Seguidores

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Padroeira S. Marinha - o presente e o passado

Como a nossa padroeira "veste" desde 2013 cor diferente, a si leitor deixo o presente e o antes para, se souber, nos explicar/informar o porquê desta transformação, o porquê de pinturas diferentes, o porquê da não manutenção da cor...de gerações.

O presente...


O antes, bem próximo no tempo...


No entanto, em Agosto do ano passado, disse-me uma pessoa, em Forninhos, que a imagem restaurada ainda será alvo de mais um aprimoramento, com a aplicação de umas pedrinhas brilhantes no manto. Acredito que seja verdade, todavia nunca se sabe...pois ainda estão por aplicar!

***
Para melhor conhecer a história e vida desta virgem nascida em Braga visite o post: Memórias 1965: Procissão de Santa Marinha. Vá lá, seja curioso(a). É só clicar  aí no azulinho.

33 comentários:

  1. É, Paula, é importante que nas restaurações se conservem o máximo o original! É superdifícil, mas fundamental...
    Um beijo... Muita paz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os últimos restauros mudaram o estado das coisas, para melhor, pelo que enquanto a pintura da imagem se mantiver brilhante, tudo é belo como está, pois é isso que vale em Forninhos, Anete.
      Beijos**

      Eliminar
  2. Gostei de ver lá a procissão, em fotos já amareladas pelo tempo, mostradas! E como está linda hoje e tomara ainda recebe os aprimoramentos! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas velhas fotografias fazem lembrar uma poesia de Rayma Lima:

      Velhas fotos, lembranças do passado,
      amareladas com o tempo, mas trazem ao nosso coração
      recordações do que fomos
      ...
      Hoje tudo é diferente,
      o mundo modernizou,
      a tecnologia veio e ficou,
      mas as velhas fotos, jamais perderão o valor.

      E é mesmo verdade, não é Chica? Beijos e boas férias!

      Eliminar
  3. Muito linda padroeira de Forninhos! Está muito bem cuidada por vcs,parabéns! bjs,

    ResponderEliminar
  4. Embora realmente tenha havia uma mudanca nas pinturas das vestes, eu ate gosto mais de ver a imagem com o novo visual.
    Compreendo que quem estava habituado a ver a imagem antigamente, custe um pouco a habituar-se.
    Tenho que dar-vos os parabens, pois Forninhos tem uma imagem muito bonita da sua padroeira.
    Um abraco de amizade.

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou uma que gosto mais da imagem renovada. Para mim, nem sempre as cores vivas são as mais belas.
    Há quem diga que as cores vivas são sinónimo de maus restauros. Será?
    Agora, acho que ficava ainda mais bonita e até com mais luz aplicando-lhe as tais pedrinhas brilhantes que ficaram por aplicar aquando do restauro. Esta imagem tem o tamanho ideal para ser colocada no nicho do altar-mor da Igreja, no entanto, com as novas cores (que são mais escuras), dentro da igreja, mal se vê.
    Há quem diga que hoje está restaurada com a cor original, mas também há quem diga que Santa Marinha nunca foi mandada restaurar, daí que a aplicação de cores vivas não se deveu a quaisquer restauros! Não sei...as pessoas mais velhas são quem melhor sabem como era antes. Eu o que sei é que a nossa padroeira, que é linda, se veio "incompleta" foi porque no ano passado a imagem veio "às pressas" para o dia da sua festa - 18 de Julho - e ainda não voltou "aos restauradores".
    Mas, a meu ver, esta imagem não é a primitiva.

    ResponderEliminar
  6. Desconhecia a existência de Santa Marinha. Adorei as várias versões sobre a sua vida .
    Quanto à manutenção da imagem, acho que devia ser conservada a original.

    Obrigada pela partilha de mais um "retalho" da nossa história.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Resta saber qual a cor original. Eu acredito mais que as cores iniciais sejam as cores rosa, azul e verde. Isto porque a Bandeira da Santa Marinha, a que chamamos "Santa Bandeira" tem essas cores, não pela mesma ordem, mas podemos dizer que a imagem da Santa é o negativo da Santa Bandeira.
      Mesmo a antiquíssima Bandeira de Santa Marinha, que foi restaurada também pela Irmandade no ano de 2013 possui cores vivas!
      Agora dizem-nos que a cor original é a do presente...sem mais...o que fazer, se a maioria acredita que quem o diz o fez bem?
      Beijinhos e bom fs.

