"Domingo de Páscoa, manhã alta, perpassava ao cabo da rua braçada rúbida de camélias.Uma, a mais vermelha, ia o juíz da igreja entalá-la na cruz de prata de guizeiras entre a aspa e o braço do justifiçado. E, assim guarnecida, o senhor padre dava a beijar às famílias ajoelhadas Cristo e a Primavera."
Aquilino Ribeiro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIq1E0o5omy99su2MOpVlNmNTvp4EaWiMYN4fpcqs6rPcbsY4v9jQpc7yLf6nHBaBCFVcd5_FLJUobmjrhxVPf6XfpF5vkxo_YV_B_jvdsiitIrkefx45oSPsBcXnbB0Yj4QcXMEECIYA/w320-h240/Páscoa+021.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCQoNlnq1FvPYJFER5omFLvYf0tx7keel6W8NCaQIh0q-nFXmW5fpu5OMVuSBcrZuf131MU1fnEkeibTKLKsO6dMCo8P8xqLJVI02hdcJK_aQXO5mR7ixqz15YzS5GO-bTZI-rRQJ9bVQ/s280/P%C3%A1scoa+022.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRWTJIS4raKBd5cPBPgsSjVz3pzY800w6f6pxuIlFoOsSWz-7TeVtL0ou-u0Y3LYuMr8s-O5vYkyhq216nj_OvpAJwWDTW-krCiR9mqSosN6TsNQo9J3CV4zmAv_o8KqEhsx-RmvCC8bU/s280/P%C3%A1scoa+025.jpg)
Fica este pequeno registo feito com o intuito de chegar a quem não pôde estar presente e assim poder "viver" aqui os lugares, ruas e a gente que fazem parte desta aldeia, mantendo vivas as tradições destas visitas da Cruz com a mensagem da Ressurreição e de um novo ciclo que se cumpre sempre pela Primavera.
ALELUIA!
Visita Pascal do Dia 4 de Abril de 2010.
Se não podemos ir a Forninhos, Forninhos vem até nós. Ao ver estas fotografias tenho a sensação de estar em casa. É nestas alturas que as saudades e vontade de estar aí aumentam. Obrigada Paula.
ResponderEliminarA Visita Pascal é um costume muito enraizado na nossa freguesia e sempre que possível é realizada pelo Sacerdote. Este ano foi feito pelo Seminarista Adelino que sempre bem disposto percorreu os lares cristãos a anunciar a Ressurreição de Cristo. Cantou-se no Outeiro a Aleluia e recebeu-se a Cruz enfeitada.
ResponderEliminarEste blog nasceu na saudade e é para a alimentar que aqui estamos e ninguém poderá dizer que não sabe o que se passa por cá, pois as coisas passam por aqui... e como as coisas importantes devem ser contadas e apreciadas e porque outras fotografias me foram enviadas, irei concluir nos próximos dias este “Capítulo da Páscoa” vivido pela nossa aldeia de forma muito interessante…não percam;)
ResponderEliminarParabéns ao Sr. Adriano que está sempre disponível e com pernas ainda para acompanhar esta tradição :) Também é bom ver os novatos, Pedro e Miguel, a participar nestes acontecimentos :)
O pessoal do Outeiro Recordou outros tempos, em que as casas forninhenses se enchiam de famílias e Cantaram ALELUIA. Fica o agradecimento e que continuem a mostrar o verdadeiro espírito forninhense assim ou ainda melhor.
Na minha aldeia no Minho também temos a tradição da visita pascal,ou compasso.É costume deitar um foguete na porta de cada casa que abre as portas.Todas as pessoas, familia, amigos e vizinhos entram para desejar Feliz Páscoa, Aleluia, Aleluia, à família de casa.É bonito de se ver!
ResponderEliminarEm diversas aldeias portuguesas a Festa da Páscoa é festejada de um modo característico. Numas, são lançados foguetes enquanto decorre a Visita Pascal em cada uma das casas; noutras, por exemplo, é afixado um raminho de flores em cada porta da casa a visitar, mas todas têm como objectivo anunciar em todas as casas, que estiverem abertas, independentemente do estatuto social de cada uma, que Jesus ressuscitou e que está vivo no meio de nós.
ResponderEliminarUm costume tradicional da nossa aldeia é os padrinhos neste dia oferecerem aos seus afilhados o folar.