Seguidores

domingo, 18 de setembro de 2016

A César o que é de César

Clique para ler

Segundo informação inserida no Jornal "Mais Aguiar da Beira", no dia 22 de Setembro a Câmara Municipal vai proporcionar aos idosos do concelho uma viagem gratuita a Braga, para visitar o Santuário do Sameiro.
Não é muito nosso hábito (meu e do Xico) comentar as acções da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, até porque Forninhos antes da "era" da informação já se podia glorificar de que as notícias num ápice chegavam/chegam a todo o lado. No entanto, neste caso, tenho mesmo de deixar aqui esta notícia, pois na aldeia corre que o passeio é organizado pelo "Centro de Dia" e quem o dirige, a Sra. Mariana Vaz (outra vez esta senhora!!!) na socapa andou a convidar/telefonar a quem quis e excluiu quem lhe apeteceu! 
Mas se as inscrições podem ser feitas junto das IPSS ou da Junta de Freguesia da área da residência, qual é o motivo, também, porque a Junta de Forninhos, ou quem a representa, escondeu dos outros "fregueses" este passeio?
A Sra. Mariana Vaz está acima de toda a gente que existe na aldeia?
É que todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, institucionalizadas ou não, podem inscrever-se, porque o passeio não é direccionado apenas aos utentes do Centro Social e Paroquial de Forninhos nem deve a Sra. Mariana Vaz tirar proveito/louros!
É uma falta de respeito perante toda a aldeia não se darem a conhecer este tipo de iniciativas!
E é tão fácil ser-se justo!

22 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, da Câmara, porque promove o envelhecimento activo. Aos velhotes não basta uma boa fogueira para aquecer os pés!

      Eliminar
  2. “À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”!
    Talvez César se tenha irritado com a "sua" mulher acerca da sua "honestidade" por desconfiar em tantos predicados que não aparentava ter e porventura reclamou "como seu dono".
    Tal escrevo por achar que a influência que sobre Forninhos perdura ainda dos remotos tempos dos romanos que povoaram o Lugar da Pardamaia e que ao partirem deixaram ouros e louros por ali disseminados e como achado não é roubado, houve quem de tais se apoderasse a belo prazer. Coisas de vâ glória que perduram...
    Interessa é fazer o culto a deuses e deusas com pés de barro e alimentar-lhes a barriga, meio caminho andado para a cabeça e pronto, está feito! Estes já cá moram deste lado e não podem ouvir ruídos de fora pois podem estragar o produto final da fábrica, "made in Centro", pois "made in Câmara", é produto contrafeito e quem de tal sabe, lava as mãos como Pôncio Pilatos e prefere ver a banda passar.
    As raízes de um povo que quer perdurar para além dos tempos, tem de respeitar tudo e todos e ser sério e tolerante, não mesquinho e arrogante.
    Fica mal a nossa aldeia andar de candeias às avessas por politiquices baratas, mas muito mais grave é explorar o espírito já cansado dos idosos que a "fabrica" vai transformando em seita que é mobilizada a belo prazer.
    Custa-me como forninhense chegar a esta conclusão, mas perante os factos, haja o mínimo de decoro possível.
    Duvido que nas freguesias do concelho, este evento não tenha sido publicitado por todas as forças sociais, sem contactos em surdina, mas Forninhos herdou coisas dos romanos...
    Ou então como até as divergências se notem no aluguer de autocarros para excursões, haja que manter a clientela fidelizada
    Que tudo corra a preceito e que a Câmara de Aguiar não perca esta iniciativa nos anos vindouros e a divulgue de forma esclarecedora a todos os municipes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nome do meio dessa Sra. não é "honestidade" pois tem outro nome aquele que oferece algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra.
      Mas vou ser mais directa:
      A Junta de Freguesia de Forninhos faz oposição à Câmara Municipal de Agb e por isso convém não informar que o passeio é organizado pela Câmara, mas para mim a principal razão é compactuar com quem dirige o Centro de Dia!
      Isto não é dividir o povo?
      A Sra. Mariana Vaz não fez/faz só chamadas locais, para o "232", liga para vários "21" também.

      Eliminar

    2. E nós olhamos estupefactos os noticiários em directo
      do Parlamento da nossa Nação , dos jogos de interesse
      não percebemos porque se gasta milhões em alcatrão e
      faltam medicamentos nos " corredores da morte " ,na
      quimioterapia dos hospitais.
      Não se percebe como se gera milhões em transferências
      de jogadores e ao lado dos Estádios gente no lixo á
      procura de um resto de comida...
      O Homem ( sentido Humanidade ) é horrível, em todo o lado , mas nas nossas terras pequenas, a esperteza de uns é o nojo de outros !
      Por isso , apesar da " selva" que é viver em Lisboa ,
      ao menos ninguém conhece o nome de ninguém e vamos vivendo em direcção da morte sem conhecer presidente de Junta ou Assembleia Municipal e vamos sorrindo e animando os velhinhos do prédio , nossos guardiões de
      principios e vontade de viver !!

      Bem haja, pela denúncia, em nome de todos os que nas aldeias ( todas !! ) de Portugal ,vivem na ignorância
      na humildade e triste pacatez dos dias.

      Abr
      MG

      Eliminar
    3. Infelizmente, assistimos a um desfiar, diariamente, de gente sem vergonha. Na aldeia de Forninhos é uma atrás da outra, mas já diz o provérbio: "donde a vergonha sai, nunca mais lá entra".

