Seguidores

sábado, 13 de julho de 2024

Forninhenses em todas as frentes

OBlogDosForninhenses tem a honra e o o orgulho de mostrar, abaixo, mais um cartão de pré-alistamento americano nchamada Primeira Guerra Mundial, também conhecida como Grande Guerra, o do Francisco Almeidafilho mais novo de Maria Antónia e de António de Almeida ou António de Almeida "ferreiro".
Diz o cartão que era casado, com Ana Saraiva de Almeida residente em Forninhos. 
- Como terá dado a notícia à esposa?
Nasceu a 17 de Março de 1884. Mas o seu registo de batismo refere que nasceu a 17 de Março de 1883. Já escrevi que o ano de nascimento era muitas vezes estimado e na hora do alistamento mentiam sobre a idade e as autoridades responsáveis pelo recrutamento deixavam-se "enganar".
Tinha  31 anos quando fez o caminho das Américas em 1916, como pode ver aqui
As idades de Cartões de registro de alistamento nos Estados Unidos da América, matriculados no Sistema de Serviço Seletivo em 1917 e 1918  podiam ir de 18 a 45 anos. O do Francisco ferreiro, corresponde ao terceiro e último alistamento, a 12 de Setembro de 1918, que foi para todos os homens de 18 a 45 anos não alistados anteriormente.
O primeiro alistamento foi para todos os homens entre as idades de 21 a 31 anos, a 5 de Junho de 1917.
O segundo alistamento foi  a 5 de Junho de 1918, para aqueles que tinham completado 21 anos depois de 5 de Junho de 1917 e um alistamento suplementar incluído no segundo alistamento ocorreu a 24 de Agosto de 1918, para aqueles que tinham completado 21 anos depois de 5 de Junho de 1918.
Cada registrante preencheu um cartão dupla face onde gravou o seu nome, endereço de residência atual, data de nascimento, lugar de nascimento, idade, estado civil, raça, profissão, emprego, status de cidadania e outras informações sobre os seus parentes.


Tanto quanto sei o Poder Político da época, não terá tratado brilhantemente esta geração combatente, julgo que tinham pouca sensibilidade para...
- E se nós, forninhenses de hoje, tratássemos de honrar e homenagear essa gente, com um simples memorial comemorativo?