Seguidores

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Os doces fritos desta época

Queridos leitores(as),
Na última semana fiquei impedida de carregar fotografias no blog, tal como aconteceu a outras pessoas de outros blogues. Pois bem, eu queria fazer um ‘Post’ sobre uma riqueza bem antiga, o nosso azeite, mas como só consigo carregar fotografias através do Picasa, vou referir-me um pouco ao azeite, à tradição dos doces fritos que se confecionam na época festiva que se aproxima. Filhós até fartar, fritas, sonhos de abóbora…
Fazendo uma pesquisa para determinar desde quando foi a introdução das filhós, fritas e similares em Portugal, e qual foi a sua origem, fiquei a saber através do blog '"D´Algodres" do nosso amigo e colaborador al cardoso que investiga e divulga a "herança judaica" no concelho D´Algodres, que os Judeus têm a tradição de a partir do dia 5 de Dezembro, durante 8 dias, comer doces fritos em azeite, dos quais derivam as filhós, as rabanadas ou fritas, os sonhos e as bolas de berlim. Só mais tarde os Cristãos, quando começaram a celebrar o Natal de Jesus em Dezembro, começaram também a utilizar os doces fritos. Que sabem sobre os doces fritos de Natal dentro da tradição judaica-cristã?

'fritas', 'rabanadas' ou 'fatias douradas'

Parece que, para nos entendermos, temos de chamar rabanadas ou fatias douradas às nossas tradicionais fritas. Mas pronto, as fritas, como dizemos (nós os forninhenses), pertenciam aos batizados, mas já não é assim. Também agora na nossa aldeia são escassos, ao invés do que sucedia no passado.


Um prato de 'filhoses' ou 'filhós'

Creio que não há mesa portuguesa que na Consoada não tenha um prato de filhós. E, feitas à lareira e fritas no nosso bom azeite têm outro sabor! Ficaram com água na boca? Era mesmo essa a intenção!

Nota final:
O blog dos forninhenses não vai "morrer", mas alguém por acaso, sabe dizer-me como resolver o problema do espaço para imagens? Não quero comprar espaço. Tenho de fazer uma outra conta? Se apagar algumas fotos nos ‘Post´s’ mais antigos, consigo mais espaço, pelo menos, até ao final do ano? 

19 comentários:

  1. Eu compre espaço, mas te passo um link de uma amiga:

    http://facopinturinhas.blogspot.com.br/2012/11/flores-para-comemorar-o-blog.html .

    beijos,boa sorte!chica


    E esses doces e friturinhas são ótimos.Dá vontade...

    ResponderEliminar

  2. Olá Paula ,essa é mesmo para nos fazer crescer muita água na boca e partir já para a nossas Beiras .Mas estamos quase lá .Por acaso não sabia da origem judaica das filhós .Há tempos fiz uma pesquisa sobre pão e bolos de Idanha-a-Nova que também foram mergulhar as origens na cultura judaica ,mas esqueci.me das filhós .Fiquei de orelha arrebitada ...Quanto ao espaço creio que vai ter de comprar ; pois foi isso que a minha filha que tem um blogue sobre maquilhagem ,moda , produtos portugueses e outros , teve de fazer 8se quiser espreitar basta escrever "Bangs ") .Sei que não é caro .Posso perguntar-lhe como é que ela faz e depois digo-lhe
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ai, qualquer época do ano será sempre queridos.
    Espaço para imagens ainda não sei mas acho que vai ter que fazer outro blog.
    Ahhhhh, apaguei fotos antigas, aquelas postagens sem graça, deve ser por isso que ainda não tive problemas.tenta!

