Seguidores

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Homenagem ao Imigrante ou Emigrante?


Estátua em homenagem aos imigrantes?


Presumo que em primeira mão!
Tal comemoracão irá ter como de costume a inicitiva privada dos mesmos mecenas com missa e comes e bebes para quem quiser, bastando para tal ser habitante desta freguesia (Forninhos e Valagotes).
Mais um "marco" na história da nossa terra que posteriormente traremos mais detalhada.  

18 comentários:

  1. Que seja linda a festa nesse domingo por lá! abração,chica

    ResponderEliminar
  2. Uma celebração! Aguardemos então novos detalhes...
    Um abraço... E boa comemoração...

    ResponderEliminar
  3. Nesse cenário, voltaria pra recordar!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Tem Forninhos tantos imigrantes, que lhes seja erigido um monumento? Se tem! É possível saber de que países é a sua origem?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Eu nasci e cresci em Forninhos e, a meu ver, Forninhos é terra de emigração e de migração também, pois as cidades do litoral, Lisboa e Porto, mas sobretudo Lisboa, atraiu muitos dos nossos conterrâneos; já de imigração desconheço tais imigrantes e de que países são originários! Se calhar trata-se de uma calinada, mas se é, então é mesmo caso para dizer que o dinheiro não compra tudo!
    Não assisti a tal homenagem porque quando vejo (na minha terra) que as coisas são feitas com segundas intenções, prefiro não estar lá...
    Acho que se a intenção fosse mesmo homenagear a comunidade emigrante escolhiam Agosto e perante isso só posso achar que tal estátua e festa foi para homenagearem-se a eles próprios e o monumento só não foi colocado no espaço privado de sua pertença porque deste modo ninguém o via!!!
    Fazem falta os regedores, até ao erário público lhe ficava mais barato!

    ResponderEliminar
  6. Na minha Escola Primária:
    Migrante - dentro do País
    Emigrante - para fora do País
    Imigrante - veio para o País
    Mas não é só isto, o convite é só erros, mesmo com o novo acordo: parque n_ª Senhora Fátima, senhor Nogueira, dona Felismina, associação dos Valagotes
    Não sei quem o elaborou, não está assinado, mas aconselho a ler uns livritos,
    Já agora, é possível haver em Forninhos IMIGRANTES, com a independência das ex-colónias, há gente, na aldeia, nascidos nelas.
    Também, não percebo o porquê, das inscrições, encerrarem dia 13, quando fui sabedor que algumas o fizeram Sábado, dia 18. Exceções???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar "encerraram" dia 13 para alguns (nós) não terem hipótese de se inscrever hehehe
      Eu preferia b**rar um pé até ao joelho do que ir a tal almoço (ainda criticavam o "puto" por andar à mastiga)!!!
      E aquela parte de que é para todos os habitantes de Forninhos e de Valagotes? Depois vês lá habitantes da Moradia...Viseu...zona Lisboa...etc...mas esses é que devem ser IMIGRANTES senão como se podiam inscrever???!!! Mas também o "edital" pode ser apenas para "inglês ver".
      Henrique, já que estamos numa de erros, só tenho duas palavras para esta situação IMPRESS-IONANTE!!!

      Eliminar
    2. Algumas pessoas me perguntaram:
      -Porque não foste?
      Cheguei dia 16 e tinham encerrado as inscrições.
      -Mas havia muitos lugares vagos e algumas pessoas só disseram no Sábado!
      No convite dizia até dia 13 e eu gosto de respeitar. Entretanto recebi convite, para almoçar, de uma família amiga, bacalhau assado no forno com batatas com casca. Estava uma maravilha.

      Eliminar
  7. Permitam meia duzia de linhas.
    No prefacio, a simbologia de palavras ternas de alguem o mais aproximado possivel do convite ao "imigrante"...
    "O sitio é lindo e na serra com ar puro. Foi uma festa muito bonita e com gentes sãs e boas.....Aconselho a todas as pessoas a visitarem estas paragens que existem no norte deste nosso quadradinho português.".
    Comungo em absoluto o ar puro, das cabecas desconfio e alerto as pessoas para nao pensarem que todos os dias se come de borla.
    Tal como esta menina que festejou o aniversario do pai "na pala" dos mecenas, afinal fica tudo em casa e silenciado no dia seguinte, aquando em conversa de esquina se desculpam por motivos futeis e enganadores.
    Foram porque quiseram e se eu pessoalmente fosse inocente, porventura teria ido, mas as coisas, a meu ver, caminham em marcha atras, na subserviencia de outrora, do tempo dos senhores feudais, sendo que esses (falo do sr. Amaral) oferecia trabalho com condicoes a seu modo, estes de agora e isto o meu povo gosta, oferece barrigadas de iguarias...
    Ouvi que a Camara de Aguiar da Beira, tinha ficado "agastada" pela falta de convite. Surpresa! O sr. presidente na altura do acto, aparece na ribalta ladeando os mecenas.
    Mais do mesmo e nada muda. Terras denominam estas gentes como "lame botas", outras "lambe cus". Eu utilizo a palavra "Mofos"!
    Por Forninhos ainda que esta palavra seja proscrita, caracterizar muitas das gentes que se deslocam centenas de quilometros para "encher o bandulho".
    Qualquer dia e com tantas festividades, Forninhos antes de dormir ja esta acordado, como diz uma "serigaita" o dia do emigrante...
    Estao ( e a conseguir) desvirtuar a personalidade forninhense, gente integra, recebedora. Gente de bem!
    E que nao me venham estes mecenas com estas atitudes imponentes de fartura, mudar o que qualquer pessoa de Forninhos e Valagotes sempre se orgulhou.
    Quando a esmola e grande, o pobre desconfia e por tal e se a semente nao vingar, podem voltar a emigrar, ou migrar!

