Seguidores

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Forninhos e o Turismo – Reflexões e Sugestões

O Governo aprovou no passado dia 10 de Janeiro uma nova versão do PENT – Plano Estratégico Nacional de Turismo, que está em discussão pública por um período de 20 dias (até 31 de Janeiro) no portal do Governo e do Turismo de Portugal, I.P. Este é um Plano que diz também respeito à nossa terra, ou não fosse Forninhos uma aldeia com muito boas condições para se tornar numa aldeia turística.

Caverna  pré-histórica

Já se falou neste sítio das casas de turismo da aldeia e de que se devia promover a qualidade da gastronomia, produtos regionais, doçaria tradicional e regional; já muito se falou da restauração das casinhas, da mudança dos acrícilos e das calçadas elevadas acima dos níveis das soleiras das portas; falou-se ainda de circuitos turísticos que integrem o património histórico, cultural, religioso e paisagístico; de passeios na natureza em meio rural; por várias vezes se defendeu a necessidade de requalificar S. Pedro, executando escavações arqueológicas, a fim de se descobrirem se há algumas ruínas soterradas e de se recuperarem as urnas encontradas junto ao Castro de S. Pedro, mas tal sugestão nunca foi ouvida! Até se falou também dos "penedros" de formas sugestivas e das histórias míticas a eles associadas; de devolver à Fonte da Lameira a sua beleza arquitectónica,  etc. etc. etc.
E refiro todos estes pedaços soltos, porquê? Porque o Documento apresentado, tem pontos que me parecem importantes para nós, a saber:

  1. Produtos turísticos principais:
a)...
b) Reforçar os circuitos turísticos, segmentando-os para a vertente generalista e temática e individualizar o turismo religioso, formatando itinerários que valorizem e integrem o património histórico, cultural, religioso e paisagístico, e incentivar a oferta de experiências que qualifiquem e diferenciem o produto.
c)…
d)…
e)…
f) Estruturar a oferta de turismo de natureza, nomeadamente em meio rural, em particular para os segmentos de passeios (a pé, de bicicleta ou a cavalo), de observação de aves ou de turismo equestre, melhorando as condições de visitação e a formação dos recursos humanos.
g)…
h)…
i) Qualificar e classificar a oferta de turismo de saúde, com vista ao desenvolvimento e crescimento deste produto de relevância estratégica para Portugal, nas componentes médica, termalismo, spa e talassoterapia, estimulando a estruturação e a promoção conjunta das valências médica e turística.
j) Promover a riqueza e qualidade da gastronomia e vinhos como complemento da experiência turística, estimulando a aplicação da marca/conceito «Prove Portugal» em produtos, equipamentos e serviços.

Portanto, caros leitores, eis aqui um assunto importante para a classe política forninhense analisar e discutir, já que neste campo podem, em meu entender, fazer um trabalho sério e responsável que crie postos de trabalho e que ajude a freguesia a sair da cepa-torta. Não tenho dúvidas de que se souberem e quiserem aproveitar, todos ganham com isto.

porta natural do Castro

Azinheira - a árvore da resistência
corredor/passagem comprida, estreita, das "loijas"

Mostro-vos algumas fotos  que o caminheiro David fez do castro ou castellum e visita às loijas, para que reparem que esta serra tem mesmo sítios incríveis por explorar, alguns difíceis de trepar, mas é pena que as pessoas só saibam discutir o seu umbigo e o umbigo dos que apoiam…abram os olhos e a mente meus senhores e senhoras… porque Forninhos é mais que festas e bombos, esta terra tem um fortíssimo potencial turístico.

Quem quiser pode clicar aqui e ver uma outra VISITA ÀS LOIJAS

28 comentários:

  1. Anónimo1/25/2013

    O turismo não se "esgota" em regiões com um nível de desenvolvimento mais maduro, mas encontra-se previsto apoio a outras áreas de vocação turística e/ou a produtos turísticos considerados prioritários para o desenvolvimento turístico da região onde se inclui:
    - RURALIDADE SELVAGEM
    Não terão as nossas serras, os nossos campos e paisagens, tão elevado potencial?
    - CULTURA POPULAR, TRADIÇÕES E ARTESANATO
    Remeto-vos para o Blog dos Forninhenses
    - PARQUES NATURAIS E RIOS
    Parque das merendas nos Valagotes, rio Dão, ribeira de Cabreira..
    - PATRIMÓNIO HISTÓRICO
    Castro da Gralheira, Senhora dos Verdes, a singularidade das casas antigas, os cruzeiros e as alminhas.
    -TERMALISMO
    As Caldas da Cavaca, ali tão perto...
    A actividade turística portuguesa assenta fundamentalmente no Algarve, Lisboa e Vale do Tejo e Madeira, que concentram cerca de 75% da actividade turística em Portugal.
    Mas este não será com certeza o cliente típico do turismo rural, porque esse é mais calmo e relaxante, menos folião, mas mais meditativo.
    Haverá que dinamizar ainda mais as Casas Rurais existentes, recuperar casas típicas, que tantas há em Forninhos, com os inerentes apoios que para isso existem.
    No fundo, dar vida à aldeia, sem lhe tirar a rijeza do seu granito.
    Tanta coisa e alguma bem fácil de fazer, mas por vezes perde-se apoios por desconhecimento, inércia e não vontade de fazer.
    O Marketing Turístico, assume um papel fundamental para o equilíbrio entre a satisfação das necessidades e motivações dos turistas e os interesses dos destinos turísticos, ou das organizações.
    Para tudo isto, cabe aos responsáveis, munícipes e/ou a própria Igreja, arregaçar as mangas e ir à luta!
    Para terminar, não seria um orgulho ouvir alguém dizer "Fui a uma aldeiazinha chamada Forninhos e vim de lá com a alma lavada!".



    XicoAlmeida

    ResponderEliminar
  2. Tomara o bom turismo seja implantado por aí e que sejam preservados os valores e cultura local! beijos praianos,chica

    ResponderEliminar
  3. XicoAlmeida1/25/2013

    Admirável a imponência e a beleza destas rochas!
    A Chica um dia tem de visitar Forninhos e ver que tudo isto é real!

    ResponderEliminar
  4. Ainda uma adenda.
    É preciso a classe política forninhense analisar e discutir o futuro de Forninhos, mas também cada vereador, cada Junta de Freguesia devia dizer-nos o que pensa sobre o futuro da sua terra/freguesia. Acho que a riqueza histórica da região assim o exige! Para isso é que é apresentado um Plano de Desenvolvimento, portanto, que depois não se diga que devido à inércia dos nossos poderes políticos nada foi feito para esta terra prosperar!
    Não basta marcar presença nas Assembleias Municipais e estar lá duas ou quatro horas e continuar a fingir que não se perdeu população nos últimos anos!

    Posto isto é preciso repensar o futuro de Forninhos.
    Na gastronomia, pois não possuímos um único estabelecimento.
    Nos cursos de água, como ribeiras e o rio Dão, estamos a zero, já que não há também um único investimento.
    A opção madeira, os olivais e vinhas, também podia ser aproveitada.
    A realização de escavações teria, a meu ver, dois aspectos muito positivos: desenterrar mais um pouco da história da nossa freguesia e encontrar argumentos que tragam mais turistas.
    etc. etc. etc…
    Quanto ao Turismo Religioso, acho que em Forninhos as missas, ladainhas e votos já deram o que tinham a dar (não os souberam aproveitar na altura certa, agora...é tarde).

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Paula,

    Eu posso imaginar como seria uma passeio turístico por Forninhos. Isso tudo que você vem mostrando aqui no blog, são riquezas dessa terra.
    Se for para o bem da cidade e do povo, que isso aconteça. Mas, que nunca se perca as raízes da história desse tão lindo lugar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Esse é o meu maior receio. Quando há dinheiro...o que é genuíno vai-se logo embora, mas oxalá em Forninhos não se estrague mais as características do património existente, pelo contrário, que haja sensibilidade para corrigir os erros do passado e haja vontade de fazer desta terra uma aldeia com futuro.
    Pelas notícias de falecimentos que nos chegam, acho que todos vemos que cada vez mais nos despovoamos e que ano após ano se fecham casas de morada de famílias. Isto não pode ser ignorado. Em meu entender é neste campo (Turismo) que se pode trabalhar e mesmo que se comece agora, os resultados possivelmente só serão visíveis daqui a 10 anos. Mas isto já eu dizia para aí em Novembro de 2009 quando fiz o Post que intitulei "Turismo Rural". Já lá vão 3 anos...

    ResponderEliminar
  7. Passei para saber notícias de Forninhos e desmanchar um pouco da saudade, Paula. Deixo um grande abraço. Quanto ao dinheiro, penso que ele é inimigo de quase tudo que há de bom nesta vida. Parece que precisamos dele, mas não devemos nos descuidar.
    Gilson.