      Eliminar
  7. Boa tarde e acima de tudo um grande bem haja à
    "PADROEIRA SANTA MARINHA".
    Porquê?
    Por apesar de a tudo ter resistido, pelo menos desde o século XVI, a tantos tormentos e afrontas, afinal e fazendo jus ao nome de Mártir. ainda se mantém a apadrinhar a sua freguesia, escapando a roubos sacrilégios como o do padreco que roubou o S. Pedro com conivência de esbirros bem conhecidos da paróquia.
    Certo e apesar das tentativas do "Seu" isolamento e menosprezo, mantém por parte de crentes devotos ou de quem"apenas" se interessa por estes fenómenos históricos, um grande respeito. Hoje, teve acolhimento por parte dos seus "afilhados" de maneira séria e diria, de modo ancestral.
    HOJE foi um dia especial para Ela e a Irmandade com o seu nome. DIA DO JUBILÉU, Missa às 10.30 horas, com Ofício rezados por três padres (Forninhos, Carapito e Aguiar da Beira) e a bonita e histórica procissão de tantos anos em volta da Igreja Matriz de Forninhos.
    Para mim, o dia mais solene da Irmandade de Forninhos e penso que para todos eles Irmãos que lhe prestaram juramento e neste dia que antecede o verdadeiro dia de festa em sua honra, o dia de pagar a Cota anua, insignificante em dinheiro mas rica na intençao.
    Nestes dois dia não haverá nem comes e bebes, como se a Santa se importasse com isso, até ia gostar, porque não?
    Só que os fundos não dão para tudo em termos de apoios, mais fáceis os que dão nas vistas com cartazes colados nas portas dos cafés
    E a Irmandade que se cuide, pois aqueles que escreveram "A Coisa", utilizando abusivamente e sem nexo algum o nome de Forninhos e nossos avós, reza sobre as suas obrigações, o seguinte na página 127: "..cujos seus objectivos passam essencialmente por promover o culto público, acompanhar os irmãos falecidos à sepultura e ENFRAGAR as almas dos mesmos...".
    Se não houvesse estrada para os Valagotes, poder-se-ia pensar que estavamos no antigamente e se vinha aos tombos por entre pinheiros em fragas, mas...
    Claro que a imagem é diferente e as explicações redundantes, em nada abundam em sapiência. Pessoalmente, a salvaguarda do mais original possível daquele que recordamos ou nos contam, seria o ideal.
    Só que em Forninhos continua aquela malfadada mistura que gera barafundas e então na procura desenfreada de "mostrar serviço", fazem como a mãe da noiva que quer casar a filha a todo o custo mesmo que o vestido fique apertado fica vaidosa,mesmo correndo o risco de ficar mal na fotografia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles é que deviam ser ENFRAGADOS, todos sem excepção, mas vivos!!!
      Sequer falam do Dia do Jubileu, uma cerimónia antiquíssima pela alma de todos os irmãos falecidos e que até hoje nunca deixou de realizar!
      Mas o que importa é Forninhos ter um livro para a fotografia!

      Eliminar
  8. Sinceramente, acho que a figura primitiva da Santa deveria ter sido recuperada com as suas cores iniciais, mas neste caso nem existe a certeza de que as cores mais ou menos berrantes tenham sido as iniciais, o que poderá justificar as novas cores, de facto muito mais elegantes e "nobres".
    Agora só faltam os brilhantes...;-)
    Nós aqui temos como padroeiro o São Gonçalo de Amarante (e de Lagos) e que por acaso até tem uma estátua erigida no cimo da praia da Batata.
    Gostei, Paula!
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Laura, nem sei se faltam mesmo os brilhantes ;) à nossa primitiva padroeira. Se forem discretos acho que até ficam lá bem. Tal pormenor parece descobriram na restauração feita em 2013, assim como após raspagem de camadas de tinta descobriram que as cores actuais são as originais!
      Isto é o que se diz...
      No entanto, questiono-me porque as pessoas mais idosas sequer se lembram duma anterior restauração!
      Para haver certezas seria necessário efectuar buscas nas contas da Irmandade para repôr a verdade, mas porque se calhar até sabem que nada existe que prove outros restauros, para justificar as cores diferentes limitam-se a dizer ao povo que veio com as cores originais (desta e outras imagens).
      Agora incomoda-me é o povo acreditar piamente no que uma ou duas pessoas dão como assente!
      Estamos a assistir, em Forninhos, a situações hilariantes. Uma geração bastou para estragar um terreiro característico, transformar cores de gerações...e está tudo bem, porque está tudo muito bonito!