    ResponderEliminar
  8. O convite diz tratar-se duma homenagem a todos os imigrantes e os mecenas convidam todos os habitantes desta freguesia (Forninhos Valagotes) a participar no almoço desde que se inscrevam até ao dia 13 de Julho, mas não diz de que ano, atenção!
    Daí as inscrições até ao dia 18 de Julho?
    O Henrique refere que talvez os IMIGRANTES, são os nascidos nas ex-colónias.
    Tendo em conta as pessoas que se inscreveram eu antes digo que os imigrantes podem ser os que não habitam na freguesia (Forninhos e Valagotes).
    Depois, quem nasceu nas ex-colónias anuncia que foi inaugurado em Forninhos - Aguiar da Beira o dia do Emigrante!
    Criou-se mais um dia na freguesia de Forninhos?
    O dia do emigrante?
    Bonito!
    Outros agradecem e fazem vénias aos beneméritos, não sei se pelo monumento ou pelo almoço; acho que o casal benemérito é que devia agradecer a Forninhos, que foi quem lhes cedeu um espaço público para ali colocarem o monumento em sua homenagem e ainda foi permitido que o padre dissesse a missa de domingo junto a um nicho em vez de na Igreja Matriz como pertence.
    Deviam por isso os responsáveis pelo pagamento do seu vencimento descontar-lhe 1 dia!
    Para terminar:
    Visualizei algumas fotos publicadas por aí...e não vi lá os actuais emigrantes de Forninhos e se algum dos Valgotes lá estava eram os próprios beneméritos.
    Agora que monumento é bonito, é! O artista Laginhas é de facto um verdadeiro artista, além de que bem lhe podem agradecer por ter corrigido a calinada!
    Um dia havemos de publicar todas as benfeitorias e as contrapartidas...só para as pessoas verem o que Forninhos ganhou e o que perdeu!

    ResponderEliminar
  9. Opiniões são opiniões, e cada uma vale o que vale, para cada um. Eu, não concordando com alguma, tento respeitar a pessoa que a tem. Em Forninhos, pode haver bastantes pessoas com caráter, com personalidade mas poucas o mostram, muitas já o demonstraram que querem é festas, comes e bebes e se possível, à borla. Tenho dúvidas se as pessoas que participaram, no almoço à borla, foi por estarem solidárias com a cor política ou para se mostrarem aos senhores do dinheiro, neste caso, graxistas ou lambe botas. De louvar o Sítio, Parque Nossa Senhora de Fátima, cada vez, mais rico, mais bonito, mais atraente e porque não dizer mais desejado. Ora, se neste espaço, está tudo tão bonito, porque não fazer o mesmo na povoação de Forninhos?

    ResponderEliminar
  10. Os artigos e comentários publicados e assinados n' O Forninhenses são todos e apenas de opinião pessoal. Depois, cada um, lê e pensa o que quer...
    Aquilo que alguns (80%) acham bem, outros (20%) acham mal, mas 20 por cento se calhar respeitam a VERDADE, RIGOR, RECTIDÃO...e os 80%? Respeitam a quê?! Podem dizer que se guiam pela LEGALIDADE? VERDADE? RECTIDÃO?
    Impressionante a forma como as coisas nesta terra são feitas, não tivesse este casal dinheiro, não houvesse almoço de borla e missa no Alto dos Valagotes eu queria ver quantos lá estavam por respeito à comunidade de que fazemos parte e que está espalhada por todo o mundo e que regressa (a maioria) a Forninhos no mês de Agosto!
    Já agora, sobre os melhoramentos financiados por emigrantes e para melhor entendimento, aqui vai:
    Em Abril de 2012 publiquei um post que intitulei "Património: Altares e Santos" e quando se discutia o desaparecimento de um quadro com o nome dos emigrantes dos EUA (que nem era bem o nome, mas por alma dos seus antepassados) que contribuíram monetariamente para que os altares (douramentos) fossem retocados, isto entre 1988 e 1990, um comentador além de falar em discrição disse ainda que as pessoas, famílias ou grupos que comparticipam para melhoramentos de um altar ou imagem, até mesmo edifício, não o fazem para que lá coloquem uma placa ostensiva para salientar a contribuição.
    Aqui temos um casal que se farta de encher um Parque que é público e sempre que as obras estão concluídas, colocam uma placa com o nome do casal benemérito, há missa seguida de almoço...uma festarola e acham bem!
    Esse comentador disseram-me que também esteve na festarola, pelo menos, no almoço!
    Tanta hipocrisia, não é?
    Eu o que reparo é que o casal benemérito enche o parque, mas está a marimbar-se para a povoação.
    Reparei ainda que quando na porta da Igreja foi colocado um papel A4 para restauro dos santos da Igreja e capela de N.S. dos Verdes o casal não se prontificou a restaurar unzinho! Mas se calhar é porque a Igreja não tem baldios para vender!
    Se estou enganada peço, desde já, desculpa.
    Se há pessoas a lamber-lhe a carica, é porque eles também deixam que seja lambida.

