Seguidores

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Este parte, aquele parte e todos se vão...

à porta da escola de Dornelas

Notícia SIC - Jornal da Noite - 02.06.2010:

Esta notícia que vi na SIC é um desconsolo que faz doer a alma. A confirmar-se o fecho das escolas com menos de 21 alunos, escolas como a de Dornelas pode encerrar portas. E se há freguesia que não deve ter a sua escola encerrada é Dornelas, pela sua história, pela localização e porque é em Dornelas que as crianças de Forninhos dão os primeiros passos na aprendizagem e têm no jardim infantil as suas primeiras experiências de socialização. 
A concentração de uma única escola em Aguiar da Beira, a meu ver, vai acentuar o despovoamento e dificultar ainda mais o desenvolvimento das aldeias que estão no extremo da sede do concelho. Senão vejamos:
As nossas aldeias estão a ficar vazias e desertas e das várias causas que provocam este despovoamento silencioso, o encerramento das escolas é uma delas, porque os jovens pais acabam por partir à procura de uma vida melhor para os seus filhos e, assim, ficam as aldeias vazias de pessoas dinâmicas e activas. Subscrevo na íntegra as palavras do Sr. Presidente da JF de Dornelas: quem é que vai querer investir? Quem é que vai querer viver numa freguesia onde não existe escola para os seus filhos?
A velha, mas sempre actual canção de Adriano Correia de Oliveira... "Este parte, aquele parte e todos todos se vão. Galiza ficas sem homens que possam cortar teu pão..." falava da emigração, mas podia-se aplicar à desertificação.
Há que evitar, portanto, mais partidas.
Espero que desta vez o Sr. Presidente da CM AGB, os autarcas das respectivas freguesias e os das freguesias das crianças deslocadas, inclusive Forninhos, não cruzem os braços, porque até pode ser difícil impedir o que quer que seja decretado neste país, mas não é impossível!!

1 comentário:

  1. Olá a todos.
    Este é um post. que não gostava de ver aqui.
    Ontem , a escola de Forninhos, hoje a de Dornelas. Custa-me a acreditar numa coisa destas.
    Julgava que a escola de Dornelas tinha mais de 20 crianças, seja como for, as autarquias têm de fazer tudo e mais alguma coisa para manter esta escola em funcionamento.
    Ainda não é facto consumado, por isso tenho fé que não feche.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.