      Eliminar
    2. Pois é uma pena não existirem certezas, porque um eventual erro poderá passar a ser aceite por todos como verdade suprema.
      Mas realmente a maior pate das pessoas não se interessa ou não tem conhecimentos suficientes para colocar as questões necessárias.
      Bom fim de semana para ti, Paula,e para todos.
      xx

      Eliminar
    3. A maioria não se interessa mesmo e depois somos sempre os mesmos a questionar certas mudanças, o mau gosto e a ousadia ignorante!
      Uma coisa que noto, quando falo com as pessoas mais velhas de Forninhos, é que pouco sabem de datas, mas há muito a tirar dos anos deles, pois viveram coisas da história sem o sentirem do modo como os livros registam e não deixam de ser testemunhos importantes. Mas devia haver nas conta da Irmandade documentos de despesa, facturas/recibos de restauros anteriores, tudo datado; se os houve, o que é possível, porque numa foto a preto e branco publicada aqui em Março 2010 (cujo post aparece nas "palavras que mais lêem") parece-me que o manto não possui os motivos (em flor?) que se vêem na imagem antiga (acho que será aí que vão ser aplicadas as tais pedrinhas brilhantes).
      Mas não quer isto dizer que houve restauro anterior. Poderá é querer dizer que alguém retirou as pedrinhas do manto e fez a pintura das flores!!!
      Houve tantos roubos, por parte de padres e com conivência de "peões" que tinham acesso fácil aos bens da Igreja, que é bem possível.
      Bom fim de semana tb.

      Eliminar
  9. Ah!! Esqueci-me de dizer que o outro post sobre a procissão de Sta Marinha em 1965 está muito bem feito e que a lenda à Santa associada é muito interessante mesmo.

    ResponderEliminar
  10. A restauração de arte sacra nem sempre reproduz um original melhorado. Neste caso nem ficou mal de todo. A santa perdeu colorido, mas ganhou em sobriedade e penso que as cores actuais tenham talvez um significado que explique a alteração.
    A procissão de 1965 é um documento notável, aluap Al ! :)

    Beijinho e BFS. D

    http://acontarvindodoceu.blogspot .pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta para a Laura e D: o artigo sobre a procissão de 1965 e lenda a Santa Marinha associada, foi um artigo que gostei muito de fazer e a ver pelos vossos comentários foi uma boa opção deixar o "azulinho" :-)
      Procuro sempre colocar algo que possa ter interesse para alguém, visto ser essa a intenção da partilha. Pena é sobre as cores actuais os responsáveis pela alteração preferirem ficar pela leitura!!!
      Beijinhos e BFS tb.

      Eliminar
  11. Esqueci-me de dizer que a palma do martírio não é a original; a palma que se vê em ambas as imagens foi feita no ano de 2010.

    Para ver a original visualize o post:

    http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.pt/2013/07/santa-marinha-padroeira-de-forninhos.html

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Paula, pois estas situações quanto a mim e não sei se exagero deveriam ser comunicadas a quem de direito do Pelouro da Arte Sacra a nível Nacional da Igreja!
    Lamento profundamente essa alteração, que nada tem a ver por mais bem restaurada que esteja!
    Ai este País, que parece um barco à deriva!
    Beijinhos, Paula!
    Bom fim de semana para si e Xico!
    Ailime
    P.S. Li agora num comentário que a Paula aprecia mais a cor recente, no entanto no meu fraco entendimento, penso que a grandiosidade das obras está em manter a forma e as cores originais! Desculpe-me!.

