Seguidores

sábado, 24 de novembro de 2012

Prof. Dr. Francisco António Gonçalves Ferreira

Os Amigos e Colaboradores do senhor Prof. Dr. Francisco António Gonçalves Ferreira, médico, obreiro da saúde pública em Portugal, vão cumprir um desejo que ele próprio manifestou em vida, COMEMORAR O DIA DO SEU ANIVERSÁRIO, no dia que completaria 100 anos, reunindo-se hoje, dia 24 de Novembro, em Lisboa, para a celebração do evento, e eu aproveito a oportunidade, com muito orgulho, aqui no 'blog dos forninhenses' presto-lhe homenagem.
Cada terra tem os seus motivos de vaidade e Dornelas tem alguns - e este não é um dos mais pequenos...


Quem foi?
Francisco António Gonçalves Ferreira, foi uma figura de vulto na vida política e científica nacional.
Nascido em Dornelas, a 24 de Novembro de 1912, Gonçalves Ferreira licenciou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em 1936, frequentou ainda os cursos de Tisiologia Social (1936), Doutorou-se em Medicina Sanitária e Tropical (1937) e Climatologia e Hidrologia (1942). Altamente classificado em todas as formaturas que tirou, nunca a sua humildade e modéstia  sofreu qualquer alteração. Quem quiser saber mais informação útil sobre o Dr. F.A. Gonçalves Ferreira pode clicar aqui.

Convém distinguir as suas obras "Moderna Saúde Pública" e "Vitaminas Hidrossolúveis - contribuição para o estudo da alimentação dos portugueses". 

Foto: Cortesia de uma sua colaboradora.

11 comentários:

  1. A página dos forninhenses não podia deixar de homenagear o Dr. Gonçalves Ferreira, que trabalhou toda a sua vida em prol da saúde da população portuguesa. Impulsionou as mais recentes formas de actuação no campo da Saúde e esta actuação permitiu a Portugal evoluir para a Moderna Saúde Pública, através de uma reforma no sistema de saúde.

    Embora o Sr. Doutor não seja um natural de Forninhos, é com muito orgulho que lhe presto aqui homenagem. Serviu o meu país, logo, serviu a minha terra.

    Parabéns aos amigos e colaboradores por neste dia homenagearem, em Lisboa, o obreiro da saúde pública em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11/26/2012

    Ola Paula.
    Esta homenagem da tua parte atraves deste Blog, vem demonstrar a dinamica do mesmo, transversal, nao se cingindo apenas a Forninhos, mas simultaneamente a personalidades de vulto, que a nivel nacional, muito contribuiram para esta Patria, e dada a proximidade geografica com as suas origens, sentimos um bocadinho como sendo "familia".
    Compreendo a pouca participacao em termos de comentarios, porque o nome deste ilustre, nao se mistura nas nossas recordacoes, mas tal como o granito, preponderante nas habitacoes, tambem ele foi um baluarte da n/Beira.
    Muito bem postado, com rigor historico e elevacao.
    Que Forninhos nao fique ciumento, por ser de Dornelas e em simultaneo ser figura historica.
    Tiremos o chapeu a quem o merece!
    Houve outro Dr. Francisco Antonio Varela, de Dornelas, que eu recem-nascido, quase morto, estando ele de ferias, medico, me salvou a vida.
    Cheguei a confundir os dois pelo nome proprio.
    A este tambem presto a minha enorme homenagem.
    Ironia do destino, o meu nome proprio, Francisco Antonio, tal qual o nome deles.
    Coincidencias um pouco estranhas.
    De uma forma ou outra, todos temos um pouquinho de nos, que contribui para o bem estar dos outros, independentemente da sua escala de grandeza.
    Dr. Goncalves Ferreira, um sentido obrigado por ser quem foi.

    Atencao Forninhenses, esta a chegar o Natal.
    Comecem a pensar nas iguarias.
    Ontem experimentei um prato delicioso, que nao belisca o tradicional bacalhau com todos do Natal.
    Apenas um prato do dia-a-dia, bacalhau com natas e espinafres, a respirar no forno do fogao.
    Delicioso; apenas para vos abrir o apetite, ainda que fora do contexto do presente tema, para ter o gozo de ver mais comentarios.
    Porque Forninhos pode nao ter tido gente tao sonante como os atras descritos, mas dentro das suas lides habituais, ombreia com qualquer local do mundo; gente rude do campo, mas honesta, orgulhosa e hospitaleira, com gente dissiminada por todo o mundo e que todo o mundo respeita porque o merece.
    Podem nao ser Doutores, mas sao catedraticos do nosso orgulho e sentimento de gratidao.
    Bem haja a todos.

    XicoAlmeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por pensar assim que este blog imortaliza qualquer cidadão que contribui para o bem-estar dos outros.
      Dornelas,é uma freguesia com personalidades nascidas na terra muito marcantes e homenagear nesta humilde página o Sr. Doutor Francisco António Gonçalves Ferreira é para mim um orgulho.
      E, Xico, repara que a alimentação/refeição não está assim tão fora do contexto deste tema, pois cedo a alimentação e nutrição humana, assumiram grande relevo no trabalho de Gonçalves Ferreira.
      Pus-me até a pensar que hoje fala-se muito de nutricionistas, pois bem, mas este médico, natural de Dornelas, já em 1951/1952 se dedicava aos problemas da higiene dos alimentos e alimentação e nutrição!
      De notar ainda que foi na qualidade de médico nutricionista que fez durante anos e anos a alimentação/dieta dos jogadores do Sporting, embora me tivessem garantido que não era sportinguista!
      A sua acção como nutricionista foi, por exemplo, decisiva na obra "Vitaminas Hidrossolúveis - contribuição para o estudo da alimentação dos portugueses".

      Eliminar
  3. Esta sua homenagem lembra o quão é importante valorizar aqueles que se dedicam à saúde das populações. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Yayá.
      Espero que aqueles que daqui a um século, ou mais, serão os portugueses do futuro, possam continuar a valorizar os que trabalham toda uma vida para o bem comum.

      Um abraço meu.

      Eliminar
  4. Paula,

    Cem anos de vida é uma bênção que tem que ser comemorada e agradecida. E, pelo que você descreveu, o Dr. Francisco merece toda o reconhecimento do povo.
    Um lindo e abençoado dia! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Lucinha.
      Francisco António Gonçalves Ferreira contribui para o bem-estar de todos os portugueses e merecia, sobretudo reconhecimento dos seus conterrâneos (ou, antes, das autarquias, local e municipal). Foi uma das principais figuras da freguesia de Dornelas e do concelho de Aguiar da Beira.

      BJ**

      Eliminar
  5. Hoje, se perguntássemos à juventude de Forninhos quem era o Doutor Gonçalves Ferreira, de Dornelas, a questão provocaria um encolher de ombros, mas se perguntássemos aos menos jovens a resposta surgiria de imediato – “Era cunhado da minha professora primária”.
    Sobre o tema recebi, via email, outra informação:
    Do Brasil, o Sr. Albano Gonçalves, disse-me que o Sr. Doutor era parente do seu avô António Gonçalves e lembra-se bem do seu irmão e cunhada, que foi professora.
    Recebi também um email de agradecimento enviado pelo sobrinho do Sr. Doutor, e como devem calcular foi, para mim, uma mensagem especial. Fico muito feliz, por através deste simples blog, poder falar com pessoas que no seu coração trazem a aldeia de Forninhos, da qual lembram os colegas e amigos das brincadeiras da idade da escola. Francisco Ferreira, fez a instrução primária em Forninhos na década de 50, sendo a professora a sua mãe.
    Quem fez a primária na “Escola Velha” deve lembrar-se bem. Obrigada Sr. Francisco pelo contacto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Se há alguém que mereça ser homenageado, esse alguém é o Professor Dr. Gonçalves Ferreira, além de político foi um grande nutricionista conhecido em Portugal e no estrangeiro.
    O Professor Dr. Gonçalves Ferreira foi um homem atento deste Pais, seja no campo da política, da economia, como das ciências ou das artes.

    ResponderEliminar
  7. Forninhos não se deve sentir inferior por não ter tido uma figura pública com o gabarito do Dr. Gonçalves Ferreira, mas sim um certo orgulho de o ter como conterrâneo.
    Aqui fica a minha homenagem.

    ResponderEliminar
  8. O professor Doutor Gonçalves Ferreira fez os seus estudos na faculdade de Medicina em Coimbra onde se formou e doutorou. Foi assistente na cadeira de Clínica Pediátrica e Puericultura que era meu avô paterno, o Director de serviço (Lúcio de Almeida). O seu nome era falado em casa de meus avós e pais.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.