Seguidores

sábado, 14 de maio de 2016

Forninhos: Festa do Espírito Santo

Está a chegar o dia do Espírito Santo. Porventura uma das romarias mais singulares e veneradas pelas aldeias vizinhas que guardavam para na altura cumprir, promessas, numa intensidade de fé e caridade que ainda hoje subsistem.
No singelo santuário de Nossa Senhora dos Verdes, com bom ou mau tempo, ainda hoje, se pede e agradece, a Nossa Senhora, o fecundar e colher dos abençoados frutos da terra.
Eram armadas procissões pelas diversas irmandades da região, umas subindo ou outras descendo, montes e vales, mas saindo da sacristia, cansadas e felizes com a estampilha  no peito ou na dobra do chapéu!
Haviam cumprido o voto!



Hoje fiquei triste ao ver o cartaz das festividades, não pelo reinadio arraial que promete, mas pela ausente referência para com a Irmandade de Sezures/Esmolfe, a Irmandade mais antiga e fervorosa, a mais sofrida nas suas vindas de gentes apeadas, sempre com mulheres que trazem flores mais campestres a Nossa Senhora e a quem Forninhos e em sua homenagem, colocou um cruzeiro na entrada da paróquia.
Que esta nobre gente não leve a "desfeita" muito a peito, deve ter sido por mero acaso este erro crasso da comissão de festas, de outro modo, tal seria incompreensível.

Votos de uma linda festa para todos!

22 comentários:

  1. Que seja uma óptima festa. E oxalá esteja bom tempo sempre é mais agradável.
    Um abraço e bom fim de semana.


    À margem:
    Amigo, em tempo, disse-me que queria adquirir o meu livro. Além do meu exemplar tenho outro que pus de parte nessa altura. Se ainda estiver interessado, mande-me a morada para aqui.
    elviracarvalho328@gmail.com
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Elvira.
      Nao tive o sortilegio de este ano estar presente, mas tanto quanto sei, a festa tem estado a decorrer em sintonia com os seus pergaminhos ancestrais, num dia bonito e cheio d calor.
      Um bem haja pela sua simpatia e generosidade e claro, estou super interessado no seu livro.
      Abraco.

      Eliminar
  2. Que seja uma linda festa e tomara seja bem aproveitada! abraços, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chica
      Os seus desejos estao a ser realizados.
      Muita fe, tempo maravilhoso e merendas por entre os pinhais ao som das concertinas.
      Uma festa bonita e que honra a tradicao.
      Abraco.

      Eliminar
  3. É verdade, à entrada da paróquia (à entrada morava o "Rei Pedro" e à saída o Raposo) Forninhos colocou um Cruzeiro em honra dos povos de Sezures e Esmolfe, embora lhe queiram agora chamar "Alminhas da Avenida Principal"!!!!
    O cruzeiro já lá está desde o tempo do Sr. Pe. Albano (anos 40) e pela sua fidelidade foi afixada em 1995 uma lápide com a seguinte inscrição "EM HOMENAGEM AOS POVOS DA FREGUESIA DE SEZURES E ESMOLFE SUA FIDELIDADE AO VOTO E À DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DOS VERDES. 5.6.1995".
    Porque se esqueceram, este ano, destes povos, palavra que não sei...de qualquer forma parabéns aos mordomos que, com querer, mantêm viva esta tradição secular e que S. Pedro traga bom tempo e recompense a entrega de todos e o trabalho dos mordomos.
    Boa Festa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esquecidos ou erro tipografico (acredito mais nisso), o certo foi que a Irmandade de Sezures/Esmolfe, a mais antiga e fervorosa vinda afinal de outro concelho e distrito, se alheou a "pormenores", sendo como costume a primeira a cumprir o voto. A fe que neles continua intacta, continua a passar por entre geracoes.
      E o S. Pedro foi amigo, contrariando o desejo tornado publico e comentado na aldeia de uma determinada "vedora" pronunciar a "maldicao" de tempo de chuva e escuridao, para nao se verem as teias de aranha que por vezes "vestem" o interior do santuario da Senhora dos Verdes.
      Que a Senhora lhe conceda o milagre de iluminar a mente, pois que o fisico ficou tacanho e nem um milagre algo lhe acrescenta.
      Quanto ao cruzeiro, pouco a acrescentar. Esta la e basta ver a inscricao que nao engana e, sortilegio de Forninhos, ainda bem que os "doutos" nao mudaram a inscricao para comodidade da "Coisa".
      Um bem haja aos mordomos pela entrega e sacrificio e votos de boa festa que sei estar a correr a preceito.