    ResponderEliminar
  13. Ailime, quanto à imagem renovada, como digo, gosto mais, mas só pela cor/pintura recente! O que quis dizer foi apenas que ficou bonita. Seja como fôr, devia ser conservada a cor primitiva, sempre!
    Se é esta agora a cor original, não sei, mas sei bem qual foi a cor de muitas gerações!
    Eu, mal soube que foram substituídas as cores em tons rosa e azul questionei logo o porquê.
    Na altura (+- 1 ano atrás) uma pessoa que se dizia amiga prontificou-se a falar com a responsável pelos bens culturais da Diocese de Viseu (Forninhos pertence a essa Diocese) e com a técnica dos restauros, mas estranhamente (ou talvez não) estavam ambas ausentes! Ficou de lá voltar, mas «nada». Hoje, claro, à distância percebo que “não se pode servir a dois Senhores”. Já a Bíblia diz em Lucas 16:13:
    “Nenhum servo pode servir a dois Senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro”.
    Para completar:
    A justificação para a alteração de cores foi a mesma para uma outra imagem: a de N. S. dos Verdes. Nesta foi posto um vermelho berrante que eu duvido que seja um vermelho de antigamente! O que quer dizer que não ficou bonita, porque ficou, mas daqui a uns anos ninguém sabe o que é original e o que é o falso.
    Sabe, Ailime, feitas as contas os bons são sempre quem faz ou manda fazer as coisas, mesmo que as façam mal, isso não importa p nada. Fizeram. Deixaram obra feita!
    Outra coisa:
    Soube hoje, 18 de Julho, que o andor de Santa Marinha foi transportado por mulheres casadas, por não haver raparigas solteiras – no “Dia da Freguesia” havia umas quantas, mas milagrosamente de Domingo para Sexta desapareceram – mas supondo que é verdade, sempre podia o andor ser transportado por irmãos da Irmandade de S. Marinha, tal como no passado o foi…é o meu modo de ver.
    Faz-se muita coisa, festas então…estão sempre a querer mostrar trabalho e disponíveis para ajudar “a elevar Forninhos”… o problema é que é velho, não sabem o que andam a fazer, nem porque o fazem!

    ResponderEliminar
  14. "Ufa, este ano ja la vai...".
    Desabafos de quem com responsabilidades, jamais foi aculturado para a riqueza imaterial de crencas e tradicoes, nem imaginando que alguns mais cultos, os confrontassem e apontassem o dedo.
    Como que o Salazar tendo caido da cadeira, os outros deveriam "amochar" na continuidade, na mesma escola, os mesmos mestres que continuam (duram que se fartam...), sempre e sempre com a mesma receita.
    Pena que as receitas nao foram bem aproveitadas, mais vale a mesa farta, a musica pimba e no redimir do pecado, nada como uma boa missa e a alma fica lavada e o estomago ligado, como apareceu numa foto do dia da freguesia que me fez lembrar o Raly de Portugal, tal o alinhamento do outro lado da estrada, ouvindo a missa ao som do roncar dos estomagos.
    E o fugir a responsabilidade, toca a muitos que perante o apelo dos festins se esquecem do respeito aos seus antepassados em veneracoes que deveriam ser continuidades pela sua autenticidade. Mas ignoram por exemplo
    "...o andor de Santa Marinha foi transportado por mulheres casadas, por não haver raparigas solteiras – no “Dia da Freguesia” havia umas quantas, mas milagrosamente de Domingo para Sexta desapareceram – mas supondo que é verdade, sempre podia o andor ser transportado por irmaos da Imandade de S. Marinha como no passado foi...".
    Nem adianta clamar pela Virgem Santa Marinha, o rogar tem a diferenca das cores das suas vestes ancestrais e a propria palma que sustentava, transformada em caneta de aparo, pois dessa se lembram os que passaram pela escola extinta de Forninhos, mas amestrada e direitinha ao quadrado do boletim de voto eleitoral.
    Mas Seras sempre a nossa padtroeira, por mais que Te pintem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Santa Marinha já lá vai, mas falta menos de 1 mês e a Virgem Mártir fará a sua visita anual à Senhora dos Verdes na procissão do 15 de Agosto que inicia na Igreja Matriz, em cima dum tractor!!!
      Que seja uma procissão bonita e que os que assistiram à missa à beira da estrada dos Valagotes (de facto parece que estão a ver o Raly de Portugal ou a Volta a Portugal em bicicleta) marquem depois também presença na procissão e missa em honra da Senhora dos Verdes!!!
      Mas para isso se calhar a Comissão de Festas tem de se lembrar de marcar um almoço convívio no Terreiro da Senhora dia 15 de Agosto, para contar com "eles"!!! Ah, mas há um antes, dia 10...organizado pela Junta. É só aparecer com ou sem sapatilhas ;-)

