Cá estamos com a continuação da amostra do que de melhor se fez e se viveu nesta época na nossa aldeia. Hoje trazemos as imagens da festa popular do S. Pedro, último dos três Santos Populares.
A festa voltou a sair à rua, acendeu-se a fogueira, assaram-se as sardinhas e o Largo da Lameira voltou a encher-se de gente:
A noite promete...
Os mais novos enfrentam com coragem a fogueira e o fumo e, assim, asseguram a continuação do que os nossos avós e pais já fizeram...
Medo? Claro que não! Não falta coragem como as imagens mostram
E como se diz? "Depois do S. João pinga a sardinha no pão"...
E como se diz? "Depois do S. João pinga a sardinha no pão"...
Sardinha acabada de assar, é só pegar e levar...
...e assim se vai saltando e cantando, graças às boas vontades e ao bom empenho da nossa gente que abrilhantou com a sua presença esta festa popular.
Olá
ResponderEliminarParabéns por todas estas fotos aqui divulgadas neste blog assim nos mostra a festa como foi animada no largo da lameira, não faltou a sardinha assada e as filhós que estavam muito boas e o bom vinho de Forninhos gostei muito, foi um momento muito agradavel e divertido. Espero que para o ano se repita.
Um abraço.
Que pena não estar aí para estas festas festas populares,comer essas sardinhas tão apetitosas e beber com o pessoal.
ResponderEliminarUm abraço a todos
Assim e que e, em Infias creio que tambem houve algo do genero e ate me convidaram, mas pela distancia nao e possivel, sera no proximo ano se D*us quizer!
ResponderEliminarContinuem a manter as tradicoes, pois depois de perdermos a nossa moeda e quase a independencia e a unica coisa que nos sobra!
Um abraco de amizade.
Bom Dia a todos:
ResponderEliminarJá aqui disse que se faziam coisas fantásticas noutros tempos, mas afinal a ver pelas imagens, também agora se fazem, o que deve ter agradado ao Santo pelos cheiros e pela alegria que lhe chegavam.
Que para o ano se repitam estas comemorações em honra dos Santos Populares, que como diz Al Cardoso ainda são as nossas ancestrais tradições que são a nossa imagem de marca.
Parabéns a todos os que promoveram esta noite e a quem a viveu.
Olá a todos.
ResponderEliminarEstes eventos espontâneos, não obedecem a qualquer programa definido, apenas se arranja o rosmaninho durante o dia anterior ao dos santos populares para se fazer a fogueira na noite que o antecede.
Tem a grande virtude de ser uma festa de todas as idades como vemos nestas fotos, a alegria que se vê nas crianças que saltam a fogueira, é a mesma que se vê nos “jovens” de 70/80 que também fizeram o seu pezinho de dança.
Para aqueles que não conhecem o cheiro/aroma do fumo do rosmaninho, convido-o a juntar-se a nós nestes dias
É verdade, o sucesso destes improvisados eventos populares animados dependem mesmo do espírito dos presentes, pois é o povo que faz a festa.
ResponderEliminarSe antigamente havia muita juventude e a mocidade era quem mais animava a festa, hoje os tempos são outros e é muito bonito ver os jovens de 60/70/80 anos a dar o seu contributo e fazer-nos recordar as coisas boas que aconteciam nesta época, transmitindo com isso também aos mais novos os nossos costumes.
É assim mesmo...toca a animar sempre com muita tradição à mistura, os tempos mudam, mas as tradições são para manter, pois são a nossa identidade!
Cumpriu-se mais uma tradicional noite de S Pedro, que fecha o ciclo das festas populares do mês de Junho e que esteve bem frequentada, muito animada e muito aromática, assim como estiveram as de homenagem ao Santo António e S João.
ResponderEliminarCumprimentos a todos
Que em 2011 se cumpra de novo a tradição!
ResponderEliminar