    ResponderEliminar
  11. Também, uma das coisas que me fez confusão e até fiquei admirado, a Familia Nogueira, não a vi na igreja, no dia de Santa Marinha. Também convidou o povo da Freguesia para o almoço mas fui sabedor que ouve festa de anos (particular) dentro desse almoço, então? Que quer isto dizer? O aniversariante contribuiu para o pagamento do dito almoço? A mim não me aquece nem arrefece mas eu fazia a festa à noite com a família em casa. Visão diferente. Talvez eu seja esquisito e não goste de misturas. Uma coisa é certa, o Povo está subjugado, aderem a tudo, e então à borla!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presentemente o povo não sabe o que lhes fica bem, nem o que lhes fica mal.
      O casal, sabemos bem, gosta de ostentar a sua riqueza e a Junta é conivente. Não é a Junta que organiza tudo? O casal em questão apenas paga!
      Depois temos o povo que sabe que existe troca de favores (e se não o sabe, tem o dever de o saber), mas aceita bem tudo desde que sejam convidados para comer uns feijões e beber um copo de vinho, como tivessem hoje necessidade de andar à mastiga!
      Quando acontece uma homenagem, seja ao emigrante, ao lavrador ou pastor, compete aos órgãos autárquicos tudo fazer para que tal homenagem decorra de forma discreta, esta é minha opinião.
      É feio, fica mal, uma família, pessoa ou grupos de pessoas fazerem doações por vaidade.
      Se a intenção fosse mesmo homenagear os emigrantes esperavam por Agosto e para isso a Junta (se não tivessem o rabo bem preso) devia ter chamado esse casal à atenção, mas não...compactua e é por isso que este casal abusiva e deliberadamente escolheu esta data para só eles, na qualidade de emigrantes, brilharem.
      Quanto à festa de anos, a família do aniversariante não é a família da Presidente de Junta? Portanto, Henrique, está tudo dito.

      Eliminar
    2. Ah, ninguém viu o casal na missa e procissão do dia de Santa Marinha, mas depois tiveram direito a ter um padre a celebrar a missa no Alto dos Valagotes, junto a um nicho, curiosamente construído/pago por eles! Quem não quis se inscrever (habitantes da freguesia ou não) assistiu à missa na televisão.
      Acho que Bispo de Viseu não deve saber da missa a metade!

      Eliminar
  12. Neste almoço, duas coisas me fizeram confusão. A primeira, o bolo em homenagem ao emigrante ter sido insertado em conjunto com o aniversariante. A outra, o porquê, da participação, em discurso, do Sr. Presidente da Assembleia da Junta de Freguesia de Forninhos. Se calhar, eu é que estou a ver mal a coisa, tenho que começar a usar, sempre, os óculos. Ou será que também discursou o Secretário e o Tesoureiro? Além da Sra. Presidente, claro.
    Já estive algumas vezes com os dois casais Brasileiros em almoços, em lanches e em conversas ocasionais. Nada, mas mesmo nada, contra estes Senhores, até os admiro. No dia 17 de Julho, estive no Parque, onde apareceu a Sr. Felismina, um pouco preocupada com o não aparecimento da Obra e a animei, dizendo que o Artista tardava, mas cumpria o prometido. Dia 18, fui ver o Artista Laiginhas, a terminar a dita obra e o Sr, Nogueira me veio cumprimentar. Não estar de acordo com a venda dos Baldios, não quer dizer que esteja contra, com quem os compra. No meu ver, a Junta de Freguesia "abriu, demais, a porta" a estes Senhores. Não concordo, mas sou democrata, os membros foram eleitos pelo povo. Resta dar os parabéns à Família Brasileira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Henrique, eu costumo dizer que olhar para o passado ajuda-nos a compreender o presente, mas no caso em apreço por mais que olhe para o passado não compreendo este presente!
      Acho que teria sido bem melhor para o presente e futuro de Forninhos se esse Presidente da Assembleia nunca tivesse sido Presidente da Junta de Freguesia de Forninhos.
      Dantes era tudo mais unido. Dantes não havia misturas com a Igreja e Centro Paroquial e "Brasileiros".
      "Queimou esta terra" e como é costume após a “terra queimada” apenas fica a indignação e a memória de como dantes o povo era bem mais amigo.
      Hoje a união que há "entre eles" é de conveniência, não é de convivência.
      Pena pois!

      Eliminar
  13. Tens toda a razão, vamos ficar por aqui, veiem aí os Emigrantes, vamos ver o que eles pensam da inauguração e festa, sem eles.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.