Seguidores

sábado, 25 de março de 2017

Projectos dos nossos dias

Em muitas aldeias do nosso país ouvem-se pessoas que se queixam dos problemas causados pelos projectos de melhoramentos sem harmonizar o passado com o presente, nem o antigo com o moderno. Projectos mal elaborados que poucos melhoramentos trazem às aldeias despovoadas, à região onde foram elaborados e que acabam sempre por enriquecer uns e criar problemas às populações.
Não há aldeia que não se queixe de um ou mais problemas...

Futuro Parque Infantil (um dos...)
Eleições autárquicas 2005 (Projecto do Lugar)
Em Forninhos muita gente se queixa duma rotunda que foi feita há alguns anos. A rotunda do Lugar deve ser uma obra única, pois não creio que no país haja outra igual. Mudaram um fontanário antigo para o meio da rotunda com um poste por trás e com quatro passadeiras a convergirem para o centro. É no mínimo original.
Ah! E uma paragem a que chamamos "gare do oriente", que foi feita só para inglês ver, já que não abriga nem acolhe ninguém!

Eleições autárquicas 2013 (Projecto da Lameira)
Acima do Lugar  encontra-se a Lameira, com postes de electricidade novos e o piso refeito a novo; aqui não há uma rotunda, há um triângulo??? (mal ajardinado), com uma espécie de bancos a circundá-lo. Apesar destes trabalhos, por vezes (e muitas) a quem circula por ali acima tem provocado alguns sustos. 
Começou a obra em Julho/2013, em vésperas de eleições autárquicas; e o que é certo é que os trabalhos ainda estão inacabados, pelo menos o parque infantil que dá uma péssima imagem (vide foto).
Já agora e uma vez que os trabalhos ainda estão em curso (ou deviam estar), como praticamente não há crianças, façam antes um parque sénior e não acabem sem tirar a cobertura da fonte da Lameira também! 
Também foi em 2013 que o projecto "Forninhos, a terra dos nossos avós" viu a luz do dia e quem tem olhos para ver (e ler) vê uma obra muito mal elaborada, cheia de erros, mas claro para os responsáveis desse projecto são apenas falsos erros e tudo está muito bem sem razões para queixas. Um orgulho!

Eleições de 2009
Vem a novela do projecto do Santuário de Nossa Senhora dos Verdes. Um projecto mégalomeno que acabou com uma capela rebocada e um recinto verde cheio de pedra granito. Que alguém explique o que tanta pedra ali faz. 
Outros melhoramentos seriam talvez mais necessários...
Não é do desconhecimento de ninguém também o projecto parque de lazer nos terrenos da Freguesia de Forninhos, no Barreiro, que incluía algumas infraestruturas de lazer e até a possibilidade de uma praia fluvial. O projecto apresentado em 2009 foi aprovado em Assembleia de Freguesia, mas até hoje «nada». Ficou na gaveta, porque não havia dinheiro...!

Eleições de 2001
Projecto "Parque das Merendas". Começado no ano 2000 no "Alto dos Valagotes" o Parque de Merendas "Nossa Senhora de Fátima" é hoje um local de lazer, para crianças, jovens e adultos de qualquer idade. Inserido no meio da natureza tem um miradouro, obstáculos naturais, um parque infantil, telheiro com churrasqueira, Wc, etc...
Ficaria mais completo se fizessem ali um mini campo de futebol, ainda assim dizem que é dos melhores parques das redondezas!?!
Mas a ânsia de querer fazer...leva as pessoas que têm o poder decisão, como são os políticos que ocupam os lugares nas autarquias, a querer mais projectos! 

Eleições de 2017
Este ano é ano de eleições e como não podia deixar de ser surge um novo projecto para Forninhos, que pouco difere do de 1999 e 2013, pois tem previstas iguais estruturas de lazer e apoio às famílias, desde os mais pequenos aos séniores. Inclui um parque infantil (já vamos para o 5,º parque infantil), equipamentos de geriatria, campos de jogos, zona de merendas, telheiro com churrasqueira.
Mas pergunto eu:
Se já há tudo isto, é preciso fazer tudo igual dentro do povoado, porquê, para quê e para quem?
Deve ser promessa eleitoral ou então é porque há dinheiro em abundância, pois se para tal até compraram terrenos a particulares!!, mas se o há de algum lado veio e a concretizar-se tudo (o que eu duvido), não me admirava nada ver lá o que em Forninhos já virou moda, ou seja, uma placa benemérita, porque "Contributos são bem vindos"!

