Agosto de 1978 ou 1979 e foram gentilmente cedidas pela família Carau:



Como podem observar, o andor do Menino Jesus ainda foi transportado, neste ano, ao ombro.

Esta paisagem hoje está diferente, assim como as pessoas que estão retratadas. Reconheci o Arlindo Coelho e o Tónio-Joaquim, mas quem é o rapaz que leva o Guião?

Esperamos que alguém saiba responder.

4 comentários:

  1. Bons Dias,
    Apesar de ser uma das meninas/anjinho que vai no tractor do meu pai (3.ª Foto) não me recordo desta procissão. Estas fotos já têm uns bons anos e as pessoas vão mudando, o que é normal, mas penso que facilmente qualquer um de vós identifica bem os condutores dos tractores (1.º Foto, o Nel; 2.ª Foto, o Martinho e 3.ª Foto o meu pai, Samuel).

    Então vamos lá fazer o jogo “descubra as personagens” :)

    Na 1.ª Foto, a acompanhar o Andor parece-me a minha tia Lurdes e provavelmente a menina/anjinho que se encontra por baixo do “chapéu-de-sol” é a minha prima Fernanda. Uma das meninas, a que está por trás do “chapeú” parece-me a São.

    Na 2.ª Foto, a acompanhar o Andor reconheço o tio Horário. O menino de t-shirt azul será o João Paulo?

    Na última (4.ª Foto) o rapaz do Guião não será o Jorge Ribeiro?

    ResponderEliminar
  2. Pelo que me foi contado pela Rosa Carau e reforçado pela Maria Carau, é mesmo o Jorge Ribeiro, o que vale é que há sempre alguem que conhece alguem.

    ResponderEliminar
  3. O evento religioso mais importante que todos os anos acontece em Forninhos é a FESTA DE NOSSA SENHORA DOS VERDES. É sempre bom ver fotos antigas deste dia porque vemos o que mudou. As pessoas também mudam muito mas a mim tambem me parece que é o Jorge Ribeiro que leva o guião.

    ResponderEliminar
  4. Parece não restarem dúvidas sobre a identificação. Todos eram bastante mais novos. Também serve este post para fazer uma justa homenagem ao voluntarismo de muitas gerações que sempre se mostraram disponíveis para as muitas tarefas que as festas de Forninhos o exigem.

    A 1.ª foto foi tirada ao fundo da R. da Igreja, sentido Estrada/Av.ª Principal;

    A 2.ª foto tirada na R. da Igreja, mostra a casa da Sra. dos Anjos, que foi construída depois do ano de 1974. Todas as outras foram, portanto, construídas depois do ano de 1978.

    A 3.ª foto também tirada na R. da Igreja, numa altura que havia ali plantadas mais oliveiras, hoje a paisagem está modificada.

    A 4.ª foto foi tirada na Estrada da Oliveirinha, hoje Av.ª Principal, onde é possível ver ao fundo a paisagem do Lugar que nesses anos ainda era dominada por muitas árvores. A oliveirinha, essa lá está, mas parece-me mais pequenininha.

    As fotos antigas são documentos de valor e importantes e que nos ajudam a contar um pouco do que foi a história de Forninhos nestes anos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.