Seguidores

domingo, 8 de maio de 2016

Forninhos - Construção da Igreja

No século XIV não existia, pois no documento do tempo de D. Dinis que enumera as igrejas em 1320, não há qualquer referência à Igreja de Forninhos (aparece, sim, a igreja de S. Pedro de Penaverde, que penso era a capela de S. Pedro do actual território de Forninhos).


Mas já existia em 1634, já que o primeiro registo de baptismo de que há conhecimento é desse ano e os primeiros casamentos e óbitos são registados em 1635 (vide Doc. acima).
E, em 1675, um relatório diocesano (Arquivo Distrital de Viseu, Avulsos, cx.6, doc. 2, fl. 11) refere o seguinte: 
“Igreja de Forninhos, invocação de Santa Marinha curato anual filial da Igreja de Penaverde tem sacrário 2 altares collateraes invocações de Jesus e de N. Sª Pessoas maiores 171, menores 44. Está suficientemente ornada com o que se proveo em visita.”
Nota: De referir que na época, Igreja era muitas vezes sinónimo de Paróquia e Forninhos era paróquia, com uma particularidade, era anexa (curato) de Penaverde e competia ao pároco de Penaverde nomear o pároco de Forninhos.
Como podem ver, a fonte de 1675 revela que à época a igreja estava suficientemente ornada e servia perfeitamente a população (constituída por 215 pessoas), uma vez que o visitador nada diz sobre a circunstância de a igreja ser pequena. No entanto, em documento de 1734,  que podem visualizar aqui, já outro visitador anotou que "He cousa pouca não convem estar ali igreja pode ir a Ornelas, ou a Matança - Dandose algua cousa pelos currãres, mas não a Ornelas por serem Abbas anexas a Pena Verde."
A população cresceu, pois em 1758, nas memórias paroquiais já se contavam 270 pessoas, e o cura de Forninhos respondia: "A paróquia está próxima ao povo. Hé orago de Santa Marinha, tem o Altar mor e dous colaterais.".
E em 1801 (censo de 1801), o número de habitantes ascendia a 356 pessoas e então percebe-se porque se tornou necessário dotar a paróquia de um templo que se adequasse à demografia da localidade. Isto foi em 1797, como se pode ler no documento de registo dos requerimentos e licença que se passou para se benzer a Igreja e a Capellamor do lugar e freguezia de Forninhos, que hoje n'O Forninhenses se publica na íntegra:


No entanto, os autores da "Monografia de Forninhos", em 2013, referem a páginas. 121-122: "A construção da Igreja deve remontar a 1731 se atendermos à inscrição patente no cocheado que compõe o portal do templo, que se define arquitetonicamente como um edifício de nobres proporções refletindo influências estilísticas de transição entre o barroco e o rococó."
Pergunta-se: a data que encima a porta é 1731 ou 1797? 
Afinal donde é que veio esta data?
Para mim, o 1731 pode ter vindo do folheto distribuído aquando da caminhada da natureza, de 8 de Agosto de 2010; é que nos "Pontos de Interesse" a Junta de Freguesia escreveu isto: "IGREJA MATRIZ DE SANTA MARINHA - A data provável do actual imóvel é de 1731, do estilo barroco e rococó".
É fácil confundir o 9 com o 3, basta um pouco de erosão da pedra na 'bolinha' do nove para se confundir os dois números; quanto ao 7 e ao 1, por vezes é difícil distingui-los, uma vez que apresentam formas gráficas semelhantes no séc. XVIII. 
Os de Forninhos, se quiserem, que vão lá ver ou vejam a foto inserida na pág. 123 e digam o que leram!
Mas ainda que achem que inscrição do concheado seja 1731, como é que historiadores e arqueológos que dizem ser de "alto gabarito" não se guiaram pelos factos, pelos documentos existentes? 
Como é possível que a paginas 121-122 digam que a construção da igreja de Forninhos deve remontar a 1731, se  o único documento que testemunha a construção da igreja (a actual) é este, de 1797?!
Existiu um templo em Forninhos anterior a 1797, disso não temos dúvidas, mas não há qualquer prova que remonte a 1731.