28 comentários:

  1. "CONTRIBUTOS SÃO BEM VINDOS"...
    Pessoalmente, acho que tenho dado nos meus escritos aqui, aquela relevância ao património imaterial ao longo de já tantos anos na defesas das genuínas raízes, à nossa aldeia. A história não se apaga, podem apagar no "apagado" e esquecido quadro da escola, mas e por muito que tal custe, as memórias transpõe por enquanto devaneios utópicos.
    Pena e no meu modesto ponto de vista, que as coisas "divinas" surgem por norma nas mesmas alturas.
    Não sou votante e nem sequer residente na minha terra. Sou simplesmente "proscrito" (nem sei se de forma legal...), de aceder às "páginas" sociais de Junta e Centro, mas uma coisa garanto aqui e neste espaço que tão longe tem levado mais que qualquer "Coisa", o nome de Forninhos pelos mundos...
    A verdade!
    Li e vi no "face" da Junta o novo projecto e reconheço não ter capacidades técnicas para o avaliar, sendo que parece, pela aparência uma iniciativa de louvar e presumo com o melhor dos propósitos, mas, pensemos:
    E os outros que ficaram para trás?
    Uns abortados, outros deslocados, outros abandonados?
    O reparo do post tem todo o sentido ao insinuar "mais do mesmo"
    e perguntar os propósitos do momento.
    A politica que fique com quem a faz, mas de forma clara e elucidativa, caso contrário aonde pára a democracia?
    Um elogio a quem vendeu estes terrenos para a Junta de freguesia, presumo como "quase" donativo, votos de boa utilização e a que espero ir aquando da inauguração, mas os idosos que frequentam o Centro, devem ter transporte assegurado, tal como as diminutas crianças que "abundam" na aldeia.
    Para despedida apenas uma questão:
    Aqueles terrenos da Igreja, o Passal, não teria sido melhor escolha?
    Um lugar bonito e os idosos estariam com melhores cuidados de proximidade, não acham?
    E os lazeres, não ficavam bem nas antigas escolas primárias?
    O "Provedor" crónico da terra é quem sabe...
    Por mim, em prol do que for melhor para Forninhos.
    Mas quem cabritos vende e cabras não tem, de algum lado lhe vem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou ser directa: mais valia nesses terrenos (que pelos vistos a Junta comprou a particulares) fazerem uma pousada de juventude, para estadia no Verão, Outono, Inverno, Primavera. Ou menos atraía jovens!
      Está mais que na altura de Forninhos deixar de se preocupar tanto com aqueles que andam com o credo na boca. Não existe um Centro de Dia? Não têm lá equipamentos de geriatria? Se não têm, deviam ter!
      Eu já referi por várias vezes, que Forninhos tem muito boas condições para se tornar numa aldeia turística, mas para isso terá que haver vontades e até agora não se viu nada!
      Não basta haver parques de merendas e de lazer, caminhadas, festas e festins para a malta da terra, é necessário atrair gente, é preciso que os turistas vão a Forninhos.
      Mas a questão é:
      E o que tem a aldeia para mostrar a quem a visita?
      - Tem muita coisa bonita para mostar, eu sei, mas tudo está mal aproveitado.
      Compete às Juntas de Freguesia, olhar pelos interesses próprios das suas populações (artigo 235.º, n.º 2, da Constituição da República Portuguesa), mas dois parques de lazer para menos de 200 habitantes é ridículo!
      Só se a ideia é dividir as gentes de Forninhos e dos Valagotes, mas não me parece, porque esta Junta precisa dos Valagotes como pão para a boca!
      Acho que criam projectos por criar. Basta ver o que fizeram com o projecto da campanha de 2009, o parque de lazer do Barreiro!
      E o parque infantil da Lameira, que até foi a principal bandeira da campanha eleitoral de 2013?
      Está por concluir e estamos em 2017!
      Quanto a "donativos" há muitos e variados, mas deixo dois:
      1) o "donativo" da publicação "Forninhos, a terra dos nossos avós";
      2) o "donativo" para aquisição de portas e janelas da sede da Junta.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade meus amigos em ano de eleições surgem os projectos por tudo quanto é sitio e alguns são realmente autenticas aberrações.
      Gostei do levantamento que fizeram dos projectos das ultimas eleições e os projectos que realmente são necessários ou ficam na gaveta ou não à verbas.
      Um abraço e bom fim-de-semana.

