Seguidores

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Festa de Nª Sª dos Verdes - Forninhos

Aqui fica mais um registo nestas 14 breves imagens para os forninhenses que pelos mais variádos motivos não poderam assistir a mais uma procissão dedicada a Nª Sª dos Verdes, neste 15 de agosto:


Voltaram as flores e verduras naturais, a fazer parte dos andores
Embora simples os andores mantêm a sua beleza
A Sª dos Verdes a caminho do seu altar e capela
A vedura a rodear a Sª dos Verdes


A irmandade continua a marcar a sua presença
Altar da Sª dos Verdes
Aspecto dos andores após a procissão

A noite serviu para terminar as festividades em ameno baile


Um abraço de João Seguro

14 comentários:

  1. Sou de longe, mas admirei as fotos. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde a todos.
    Uma vez mais se venerou a Imagem de Nossa Senhora dos Verdes, com a sua Prossição que decorreu entre a Igreja matriz de Forninhos até ao seu Santuário ( Capela da Senhora dos Verdes).
    Retirando o calor que se fazia sentir, neste dia, vulgo afirmar que a Prossição se efectuou com bastante agrado de todos os Forninhenses, assim como no decorrer da noite, onde todos davam um pézinho de dança.

    ResponderEliminar
  3. Bem-Haja ao Colaborador João Seguro por fazer chegar a todos estas imagens da festa de Nossa Senhora dos Verdes que se realizou no passado dia 15 deste quente mês de Agosto.
    Como já referido, e ao contrário dos anos anteriores, os andores foram enfeitados com o respeito que qualquer andor merece, isto é, com flores naturais e alguma verdura, uma modificação de louvar!
    Tal como o dia, também se fez uma noite animada, como só nesta altura de festa de Agosto se consegue, com a participação de muitos forninhenses e amigos de Forninhos, mas principalmente com o empenho e esforço do Marco Vaz.PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  4. Paula,

    É lindo a luta de um povo pra manter suas tradições.
    Simples sim, mas muito significante. Amei!
    Tenha um lindo final de semana.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, a todos os Forninhenses e seguidores deste canto que pretende levar a todo o mundo noticias desta terra, foi com agrado que recebi a noticia de que um Forninhense (MARCO) tenha tido a coragem e engenho para levar avante esta festa que a muitos enche de orgulho, por isso os meus mais sinceros parabéns, assim decidi por mim participar de uma forma diferente, daquela que até então participava.
    Um abraço,
    João Seguro

    ResponderEliminar
  6. Este ano, como as 14 imagens mostram, foi assim...para o ano será como quisermos! Com organização e participação de todos sou de crer que será sempre melhor e diferente.

    @té breve e uma boa semana para todos vós :)

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde a todos.
    Em minha opinião, este ano houve mais gente em forninhos, sinal evidente, que as pessoas, cada vez mais, gostam de visitar a sua terra. Ainda bem.
    Nos andores também se notou algumas diferenças, para melhor, julgo eu.
    Quanto ao horário da procissão, sem querer de modo algum criticar, mas em minha opinião, devia ser revisto.
    Para o ano haverá mais, até lá, os meus parabéns á organização.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. Boa noite a todos.
    É muito agradável, verificar que todos estamos satisfeitos com a nossa Festa.
    Gostei de ver que os Andores íam diferentes... mais naturais, é verdade que Nossa Senhora ía bem efeitada com verduras naturais; assim como os restantes andores.
    Hà que agradecer todo o trabalho efectuado pelo Senhor MARCO, e seus colaboradores.
    Agora, estou em desacordo com o Sr Ed. Santos, quando refer que o horário da procissão deveria ser revisto! Seria melhor o horário de outros anos atrás? quando a Prossição saía da Igreja e toda a Povoação se encontrava ainda a almoçar?
    Ou agora, pelas 14H30, quando toda a gente já confraternizou com os seus familiares e ainda tem tempo se deslocar para a Igreja e seguir na Prossição?
    Digo isto com razão de causa, pois em todos estes anos que se passaram, quase nunca houve tempo para o almoço, este talvez, digo eu, sempre foi melhor, até tive tempo de me deslocar até á Igreja e acompanhar todo o percursso da nossa Prossição.
    Por estes e outros motivos, penso que este horário será o ideal para todos os Forninhenses.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  9. Muito boa tarde a todos.
    Muito bem, amigo PIRES, o horário atual da procissão. É de longe, muito melhor de que o anterior, aí, estou plenamente de acordo, eu só ponho a questão: - será este o horário ideal?
    Por exemplo; em minha casa tinha 26 pessoas a almoçar, todos nós sabemos como são estes convívios familiares, arrastam-se sempre por tempo indeterminado. Não quero com isto dizer que por causa disto se deixe de participar na procissão, mas também sabemos como estas questões se passam na prática.
    Fiz questão de dizer, e repito, não critico o horário, poderá ser o melhor que de momento se adapta á situação do espaço físico do santuário, mas, julgo eu, se houvesse condições para almoçar no espaço circundante e a procissão procedesse a hora do almoço, possivelmente teria mais participação.
    É só a minha opinião, posso estar errado e aceito.