      Eliminar
  4. 2.ª Feira do Espirito Santo, a festa de Forninhos de que mais gosto, não só pelo almoço nos arredores do Santuário, como das procissões das irmandades das povoações vizinhas e devotas a esta Santa.
    Não faço a mínima ideia, do porquê, a Irmandade de Sezures não está mencionada no cartaz festivo mas presumo que seja erro tipográfico, caso contrário mais uma falha dos mordomos. Estive presente no dia da procissão do Voto e vi (e muita gente) duas falhas desta comissão de festas, na capela o quadro alusivo ao voto, não estava presente, e no altar secundário, uma grande teia cheia de insetos mortos. A acrescentar a isto, eu pessoalmente, no ano anterior não gostei de ver o toldo sombrio, da festa do Espírito Santo à de Agosto, colocado no Santuário, onde foi visível o seu estrago. A mim e aos meus parceiros, deu-nos bastante trabalho a repará-lo. Isto não é uma critica de maldizer mas, sim de reparo. O legado de uma Comissão de Festa, é para levar em consideração, penso eu.
    Que seja uma boa festa e que tudo corra bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, pelos vistos no dia de Santa Cruz cumpriu-se a tradição, mas sem o Ex-Voto!
      Engraçado que destas falhas a comunidade da chaminé nunca fala. A partidarite política tem destas coisas!
      Quanto a teias de aranha, pode acontecer; se há um reparo não têm de levar a mal, como aconteceu, ao ponto de uma mordoma desejar um dia bem escuro para o povo não ver os altares e tudo o resto. Infelizmente em Forninhos é sempre assim, hão-de sempre entender que ambições de melhoria são críticas de maldizer.

      Eliminar
    2. Para o amigo Henrique.

      Comungo contigo ser a festa religiosa mais linda que temos em Forninhos e arredores.
      Tenho neste blog, registos simples da fe de pessoas que reservam nas suas lides campestres este dia especial para venerar, pedir e agradecer.
      Comungo contigo as "falhas" e pessoalmente nao posso ir mais longe por nunca ter sido mordomo e sentir na pele o sacrificio como no teu caso, e de outros que fazem com que a tradicao nao se perca.
      Mas a procissao mais "velha" esteve com a mesma dignidade. No mesmo ritual ancestral e tive imensa pena de nao estar presente.
      De nao trazer uma santinha ao peito, de rever o tio Ilidio do Prado com ela na fita do chapeu, os ramos das senhoras de Sezures e Esmolfe com flores do campo, o arrumar da Irmandade de Penaverde vindos dos lados dos Valagotes, aguardando a chegada do padre junto ao cruzeiro para os levar para a capela e tanta coisa.
      Que nunca se tente transformar esta festa numa feira, para isso pode ficar a de 15 de Agosto.
      Mas a capela deve e pode estar sempre bonita, pois Voto de quem vem tal cumprir, requer as coisas a preceito.

      Paula

      Fizeste parte da comissao de festas na altura do Henrique e presenciei o modo como se desdobraram com noites mal dormidas, tal como esta comissao, nao tenho a menor duvida, todos com o mesmo objectivo, dignificar.
      Essa mordoma, tem tanto de dignidade como tem de centrimetros, pouca coisa, embora musica nao lhe falte e comungue, coma e beba com o clero, a nobreza e o povo.
      Deus nos livre de a ter como a proxima "Presidenta" do Centro Social e Paroquial de Forninhos.
      Depois digam que nao avisei...
      A festa correu bem, em paz e alegria e parabens a todos!

      Eliminar
  5. Este fim de semana foi a festa de maio...com procissão das velas!
    Sei que a festa do Espírito Santo se festeja em várias localidades!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi a preceito, linda na sua dignidade, embora muito velhinha.
      Curiosamente com o tempo, por aqui ainda se encontram gestos em pessoas de mais de seculo e meio, vindas a pe com um ramo de flores, colhidas nos montes muitos quilometros atras.
      Porventura uma homenagem nao apenas para a Senhora, mas para os seus pais e avos, que este caminho faziam.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Imagino esta linda festa! Pena o esquecimento a que se referiu!! Coisa desagradável que às vezes acontece...
    O Espírito Santo é Maravilhoso!...
    Um grande abraço p vcs e uma boa semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta festa tem de ser vivida "in loco".
      Tirando um pouco de musica tradicional no recinto da capela, o que transborda enche a alma.
      A chegada das Irmandades de terras proximas, vestidas e alinhadas a preceito como manda a tradicao, sincopadas nas suas rezas em que calcorreiam mais de um quilometro para no final darem a volta a capela, cada qual de sua vez, ate o Voto ficar cumprido.
      Tudo isto num cenario maravilhoso no sope da serra.
      Depois da missa, a zona envolvente recheada de alegria no meio dos pinheiros, o cheiro das merendas onde nao faltam os bons pasteis de bacalhau, caseiros, queijos, chouricas, filhoses e tantas, tantas iguarias.
      O Espírito Santo é Maravilhoso!...
      Abracos.