      Andarilhar
      Dedais de Francisco e Idalisa
      Livros-Autografados

      Eliminar
    2. Sabe Francisco, sempre foi tradição em Forninhos a Junta nomeada “chutar para canto” os projectos credíveis projectados por anteriores executivos e assim os forninhenses vão andando ao sabor da vontade política...depois a desculpa corriqueira é a falta de dinheiro, mas presentemente deve ser a abundância dele, só pode!
      Bom fds/Abraço.

      Eliminar
  3. .....
    .....
    Camaras Municipais de uma cor politica e Juntas de outra é
    sempre uma chatice , em todo o lado .Seja com 200 ou 100 mil
    eleitores...
    Não sei se é o caso ? Acho que não ..
    As Beiras têm sido um bastial Social Democrata..
    Mas ....meus amigos , casa onde não há pão todos ralham e
    ninguém tem razão ! E bons exemplos na Europa não temos !!
    Á esquerda as Camaras Comunistas do Sul não têm evitado a
    depressão na Planicie .
    Enfim...

    Abr
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da parte da Câmara só houve bloqueio após as eleições de 2005-2009, de resto no que quer que seja Junta e Câmara andaram sempre de mãos dadas...
      Mas, note-se, que desconheço se o projecto parque de lazer de 2009 e o de 2017 foram aprovados em Assembleia Municipal.
      Abraço.

      Eliminar
    2. ...
      ....
      " bastião " quis escrever . E não "bastial".

      MG

      Eliminar
  4. Então... vamos pensar em infra_estruturas para atrair o turismo e dar a conhecer todo o seu património histórico e cultural!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que era!
      A nossa fregueia tem estruturas naturais e paisagísticas para tal: serra, rio e ribeira, caminhos rurais, descidas agrestes, tudo para a prática de diversas actividades de lazer e aventura e abrangentes para todas a idades!
      É que nem era preciso adquirir terrenos particulares, nem grandes custos ou grandes obras, porque simplesmente eles já existem.
      Bj/Bom fds.

      Eliminar
    2. Por vezes ... politiquices que não levam a lado algum! Bj

      Eliminar
  5. É aflitiva a maneira como os políticos se servem do país, em vez de o servirem.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então em ano de eleições autárquicas é demais!
      Basta olhar para o futuro parque infantil, uma promessa eleitoral de 2013...
      Entretanto, há já um novo projecto aprovado em Assembleia de Freguesia que inclui um outro parque infantil.
      Quer dizer, em 2006 fechou a escola primária por falta de crianças, mas parques infantis não vão faltar (para as moscas, digo eu!).
      Abraço, bom domingo.

      Eliminar
  6. Atualmente que utilidade tem o campo de futebol do Picão? Ótimo e grande espaço para iniciar um complexo desportivo, os 22.500 (assim me disseram) que gastaram na compra dos terrenos, iniciava muita coisa, ou estão á espera que o tempo volte atrás, à espera de mais crianças?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que eu digo Henrique, virou tradição em Forninhos a Junta “chutar para canto” o que foi feito anteriormente, o Campo do Picão é só mais um exemplo!
      E tanto que as pessoas lutaram para o fazer!
      A "Batalha do Picão" até hoje foi a única feita através de uma coragem colectiva que resultou em vitória. Imbuídos na Revolução dos Cravos, fizeram em Forninhos a Revolução dos Pinheiros. O Xico pode contar melhor como foi, mas o que eu sei é que quando "forçaram" a cedência do Picão, era no intuito de ser um espaço para a prática do desporto, nos sonhos mais abrangente, não se limitando apenas ao futebol.
      Portanto, porquê este desprezo pela história de Forninhos? Nesta Junta e na anterior (a 2009-2013) é isto que eu não compreendo, nem vou compreender!
      Já agora Henrique:
      - € 22.500,00 por quantos m2?
      É que os 2 terrenos adquiridos(com a estrada ao meio) não me parecem perfazer uma grande área. Fazem???
      Só se estiverem a contar com o da Igreja...
      Reparei que o preço não é divulgado, nem a área!!
      É tudo tão opaco, Meu Deus!!
      Forninhos está bem entregue...está, está!