Contributo documental importante de João Nunes.

18 comentários:

  1. Fui ver a foto inserida na pág. 123 e não consegui ler a data!
    Alguem consegue, pergunto? Nao consigo, porventura por nao ser um "Douto" visionario iluminado.
    Avançar que a construção da igreja de Forninhos deve remontar a 1731 é de loucos, se tinham a informação que em 1675 a Igreja de Forninhos já existia e há o documento de 1797, é porque a actual igreja foi construida em 1797.
    Possivelmente a nossa igreja foi construida na primeira metade do sec. XVII, pois há tambem noticia que pelos Tribunais do Santo Ofício passou um membro do Clero, Paulo Pais, Padre-Cura da Igreja de Santa Marinha de Forninhos, natural de Fornos de Algodres, mas morador em Santa Marinha de Forninhos, o qual foi acusado, em 16 de Abril de 1617!
    Quanto mim a gravidade assenta na ligeireza de estudos primarios sobre esta importante componente religiosa, denegrindo a historia de uma paroquia como querendo acima de tudo, ficarem no seu registo historico como "descobridores".
    Perante factos, faltam argumentos, basta ler...
    Parabens por este registo historico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou em meados do séc. XVI.
      A data de 1731, repito: só pode ter vindo do folheto distribuído pela Junta aquando da caminhada da natureza, a 8 de Agosto de 2010, porque ninguém consegue ler que é 1731 que encima o portal da entrada.
      A actual igreja foi construída em 1797 e não 1731 (o documento publicado é a prova suficiente que foi efectivamente construída nesta data); depois no séc. XX, é que houve grandes obras, foi subido o corpo da igreja e colocados os sinos, anos 50, ainda há muitas pessoas que podem testemunhar estas obras. É só perguntar. As pedras da igreja também o dizem, basta olhar.
      Não havia necessidade de inventar nada!

      Eliminar
  2. Paula e Xico, o meu forte abraço...
    Gosto de ver essas construções de Igreja tão antigas e resistentes, bem construídas...
    Uma pesquisa e um estudo minuciosos!...
    Boa semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anete. O que nos foi legado pelos nossos egrégios avós merece registos fidedignos.
      Cont. boa semana.
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Parabéns por mais um ( enorme !! ) detalhe do Património de Forninhos....
    A História de Portugal deve certamente registar muitos casos destes...
    Uma mãe ( assisti eu ) há cerca de dois anos, dizia ao filho com pouco mais de seis anos, frente ao Coche de D Carlos I , em Belém ,que Portugal nunca mais foi um país"em condições ", " de sorte" por ter feito mal a um Homem Bom " Bom Rei" ..
    Achei curioso !!O certo é que atropelamos a Histôria com uma
    facilidade preocupante ?!!

    Abraço
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E Forninhos merecia melhor sorte!
      O documento publicado sugere que foi construída uma igreja de raiz. No registo de 1797 refere-se que “os moradores da dita freguezia porquanto se estão servindo da capela mor velha, que fica a hum lado da nova Igreja, aonde não cabe a quarta parte da Freguezia”. Ou seja, ao invés de se requalificar o existente, foi construído um templo novo. Isto foi feito em 1797 e não 1731.
      Mas em vez de seriamente se pesquisar nos Arquivos, foi mais fácil ir na conversa de alguém que um dia se lembrou de dizer que a igreja de Forninhos remonta a 1731!
      No edifício da igreja a única data perceptível até é 1797. Enfim...

      Abraço.

      Eliminar
  4. O problema em Forninhos é que a maior parte das pessoas, se está marimbando para estas coisas. O livro mencionar que a igreja foi construída em 1700 ou 1800, não importa. Festas com comes e bebes de preferência à borliu, isso sim. Lamento dizer isto mas é pura verdade e não vai mudar nos próximos tempos, pelo menos enquanto a cotação do voto estiver em alta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema de Forninhos é que a maior parte das pessoas é fanática com comes...ou sem bebes!
      Esclarecida a data da construção da Igreja e outras coisas mais...só por fanatismo podem continuar a dizer que "o livro" é fantástico!
      É fantástico, sim, porque feito na base da imaginação e da fantasia!
      Abraço.

