Seguidores

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Memórias de outros tempos: As Excursões

A fotografia que hoje aqui publicamos, e que não conseguimos precisar no tempo, é de uma excursão. No entanto, é notório que o tempo estava de feição (pelo vestuário e calçado dos fotografados) e que seria hora do almoço/pic-nic. Também podemos imaginar do que falariam... se a conversa era interessante ou não muito relevante. Mas relevantes são alguns pormenores nesta imagem: O farnel, as alcofas em palhinha ou vime que nesses tempos de antigamente eram muito usadas pelas donas de casa quando estas íam à feira, mercado e a excursões. E… lá está também …o garrafão do vinho, com toda a certeza de colheita caseira…eu quase aposto que pertence ao Tio Zé Coelho! Recordarmos também nesta fotografia (cedida pela família Lopes), forninhenses que já não se encontram entre nós.

5 comentários:

  1. Eu julgo que esta foto deve ser de finais da década de 70.
    Nessa altura, fazíamos algumas excursões era divertido.
    Hoje também se fazem, no ano passado participei numa, que foi organizada pela paróquia, foram, creio que cinco autocarros com as gentes de Forninhos, Dornelas, Penaverde e outros terras, foi bonito e divertido, o pessoal de Dornelas, não desfazendo dos de forninhos, e de outras terras, são fantásticos para a“reinação”, na nossa camioneta, também se cantou a valer.

    ResponderEliminar
  2. Esta fotografia cedida pelo Ismael (a quem desde já agradeço) atira-me para a minha infância. Algumas pessoas já se foram…a vida é mesmo assim :(( Mas o que não desaparece são as boas recordações, felizmente!

    E eu ainda me recordo de um tempo, quando andava na Primária, portanto, na década de 70, que era habitual a realização de excursões várias. Depois esse hábito foi-se perdendo aos poucos e estes passeios foram sendo cada vez mais raros. Felizmente nos últimos 2 anos tem havido algumas “mordomias” para as gentes de Forninhos. Temos como exemplo, o passeio feito em Setembro último, organizado pelo Pároco da freguesia.

    A realização de excursões hoje poderá não ter tanta importância, mas no Forninhos de antigamente era talvez a forma de algumas pessoas saírem da terra, conhecer outros lugares e experiências. Tenho a certeza que algumas dessas pessoas ainda hoje terão doces memórias na mente desses passeios, de bons momentos de reinação.

    A minha mãe costuma contar que veio numa excursão a Lisboa quando o Cristo Rei foi inaugurado - conta ela que foi a 1.ª vez que andou de barco :))

    ResponderEliminar
  3. Quantos anos terá a foto?Quem é a pessoa que está agaixada?
    É sempre muito interessante ver fotos antigas e às vezes nem reconhecemos as pessoas.

    Da esquerda para a direita: Augusto Marques,tia Ana,tia Clementina brasileira,Srª Cândida,tia Aida e no seu melhor tio Zé Coelho.

    Um abraço para todos
    David

    ResponderEliminar
  4. Eu também participei na mesma excursão organizada pela paróquia e tudo correu bem, só que foi pouco tempo, estivemos pouco tempo em Fátima e na praia porque foi muita coisa para só um dia, mas mesmo por um dia faz muito bem sair e ver coisas diferentes.

    ResponderEliminar
  5. Eu só sei que quando chega o dia da excursão, passeio, a vida é outra…ficamos mais animados, mais bem dispostos, não pensamos no trabalho, nos problemas, comemos coisas diferentes, pelo menos eu.

    E…mais! Quando era criança e os meus pais iam numa excursão eu só contava as horas e minutos para que chegassem, porque sabia que me iriam trazer um brinquedito. Claro que não eram os brinquedos que hoje há, mas ainda me recordo de uma excursão que fizeram a Braga, ao S. João, e me trouxeram 1 martelinho :))

    Recordar é Viver :))

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.