      Eliminar
  3. Que todos os interessados possam usufruir desse passeio e desejo, seja lindo! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para isso, as pessoas não institucionalizadas com idade igual ou superior a 65 anos, deviam inscrever-se para usufruir desse passeio e, assim, mostrar que o sol quando nasce é para todos!

      Eliminar
  4. A iniciativa é de louvar. Já o mesmo não direi de quem dela se quer aproveitar para de alguma maneira se promover
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda que fosse só para pessoas institucionalizadas, acho que as pessoas que quisessem ir inscreviam-se, não era preciso andar a ligar a fazer pressão psicológica para atingir os seus objectivos.
      Boa Semana.
      Abraço.

      Eliminar
  5. Boa noite!
    Braga é linda demais! Foi muito bom ter comhecido tal cidade florida e cheia de encantos...
    Abraços fraternos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Braga é a "Roma Portuguesa" pela sua arquitectura religiosa e os seus elaborados jardins. Já visitei os Santuários do Sameiro e Bom Jesus, mas o que mais gostei de visitar foi a Sé Catedral construída por D. Henrique e D. Teresa. Adorei.
      Abraço e obrigada pelo comentário.

      Eliminar
  6. Paula, o meu abraço nesta 2ª feira...
    Creio que será um lindo evento, mas como disse, deve ser aberto a todos e não somente p uma parte... Ora!

    UMA SEMANA ABENÇOADA.................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Forninhos, só a colecta para a festa do Espírito Santo, Nossa Senhora dos Verdes e obras para a Igreja é que é aberta a todos, o resto...é só para alguns!
      Boa Semana.
      Beijinhos *.*

      Eliminar
  7. As autarquias têm apostado neste género de iniciativas...que são de louvar!
    Mas...por vezes surge o tam mas...que não se entende!
    Bj

    ResponderEliminar
  8. As autarquias têm apostado neste género de iniciativas...que são de louvar!
    Mas...por vezes surge o tal mas...que não se entende!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracinha, entendo ainda menos, porque é que quem nos envia fotos e informação vária, portanto, tem possibilidades e até facilidades, não comenta o que se passa!
      Medo?
      Talvez, mas se é para criticar e chamar a atenção daquilo que poderá ser feito de outro modo, é porque entendem que é possível encontrar soluções mais justas.
      Não entendo o tal medo de falar, se há medo então tudo em Forninhos vai continuar como está!

      Eliminar
  9. Boa noite Paula,
    Essa situação é revoltante.
    São essas pessoas que em proveito próprio semeiam a indignação entre os seus iguais. Conheço várias assim...
    Mas o que me faz mais impressão é quem tendo conhecimento não pöe travão a essas atitudes e deixa que as injustiças continuem.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O povo de Forninhos é muito submisso, Ailime, e nem percebem que essa submissão nada traz de positivo mais ainda porque já há mais uma pessoa por lá a seguir as pisadas da Sra. Mariana. Quando faz alguma coisa de realce, vai-se a ver, fez tudo em proveito próprio ou da sua família e não da freguesia, embora claro use sempre o nome de Forninhos.
      Afinal servem Forninhos ou servem-se de Forninhos?
      Beijinhos e um bom fim de semana.

      Eliminar
  10. Estive esta semana na aldeia e posso testemunhar com mais bastantes pessoas de Forninhos que o que foi transmitido aos interessados, só iria quem estivesse inscrito no Centro de Dia.
    Também acrescento que estive na Segunda-Feira, antes do passeio, nos Paços do Concelho, a falar com o Sr. presidente, sobre assuntos muito sérios, urgentes e carentes na povoação, coisas da obrigação da Junta de Freguesia, mas compreende-se, os membros da Direcção da Junta andam muito atarefados com os encargos pessoais. Deixo um exemplo, ao acudir a uma idosa da Rua do Ribeiro, tinha a sua casa de banho inundada por não conseguir fechar a torneira do lavatório e o ralo estar entupido, indo com a viatura Citroen Jumper, após o trabalho feito não consegui ir em frente derivado ao estreito entre a laranjeira e o penedo e tendo que recuar, a roda de trás direita, quase caiu no ultimo degrau da escadaria vinda do ribeiro, quase invisível a quem recua. Não merece um gradeamento? Pelo menos como aviso do que ali está. Não merece um corrimão? Porque não alargar um pouco a rua? É só desbastar um pouco os penedos. Pois, não deve ser tão vistoso e necessário como o chafariz da Sra. Dos Verdes. Áh, se calhar passam aqui poucas vezes, e ainda não repararam.
    Com esta viatura, nesta rua, passei duas vezes, em duas festas da Freguesia em que a via normal estava obstruída com uma galera palco, mas passei na boa, agora...está quieto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que foi essa a mensagem que a Sra. Mariana Vaz passou de telefonema em telefonema. Para as pessoas que receberam o tal telefonema o passeio era do Centro; as que não receberam telefonema algum não estranharam porque sendo do Centro não lhes dizia respeito!
      Mas como a verdade é como o azeite...aqui está a prova de que o passeio não era do Centro nem para os utentes do Centro de Dia de Forninhos.
      Só que a Junta também falhou, porque afinal não avisou que o passeio era para todos os idosos. Quantos idosos se inscreveram na Junta, sabes?
      Quem é de Forninhos que compare as tuas acções e as dos outros, porque as acções ficam com quem as pratica, não é assim Henrique?
      Bom fim de semana.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.