Seguidores

sábado, 26 de novembro de 2022

"A Morte Chega Cedo"

Foi em Setembro que Forninhos se despediu de mais um filho da terra, o João tinha 55 anos e faleceu no dia 4 de Setembro. No passado dia 24 de Novembro seria de cantar o seu aniversário e apagar as 56 velas.
Ontem, 25 de Novembro, ao falar com a minha mãe, soube que Forninhos sofreu mais uma perda, faleceu a São, que tinha a minha idade, 51 anos.
Dois amigos que Deus levou de forma inesperada!
Grande turbulência que vai na minha cabeça! Parece ficção. 
Até sempre amigos. 
Descansem em paz
🕊️🕊️
À família da São, os meus sentimentos e um abraço de solidariedade nesta hora má.
A ti, grande amigo João, Parabéns. As minhas memórias não deixarão que tu morras...(para quem crê na doutrina cristã como eu, não faz sentido tudo acabar depois da morte).


Em Vossa memória deixo os meus crisântemos que eram as flores que enfeitavam as campas dos cemitérios no mês de Novembro e uma bela mensagem de Fernando Pessoa, que fala sobre a existência humana.

"A Morte Chega Cedo".

A morte chega cedo,
Pois breve é toda a vida
O instante é o arremedo
De uma coisa perdida.

O amor foi começado,
O ideal não acabou,
E quem tenha alcançado
Não sabe o que alcançou.

E tudo isto a morte
Risca por não estar certo
No caderno da sorte
Que Deus deixou aberto.

24 comentários:

  1. Quando alguém parte deixa sempre no coração de alguém...SAUDADE
    Belo poema
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida!
      Uma das coisas que agora mais me impressiona quando vou ao cemitério, é ver fotografias e nomes de pessoas tão jovens.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Luz e Paz para eles. Para si amiga o meu abraço solidário.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo abraço, Elvira.
      Deus com certeza já os recebeu no seu Reino de Luz.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Lindo poema e levamos mesmo sustos quando pessoas jovens partem.
    Que estejam descansando na Luz! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São notícias que nunca queremos ouvir. São momentos difíceis para os amigos e em especial para a família.
      Que estejam na paz do Senhor🙏

      Eliminar
  4. Boa Noite

    A " Beira Alta " da Minha Família também acordou de madrugada num dia deste Setembro com uma dessas notícias . Morreu a Ti Mila, de Sobral Pichorro .
    Mulher imperial pilar da Nossa Família . Beirã de gema .... "Minha Mãe" de um filho moribundo pelas Ruas de Lisboa que me aceitou e fez de mim uma pessoa serena. e Feliz . Porque me deu uma horta para cuidar ao fim de semana em
    Sintra . Em 11 anos nunca tinha ido com ela sozinho ao médico . Uma semana antes de morrer isso aconteceu. Eu cumpri. Ela também
    Agora vou continuar a cuidar da sua horta ..das couves do limoeiro e das hortaliças para a sopa .
    O céu ganhou o João e a Mila a Beira Alta está mais pobre mas o Céu ganhou duas estrelas ..
    Isto da Morte assim súbita dói muito para quem fica . Mas peço a Deus que seja assim para mim .
    Sofrer .Não !!
    Força Xico e Paula , familiares e amigos . Vamos sempre pensar nas gargalhadas deles .

    A sério Força .!!
    Abraço
    Antônio Miguel Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. Este ano, o céu ganhou mais umas estrelas. Partiram para a vida eterna e creio que levaram a sua alegria de viver para Lá partilhar.
      Mas com a morte, tudo aquilo que a ti Mila, o João e a São fizeram na terra acabou por se perder. “O instante é o arremedo/ De uma coisa perdida". Diz o poeta.
      “O amor foi começado/ O ideal não acabou" porque mesmo nos momentos em que os sonhos são satisfeitos, não temos consciência da sua realização. “E quem tenha alcançado/Não sabe o que alcançou". Uma vez que a morte os “Risca por não estar certo”. A vida acaba sempre quando ainda há algo por realizar “No caderno da sorte/ Que Deus deixou aberto”.
      Bom domingo,
      Um abraço
      E bem-haja por tudo.