      Eliminar
    2. O que me foi dito sobre os terrenos comprados, o de cima e outro debaixo, eram do Sr. Américo Vaz, ajustado 10.000 por cada e o outro da família do Tio Abel Peleira por 2.500, que a Junta tinha intenção de comprar o terreno anexo do Santíssimo (Igreja) ,mas iria ser muito difícil. Acho espaço muito curto para projeto divulgado, não sou a favor do complexo ser cortado pela estrada, não a favor de ser encostado ao Cemitério mas "tiro o chapéu" à Junta em divulgar o projeto ao povo antes de iniciar a sua construção, coisa que não aconteceu com o Largo da Lameira, alguma coisa já está a evoluir, tudo isto não passa de intensões, há muitas aprovações pela frente uma das quais o impacto ambiental (duas habitações encostadas e o Cemitério), mas gostava de ver um projeto semelhante, em Forninhos e, quanto a mim, o campo de futebol seria o local ideal onde poderia haver uma sede desportiva com bar. Sonhos meus?

      Eliminar
    3. Henrique, nem só Luther King teve um sonho!
      Tu e eu podemos não os conseguir realizar porque realizar sonhos, mais das vezes não depende só de nós!
      Mas lembro que o da Lameira não foi divulgado pela Junta, porque excepcionando o parque infantil, era um projecto da Câmara e já era antigo, "eles" é que fizeram crer à população que era um projecto recente da Junta!
      As ideias boas deles são sempre as dos outros...
      Olha o do cemitério?
      De quem foi a ideia e vontade de alargamento do mesmo?
      Houve forças de bloqueio na aquisição de um terreno e devido a isso até se pensou também no terreno anexo do Santíssimo; a Câmara também "alinhou" (não esquecer), mas tudo mudou o negócio fechou-se e o alargamento concretizou-se. Mas ainda resta saber como o negócio da parte desse terreno se fez, saber que tipo de escritura foi feita, quem representou o proprietário, que era o meu tio Luis, que é surdo-mudo...
      O parque de lazer que agora está a ser divulgado, não sou a favor ser cortado ou por cortar, simplesmente porque não há gente em Forninhos e porque há um no Alto dos Valagotes que serve muito bem a diminuta população (só se este já não é pertença da Freguesia de Forninhos!?!).
      Dornelas que tem se calhar 3x mais jovens e crianças que Forninhos tem um recinto desportivo, eu nunca lá vi actividades desportivas, em Forninhos vai ser diferente, como?
      Façam um parque sénior como na Matança, talvez resulte (ou não...).
      Bom domingo.

      Eliminar
  7. Boa tarde Paula,
    Em Forninhos, aqui e em todo o lado abrem-se valas, arranjam-se canteiros ou coisas do género, enfim uma lufa lufa de "melhoramentos" que na maioria do casos têm um custo exagerado para as obras feitas, quando o essencial é sempre esquecido. Mas há eleições e há que fazer algo nem que seja só em projectos..
    Desejo para Forninhos dias melhores!
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, todos sabemos que quando chega as eleições, a vida é outra...não pensam no dinheiro, muito menos nos problemas reais das populações.
      Mas em Forninhos é só show-off. Vendem os baldios se calhar para comprar terrenos a particulares para projectos que, afinal, para os concretizar nos pedem "contributos"!?
      Nasci em Forninhos e sempre ouvi os meus avós dizer "que quem não tem bois, não promete carradas"!
      Ailime, eu quero acreditar que melhores dias virão. A ver vamos...como diz o cego!
      Beijinhos e boa semana tb.