    ResponderEliminar
  4. Hummmm....! Esses doces fritos estão me dando água na boca! Mas Aluap, fui ter no Blog da Elaine Gaspareto que é a nossa expert em blog e suas tecnologias e copiei essa maneira que vc altera a sua conta e fica zerada com Picasa! A 1ª vez que fiz não deu certo, Depois entrei com outra conta e consegui! É muito fácil: Veja como ela ensina:
    " Faça assim:
    Crie uma nova conta no Blogger. Sugiro usar o mesmo nome que usa em sua conta "real.
    Eu tenho 3 contas, cada uma com um email diferente, e em todas assino Elaine Gaspareto.
    Depois disso faça login em sua conta "real" do Blogger e convide sua conta extra pra ser co-autor de seu blog. Saia de sua conta "real", faça login com a conta extra e aceite o convite que você mesmo enviou. Pronto, agora você pode postar no seu blog com uma conta novinha, com limite Picasa zerado! Fui uma besta, hoje limpei minha caixa e foi junto o passo a passo certinho e mais fácil! Aguarde só um momento Logo mais eu llhe mando outro passo a passo!

    ResponderEliminar
  5. Esse é bem mais claro:
    Vai no painel do blog - Configurações
    Autores do blog - clica em adicionar autores
    clicar em: convidar autores
    Colocar o nome do e-mail que você criou
    Mandar um convite para esse e-mail.
    Ir no e-mail criado e aceitar o convite
    Pronto, está criada uma nova conta no Picasa.

    ResponderEliminar
  6. Bem haja pela referencia que me fez, ja quanto as imagens nao a posso ajudar, pois provavelemente ainda saberei menos que a amiga destas coisas da "internet"!
    Realmente estamos na epoca destes fritos, que nas nossas terras eram-no feito, no nosso rico azeite de oliveira!

    Tambem eu gosto mais do nome "fritas", que se usa ou usava na nossa Beira, do que "rabanadas" nome porque sao conhecidas mais a norte, Minho por exemplo.

    Vao aprontando as papilas gustativas!

    ResponderEliminar
  7. Quando fui carregar fotografias de um lagar de azeite que existiu na nossa aldeia (e não consegui), deixem-me que vos diga que fiquei preocupada e por momentos pensei que teria sido um ataque terrorista daqueles que são contra este espaço e que não gostam que aqui divulgue fotografias e documentos que alguns me fazem chegar. Mas pensando melhor, percebi que isso seria impossível, pois essas pessoas não têm ‘poder’ para tanto!

    Muito obrigada pela V/ ajuda, vou ver se agora então consigo postar fotos com outra conta.

    Um enorme abraço para Vós.
    Paula Albuquerque

    ResponderEliminar
  8. Resolvi referi-me aos doces desta época, porque outrora eram fritos em azeite, que ainda é uma das riquezas da nossa região e é por esta altura (meses de Novembro, Dezembro e Janeiro) que todas as famílias apanham a azeitona para ter azeite novo.
    E enquanto escrevia este texto fui saber qual a sua origem e o porquê de associarmos estas iguarias ao Natal. Depois fui parar ao D´Algodres e li que os judeus celebram nestes dias o “festival das luzes” como uma época onde se come doces fritos em azeite, dos quais derivam as filhós, os sonhos, as fritas…
    Há quem chame rabanadas às fritas e há ainda quem as chame de fatias douradas, mas eu também gosto mais do nome ‘fritas’.
    O que não consegui saber foi o porquê de servirem fritas nos baptizados. Será para festejar o nascimento?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12/04/2012

    Pouco havera a acrescentar sobre estas tentacoes gastronomicas, tal a evidencia dos seus pergaminhos.
    Basicamente assentes em tempos ancestrais, mas com variantes.
    Filhoses ou fritas, com nomes mais modernos, melhores ou piores, sempre dependentes no gosto e paladar das gentes da regiao.
    As nossa sao e serao sempre as melhores e as dos outros para eles idem.
    Nao sera de mais dizer que esta altura do Natal deve ser de Paz e Amor.
    Parece uma frase comum, mas cada vez com mais significado.
    Acima e sobretudo, Amor, porque a Paz, sera uma consequencia!
    Paula, quanto aos "ataques terroristas", "Talibas" nao metem medo, muita gente ainda sabe fazer uma atiradeira e como dizem nos Gatos Fedorentos, uma garrafa de bagaco e uma caixa de fosforos...BUM!
    No sentido figurado, claro, senao ainda vou preso!

    XicoAlmeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xico:
      Eu não quero que esses "Talibãs" expludam! Mas sabes que para isso não acontecer nós só temos de os ir picando lool tal como os sonhos de Natal, à medida que vão fritando.

      Eliminar
  10. Adorei teu comentário.Lindo e tão cheio de verdades. Sejamos nós mesmas, cada uma em um ligar as velas...Vale muito! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, a blogosfera não se resume a troca de opiniões ou ideias, é também um meio de comunicação e de troca de afectos. Beijos.

      Eliminar
  11. Anónimo12/05/2012

    As fritas, também conhecidas por rabanadas eram usadas em Forninhos obrigatoriamente nos baptizados e no Natal, mas mais usadas nas Janeiras do Ano Novo, pois no Natal as filhós feitas de massa de pão eram e são a rainha da festa de Natal conjuntamente com o bacalhau, batatas, couves e azeite. No Carnaval esta deliciosa iguaria também era usada, especialmente na oferta às comadres no Dia das Comadres.
    Lembro-me muito bem, desde tenra idade ver a minha mãe cortar em fatias o pão de trigo que depois se passavam por ovos caseiros batidos e fritavam-se em azeite numa sertã sobre a trempe colocada na fogueira da lareira e depois de fritas, que era rápido, se polvilhavam de açúcar. Que boas que eram e quem bem que sabiam, sobretudo quentinhas acabadas de fritar.
    À época em que me reporto não havia óleo de fritar à venda, os fritos eram todos fritos em azeite da própria colheita. Os ovos eram também fruto das nossas galinhas, por isso era tudo muito saboroso devido à genuinidade dos produtos que se usavam, mas apesar de actualmente haver diferença nos produtos, as fritas e filhós continuam a ser muito apreciadas, sobretudo nas festas de Natal e Ano Novo.
    Que a tradição continue e viva em Portugal extensiva a toda a parte onde houver portugueses.

    Margarida Albuquerque

    ResponderEliminar
  12. E, mais uma vez, obrigada tia Margarida pela exactidão que coloca nos seus comentários e pelas adendas efectuadas. Eu, por exemplo, desconhecia que dantes era usual na nossa terra oferecer fritas às comadres, no 'Dia das Comadres'. Thanks.

    ResponderEliminar
  13. Estas filhoses estão muito bonitas, também gosto de sonhos, mas para prefiro as fritas, que onde eu vivo dá-se o nome de fatias douradas, nesta época Natalícia não faltam na mesa, mas costumo faze-las durante o ano, quando tenho pão que fica um pouco rijo faço as fritas, e sabe muito bem come-las fora da época.

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro fritas. Aqui também as chamam de "fatias douradas" e nota-se que são passadas por leite e ovo, mas não têm comparação com as nossas passadas só por ovo. As da minha mãe que boas que são.Acabadas de fritar e polvilhadas com açúcar huuuuuum!!!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo12/07/2012

    Este tema aquece o coracao mas aumenta o peso!
    Ontem alguem me deu a receita das "fritas".
    Simples e tradicional.
    Exagerei nos ovos, mas ficaram tao boas.....
    Invejosos!

    ResponderEliminar
  16. Sei que chego tarde, mas é sempre um prazer visitar este blog, sejam fritas, filhós, rabanadas, fatias douradas, enfim é todo um sem fim dos doces que faz lembrar que o Natal se aproxima a passos largos, gosto de todos eles mas dos que mais gosto são os coscorões, estaladiços, por isso faço sempre uma carrada deles, o açúcar e a canela são o condimento comum a todos eles.

    ResponderEliminar
  17. Todos fazem mal, mas sabem tão bem :))
    João, tens de fazer um dia em Forninhos os coscorões. Eu ajudo-te, porque tal como tu também eu gosto de cozinhar, especialmente doces!

    beijocas ;)

    ResponderEliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.