Seguidores

domingo, 21 de novembro de 2010

A Azeitona já está preta...e os Tordos já andam nela

A azeitona já está a ficar madura

e a horta só espera a geada e o azeite novo

O alguidar colectivo, que serviu para toda a família comer já se não usa,

mas a panela de ferro e a almotolia do azeite, ainda estão presentes.

O azeite não era usado somente como alimento, mas também para iluminar. As candeias, lamparinas, candeeiros, para iluminar os lares de muitos povos, eram abastecidos com azeite.

15 comentários:

  1. Que bela horta!
    É desta última colheita do ano que os agricultores esperam o tempero para as suas iguarias. É com este azeite que se temperam os grelos, as batatas cozidas, o bacalhau e a couve da consoada, hoje, no seu prato individual.

    Apesar de colado e do estado em que está (precisava de um jeito no centro), este alguidar/bacia (palangana) é um verdadeiro tesouro! Até pensei que ninguém tivesse guardado um pratinho destes. Este blog é um sortudo por ter encontrado uma peça destas. Bem-Haja ed santos :)
    Gostei muito, muito, muito deste pratinho que faz lembrar os verdadeiros pratos “ratinhos”, com o fundo mais estreito que o rebordo, com o motivo em cerejas, simplista, rústico e singelo, que no passado terá servido para toda a família comer…quantos forninhenses tiveram no centro da sua mesa pratos como este, onde todos molhavam, sem se usar o prato individual... quantas pessoas fizeram as suas refeições à luz destes candeeiros…

    “A oliveira dá-nos azeitona, a azeitona dá-nos azeite, o azeite dá-nos luz na candeia, saúde no mal e gosto no prato.”

    ResponderEliminar
  2. C U R I O S I D A D E S
    =======================
    SABIA QUE...

    . Todas as azeitonas sao negras se as
    deixarem amadurecer ate ao fim.

    . Para extrair 1 L de Azeite sao necessarios,
    em media 5 a 6 Kg de azeitonas.

    . O grau de acidez pouco ou nada tem a ver com
    o cheiro e o sabor do Azeite. A acidez tem a
    ver com a quantidade de acidos gordos livres
    que o Azeite possui e tambem com a variedade
    e o estado de maturaçao da azeitona quando
    colhida.

    . A cor do Azeite nao esta directamente ligada
    ao seu sabor ou aroma. Um azeite verde,
    provem de azeitonas ainda verdes enquanto um
    Azeite dourado, provem de azeitonas maduras.
    Mas o Azeite e geralmente obtido a partir de
    uma mistura de variedades de azeitonas, com
    diferentes graus de maturaçao.

    . Como produto natural, o Azeite,ao contrario
    do Vinho, nao melhora com o tempo, pelo que
    se aconselha, consumi-lo o mais cedo
    possivel. Quando bem acondicionado, pode
    conservar-se, sem alteraçao das suas
    caracteristicas, ao longo de 18 meses a
    partir da extracçao.
    O rendimento do Azeite e maior do que o de
    outras gorduras vegetais, tanto em frio como
    em quente.

    . O Azeite deve guardar-se em recipientes de
    de vidro, de preferencia escuro, ou
    em recipientes de folha de flandres
    ou de aço inox. Deve manter-se em
    local fresco, sem luz e longe de
    produtos com cheiros intensos, para evitar
    que os absorva.

    . Quando sujeito a temperaturas muito baixas
    o Azeite pode solidificar. Contudo,ele
    retomara o seu aspecto inicial quando volta
    a temperatura ambiente, nao perdendo nemhuma
    das suas caracteristicas.

    ResponderEliminar
  3. Penso que a maioria das pessoas armazenam o azeite de sua colheita em potes de lata (pintados para evitar a ferrugem), de onde o azeite é retirado com um púcaro e depois com um funil deitam-no para uma vasilha. Antigamente deitava-se sempre para dentro de uma almotolia, donde se servia quando era preciso. Quando vazia ía-se buscar mais. Não tenho a certeza, mas acho que esses potes tinham uma espécie de gancho para se colocar o púcaro. E não era comum ter junto ao pote um prato para aproveitar o azeite que ía escorrendo desse púcaro?

