Divulgando uma região...uma tradição secular...o melhor queijo do mundo: O Serra da Estrela.
Venham até esta região, provem e comprem o nosso queijo, os enchidos e outros produtos regionais.
Como nasceu o famoso queijo da Serra?
Conta-se que, andava um dia um pastor na Serra mais as suas ovelhas e passou por ele um outro rebanho conduzido por uma linda pastora.
Encantado, pôs-se a segui-la de longe e assim andou todo o dia. Quando a noite chegou, deu conta que tinha perdido o odre de leite.
Depois de procurá-lo durante os três dias seguintes, encontrou-o. Ao abri-lo, reparou que o leite se havia transformado numa espécie de massa branca coberta por um líquido amarelado. Cauteloso, provou um pouco daquela massa e gostou e assim nasceu o queijo da Serra.
Pode ser lenda ou não (?)
Lenda ou não, é lindo e bom ter essa feira e tantos ótimos queijos! beijos, tudo de bom,chica
ResponderEliminarPode ter sido assim ou não, mas sabe-se que os nossos antepassados do neolítico já faziam e consumiam queijo ou algo parecido com o nosso queijo atual, pois foram encontrados vestígios de leite fermentado nas suas vasilhas de barro.
EliminarConsta que este queijo é o mais antigo de todos os queijos portugueses! Oxalá este modelo de feiras continue por mais umas décadas.
Bjs, bom 2025...
Boa tardinha de domingo, querida amiga Paula!
ResponderEliminarAdoro.visitar feiras e lacticínios no agro turismo e comprar queijos.
Estivemos nos dois últimos sábados em alguns.
Deve ser muito bom e, aqui, nos temos o da Serra da Canastra.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos fraternos
Por não comer queijo (não gosto de nenhum) não sou de visitar este tipo de feiras, mas como é um queijo com séculos de história e sempre foi bem vendido nas feiras regionais "volta e meia" trago o tema no tempo dele.
EliminarBoa semana, bjs
Gosto deste queijo e durante muitos anos, fazia parte dos meus petiscos! Atualmente eliminei o queijo da minha refeição por me sentir mal! Boa semana 😘
ResponderEliminarMas se calhar para quem gosta de queijo "perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe".
EliminarBoa semana, bj
Ai se me lembro das voltas que o queijo dava...
ResponderEliminarO saudoso tio Domingos , todas as noites subia a mata da Estrecada
pois tinha a corte do gado logo a seguir e as ovelhas para a ordenha.
Homem afoito que não temia os lobos por ali andantes e segui nos seus propósitos, a ferrada bem segura numa mão o candeeiro a petróleo na outra , era a companhia que as noites já eram frias e havia que despachar o leite.
O milagre do queijo, ainda ia começar pelas mãos das mulheres de mãos frias as únicas , dizem, que têm o segredo do saber a dose do cardo e o deixarem coalhar para depois ir para a francela, escorrido a preceito para ficar o soro, o belo do requeijão.
Lembro-me dos meus pais os levarem a vender à feira de Fornos....
Xico, os que produziam bom queijo, de Forninhos, Valagotes e até Carapito, iam vendê-lo à feira de Fornos. Fornos era a feira onde se vendia mais queijo, seguida da de Celorico da Beira.
EliminarMesmo os do Prado e Penaverde iam vendê-lo a Fornos, pois a sua Feira Nova (no Mosteiro), era muito fraca em queijo.
Era boa em gado.
Na altura do tio Domingos, tio Daniel ferreiro e outros, o queijo da Serra não precisava da "Estrela" para nada. Todos os beirões sabem que o bom queijo da Serra nem sequer é produzido na Serra da Estrela.
Ainda hoje os entendidos em queijo dizem que o melhor queijo é produzido sobretudo nos concelhos de Fornos de Algodres, Celorico da Beira e Gouveia.
Forninhos, concelho de Aguiar da Beira, foi incluído na região do queijo Serra da Estrela acho que por causa do nosso clima, que proporcionava boas pastagens e, nesse sequência, a boa qualidade do queijo, mas maior parte das freguesias do nosso concelho nem sequer foram incluídas. No planalto da Serra da Lapa o clima é bem diferente!
Produzia-se tanto e bom queijo em Forninhos e Valagotes que aquando da nossa participação no Cortejo Etnográfico em Aguiar da Beira realizado nos anos 50 do século passado para apoiar o Hospital da Misericórdia, a população executou ao vivo o fabrico do queijo da serra e cantavam assim:
Junto às nossas ofertas
Trazemos da nossa terra
Dinheiro em bandeirinhas
Nos cestos queijos da Serra
Boa Noite Blog de Forninhos
ResponderEliminarLembro-me de andar " pelas Beiras " e visitar a Feira de Queijo de Fornos de Algodres.
Decorriam os anos 90..
Também me lembro de um casamento por essas bandas , daqueles que duravam 3 /4 dias. Fui bem tratado. Festa medonha. ..
E Queijo - óbvio - á mesa...
Passaram mais de 30 anos e espero que as coisas tenham corrido bem aos noivos.
Os pais se forem vivos devem ser bem velhinhos. De resto. Fornos de Algodres de um lado e Aguiar da Beira do outro , eram polos de comércio e compras, quando se passava duas semanas de férias em Forninhos. As feiras serviam de motivo para sair da " rotina " da aldeia...
Queijo é uma ciência. Um saber. Tradição e Saber. Para mim um requisito. Adoro queijo.
Abraço
António Miguel Gouveia
"Esta segunda-feira é feira de Aguiar ou de Fornos?" Era uma pergunta que se fazia quando a noite de domingo se aproximava. O fim de semana prolongava-se com a ida à feira.
EliminarAgora raramente se vai à feira de Fornos. As feiras mais concorridas são: Feira Nova no Mosteiro e a de Penalva do Castelo, mas cada vez se visitam menos, as pessoas (que cada vez são menos também) compram quase tudo nos supermercados e centros comerciais.
Abraço
Bom dia Paula,
ResponderEliminarO Queijo da Serra da Estrela é excelente, muito saboroso, mas raramente como, por uma questão de saúde;))!
Que as feiras sejam muito concorridas e o Queijo da Serra continue a ser do gosto de muitos.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Emília
Esqueci-me da lenda. Talvez fosse um facto. Tudo tem um começo. Bjs
EliminarAilime, tudo tem um começo e um fim, mas oxalá a morte do nosso mais antigo queijo esteja bem longeeeee!
ResponderEliminarEu que nem gosto de queijo não ia sentir saudades, mas faz parte da nossa história!
Só é pena que nestes eventos que atraem bastante gente, os autarcas apareçam não com o objetivo primeiro de promover o queijo, os pastores e produtores, mas sim promover a sua imagem pública. Sendo este ano, ano de autárquicas, acho que vai ser do pior. Infelizmente.
Beijinhos