Seguidores

domingo, 19 de maio de 2019

Um olhar sobre a paisagem

Mas o nosso passeio a pé, não ficou pelo "desencanto da serra", mais para diante num caminho que é muita a subir, de longe avistamos um colmeal e um apicultor nos seus trabalhos, que fotografamos. Afinal a paisagem não é só calhaus, a paisagem é sempre diferente a cada passada...


Dei um leve tratamento para se conseguir ver melhor (mais perto) as colmeias e o apicultor.


Não é demais dizer que ficamos bem contentes e continuando o nosso passeio pela serrania, encontramos muita e variada flora com interesse apícola.

FIM

17 comentários:

  1. Que bom e pelos caminhos SEMPRE encontramos coisas boas de ver e registrar! Gostei desse olhar! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma tarde igual a tantas outras, numa Serra sempre diferente.
      Bj, tudo de bom.

      Eliminar
  2. Já a gente antiga dizia para termos cuidado quando íamos para aqueles "ermos", esses eram a serra em que as pessoas se perdiam, eram comidos pelos lobos ou enfeitiçados pelas moiras.
    Bom era o tempo em que o chiar dos carros das vacas para as sementeiras do centeio, acordavam a preguiça da fauna, cotovias aos saltos, coelhos a saltar à beira dos caminhos, prontos a serem apanhados por uma aguilhada com ferrão bem afinado. Inferno era o inverno para o pastor, frio, chuva e neve; valiam aquelas casotas de granito firme que acudia ao pastor e ao rebanho.
    Fui um pouco disto que fomos à procura, naqueles lugares vividos e ouvidos.
    Um dia antes, ficamos maravilhados com o modo como à nossa frente, vinte metros porventura, como que bailava uma raposa jovem, neste dia, um par de perdizes e uma lebre de orelhas espetadas.
    A infelicidade de outros cujas terras foram dizimadas pelos incêndios, o paraíso estava em Forninhos e para se abrigaram espécies de toda a fauna. Até um dia...
    Valeu a pena o passeio e deixar o alerta para salvaguardar as nossas raízes numa coisa que é nossa e de todos, que o digam as abelhas trabalheiras e as pessoas obreiras que acreditam que a nossa terra está viva.
    Ai, se sentissem o cheiro dos rosmaninhos, da resina dos pinheiros, do grasnar dos corvos, do canto das cotovias, das lágrimas de um riacho ou balir de cabra perdida, dirá com toda a certeza quem reina aqui é a vida!
    Misticismos, claro agora que há electricidade na aldeia e caminhos mais abertos na floresta, os medos são mais moderados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo XicoAlmeida....
      Que bom vier aqui e encontrar um texto bem Português...carregado de saudades, histórias e de forte tradição!
      Grande abraço meu amigo!!!

      Eliminar
    2. É dificil acrescentar mais alguma coisa ao comentário do XicoAlmeida!

      Eliminar
    3. UM DEUS DARÁ
      Mas,e pergunto:
      Quanto tempo o tempo tem, para nos aturar se nada fazemos por ele, do seu remanso aproveitar o que dele ainda resta e teima em sobreviver para nos dar estes momentos.
      Um caderno cheio de memórias (lidas e respeitadas por poucos), do deambular por estes caminhos, outrora temidos em que o povo se acautelava com as feras, as mesmas das poucas que restam e festejam quando as vislumbram...
      A gente viu, estava lá, o abandono da serra às politiquices doentias, a quem compete manter a sua sanidade e na mediocridade de campanhas eleitorias, o degladiar de quem mais caminhos abriu, mais pinheiros vendeu e os fins destinados aos proveitos, baldios entregues ao desbarato, investigações judiciais e por aí se ficam.
      Quem até hoje valorizou a serra, fui ela própria pelas memórias que a entranham e com ela guarda.
      Nós, habitantes de agora, jamais a dignificamos como merece, serve apenas para as tradicionais caminhas e quanto ela ficar mais velha e escombrosa, mais valorizada é pelas carpideiras dos caminhantes, insígnes no provar de azeites e vinhos oferecidos por conveniência.
      Claro que a serra não gosta e não pode bradar aos céus que "o diabo os carregue", mas pode chorar na saudade, sim, que a serra tem sentimentos e não esquece os antigos que tantos mimos lhe deram, apesar dos medos que esta lhes causou, em causa própria e quase sempre aligeirados pelos cantares serranios, dos resineiros, aos homens de gadanha em punho e o lavrar dos centeios.
      Agora parece que querem amortalhar a serra, no seu sopé, até um mísero sofá outrora fidago, em desplante lhe deixaram, talvez para ela esperar pela sua morte.
      A serra jamais vai esquecer quem dela gostou durante tantos e tantos anos e não vai merecer morrer ardida na fogueira.
      Apenas tem cumprido o que mais ama, amar a quem a amou!
      Tenho, como muitos sabem, um carinho muito grande pela serra de S. Pedro, não por porventura alguns dos seus maiores símbolos, como a Cadeira do Rei e o Castro serem pertença da minha família, mas e acima de tudo e enqunto criança e antes de ir para a escola, ali pssar noites a dormir no pinhal para ainda madrugada escura, andar à frente das vacas a lavrar a terra para semear o centeio. Do melhor da minha vida e da vida que acordava, por isso fica um apelo:
      E que tal criar uma associação "Amigos da Serra"?

      Eliminar
  3. Um belo passeio em contato com a natureza, é sempre uma maior valia para o corpo e para o espírito.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, faz bem à saúde e alimenta o espírito!
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Passear é sempre uma grata surpresa! belo passeio o seu! Belo também é o seu blog, parabéns! Vou levar seu link e voltarei mais vezes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita comentada!
      @té breve.

      Eliminar
  5. Foi um belo passeio... bem a meu gosto!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há quem não goste, porque (dizem) nesta Serra é só pedras e uma imensidão de giestas!!
      Bjo.

      Eliminar
  6. Que bom, Paula, que encontrou motivos alegres para registrar e compartilhar... Paisagens assim trazem contentamentos...
    Bjs e ÓTIMA SEMANA...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar do contentamento, não posso deixar de lembrar a lixeira no sopé da Serra.
      Bjs, boa semana.

      Eliminar
  7. Infelizmente por causa dos incêndios grande parte das colmeias desapareceram.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário de outras terras que foram dizimadas pelos incêndios Forninhos tem sido poupado...até um dia.
      Abraço, bom fim de semana.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.