      Eliminar
  5. Bom domingo de paz, querida amiga Paula!
    Ontem um menino de apenas dezesseis anos matou algumas pessoas numas escolas do meu Estado e uma tinha apenas 12 anos. Era filha única.
    É muita tristeza sim ver pessoas que teriam muito para viverem ainda.
    Meus sentimentos pelos seus amigos que partiram.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rosélia.
      Que tamanha tristeza para esses pais.
      Essa menina morreu antes de dar ao mundo todo o seu possível contributo. A forma como morremos ou a idade com que morremos, traz mais tristeza, mais dor, mais saudade, sei lá...é o que eu acho.
      Beijinhos, bom domingo, boa semana e vamos "aproveitar" ao máximo a vida, porque a morte é imprevisível.

      Eliminar
  6. Bom Dia

    Sinto. uma profunda tristeza ao imaginar que a São falecida se trata
    da São que me recebeu tão bem na sua casa com a Família , nos anos 90..Onde. vi fazer bagaço. e onde a sabedoria. e a fraternidade
    me acolhia na lareira .Assim , meu Deus , mesmo longe o meu abraço fraterno .Á Família . A minha vénia e que a sua Alma. descanse em Paz..Gente boa nunca devia morrer
    Que cruel .

    Abraço
    Antônio Miguel Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não. Quem o recebeu tão bem deve ter sido a Céu, a irmã do Zé António (já falecido).
      Abraço.

      Eliminar
    2. Obrigado Paula .
      Esclareceu - me.
      Mas morrer aos 51 é mau e causa-me tristeza, mágoa e angústia.
      Força para os familiares e amigos da São .
      Muita vida para a Céu.

      Bom Domingo

      Antônio Miguel Gouveia

      Eliminar
  7. É duro, muito duro perder alguém que gostamos...
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha aldeia nos últimos anos tem sido muito castigada. Constantemente perdemos vidas. Pessoas ainda muito novas, de meia-idade ou com idades avançadas faleceram repentinamente. É duro, ficamos tristes, mas ao mesmo tempo, acho que nos tem deixado mais conscientes do valor da vida. Digo eu.
      Bom domingo.

      Eliminar
  8. É uma tristeza quando "a morte chega cedo"!!! Também já senti essa dor na alma! Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vazio custa menos se encerrar nele uma velhice conquistada. Enrugada. Ainda assim "a morte chega cedo".
      Boa semana.

      Eliminar
  9. Forninhos ficou mais pobre com a perda de mais um filho da terra.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma realidade preocupante. Morrem mais pessoas num ano, do que as crianças que nascem numa década.
      Boa semana/Abraço.

      Eliminar
  10. Boa noite Paula,
    Dois amigos que partiram cedo e que deixam muita saudade!
    Os meus sentimentos, Paula, pela perda dos seus amigos e que descansem em paz!
    Um grande beijinho e abraço.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será isto justo, Ailime? Acreditemos em Deus...
      Obrigada. Beijinho e abraço para si também.

      Eliminar
  11. Pouco a acrescentar, sendo que sabemos e não estamos preparados e quando bate à porta, esta estaria mal encostada.
    E entrou a maléfica e levou o meu irmão, o João, Beijinhos mano.
    Se dói, ficam para trás brincadeiras, outras que se perderam, pedaços de vida perdidos...este mundo anda estranho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste tempo de luto, e, cada dia, sempre que o recordo, penso que os anos que o teu irmão viveu permitiram-nos construir dele o melhor legado que qualquer pessoa deixa: as memórias de quem foi. Com pessoas como ele o mundo seria muito melhor.
      Certamente que Deus tem consigo o João.
      Lamento que a sua vida e a da São não tenha sido mais longa.
      Assim vai o nosso Forninhos...cada vez com mais dificuldades de fazer ocupar o lugar dos que ultimamente partiram ainda jovens.

      Eliminar
  12. Fernando Pessoa sublime!
    Sublime com as palavras.

    Lamento e acho alarmante que em Forninhos tantos se vão tão cedo! Pois na casa dos 50 ainda se é tão jovem! O que se passa? Pensei que zonas mais isoladas, mais calmas, a vida fosse mais saudável e todos viviam até aos 90, 100 anos. Será que existe poluíção não detectável por perto? Por vezes vivemos tão sob a influencia dela que nem nos damos conta. É que a pior é invisível, não se vê. Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.