      Eliminar
  7. Boa noite amigos de Forninhos,
    Não haja dúvidas que a vossa aldeia foi sempre muito rica nessas tradições religiosas assim como por todo o Norte de Portugal. A festa do Espírito Santo é muito significativa e merece ser cebrada.
    A festa entretanto já passou.
    Só posso acrescentar: que o Espirito Santo a todos ilumine e proteja.
    Beijinhos,
    Ailim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acima queria dizer celebrada. Bjs

      Eliminar
    2. Boa noite amiga Ailime.
      Nos por aqui, temos o prazer imenso de a conhecer pessoalmente e a sentir como uma forninhense pela coragem que nos vem incutindo para seguir em frente, sabendo quanto dificil esta tarefa. Bem haja.
      Mas como reza o ditado, "quem corre por gosto nao cansa" e muito menos de forma recorrente trazermos as nossas festividades endogenas com particular realce para a do Espirito Santo, que alem de secular e mantendo a sua matriz, continua transversal nas suas raizes para com os devotos que palmilham na continuidade dos seus antepassados, quilometros com ramos de flores e as melhores vestimentas para em primeiro agradecer e apenas depois pedir para o ano seguinte.
      Passou a festa, mas fica a ansiedade da seguinte.
      E a fe que move tantas gentes, apesar de um normal dia de semana, de trabalho, mas sempre crentes em que o Espirito Santo a todos ilumine e proteja.
      Beijinhos.

      Eliminar
  8. ...........
    A 31 de Maio , Nossa Senhora da Boa Esperança, vai percorrer o lugar onde nasci ha cinquenta anos !
    Um ano coube-me ajudar a levar a Imagem pelas ruas ingremes
    do" meu pitoresco lugar " ! O meu berço .
    O lugar onde nascemos está sempre no nosso coração.
    Mesmo que nele passássemos amarguras e injustiças é sempre o nosso lugar !
    Admiro quem promeve a sua terra, a sua aldeia , o seu lugar
    " com unhas e dentes" .Como aqui assisto há quase um ano .
    Parabéns pela Fé !! Acreditem . A Vida terrena é curta demais
    para tanta " chatice " !


    Abraço
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, amigo Gouveia.
      O nosso "lugar" fica para todo o sempre.
      "O lugar mais lindo do mundo,
      fica mesmo junto do mar,
      onde sussurram as ondas,
      e as sereias se põem a cantar"
      Por tal e entre a fe no acreditar, ha que continuar...
      Um abraco.

      Eliminar
  9. ........
    Permita - me Caro Xico , a inconfidência .
    Há dias estava a falar com um Minhoto , com mais de 80 anos,
    que tem vários restaurantes em Lisboa .
    Uma " escola de vida " aquele senhor !!!
    A certa altura,falámos de fé ,das origens de cada um,da mãe e do pai de cada um ,tão estranho como verdadeiro, o homem com naturalidade, disse-me :
    " quem sabe se não será Ela (referia-se a minha mãe !! ) que está a guiá-lo na fé , no seu dia a dia...."
    Aquilo abalou o meu dia !! Cresci . Foi Bom. Fortificou-me !

    Abraço
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma belo pensamento, amigo Gouveia.
      Que fortalece!
      Abraco.

      Eliminar
  10. Apenas fiquei a saber da existência dessa aldeia que adorava conhecer, depois de conhecer o vosso blog.
    Quanto à procissão e o não participação da Irmandade de Sezures/Esmolfe, não houve ninguém que falasse?
    Aceitam tudo que fazem?
    Espero que a festa não tenha sido estragada e que alguém tenha dito algo à organização das festas.
    Detesto injustiças.
    Desculpem o desdabafo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Elisa.
      Conhecer Forninhos vale a pena embora nao venha nos roteiros turisticos, mas mantem aquele misticismo de aldeia do Portugal profundo.
      Quanto a Irmandade, falar falaram e por tal tivemos do facto conhecimento e aqui o tornamos publico, mas correu tudo pelo melhor, na maior harmonia e sem ressentimentos, pois este ritual
      de profunda religiosidade, vai mais alem do que a publicidade.
      Mas nao foi bonito...
      Beijinho.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.