      Eliminar
    2. Sem delongas, respondo com a mesma simplicidade dos arautos da "morte anunciada".
      Deixe o grande "Ze Pequeno" de fazer o que faz tao bem com os seus ricos manjares, de famosos pratos do antigamente, a sua maneira cordial e qualidade do que vende acessivel a todos e por exemplo, a feira do Mosteiro acabava, e algumas romarias, ficavam sem "clientela".
      Um santo, este senhor que muito prezo e se concordares, faremos um post do "Ze", sei que vai colaborar, garanto. Um forninhense autentico!
      Quanto a Santa Marinha ir de tractor, nem precisava de ir, ficava, pois no seu dia vai sozinha dar a volta ao povo, tal como deveria ser feita a procissao da Senhora dos Verdes, com tantos santos que mesmo assim nao vencem as beatices falsas.
      Queira Deus que com respeito a Padroeira, ainda um dia a levem nao em ombros nem tractor, mas de mota...
      Almocos no adro, depois do que se passou no ano passado, a vergonha pesou de tal modo que nem havendo eleicoes.
      Nem a "capital" dos Valagotes iria prescindir da coroa da sua corte.
      Para quem percebe...

      Eliminar
  15. Tradições a manter e festejos que são pretextos de convivios saudáveis.

    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Xico e Paula,

    Eu gostei da cor atual. Embora, acho que não precisava mudar. Já era linda.
    Que a promessa seja cumprida e ela receba as pedrinhas brilhantes no manto.
    Uma linda semana pra vocês. Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O prometido é devido, mas se as não receber, pois já passou 1 ano, vai continuar linda na mesma.
      Um abraço.

      Eliminar
  17. Que bela Santa Marinha!Sua luz reflete em nossos corações!Por isso não importa como está vestida!Está sempre linda!Parabéns!
    Bjus

    ResponderEliminar
  18. A amizade nos faz ver o mundo com olhos novos.
    Feliz dia do amigo!!!!!
    Beijos Marie.

    ResponderEliminar
  19. Oi Paula!
    A imagem da padroeira de Forninhos é muito bonita, e a atual é realmente mais nobre em suas novas cores, mas acho que mesmo assim, em uma restauração deveria se manter tudo original, a restauração ao meu ver é somente para manter a conservação do que foi restaurado e não modificar traços nem cores, enfim... como existe dúvidas quanto as cores, fica esse empasse.
    Gostei da Matéria" memórias de 1965", parabéns!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Fátima, mas as dúvidas creio nunca poderão ser desfeitas, devido à inexistência de documentos escritos e a componente humana que era importante ouvir, essa tende a inexistir também. Mas as pessoas mais idosas, que têm mais de 80 anos, continuam a dizer que só se lembram da Santa Marinha ser restaurada no ano passado, 2013 portanto!
      Obrigada por comentar e por ler a matéria de 1965.
      Beijos tb.

      Eliminar
  20. Olá Paula...curiosamente gosto das duas...mas parece que o restauro se deve aproximar o mais possível da original!
    Não conhecia a padroeira...mas é sempre bom sabermos um pouco mais das nossa tradições!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  21. Pensando bem, também gosto das duas, mas tendo em conta que a Santa Bandeira (actual e antiga) tem cores vivas e a actual se assemelha em tudo à Santa Marinha do "antes, bem próximo no tempo..." deviam ter mantido essas cores; não o fizeram, só "eles" (quem mandou, tratou e pagou) lá sabem por que razão!
    Há pessoas que aceitam tudo de bom grado, mas eu não sou assim e seria impensável não questionar esta mudança de cores, pois afinal todos ganham, de alguma maneira, com a qualidade do nosso trabalho, estejamos a falar mal ou bem, de Forninhos.
    Um abraço a todos os comentadores e visitantes (bem intencionados) deste espaço.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.