Seguidores

terça-feira, 19 de julho de 2011

Santa Marinha, Padroeira de Forninhos

Este último fim de semana foi fértil em acontecimentos tradicionais e de fé a que a nossa GENTE dá muita importância. Vamos começar a divulgação pelo princípio, o Dia do Jubileu da Irmandade e Dia da Padroeira de Forninhos, Santa Marinha, dois dias levados muito a sério, como vamos ver:


São quase 10H00, do dia 16.JUL.2011 (Sábado) e poucas pessoas,
queixavam-se os presentes.


Mas com vontade e muito empenho, o compasso religiosamente passa


e assim se fixam estes momentos sempre únicos


sendo uma repetição anual


até voltar à porta da mui secular igreja, onde a aldeia se recolheu para no dia 18.JUL.2011 (Segunda-Feira) assistir à missa do Dia Santo Local


Depois da missa, o momento especial da procissão, que saiu da
Igreja Paroquial de Santa Marinha


Vamos acompanhar a procissão ao longo do percurso e fixar momentos
que nos deixem ver a aldeia neste dia


Ao fundo a Santa Bandeira, símbolo da Irmandade 




O andor de Santa Marinha enfeitado com hortênsias, o símbolo da energia,
é sempre transportado pelas jovens solteiras
que revelam o sentir, responsabilidade e concentração


Logo a seguir vem a Cruz com as respectivas lanternas


E com o cheiro das hortênsias espalhado pelas nossas Ruas,
não pode faltar energia a ninguém.

5 comentários:

  1. Que não nos falte energia, Amém. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
  2. Paula,

    Acho linda essa aldeia. Parece que o tempo parou nesse lugar. As construções, os costumes, tudo ainda continua, mesmo com as dificuldades.
    Fiquei imaginando essa linda cena, com o perfume das hortênsias. COm certeza, não faltou energia, e sim ganharam muito mais.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Estas fotografias são a confirmação da identidade do povo forninhense. Um povo de tradição, que mais uma vez, pelo dia 18 de Julho celebrou o Dia da Nossa Padroeira, cujas origens perdem-se no tempo.
    Este ano a berlinda foi enfeitada com hortênsias que, na minha opinião, pela sua simbologia e cores, são as que mais estão de acordo com Santa Marinha. Só faltaram umas palmas (representação iconográfica do martírio, de santa e castíssima virgem).
    É bom ver que em Forninhos já começam a ser feitas as coisas tendo em conta a simbologia das flores (se é que pensaram nisso) e começam a entender que não é preciso muito dinheiro para se decorar um andor. Seja como fôr, uma saudação especial para as “Obreiras” deste trabalho que merece realce e que encheu de energia as ruas e gentes, que como se pode ver pelas fotos até se contabilizam um bom número de pessoas (tendo em conta um dia de semana que não é Agosto).

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, foi com agrado que verifiquei que no dia 18, dia de Santa Marinha, Padroeira da Nossa Freguesia, já se apresentaram umas tantas pessoas para a realização da procissão, que mais uma vez e com a IMAGEM da Santa, devidamente efeitada, se percorreram algumas das nossas lindas ruas.
    O mesmo já se não pode dizer, o que se passou no dia 16, como demonstram as fotos 1,2 e 3, eu posso dizer pois estava lá e vi, um COMPASSO, com cerca 20 ou 30 pessoas.
    Não há mais pessoas em Forninhos? Há, mas para algumas coisas.

    ResponderEliminar
  5. As mulheres do passado, aquando da Procissão do Corpo de Deus e de Santa Marinha, faziam na Lameira um cordão, com as melhores colchas da casa, encostado ao armazém do Sr. Amaral, hoje recuperado pelo Sr. Manuel (da Moradia). Nesse tempo havia tempo para estas “nuances”. Desafiamos a enviarem fotos, se as houver, desses tempos e da GENTE que o fazia, para que fique na memória e sejam vistos por quem não viveu esse tempo.
    Um bom fim de semana e que as tradições nunca acabem e se fôr possível que se volte às tradições já perdidas, mas não esquecidas.

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.