Seguidores

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Umbilicus Rupestris


Umbilicus Rupestris (designação científica) – é uma planta abundante na nossa terra, principalmente nos períodos mais chuvosos e húmidos, aparecendo aos molhos em paredes de granito pouco ensolaradas, muitas vezes em associação com outras plantas e líquenes, como o musgo.
Após uma breve pesquisa na internet fiquei a saber que em algumas regiões do país esta planta designa-se de cócilho, coucilho, concilho, umbigo-de-vénus. E, em Forninhos como se designa?
Também fiquei a saber que o “cócilho” tem propriedades medicinais, no tratamento de queimaduras, frieiras e feridas!

4 comentários:

  1. Na minha terra estas plantas são conhecidas como sombreirinhos.Eram usadas para o tratamento de calosidades e feridas.

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos.

    No meu tempo de criança, estas plantinhas eram usadas pelas meninas para fazerem o caldinho nas brincadeiras de criança.
    Chamávamos a estas plantas, pampilros ou coisa parecida. Também as usávamos para a cura das feridas, só não sei se faziam bem.ou mal.

    ResponderEliminar
  3. Boas para todos :D

    Esta planta era também utilizada nas minhas brincadeiras infantis, principalmente quando florida, já que nessa altura dá umas coisinhas parecidas com arroz/estrelinhas, era usada para “cozinhar” arroz e canjinha, mas não me recordo haver um nome próprio para a designar.

    Quanto às propriedades curativas dizem que a sua seiva era utilizada como hoje é utilizado o betadine (??!!).

    ResponderEliminar
  4. Pelos vistos existe uma boa série de nomes para designar esta planta, tais como:

    Cócilhos, Coucelos, Chapéus-dos-telhados; Cochilros; Conchelos; Copilas; Couxilgos; Orelhas-de-Monge; Sombreirinhos-dos-Telhados; Umbigos-de-Vénus, mas parece que o nome usado em Forninhos é o de Carpilos (será???). O Sr. Eduardo aponta para pampilros ou coisa parecida...pampilros/carpilos +ou- (?).

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.