"Ano sim, Ano não". Este rifão dedicado a este fruto, já todos o ouvimos vezes sem conta.
E este sábado, 30 de Novembro, foi um dia em que se varejou muita azeitona em Forninhos. O dia esteve bom e as famílias aproveitaram bem o dia já que produção de azeitona, este ano, é superior à do ano passado.
Só que para quem está com vontade de azeite novo, dizem os mais entendidos que a qualidade do azeite será menor. Muita da colhida está pouco madura, isto derivado da azeitona estar muito bichosa, em certas zonas, por isso o azeite não será tão bom.
Mas lá para o Natal provaremos, quando temperarmos as batatas, o bacalhau e as couves da consoada.
Tenho um tio que tem um terreno com várias oliveiras. Já lá estive em dois anos alternados a ajudar na apanha da azeitona. Não sabia que a apanha da azeitona era ano sim, ano não. Dizem que o azeite novo só é mesmo bom se degustado no ano seguinte. Não sei se tem algo de verdade
ResponderEliminarBom fim de semana
Boa noite de Paz, querida amiga Paula!
ResponderEliminarInteressante seu post justamente veio a mim após uma conversa com minha amiga sobre o índice de acidez dos azeites por aqui.
Eu uso um português extra virgem com acodez 0,5. Achei hoje um com acidez 0,2. Tenho que pesquisar se é bom.
Que a colheita das azeitonas seja favorável à boa bacalhoada natlina que amo degustar!
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos
Tão legal a colheita das azeitonas! Um trabalho muito interessante e as azeitonas são maravilhosas! beijos, lindo domingo, feliz dezembro! chica
ResponderEliminar