    ResponderEliminar
  4. A azeitona já está preta

    A azeitona já está preta

    Já se pode armar aos tordos

    Já se pode armar aos tordos

    Diz-me lá, ó cara linda

    Diz-me lá, ó cara linda

    Como vamos de amores novos

    Como vamos de amores novos.



    A apanha da azeitona está quase a começar e cantarolar ajuda que o trabalho não custe tanto.

    ResponderEliminar
  5. Há certos usos e costumes, em que a sabedoria popular se sobrepõe aos manuais, simplesmente porque, de região para região, os produtos fazem diferença, e ao escreverem os manuais são-no na generalidade.
    Por exemplo: na nossa região não se fala em acidez, não porque a população seja ignorante, mas simplesmente porque a acidez do nosso azeite não se nota. Normalmente só se olha ao que rende, se funde ou não funde, o que normalmente, e quando a azeitona é boa, pode chegar aos 20%, ou seja, 20L por cada 100kg de azeitona.

    ResponderEliminar
  6. O saber popular (no nosso caso) tem como principal critério de classificação o cheiro e sabor do azeite e não o grau de acidez, pois o que realmente diferencia o azeite da nossa região (Beira Interior) é o seu sabor e cheiro que, devido à variedade da azeitona, pode originar azeite com um cheiro a azeitona mais verde ou madura, ou, com sabor mais ou menos amargo.

    Há um ditado popular que diz: "A melhor cozinheira é a azeiteira".

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde a todos,
    Como espaço aberto, este Blog permite nao concordancias, embora respeite o ponto de vista de cada um; isto a proposito da acidez do azeite.
    Permitam-me, entao:

    Quer queiramos, quer nao, o azeite e classificado por varios tipos, sendo sem duvida nenhuma o grau de acidez um dos parametros mais conhecidos.
    Mas esta "acidez", refere-se a percentagem de acidos gordos livres que o azeite contem, resultante do seu tratamento e que define o papel na prevençao de doenças variadas, etc.
    Mas a qualidade do azeite, nao depende apenas da sua acidez. Por exemplo, se tiver estado demasiado tempo em contacto com o ar, oxida e o azeite fica rançoso.
    A acidez, nao tem qualquer relaçao com a intensidade do sabor!
    Por exemplo:
    AZEITE VIRGEM EXTRA - azeite impecavel, com sabor e cheiro intenso a azeitona sa. Acidez igual ou superior a 1%.
    Apto para consumo directo. Comercializado.
    AZEITE VIRGEM - Azeite de boa qualidade, com sabor e cheiro a azeitona sa. Acidez igual ou inferior a 2%.
    Pode apresentar ligeirissimos defeitos de cheiro e sabor.
    Apto para consumo directo. Comercializado.
    AZEITE VIRGEM CORRENTE - Acidez igual ou superio a 3.3%.
    Nao esta apto para consumo directo.

    ResponderEliminar
  8. O AZEITE NA CULTURA PORTUGUESA

    O azeite sempre esteve presente nos recantos da vida diaria dos portugueses: na candeia do pobre e no candelabro do rico, na mesa frugal do campones e nos solenes templos de velhos cultos.

    Mitico, biblico, romanesco e historico, "o azeite vem sempre ao de cima". Enfrentou a nova verdade dos mercados selectivos e deixou de ser simplesmente azeite, para adoptar o berço de uma origem e assumir a identidade de uma marca.

    Em Portugal, a cultura da oliveira, perde-se nos mais remotos tempos. Segundo rezam as cronicas, os Visigodos ja a deviam ter herdado dos Romanos e estes possivelmente, tinham-na encontrado na Peninsula Iberica. Por sua vez, os Arabes mantiveram a cultura e fizeram-na prosperar, sendo que a palavra azeite tem origem no vocabulario arabe AL-ZAIT, que significa "sumo de azeitona".