      Eliminar
    2. .......
      Houve um tempo em que me dediquei a tentar descobrir
      a origem de certos nomes de ruas e travessas da (s) minha( s) cidade(s) !! Isto depois de participar num programa da RR do Oscar Daniel ,entre as 00h/02 h em 2009/2011 .
      Travessa da Carne Azeda , Beco do Pao Duro , Travessa do Forno, Etc. Pessoas com 70/80 anos com morada há
      60 nesses lugares e cantinhos ,desconheciam a origem dos nomes ! Diziam-me que já assim se chamava,quando
      para lá foram viver! Pouca pouca gente se interessa
      verdadeiramente por essas questões.Não é só Forninhos
      a"padecer"desse mal.Nos comes/bebes idem/aspas/aspas.
      Á borla temos o expoente máximo : A feijoada na Ponte
      Vasco da Gama . Quando a comida não deu para todos !
      Sobre a nossa "Verdadeira História" a " batalha" está
      perdida ( ?), comer á borla não faço ideia como será dentro de 30/50 anos ??
      A Campanha do prof Marcelo abriu um ciclo diferente !
      Nada de " festa" , fogo , bandeiras ou música .Sinal
      de que as coisas podem mudar.Os nossos filhos e netos já não irão atrás de romarias para o engodo do voto ? Chegará ao Poder Local ?

      Abr
      MG

      Eliminar
    3. A sabedoria política dos Romanos é que inventou a fórmula: para manter o povo calmo, amorfo, bastava dar-lhe diariamente panem et circenses.
      Mas a minha pergunta é: será isto suficiente dentro de meia dúzia de anos?
      Há gente em Forninhos que são de olhão e em troca de votos podem querer daqui a 1, 2, 3...anos também hectares e hectares de terra que são da freguesia!
      Carradas de pinheiros já alguns levaram!
      Abr/Paula.

      Eliminar
  5. Boa tarde Paula,
    Mais um valioso contributo para que a verdade dos factos seja resposta!
    Talvez o desgaste de que fala possa ter contribuído para que certas informações estejam deturpadas.
    No entanto como refere há notícia de que a Igreja de Forninhos já existia em 1675.
    Que o seu artigo resultante de uma investigação persistente dê bons frutos.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com o desgaste facilmente se confunde o 3 com o 9 e o 1 um com o 7, mas se há um relatório diocesano que prova que igreja de Forninhos já existia em 1675 e um documento que prova que o ano da construção da actual igreja é 1797, como aparece o 1731?
      Para a edificação de uma igreja ou capela tinha de ser concedida licença e só gente utópica é que acha que os de Forninhos construíam uma igreja em 1731 e outra em 1797!
      1731 foi só mais uma invenção!
      Beijinhos/bom fds.

      Eliminar
  6. Uma vez mais os documentos antigos e os nodernos, não estão de acordo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, no caso, só por falta de capacidade de pesquisa!

      Um abraço tb.

      Eliminar
  7. Penso que em muitas freguesias acontece o mesmo.
    Grandes interesses abafam a realidade.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Grandes interesses abafam a realidade", por tal, os forninhenses têm que estar mais atentos e unirem-se contra os aproveitamentos e oportunistas.

      Beijinhos, bom domingo!

      Eliminar
  8. O vosso interesse é fascinante!
    Qualquer dia vou fazer pesquisas sobre a aldeia que me viu nascer...cujas histórias parecem perdidas na memória dos mais velhos da aldeia!
    Bj amigo e obrigada pela visita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faça isso Graça. Para os mais novos poderá não dizer muito, pois não o viveram, mas sempre ficam a saber como era.
      Beijinhos.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.