Seguidores

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Igreja Matriz


As obras, os arranjos, melhoramentos, realizados em 2009 na Igreja Matriz são elogiados pelos forninhenses. Mas...Bem sabemos que nunca é bom o corte de árvores e ao que julgo saber, neste caso, não será assim tão grave o corte da árvore que plantaram em frente à entrada principal da nossa Igreja, pois a mesma (como podem ver) retira visibilidade e esconde a beleza da Igreja. Além disso, com o crescimento desta árvore, as raízes da mesma poderão danificar o chão e o muro existente. Esta é a opinião de algumas pessoas com quem me tenho cruzado.

S.M.O. (salvo melhor opinião), qual é o Vosso Parecer?

7 comentários:

  1. Olá a todos
    Realmente é uma pena esta árvore
    estar a tapar a nossa igreja , deveriam na ter plantado mais ao lado agora a melhor solução realmente sera corta lá...

    ResponderEliminar
  2. Também partilho da mesma opinião e como refiro no intróito tive a oportunidade de me cruzar e recolher alguma informação sobre o corte desta árvore, pois a intenção era de já o ter sido feito aquando do conjunto de intervenções das obras de conservação da Igreja, que recorreram no início do ano de 2009.
    No entanto, todos sabemos como na nossa aldeia funcionam as coisas!!! Existe uma mentalidade de autoridade enraizada num grupo de pessoas,que logo se opuseram...no mínimo estranho...pois em tempos idos não se manifestaram, não se opuseram e não se coibiram de cortar a cerejeira!

    Adiante…

    Numa altura em que tanto se fala na conservação do património, que tal mostrar a essas pessoas que é preciso dar também importância à imagem e às memórias religiosas (assinalar o cemitério que existiu na Igreja Matriz e de S. Pedro, por exemplo), não só porque oo nossos antepassados o merecem, mas também como forma de apresentarmos aos turistas que nos visitam uma imagem “clara” da nossa riqueza patrimonial: histórico e religioso.

    Têm tanto espaço para plantar árvores, penso que não é nenhum “choque” proceder-se ao corte de uma árvore que está a tapar a beleza de um monumento da freguesia que até é o mais visitado pelos forninhenses e por aqueles que nos visitam!

    S.M.O. é este o meu Parecer!

    ResponderEliminar
  3. Boa noite a todos.

    Quem plantou a arvore neste lugar, de certeza que não tinha intenção de tapar a vista da igreja, não deve ter pensado nisso sequer, mas agora verifica-se que realmente está mal colocada, sendo assim, porque não cortá-la? A árvore ainda está pequena, não é nova, não tem valor patrimonial, não entendo tanta polémica.
    Agora está despida de folhas, ainda se vê a igreja mas quando estiver vestida, tapa quase completamente as vistas de frente.
    Um apelo aos responsáveis.
    A igreja merece.

    ResponderEliminar
  4. Realmente não se percebe tanta polémica e até acho preocupante o porquê de estarem a pôr entrave ao corte da árvore, já que nem sequer se trata de um acto “revolucionário” e único na nossa aldeia. Não cortaram as mimosas que existiam nos terrenos cirundantes? Estas espécies apesar de muito bonitas (a meu ver), cortaram-nas sem qualquer problema, é certo que são invasoras e expandem-se por todo o lado…mas não me lembro terem consultado quem quer que seja para procederem ao seu corte!!! Se o N.Pároco os membros da Igreja(Fabriqueira) decidirem cortá-la acho muitíssimo bem!

    Também se repararem bem, existe uma outra árvore ao lado desta, também mais ou menos da mesma tenra idade, se crescerem juntas o problema de visibilidade será maior, além de que as raízes de ambas irão danificar o chão e muro!

    ResponderEliminar
  5. Que andam a fazer os menbros da igreja que não fazem esse abate,já devia de estar cortada á muito tempo.

    ResponderEliminar
  6. Antes cortavam árvores a torto e a direito por isso não entendo porque tanta coisa por causa desta.A outra dizem que secou ou fizeram-na secar e agora estão com coisas.Cortem a árvore e mais nada!

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos
    Se já a mais de 25 anos foi cortada uma cerejeira no passal só porque as crianças iam lá comer as cerejas. Porque é que não se deve cortar uma arvore que esta a tapar a visualidade da igreja. Arvore essa que ainda é jovem, não é nenhuma arvore centenária, por isso a perda não é assim tanta e poderá sempre ser plantada outra arvore em outro local.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.