    De facto, as primeiras manifestaçoes da importancia da cultura da oliveira em Portugal, aparecem nas provincias onde a Reconquista crista, mais tardiamente se realizou. E assim que os primeiros forais que se referem a produçao olivicola, dizem respeito as provincias portuguesas da Estremadura e do Alentejo.

    Ate finais do seculo XII, em Portugal, nao se menciona a cultura da oliveira, nem o interesse economico da sua produçao. Contudo, no seculo XIII, o azeite tem um lugar importante no nosso comercio externo, posiçao que mantera posteriormente, podendo afirmar-se que esta gordura era um produto muito abundante na Idade Media.

    Mais tarde, sao as ordens religiosas que, com o seu papel na revitalizaçao da agricultura, dedicam especial atençao ao fabrico do azeite.
    O "oleo sagrado", vai ter uma importancia fundamental na economia do Convento de Santa Cruz de Coimbra, do Mosteiro de Alcobaça, da Ordem dos Freires de Cristo, da Ordem do Templo e da Ordem dos Cavaleiros de Nossso Senhor Jesus Cristo.
    Resistente a seca, de facil adaptaçao aos terrenos pedregosos, a oliveira tornou-se numa presença constante na agricultura portuguesa.

    ResponderEliminar
  9. Eu confesso, nunca comprei azeite, felizmente os meus pais oferecem-mo e é muito bom, no cheiro e sabor, nem sequer sei qual o seu grau de acidez, o que sei é que por trás de um bom azeite tem de haver sempre uma boa azeitona.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde a todos.

    Gostaria de me referir á horta, até que, alguns já devem ter perguntado – que raio faz a horta aqui!...
    A verdade, é que as hortas estão muito associadas a esta época do ano, e qualquer família da aldeia, gosta de ter uma boa horta nesta altura, não só porque está a chegar o natal, mas porque é a altura do ano em que são melhores, e melhores ainda, quando lhe cai a geada em cima.
    Estas couves estão muito ligadas á gastronomia tradicional das aldeias.
    Em forninhos, cozinha-se ainda o feijão com couves e um pouco de carne de porco salgada, sobretudo, cabeça e chispe, é um prato excelente, mas o meu preferido é a sopa da matação, só a costumam fazer nesta altura devido á qualidade destas couves. Não sei a receita, mas saboreá-la!!!. Deixem comigo. Já tenho ido a festivais de sopas onde se encontram imitações, mas creio que a original, é mesmo a que as mulheres de forninhos fazem.

    ResponderEliminar
  11. E feita na lareira, na panela de ferro, melhor! Não é assim Sr. Eduardo?

    A receita desta sopa à moda de Forninhos, ou, à moda da minha mãe, é muito simples, é feita com água da cozedura das carnes de porco salgadas (cabeça, chispes, pedaço de presunto…), quando esta água ferve junta-se a couve e os temperos (azeite, cominhos, colorau e picante a gosto), quando a couve estiver cozida deita-se pedaços de pão e deixa-se ferver um bocadinho e prontos!
    Os principais ingredientes deste prato tradicional como muitos outros, como a sopa de feijão vermelho com couves (a minha preferida) são à base daquilo que o homem produzia.

    ResponderEliminar
  12. Esta sopa, que as mulheres de forninhos costumam fazer só nesta altura do ano, nao será só porque é a matação, mas porque as couves estao boas para esta iguaria, dizem, e é verdade, que quando é dormida ainda é melhor.
    por exemplo, a minha mulher recusa-se a fazer esta sopa, se nao for com couves desta época, e quando faz, a meu pedido, faz para dois ou tres dias.

    ResponderEliminar
  13. Esta sopa é, no fundo, um prato tradicional sazonal, que faz parte do nosso património gastronómico, mas será que é servida em algum restaurante do concelho?

    ResponderEliminar
  14. Apenas a melhor sopa do Mundo.
    O toque de Midas, sao os cominhos.

    ResponderEliminar
  15. Porque de ontem para hoje desceu bem a temperatura, esta horta já deve ter recebido uma boa camada de cristais de gelo na sua folhagem.

    Apesar das temperaturas baixas e do frio que será muitooooo, espero que todos passem um bom fim-de-semana!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.