Como foi anunciada aqui, realizou-se no passado dia 23 de Maio a “Caminhada dos Moínhos”, na aldeia de Dornelas. Este belo e quente dia de Domingo, antevia umas boas fotografias:
Por caminhos rurais iniciou-se o percurso
Pelo caminho, os caminhantes puderam desfrutar do cheiro dos rosmaninhos
Pelo caminho, os caminhantes puderam desfrutar do cheiro dos rosmaninhos
adiante... a organização (JF de Dornelas) tinha preparada uma mesa…e claro as pessoas não se fizeram de rogadas. Esta paragem permitiu repôr a energia
num momento de descanso e conforto do estômago
Olá a todos.
ResponderEliminarEu fui um dos privilegiados por ter participado nesta caminhada, não só por rever amigos de infância, como contactar em directo com a paisagem que estas terras nos proporcionam, assim como também sentir o odor e beleza do rosmaninho que nesta altura do ano está no seu esplendor.
O percurso foi belo e suave, não faltando a paragem para “reabastecimento” junto de um moinho que ainda funciona enquanto a água corre no rio (Dão).
Aqui a tradição ainda está presente, embora, as taleigas já não sejam transportadas por burros, mas sim no tractor, sinais dos tempos.
A organização, quanto a mim, esteve bem, parabéns aos seus promotores, que, creio foi a Junta de Freguesia.
Como se trata de um post dedicado a Dornelas, não queria deixar passar sem falar também um pouquinho desta terra.
Não nasci aqui, mas para onde quer que eu fosse, dizia que a minha terra é Dornelas.
Foi aqui que aprendi a escrever o pouco que sei, foi aqui a minha infância, conheço estas gentes, respeitadas e trabalhadoras, conheci as suas artes e ofícios que, alguns ainda perduram.
Daqui envio um abraço de amizade para todos os Dornelenses.
Eduardo Santos
Eu tenho a dizer que gostei muito desta caminhada, foi uma excelente experiência e recomendo a quem nunca o fez, pois vale a pena aproveitarmos a beleza da natureza e toda a paisagem envolvente. Aliás, confesso que no final ainda tinha pernas pra mais ;) Parabéns à JF de Dornelas, pela organização deste percurso que permitiu (falo por mim) a visita a um moínho de água que, como todos bem sabemos, é um património edificado que se encontra praticamente abandonado. Este moínho segundo apurei foi recuperado por um particular e gostei de ver que não houve a utilização de cimento nessa preservação e recuperação. Foi pois um bom atractivo, assim, como também foi o percurso, onde nesta altura foi possível ver as giestas floridas e o rosmaninho, só foi pena não encontrarmos pútigas;)
ResponderEliminarTambém envio um abraço forninhense para Dornelas
Não posso deixar de dar também os parabéns à JF de Forninhos pela informação prestada no que respeita ao percurso/caminhada “Por Terras de S. Pedro Medieval”, pois, este ano para além da menção da distância, nível de percurso, horário da largada, existe a informação promonerizada sobre os atractivos que os participantes/caminhantes podem encontrar ao longo de todo o percurso. Não sei se é ou não intenção da Junta, mas sou de parecer que neste tipo de caminhadas deve continuar a haver placas de orientação/indicação, pelo menos, a indicar os lugares de maior interesse (tenho a certeza que o irá fazer), mas... também deveria haver placas informativas, isto é, com uma pequena e resumida descrição, pois qualquer pessoa verifica que neste tipo de caminhadas, com grande número de participantes, é praticamente impossível todos ouvirem e tomarem atenção a um Guia. Com este tipo de placas informativas qualquer pessoa pode conhecer desse património, bastando (se o entender), parar e ler. Fica a sugestão para melhor promover e valorizar o nosso património. Estas caminhadas foram o primeiro passo para a divulgação do património do nosso concelho, mas Forninhos tem de saber e fazer melhor. E sei que não será difícil, pois também sei que o Sr. Presidente tem conhecimento, capacidade e inteligência para isso.