Seguidores

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Forninhos: Dia de Todos os Santos

Neste Dia, Dia de Todos os Santos, é um dia para recordar com muita saudade os que partiram, mas que ficaram na nossa memória.

Embeleza-se cada campa com flores da saudade e as luzes do carinho e amor, que merecem todos os que aqui repousam.


Em procissão o povo deslocou-se ao cemitério



Fotos: Cortesia do João Seguro

4 comentários:

  1. O dia de Todos-Os Santos, foi criado para que os fieis nao se esquecessem dos Santos.assim mesmo que durante o ano se tivessem esquecido de celebrar o dia de algum santo, podiam faze-lo neste dia.

    Este dia serve tambem para celebrar todos os cristaos que se encontram na gloria de Deus, santos ou nao.
    Em portugal, era costume no dia de Todos-Os-Santos, as crianças sairem a rua para pedir o "Pao de Deus".
    Iam de porta em porta, recitando versos.
    Em troca recebiam pao, bolos, romas, frutos secos, castanhas ou doces.
    Era o contributo para os que partiram e a alegria das crianças.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Esta prática de pedir o “pão por Deus” é praticada em muitas zonas do nosso pequeno país, no entanto, penso que na nossa aldeia nunca foi tradição, que eu me lembre, só íamos no dia de 1 de Janeiro, cantar as janeiras e receber o que nos dessem e depois no dia de Reis.
    Todavia, no Dia de Todos os Santos, a nossa comunidade católica, tem o hábito de ir ao cemitério e aí depositar flores nas campas dos seus familiares e amigos, já que no dia 2 de Novembro (hoje) é o Dia de Finados e desta forma prestam-lhes a sua homenagem com saudade.

    ResponderEliminar
  3. E mais um ano que passou, após a partidade um ente querido, mas ano após ano se vai fazendo esta rumaria aos cemitérios, para prestar uma sentida homenagem aos falecidos. Só é pena que os cemitérios sejam mais visitados nessa quadra, e embelezados com flores, é também dia de celebrar todos os santos para que nenhum fique esquecido, como tudo cada terra tem o seu costume tradições, que diferem muito.

    ResponderEliminar
  4. Cada região tem as suas crenças, usos e costumes que acabam por sofrer mudanças ao longo dos tempos. Por exemplo, o dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos-os-Santos, existia a crença de que as almas dos mortos desciam à terra nos locais de nascimento, hoje, festeja-se o dia das bruxas ou o Halloween. Em Forninhos este ano vi, pela 1.ª vez, 3 bruxinhas.
    Outros festejos, como é o caso dos magustos realizados no período entre o dia de Todos os Santos e o São Martinho, também já são festejados de maneira diferente. Antes, era costume, serem feitos ao ar livre e as castanhas eram assadas em fogueiras com caruma, onde era indispensável que se enfarruscassem uns aos outros. Havia por vezes correrias para apanhar algum(a) mais “esquisito(a)” que não queria sujeitar-se a este costume. Esta "praxe" (as enfarruscadelas) se calhar já se perdeu entre nós.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.