    ResponderEliminar
  8. Gilson obrigada por ler com interesse o que escrevo. Digo muitas vezes que quando há dinheiro o que é genuíno vai-se logo embora, porque quando há muito dinheiro aplica-se mal.
    E ‘olhe’ que por aqui já se gastou muito dinheiro mal gasto em: Capela, Igreja, Fontes e até “Solares”.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Tanto quanto sei, brevemente vao acontecer sondagens arqueologicas, precisamente no castelo de Forninhos, quem sabe nao serao, o inicio de uma maior valorizacao historica e arquelogica da sua freguesia!
    Para alem disso, tenho visto requalificacoes de interesse noutros pontos de Forninhos, bem sei que nos todos queremos sempre mais e melhor, para a nossa terra e estou em crer que com a colaboracao de todos isso se ira conseguir!

    Um grande abraco.

    ResponderEliminar
  10. Concordo inteiramente consigo. A requalificação do Parque das Merendas nos Valagotes, Forninhos, por exemplo, foi interessante para a valorização do parque. Contudo, já que vamos avançar com sondagens arqueológicas (assunto que desconheço totalmente!), seria então interessante a Câmara aproveitar para fazer uma séria valorização e promoção do “Castellum” pois ainda não foi assim há tanto tempo que num roteiro turístico do concelho eram mencionadas as sepulturas antropomórficas de Aguiar, Coruche, Cortiçada, Penaverde e Carapito e Forninhos que tem um património rico nem uma só linha!
    Sabe amigo A. Cardoso, as intenções são muitas, mas infelizmente não têm passado disso.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Conheco os arqueologos que vao fazer essa sondagem, voce pode ver alguma informacao no blogue de "Forninhos"!
    Estou em crer que brevemente, a sua terra vai aparecer em trabalhos academicos!

    Um abraco a todos.

    ResponderEliminar
  12. Mas já se escreveu sobre isso?
    Sobre esse assunto você disse que posso ver alguma informação no blogue de “Forninhos”. Hoje estive lá e não vi lá nada. Visitei também o sítio da Junta de Freguesia de Forninhos, idem. A última actualização de página é de 30.MAR.2012 – 16h06. À cautela, fui também visualizar as actas disponíveis, mas o cenário é pior! Última acta: Acta n.º 8, de 29.04.2011.
    Já se sabe que a Junta de Freguesia de Forninhos é useira e vezeira em disponibilizar a informação só aos utilizadores do facebook (página que não frequento), pelo que hoje vou endereçar um email à Assembleia de Freguesia de Forninhos, C/c ao Sr. Presidente da Junta para saber «o que se passa» e ver se podem partilhar comigo a acta em que o assunto foi levado a discussão da AF.
    Acho que não custava nada disponibilizar a informação a todos, sobretudo se as notícias são boas para nós! Estou a ver que se não tivesse trazido aqui este assunto, eu e outros forninhenses nem sequer sabíamos que se tinham iniciado contactos com arqueólogos e ao que julgo negociações com os proprietários dos terrenos particulares ao redor do Castro e do antigo povoado de S. Pedro.

    Bem haja amigo Cardoso por partilhar connosco o que conhece e boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Mais um mistério à Forninhos!
    Será que a informação que o Sr. Al Cadoso possui, é sigilosa?
    Por acaso até sou um dos proprietários do castro e a fazerem aí sondagens arqueológicas não deveria ser contactado?
    Infelizmente é assim!
    Responda quem souber.

    ResponderEliminar
  14. Só sei que a ser verdade, seria uma oportunidade única de até saber-se desde que época foi abandonado o povoado e iniciar-se o restauro das muralhas da fortificação.
    Depois, de certeza que serão encontradas cerâmicas e outros materiais, esperemos é que não vão parar a casas de particulares, pois não é novidade para ninguém que foi esse o destino de muito património. Falo, por exemplo, das urnas – sepulturas em pedra, que foram levadas e ainda hoje nada se fez para voltarem ao lugar a que pertencem!
    Câmara e Junta deviam também pensar num projecto de musealização de modo a colocar à vista de todos os utensílios/artecfactos/documentos que ajudem a compreender melhor como eram, e como viviam, os nossos antepassados.

    O Post está aberto a outras sugestões.

