Seguidores

quarta-feira, 3 de abril de 2013

"D'ALGODRES": "Santa Eufemia da Matanca" I

"D'ALGODRES": "Santa Eufemia da Matanca" I

8 comentários:

  1. Vim de lá agora! beijos,lindo dia! chica

    ResponderEliminar
  2. Esta mártir é considerada uma protectora da pele e muitas pessoas pedem que lhes tire os cravos da pele. Prometem-lhe ramos de flores, principalmente cravos.
    A imagem da Santa Eufémia da Fonte Fria-Matança, é muito linda e nas nossas terras diz o povo que é das santinhas mais milagrosas.
    Apesar da muita chuva, nesta Segunda-Feira da Páscoa vieram ali muitos devotos cumprir a tradição na forma de promessa ou de simples participação. Eu se pudesse ía à festa/romaria da Santa Eufémia todos os anos.
    O artigo publicado no blog D´Algodres pelo nosso já "velho" amigo, companheiro dos forninhenses, al cardoso, está muito bom. Vale a pena ler e reler o que ali fica escrito.

    Boa Pascoela.

    ResponderEliminar
  3. O culto à Virgem Mártir Santa Eufêmia, é tão antigo que é difícil sabermos onde acaba a história e começa a lenda.
    Há quem diga que eram nove irmãs e quem defenda que eram três: Santa Eufêmia Romana ou da Calcedónia(?), Santa Quitéria e Santa Marinha.
    O certo, é que a Santa Eufêmia que se venera, pode ser a da Calcedónia, sepultada em Rovinj (Croácia), numa igreja que lhe é dedicada.
    É a única que aparece no Martirológio Romano, promulgado em 2001 pelo papa João Paulo II.

    ORAÇÃO A SANTA EUFÊMIA

    Milagrosa Santa Eufêmia de Cristo,
    Advogada de canderosos e males desconhecidos,
    Livrai-me de todos estes males.
    Tu que a Cristo te entregaste,
    Com Cristo falaste,
    Em Roma moraste,
    e, nas catacumbas dos Santos Mártires passaste.
    Denúncia te entregou.
    Na praça com os "Leões", Cristo "encalmou-os"
    e eles amansaram.
    Pela força divina do Arcanjo Gabriel.
    Fazei que com a pena que tua trazes na tua mão direita,
    Ou folha verde de qualquer flor,
    este mal seque e a saúde do meu corpo possa voltar.
    Em vosso louvor, Santa Eufêmia, e de Cristo Nosso Senhor,
    Com essa folha eu me curarei.

    Rezando bem, Pai Nosso e Avé-Maria.


    ResponderEliminar
  4. Eu prefiro acreditar que a naturalidade de Santa Eufémia e de Santa Marinha é de Orense-Braga actual território de Portugal e está associada à lenda das 8 ou 9 irmãs virgens mártires que foram levadas pela parteira ao Arcebispo de Braga para que as baptizasse e lhes desse destino.
    Conta-se sobre a Santa de Braga ou Ourense que foi uma pastora encontrou o corpo de Eufémia e que o mesmo foi transportado para a ermida de Santa Marinha (sua irmã) que está na povoação de Manim, concelho de Lobios, em Ourense na Galiza. Aí se conservou até que no ano de 1159 o Bispo D. Pedro II, transladou o corpo para a catedral de Ourense.
    A 13 de Setembro 2009, 850 depois da transladação do corpo da Santa para Ourense, foram entregues partes das relíquias a duas paróquias de invocação de Santa Eufémia: Calheiros, diocese de Viana do Castelo, Portugal e, Ambria diocese de Ourense, Galiza, Espanha.

    Fonte: lenda sobre Santa Eufémia de Braga ou Ourense: http://dalgodres.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Como disse "...é tão antigo que é difícil sabermos onde acaba a hstória e começa a lenda".
    Há a curiosidade de saber factos históricos, quantas eram, onde nasceram e o seus percursos de vida.
    Tomara que fossem da Fonte Fria, mas acho que não é o mais importante.
    Importante é a fé e devoçao que a Santa Eufêmia inspira, o carinho que transmite e apaz que nos dá.

    ResponderEliminar
  6. Depois de ler o que falaram sobre Santa Eufemia mas não entrando em detalhes sobre a biografia mas sim a doença que ela advoga, queria lembrar outro santo doutor da igreja que faz imensos milagres e o mais assiduamente difundido é o de tirar os cravos da pele: São Bento da Porta Aberta no Rio Caldo-Gerês. Retribuem com cravos prometidos. Dizem que não aceita nada mais que o que consta da promessa.
    Sobre as´partilhas de águas não estou muito por dentro do assunto mas o suficiente para me recordar da cabeças partidas por causa da água passar neste ou aquele dia pelo campo a que a tinham direito...Depois há "o uso capião" que muitas vezes era esquecido mas que consta da lei.
    E agora Chico, sobre os padrinhos assim era na aldeia. Mas em certas localidades a que não fui habituada, diga-se, o afilhado entrega o ramo a madrinha que na Páscoa lhe dá as amêndoas que em casos mais exigentes é uma lembrança em ouro ou prata. Pedir a benção era sempre! "sua bença padrinho/madrinha"! Outros tempos, velhos tempos, lindos tempos!Um pouco do meu Gerês!
    Abraço amigos

    ResponderEliminar
  7. Olá Manuela,
    De facto o usucapião (adquirir pelo uso), consta na lei. As rixas eram mais comuns no norte e parte do centro, terras de minifúndios.
    Quanto ao ramo que se entregava á madrinha, segundo ouvi, era no próprio Domingo de Ramos.
    Fiquei extasiado ao ver aqui escrito a referência a São Bento da Porta Aberta no Rio Caldo.
    Também sinto o Gerês, um bocadinho meu.
    Aqui há uns anos, por sugestão de gente amiga, passei um fim de semana na pousada em frente a São Bento.
    Apaixonei-me. Durante meia dúzia de anos aluguei uma casa de turismo de habitação no Rio Caldo aos meus amigos Lúcia e Peter e a semana a seguir á Páscoa, era sagrado, lá ia eu.
    Ando a pensar recomeçar e o seu comentário, aguçou a saudade. Da mata do Gerês, do mel e dos chás, daquelas laranjas pequeninas e tão sumarentas, da pesca na barragem da Caniçada.
    É lindo o seu Gerês.

    ResponderEliminar
  8. Li tudo, gostava de ir ao Gerês, mas este mês nao posso. Xico fico encantada com os seus comentários, e quero passar por ai, Forninhos. A Corveira

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.