imagem de S. Pedro de Verona, proveniente da extinta capela de S. Pedro |
Hoje comemorava-se o dia de São Pedro Mártir de Verona e na "nossa" Serra de São Pedro era dia de festa, mas "há séculos" que não há festa!
Segundo o padre Caetano Álvares de Campos, in memórias paroquiais, 1758, no termo do concelho de Penaverde havia "fora desta vila com a distância quase de meia légua, uma ermida chamada de S. Pedro dos Matos que fica junto a um outeiro, que dizem foi castelo dos mouros...".
"14- Nesta ermida costuma ir em procissão a gente desta freguesia e das anexas em dia de S. Pedro Mártir, e dia da Ascensão, as quais procissões acompanha a Câmara do concelho...".
Hoje o dia de São Pedro de Verona, mártir da fé, em 1252, é festejado em 6 de Abril, data da sua morte. Mas a comemoração litúrgica de São Pedro Mártir foi inicialmente definida para 29 de Abril, não foi usado o dia da sua morte porque entraria em conflito muitas vezes com o Tríduo Pascal.
Pena que pouco a pouco, tudo que era, não mais é! Triste! beijos, chica
ResponderEliminarÉ, a sucessão de presentes "divorciou-se" da memória e deixou para trás vivências de outros tempos, sem ninguém com isso se importar :-(
EliminarBjs**
Curiosamente, no último final de semana, foram as festas em homennagem a este S.Pedro em Carapito, a este Santo que reclamamos como nosso e tantos "problemas" trouxe a Forninhos, até ser roubado por um padre.
ResponderEliminarTempos em que se dividiam paróquias quase em guerras pela posse da crença...
Talvez o que tivemos, tal como a sua capela no alto da serra onde era venerado e depois de retirado, haja sido furtado na nossa paróquia e repousa em Viseu.
A vergonha reside em um povo deixar partir um símbolo ancestral e jamais ter a coragem de o resagatar, aparece nas televisões em Viseu
mas em Forninhos não!
Jamais voltou ao seu Lugar...
Quando esteve no claustro do Seminário de Fornos de Algodres ainda tentaram resgatá-lo.
EliminarMas há que referir que a imagem está incompleta. O S. Pedro que esteve no chão atrás da porta da sacristia da igreja de Forninhos tinha um cinturão com chaves, acessórios que pelos vistos desapareceram em Fornos ou antes de seguir em camioneta para Fornos numa bela noite. Foi o que me disse o meu tio António Carau em 2010, quando lhe mostrei a imagem que já estava em Viseu para maquiagem e com isso alterar um pouco a sua aparência.
O património religioso valioso de Forninhos desapareceu quase todo, pela mão do Clero, mas coitados dos padres...
Foi bom conhecer e gosto do olhar!!! Bj
ResponderEliminarSó olhando atentamente o passado se poderá perspectivar o futuro a cada presente.
EliminarBj, bom feriado.
Infelizmente coisas assim acontecem, não é, Paula? Não conhecia o São Pedro M de Verona.
ResponderEliminarO meu primeiro abraço deste mês... Boa noite...
Dá-Lo a conhecer pelo menos trazemos à vida o nosso São Pedro. Quando era pequena e ouvia contar que o roubaram a estória parecia quase lenda.
EliminarBj, bom fim de semana.
A imagem do santo é muito bonita e a precisar de restauro.
ResponderEliminarUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
A imagem agora está em Viseu...o que Forninhos pode fazer?
EliminarAbraço.
Boa tarde Paula,
ResponderEliminarPena não ser mantida essa tradição.
Mas será que não há forma de recomeçar?
Não será fácil, mas quem sabe se não terão ainda essa alegria!
Um beijinho e bom fim de semana.
Ailime
Penso que não, Ailime :-(
EliminarTenho a certeza que todos os forninhenses quererão o Santo de volta, mas a sua recuperação se calhar é inacessível, além de que a capela sequer existe!
Beijinho e passe também um bom fim de semana.