Em muitas aldeias do nosso país ouvem-se pessoas que se queixam dos problemas causados pelos projectos de melhoramentos sem harmonizar o passado com o presente, nem o antigo com o moderno. Projectos mal elaborados que poucos melhoramentos trazem às aldeias despovoadas, à região onde foram elaborados e que acabam sempre por enriquecer uns e criar problemas às populações.
Não há aldeia que não se queixe de um ou mais problemas...
|
Futuro Parque Infantil (um dos...) |
Eleições autárquicas 2005 (Projecto do Lugar)
Em Forninhos muita gente se queixa duma rotunda que foi feita há alguns anos. A rotunda do Lugar deve ser uma obra única, pois não creio que no país haja outra igual. Mudaram um fontanário antigo para o meio da rotunda com um poste por trás e com quatro passadeiras a convergirem para o centro. É no mínimo original.
Ah! E uma paragem a que chamamos "gare do oriente", que foi feita só para inglês ver, já que não abriga nem acolhe ninguém!
Eleições autárquicas 2013 (Projecto da Lameira)
Acima do Lugar encontra-se a Lameira, com postes de electricidade novos e o piso refeito a novo; aqui não há uma rotunda, há um triângulo??? (mal ajardinado), com uma espécie de bancos a circundá-lo. Apesar destes trabalhos, por vezes (e muitas) a quem circula por ali acima tem provocado alguns sustos.
Começou a obra em Julho/2013, em vésperas de eleições autárquicas; e o que é certo é que os trabalhos ainda estão inacabados, pelo menos o parque infantil que dá uma péssima imagem (vide foto).
Já agora e uma vez que os trabalhos ainda estão em curso (ou deviam estar), como praticamente não há crianças, façam antes um parque sénior e não acabem sem tirar a cobertura da fonte da Lameira também!
Também foi em 2013 que o projecto "Forninhos, a terra dos nossos avós" viu a luz do dia e quem tem olhos para ver (e ler) vê uma obra muito mal elaborada, cheia de erros, mas claro para os responsáveis desse projecto são apenas falsos erros e tudo está muito bem sem razões para queixas. Um orgulho!
Eleições de 2009
Vem a novela do projecto do Santuário de Nossa Senhora dos Verdes. Um projecto mégalomeno que acabou com uma capela rebocada e um recinto verde cheio de pedra granito. Que alguém explique o que tanta pedra ali faz.
Outros melhoramentos seriam talvez mais necessários...
Não é do desconhecimento de ninguém também o projecto parque de lazer nos terrenos da Freguesia de Forninhos, no Barreiro, que incluía algumas infraestruturas de lazer e até a possibilidade de uma praia fluvial. O projecto apresentado em 2009 foi aprovado em Assembleia de Freguesia, mas até hoje «nada». Ficou na gaveta, porque não havia dinheiro...!
Eleições de 2001
Projecto "Parque das Merendas". Começado no ano 2000 no "Alto dos Valagotes" o Parque de Merendas "Nossa Senhora de Fátima" é hoje um local de lazer, para crianças, jovens e adultos de qualquer idade. Inserido no meio da natureza tem um miradouro, obstáculos naturais, um parque infantil, telheiro com churrasqueira, Wc, etc...
Ficaria mais completo se fizessem ali um mini campo de futebol, ainda assim dizem que é dos melhores parques das redondezas!?!
Mas a ânsia de querer fazer...leva as pessoas que têm o poder decisão, como são os políticos que ocupam os lugares nas autarquias, a querer mais projectos!
Eleições de 2017
Este ano é ano de eleições e como não podia deixar de ser surge um novo projecto para Forninhos, que pouco difere do de 1999 e 2013, pois tem previstas iguais estruturas de lazer e apoio às famílias, desde os mais pequenos aos séniores. Inclui um parque infantil (já vamos para o 5,º parque infantil), equipamentos de geriatria, campos de jogos, zona de merendas, telheiro com churrasqueira.
Mas pergunto eu:
Se já há tudo isto, é preciso fazer tudo igual dentro do povoado, porquê, para quê e para quem?
Deve ser promessa eleitoral ou então é porque há dinheiro em abundância, pois se para tal até compraram terrenos a particulares!!, mas se o há de algum lado veio e a concretizar-se tudo (o que eu duvido), não me admirava nada ver lá o que em Forninhos já virou moda, ou seja, uma placa benemérita, porque "Contributos são bem vindos"!