Aconteceu, como acontece sempre desde que há memória, a 15 de Agosto, em Forninhos a Festa em Honra da Nossa Senhora dos Verdes. Este ano destacamos os andores da procissão, santos e santas que merece(ra)m neste dia acompanhar a advogada dos frutos e sementeiras.
Altar de N.S.dos Verdes |
Andor de N. S. dos Verdes |
Aos mordomos fica o reconhecimento pelo trabalho feito nos festejos religiosos no terreiro de Nossa Senhora e também pagãos, na Lameira.
Talvez por "termos" a Nossa Senhora dos Verdes e a Ela sermos tão devotos, nós e dos arredores, Lhe prestarmos a nossa homenagem festiva.
ResponderEliminarGentes há de vários quadrantes que aquando por ali passam, páram, rezam e deixam a sua "esmola" num obrigado sentido por tudo continuar verde e os cultivos escorreitos.
Bem que Ela merece estes andores tão bonitos, como Sua guarda de honra.
É a nossa grande festa!
Que linda festa e adorei as fotos e imagens!Acho lindos os andores!beijos,chica
ResponderEliminarEstão de parabéns pois os andores estavam maravilhosos!!! Bj
ResponderEliminarBoa noite Paula,
ResponderEliminarQue lindos os andores! As imagens são muito bonitas e houve muito esmero nos arranjos florais.
Assim dá gosto participar em eventos dessa natureza.
Onde moro, em Setembro, haverá a procissão em honra de Nossa Senhora da Natividade, que integra imagens também muito bonitas e habitualmente também com arranjos bem cuidados.
Também relembrei a festa e a procissão da minha aldeia, no meu blogue "memórias de uma aldeã":))!
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime
Nos dias de festa o povo desta aldeia sempre se envolveu na preparação da procissão, mas os andores nem sempre foram decorados como os vemos agora. Eram ornamentados com uma dúzia de fitas de árvore de Natal e afins. Mas muito aqui se falou na hipótese de os andores serem enfeitados com o devido respeito que um andor merece (flores naturais) e tal conseguiu-se. Cada ano que passa mais bonitos vão os andores e assim é que deve ser!
ResponderEliminarParabéns à Comissão actual.
Notei a ausência de dois e teria gostado ainda mais ver menos uns...