    ResponderEliminar
  15. Caros Xico e aluaP:

    A informacao nao e sigilosa tanto quanto sei, eu vi isso no "facebook" de Forninhos, entao qualquer pessoa pode ver! Provavelmente tem que se tornar amigos, mas creio que isso nao sera problema, pois se me aceitaram a mim que nao sou dai natural, melhor os aceitaram a voces!
    Quanto aos arqueologos um deles e meu amigo pessoal, ha ja muitos anos e, nao o e so do "facebook" e e por isso, que eu sei quem sao.

    Um abraco a todos.

    ResponderEliminar
  16. Assino embaixo do que o blog do Imaginário escreveu, o Rei Midas foi uma história e tanto. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior são os Midas modernos, que mais que acumular bens materiais, ambicionam cargos e imaginam-se os Reis!

      Eliminar
  17. Amigo Al,
    Eu sou uma pessoa que não tem facebook. E com isto não quero dizer que não gosto de partilhar, porque partilho bem mais que as pessoas no face. Mas é precisamente por isso que não visito a página do facebook de Forninhos ou outra, porque não é do meu feitio andar a ler/e/cuscar. É como os blogues. Eu uso a minha conta blogger para comunicar, mas a maior parte das pessoas usa este blog para leitura e gente de Forninhos até o usa para roubar as fotografias que aqui coloco!
    Este post foi publicado na 6.ªF passada (de tarde) e já é o mais visto da semana, no entanto os que expressaram a sua opinião contam-se pelos dedos de uma mão! Mas o que há de especial nas “coisas” é que elas são sempre algo mais do que aquilo que parecem à primeira vista, não é mesmo?!
    De qualquer forma, sobre o assunto sondagens e outras, posso dizer que através de contacto meu, já ontem obtive todas as respostas. As notícias são boas e espero eu e com certeza as pessoas que se importam com isso (que são poucas), se concretizem.

    O meu abraço.

    ResponderEliminar
  18. Bom dia, Forninhos a sua terra as suas gentes, folgo em saber que alguma coisa se está a fazer em termos arqueológicos, o que já era sem tempo, mas como sempre vem quando já muita coisa foi retirada do local e vandalizada .
    Quanto a passeios de turismo rural, só por si um breve passeio pelas redondezas já é motivador pois a sua beleza natural é um motivo mais que suficiente, mas para atrair pessoas tem que existir uma boa divulgação, e acima de tudo uma boa dose de voluntariado para mostrar essas belezas, pois muitos Forninhenses conhecem os caminhos e atalhos para se chegar a esses recantos que para muitos ainda está por descobrir, eu sou um deles que desconheco esses lugares, as loijas por exemplo, o meu guia turístico já não me leva a esses lugares.
    Um abraço

    ResponderEliminar

  19. Em 01/25/2013, neste mesmo Post, a Aluap cita:
    "Quanto ao turismo religioso, acho que em Forninhos as missas, ladainhas e votos, já deram o que tinham a dar (não os souberam aproveitar na altura certa, agora...é tarde."
    Pode não ser, se houver inteligência para isso.
    Digo isto porquê?
    Decorre entre Outubro de 2012 e Novembro de 2013, o ano da fé e as indugências no ano da fé.
    Na sexta-feira do dia 2 de Novembro de 2012, o bispo de Viseu, D. Ilidio, proclamou os locais de culto, abrangidos pela indulgência plenária.
    Foram apenas 16 em toda a Diocese.
    Nesses 16, está o Santuário da Nossa senhora dos Verdes. O único em todo o concelho de Aguiar da Beira.
    Sómente espero que não venha a ser uma outra oportunidade perdida.
    Aqui o papel da igreja é proponderante na explicação da importância desta benção para o nosso Santuário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Xico Almeida:

      Pelo que me deu a entender conheco quais foramn os santuarios escolhidos para este ano da fe, na diocese de Viseu.
      Sabe por acaso se houve algum santuario escolhido, no municipio ou arcisprestado de Fornos de Algodres?
      Dou desde ja os meus parabens a Forninhos, pela escolha do santuario de Nossa senhora dos Verdes, cuja tradicao embora ja perdida, tambem se encontra ligada ao concelho de Algodres, cuja sede foi tranferida para Fornos de Algodres em 1837!

      Um abraco de amizade a todos os forninhenses.