      Eliminar
  8. A estes propósitos, vou falar de um concreto e no qual tive participação activa, " A revoluçao do Picão".
    Tal aconteceu logo a seguir à Revolução dos Cravos, quando ainda a maioria que me critica e questiona a minha democraticidade, andava nas "bolsas" do pai...
    Houve em Forninhos uma pessoa de nome Amaral, que era o "dono daquilo tudo". Ali imperava a necessidade, os medos e a fome e por tal, mesmo um chapéu rôto tinha de ser levantado aquando da sua passagem e ai daquele que levantasse os olhos.
    Afinal e além de rico, era compadre de Santos Costa, ministro da defesa de Salazar que um dia ali apareceu conduzido por um motorista de raça negra e foi uma revoada em Forninhos...nunca tinham visto um negro.
    Na altura éramos muitos na casa dos dezoito a vinte anos e também arquitectamos um projecto bonito, embora cientes do risco que poderia acarretar.
    Já por aqui muito escrevi acerca do nosso "campo" da bola, no adro da Senhora dos Verdes com ciprestes centenários de permeio e nos quais volta e meia o jogo parava e à pedrada a bola era recuperada das suas ramagens.
    Aquilo não dava para nada e era uma vergonha para a aldeia, as das redondezas tinham melhor campo de futebol e se tal pensamos melhor o fizemos...
    Recordo como se fosse hoje e aqui vai o meu testemunho:
    Era domingo e estava combinado que a seguir à missa, iríamos reclamar ao rico, um espaço de lazer para a "malta" nova, muitos deles filhos de quem para ele trabalhava ou terras arrendava.
    A gente queria um campo da bola no Picão, afinal outrora um lugar de sementeiras e agora a ser plantado por pequenos pinheiros. Que falta lhe faria aquilo?
    E fomos, "os comunistas" como alguns nos chamavam, irrompendo pátio adentro, entoando o "Grândola Vila Morena". Era a nossa Revolução, nos nossos modos.
    E ele veio olhar a multidão, olhos nos olhos pois aqueles que ali estavam também os não baixavam. Também sei o que ouvi e o que disse na sua cara e confesso ter ficado surpreendido pela sua compreensão na pretensa recompensa do que o povo lhe havia dado, mas que aquele terreno junto da aldeia, valia muito dinheiro e seria para ele um enorme prejuízo.
    Reclamamos: ou dava ou a gente ocupava.
    Deu!
    Foi um alvoroço na terra, jamais alguém havia imaginado que os filhos da terra, tivessem tamanha coragem e aquilo parecia a romaria para a Senhora dos Verdes em dias de festa, sendo que esta era para o Picão.
    O que mais me marca neste episódio, continua a ser o modo festivo da exultação, traduzido na figura do Ti Zé Carau a atirar foguetes em cima de uma antiga meda de estrume.
    Foi o maior Projecto da minha altura e agora ao "Deus-Dará".
    Deixo apenas uma achega:
    Aonde está o reconhecimento às Forças Armadas que na altura abriram a estrada para os Valagotes?
    O verdadeiro projecto está na alma do povo quando genuína, agora...a ver vamos, pois dinheiro há com fartura...ou não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só me ocorre aquela frase do antigo Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes:

      DE JOELHOS, PERANTE DEUS, DE PÉ, PERANTE OS HOMENS!

      Agora é o que se vê...tudo submisso, com medo de falar, como se esta gente que põem em pedestais (para se não lhe notarem os defeitos, deve ser...) tenham alguma vez feito alguma coisa para o desenvolvimento de Forninhos.
      A única coisa que fizeram no terreno foi vender baldios e com isso receber benesses dos compradores. Se não fosse assim ainda hoje o Parque de Merendas sito no Alto dos Valagotes estava como o Campo do Picão: "ao deus-dará"!
      Será que é isto que dignifica a função autárquica?
      Se calhar é...

      Eliminar
  9. Que venham projetos, promessas, melhorias para Forninhos! Que não sejam somente planos e conversas de políticos...

    Torcendo! O meu abraço... Uma linda semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anete, o desenvolvimento dos territórios faz-se com ideias e com projectos que os possam dinamizar, mas sendo Forninhos uma freguesia dum concelho desertificado, não creio que projectos que incluem parques infantis e campos de jogos possam impulsar esse desenvolvimento.
      Abraço e cont. de boa semana.

      Eliminar
  10. Eu não tenho noção do que seja Aldeia.
    Será um bairro da cidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aldeia é um pequena povoação, de categoria muito inferior à de cidade.
      Forninhos é uma aldeia.

      Eliminar
  11. ....
    ....
    Na Aldeia o ar é puro , existe um rio ,um ribeiro ,silêncio.
    Na Cidade o ar é poluído ,existe um rio ,ribeiras, barulho e muito lixo.

    MG

    ResponderEliminar
  12. ....
    ....
    Coisas " intrigantes " nas cidades :

    Três invisuais ( pelo menos três ) que há trinta anos (pelo menos há trinta..) " pedem" esmola no Metro de Lisboa...

    Um arrumador de Leste que junto ao El Corte Inglês ganha 70€ em média por dia porque fica com a chave dos carros e moedas.
    Gere a passagem dos fiscais da Emel .Coloca o valor minimo
    para iludir os ficais e fica com o resto no bolso.
    Ao final de cada dia os proprietários dos carros e arrumador
    vão felizes para casa...
    Somos mesmo um bom povo...

    Fale a pena pensar nisto...??

    MG

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.