Seguidores

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Protestar, um Direito

Repousam em caixas do Arquivo Histórico da Assembleia da República, as muitas representações (protestos) das então Câmaras dos concelhos extintos e das respectivas populações do século XIX.
Trago aqui um Parecer que confirma que os habitantes da extinta Villa de Fornos de Algodres e das extintas Villas de Figueiró da Granja e Infias, não estavam contentes por incorporados no concelho de "Algodres".
Ninguém gosta de perder nem a feijões!


Este Parecer de 10 de Maio de 1837, arquivado no Arquivo Parlamentar, sobre a então Villa de Algodres é claro: é uma insignificante Villa, que não apresenta a menor comodidade aos povos do concelho, que ali foram obrigados a ir tratar do seus negócios; 




acrescentado mais que nenhuma espécie de comércio e contacto existe entre os povos do concelho com a referida Villa; quando pelo contrário a extincta Villa de Fornos é a maior em população, tem excelentes edificios, póprios para o serviço de audiências gerais e ordinárias, uma magnífica casa de Camara, diferentes lojas, em que se vendem os generos necessários à vida e aonde vão prover-se todos os habitantes do concelho; um correio assistente, um mercado mensal, estando além disto sobre a estrada real, que serve de trânsito às tropas das províncias da Beira Alta, e Baixa, além de muitas outras razões não referidas por a comissão  d' estatística julgar suficientes para o deferimento. 
O parecer ainda refere que sejam desanexadas e reunidas ao de Aguiar da Beira as quatro freguesias, de Dornelas, Forninhos, Penaverde e Queiriz, que formavam o antigo concelho de Penaverde.
Um exemplo de como os serviços podem ser preciosos em tempo de reformas administrativas.

18 comentários:

  1. É capaz de haver mais alguma representação, pois segundo decreto o decreto de 12 de Junho de 1837 a freguesia de Queiriz não foi incorporada no concelho de Aguiar da Beira.
    No entanto...não sei como...existe um mapa de 1864 inserido na monografia de Forninhos - página 75 - em que Queriz é freguesia de Aguiar da Beira!
    De 9 de Setembro de 1840 há uma representação da Junta da Paróquia e habitantes da Freguesia de Queiriz a pedir que fossem reunidos a Aguiar da Beira, tal como as outras freguesias que formavam o antigo concelho de Penaverde, mas o Parecer da Comissão foi de enviar ao Governo a informação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a freguesia de Queiriz é a mais distante da sede do concelho de Fornos, mas também Forninhos é a mais distante da sede do concelho de Aguiar da Beira e não protestou, proventura por Aguiar pertencer à comarca de Trancoso (para nós mais perto) e Fornos à comarca de Gouveia (na altura).
      Os serviços são essencais.
      Bom post Paula. Sempre havia algo para Algodres deixar de ser Vila.

      Eliminar
    2. Provavelmente os "Cabrais" que eram falsos à nação e naturais de Fornos de Algodres, na altura devem ter movido influências.
      Uma das primeiras reformas do cabralismo foi a centralização administrativa, aprovando o Código Administrativo de 1842. Portanto, duvido que Queiriz tenha ido parar a Aguiar da Beira.
      Porque muitas mais coisas sabemos hoje, sobre as reformas dos concelhos, ainda bem que não pertencemos a Fornos.
      De facto só quando Fornos estava na calha para ser suprimido (em 1867) é que chegaram a propôr a anexação de freguesia de outros concelhos, inclusive, Forninhos, quando em 1837 até correram connosco!
      Em boa hora veio a "Janeirinha".

      Eliminar
  2. A páginas tantas também andará por lá alguma página oficial de mudança do nome de “Fornos” para Forninhos. O nome deve ter sido submetido ao Rei, através de uma representação.
    Vamos tentar descobrir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não houver a tal página oficial então o topónimo Forninhos foi inventado!
      Mas deve existir, os topónimos não aparecem por mero acaso, nem pelo toque de uma varinha de condão.
      E a mudança se tiver a mão dos habitantes de Fornos de Algodres não me espanta. Só que do século XVI é muito difícil obter documentos oficiais. Mas não é impossível.

      Eliminar
    2. Louvo o teu trabalho e entrega em estudares os pergaminhos da história e o modo coerente como os apresentas, talvez por não estares a soldo e sem pressas...
      Que a demanda na procura da tal página oficial se concretize, deixe de ser pedra filosofal e nos ajude nos nossos anseios, para bem da comunidade, já que os que foram pagos e bem para investigar, coisa que se adivinhava difícil tal como em outros lados por este país fora, coisa morosa, nada acrescentaram de novo sobre o topónimo "Forninhos".

      Eliminar
  3. Um excelente e interessante trabalho de pesquisa minha amiga.
    Um abraço, bom Domingo e excelente mês de Dezembro.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Paula,
    Documentos muito importantes em que ficou o registo de quem defendia os interesses das suas terras.
    Será que hoje o desvelo é semelhante? Por vezes tenho dúvidas.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Tenham um ótimo mês de Dezembro.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem deveras defendeu a sua terra foi o Marquês de Tomar, ministro do reino nessa altura.
      De Forninhos apenas conheço um protesto (não oficial) à última reforma administrativa (2012) no sentido de propôr a anexação de aldeolas de freguesias pertencentes a um concelho limítrofe (Penalva do Castelo), mas tal não deu em nada, devido aos jogos políticos do costume. Nem sei se esse propesto alguma vez chegou à Assembleia da República, pois se nem é conhecido o Parecer!
      Beijinhos
      Bom mês de Dezembro.

      Eliminar
  5. Documentos que fazem parte da VIDA de um lugar com HISTÓRIA... bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vidas de lugares com péssimas ligações entre as várias aldeias, vilas e cidades.
      Bj

      Eliminar
  6. Direitos são direitos e precisamos mesmo reinvidicá-los.
    Vocês são zelosos e isso é muito bom, Paula!
    Um abração neste início de Dezembro... Boa semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Um povo insatisfeito não pode nunca sentir-se satisfeito com um concreto projecto político que nunca é perfeito e acabado, como sabemos.
      Bj

      Eliminar
  7. Documentos que contam a história de outros tempos. Peço desculpa, mas não consegui lê-los.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Elvira tem feito tratamento médico e cirúrgico. Agora é tentar viver o seu dia-a-dia o melhor possível.
      Um abraço e rápidas melhoras.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.