      Eliminar
    2. Caro Sr. Al Cardoso
      Relativamente ao municipio ou arciprestado de Fornos de Algodres , foi comtemplada a Nª Sra. dos Milagres-Muxagata, pelo que retribuio os parabéns.
      Os 16 locais de culto, foram os seguintes:
      Catedral - Viseu.
      Nª.Sra. dos Verdes - Forninhos, Aguiar da Beia.
      Coração de Maria - Castelões, Besteiro.
      Nª. Sra. dos Milagres - Laceiras, Carregal do Sal.
      Nª. Sra. dos Milagres - Muxagata, Fornos de Algodres.
      Nª. Sra. do Castelo - Mangualde.
      Nª Sra. dos Milagres - Pindelo dos Milagres, Mões.
      Nª. Sra. do Viso - Carvalhal Redondo, Nelas.
      Nª. Sra. Dolorosa - Ribeiradio, Oliveira de Frades.
      Nª. Sra. da Lage - S.Miguel de Urrô, Arouca.
      Nª. Sra. da Saúde - Penalva do Castelo.
      Nª. Sra. da Ribeira - Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão.
      Nª Sra. da Guia - Baiões, S. Pedro do Sul.
      Nosso Senhor dos Caminhos - Romãs, Sátão.
      Nº. Sra. da Esperança - Mouraz, Tondela.
      Nª. Sra. do Castelo - Vouzela.

      Um abraço amigo

      Eliminar
  20. O turismo rural ou de aldeia, já não é própriamente um conceito recente, mas adquire sentido e profundidade neste mundo que nos leva à descoberta das origens.
    O privilégio do contacto com a natureza, com as populações, o modo de vida rural, as delícias gastronómicas, propõem um turismo diferente, levam-nos a locais de sonho, onde ao lazer, à tranquilidade e bem-estar se acrescenta a possibilidade de fruir o país de um modo mais profundo e verdadeiro.
    Forninhos tem as suas singularidades, expressas nas suas paisagens idílicas, um passado de tradição expresso nas suas gentes, cultura, usos e costumes, na sua ruralidade tão autêntica e genuina.
    A nossa fauna e flora, um património ambiental único, a gastronomia e os vinhos, as festas e romarias.
    Tanta, mas tanta coisa boa com que fomos brindados.
    Farinha já temos e da boa.
    Apenas falta fazer a massa e levar o pão ao forno!

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde.
    Olá, aqui se pode ver que, com todo este trabalho, que "tens" efectuado, talvez, agora comece a ser divulgada a nossa terra.
    Foi com agrado que, mesmo a correr, li algumas das mensagens aqui descritas. Será com prazer que iremos ver esta terra a melhorar.
    Bem espero um dia vir a saber que Forninhos tem muito que dar a todos, arquiologia, turismo, entre outros bens; Amizade.

    ResponderEliminar
  22. "Nada se consegue sem trabalho".
    - A Junta trabalha no sentido de angariar apoios e tem de continuar esse trabalho de modo a criar infra-estruturas de apoio ao turismo rural e depois tentar que haja privados que queiram e possam investir em Forninhos.
    Quase sempre, depois das eleições, assistimos a uma falta de cumprimento dos programas eleitorais, o que não foi até agora o caso do Ricardo, já que o prometido é posto em prática. Felizmente!
    - O meu trabalho é diferente. Pretendo apenas manter viva a memória da gente antiga, a história e estórias e divulgar as potencialidades de Forninhos, que é uma aldeia onde a natureza ainda está viva e é uma terra com algum património valioso. Dou as minhas ideias e expresso a minha opinião. Só!
    Amizade. Já não é igual, porque o interesse faz companheiros e não faz amigos. A amizade de conveniência é diferente da amizade de convivência.

    ResponderEliminar


  23. Paula ,no meio de tanto para ver , só me resta dizer :É tão lindo , com tanto para ver este nosso solo beirão !!!
    Beijinhos
    Quina

    ResponderEliminar
  24. Excelente reportagem de Forninhos...
    Cumperimentos

    ResponderEliminar
  25. Olá a todos e obrigada Quina e Fernando. Esta pequena reportagem é mais uma prova que Portugal não é só Lisboa e o resto é paisagem. A gente sente que as nossas aldeias têm potencialidades como podemos constatar. Neste pedaço de chão encontra-se tudo aquilo que muitos autarcas gostariam de ter para desenvolver o seu concelho, infelizmente para autarquia municipal os votos dos forninhenses sempre foram mais importantes que Forninhos. Já a autarquia local parece-me estar agora envolvida, vamos lá ver, é se mais uma vez a montanha não vai parir um rato.
    Esperemos daqui para a frente discutir os investimentos e a qualidade de novos projectos.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.