    ResponderEliminar
  10. Esta festa juntou e trouxe muita gente a Forninhos, pelo que, na minha opinião, precisava ser revista para que com o tempo as pessoas continuem a querer vir à festa. O que eu gostava de ver nesta festa era a realização de eventos no Terreiro da Capela, para que as pessoas ali passassem mais tempo e penso que com isso íriamos ao mesmo tempo criar condições para que a procissão se realizasse fora do horário de maior calor.
    Outra modificação/ou/ideia que já não é nova, e por isso é antiga, era levar ao ombro apenas o andor da “nossa” Senhora dos Verdes, com uma imagem maior e devidamente enfeitado com verdura e flores naturais, mas lá está…esta situação só é possível de modificação desde que se altere o horário da procissão.
    Se Forninhos não sofresse de um problema de mentalidades, não houvesse grupinhos e segredinhos, muita coisa era possível de modificar e melhorar, assim os possíveis organizadores são quem decide o que pensam ser melhor e acham conveniente e as imagens valem mais que mil palavras.

    ResponderEliminar
  11. Forninhos parece ser um encanto!
    Me delicio com as imagens daí...quantas festas!
    Deve ser mmuito bom residir aí.
    abç
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderEliminar
  12. Boa noite.
    Temo em afirmar, que este horário da Prossição é muito bom, seria o ideal! talvez uma hora mais tarde?. tambem penso que sim.
    Agora se esta se processace mais tarde, isso no meu entender seria tarde demais... melhor seria á noite, não?
    Se é devido ao calor, meus amigos, para outros eventos, ninguém o sente, porquê? num acto religioso como este?
    Sempre me lembro que neste dia e com mais calor, as pessoas mais idosas e mais novos, faziam este modesto percursso com grande alegria e satisfação.
    È verdade, os tempos mudaram.....para piór.

    ResponderEliminar
  13. Para mim, a festa maior da aldeia continua a ser o 15 de Agosto, mas a Festa Religiosa do Divino Espírito Santo é aquela em que se nota maior compostura, devoção e respeito na Procissão, e é a festa que melhor horário tem para a realização da procissão, sempre da parte da manhã. Depois da missa campal organiza-se o almoço/pic-nic nas matas. Só quem participa nesta festa religiosa é que nota as evidentes diferenças.

    ResponderEliminar
  14. Na festa de N. Senhora dos Verdes (15 de Agosto) são transportados 7 andores (nos tractores): Santa Teresinha; Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima, S. Mártir Sebastião, Santa Marinha, Menino Jesus e Nossa Senhora dos Verdes.
    O 15 de Agosto, é o Dia da Assunção, e celebra-se a festa de Maria, mãe de Jesus, que em muitos lugares é venerada com o título de Nossa Senhora de Fátima e com outras várias designações, como Nossa Senhora dos Verdes, mas só existe uma Nossa Senhora, certo?
    Pergunto: faz sentido transportar o andor de "Nossa Senhora de Fátima" nesta Procissão?
    Também gostava de falar sobre a devoção aos Santos nos andores que acompanham a Procissão do 15 de Agosto, que deveriam ser transportados com solenidade, mas por aqui fico …@té amanhã.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.