Notícia SIC - Jornal da Noite - 02.06.2010:
Esta notícia que vi na SIC é um desconsolo que faz doer a alma. A confirmar-se o fecho das escolas com menos de 21 alunos, escolas como a de Dornelas pode encerrar portas. E se há freguesia que não deve ter a sua escola encerrada é Dornelas, pela sua história, pela localização e porque é em Dornelas que as crianças de Forninhos dão os primeiros passos na aprendizagem e têm no jardim infantil as suas primeiras experiências de socialização.
A concentração de uma única escola em Aguiar da Beira, a meu ver, vai acentuar o despovoamento e dificultar ainda mais o desenvolvimento das aldeias que estão no extremo da sede do concelho. Senão vejamos:
As nossas aldeias estão a ficar vazias e desertas e das várias causas que provocam este despovoamento silencioso, o encerramento das escolas é uma delas, porque os jovens pais acabam por partir à procura de uma vida melhor para os seus filhos e, assim, ficam as aldeias vazias de pessoas dinâmicas e activas. Subscrevo na íntegra as palavras do Sr. Presidente da JF de Dornelas: quem é que vai querer investir? Quem é que vai querer viver numa freguesia onde não existe escola para os seus filhos?
A velha, mas sempre actual canção de Adriano Correia de Oliveira... "Este parte, aquele parte e todos todos se vão. Galiza ficas sem homens que possam cortar teu pão..." falava da emigração, mas podia-se aplicar à desertificação.
Há que evitar, portanto, mais partidas.Espero que desta vez o Sr. Presidente da CM AGB, os autarcas das respectivas freguesias e os das freguesias das crianças deslocadas, inclusive Forninhos, não cruzem os braços, porque até pode ser difícil impedir o que quer que seja decretado neste país, mas não é impossível!!
Olá a todos.
ResponderEliminarEste é um post. que não gostava de ver aqui.
Ontem , a escola de Forninhos, hoje a de Dornelas. Custa-me a acreditar numa coisa destas.
Julgava que a escola de Dornelas tinha mais de 20 crianças, seja como for, as autarquias têm de fazer tudo e mais alguma coisa para manter esta escola em funcionamento.
Ainda não é facto consumado, por isso tenho fé que não feche.