Num concelho onde existem muitas espécies micológicas, mas que nem todas são reconhecidas, a Câmara Municipal de Aguiar da Beira pretende pelo segundo ano demonstrar que muitas são comestíveis. Contudo, já sabem, todo o cuidado é pouco, e a sua correcta identificação é o primeiro passo para evitar problemas maiores.
Espero que a gente de Forninhos (e também todos vós leitores) vão até lá participar na apanha e assistir à palestra para, pelo menos, desfazer alguns mitos acerca da identificação das diferentes espécies de cogumelos, pois trata-se de uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre cogumelos e ainda provar um dos melhores pratos: um belo arroz de míscaros...e outras iguarias feitas com base neste alimento.
Também vai haver um lanche-magusto-ceia, com animação.
O evento vai decorrer nos dias 15 e 16 de Novembro de 2014, Sábado e Domingo.
Esperamos por si.
Para saber mais é só clicar:
E já agora informo: existem em Forninhos duas Casas de Turismo Rural, a "Casa Fonte da Lameira" e a "Casa das Camélias da Beira", é só reservar (contactos na «net»).
Tenho certeza de que será um evento muito alegre e proveitoso, Paula!
ResponderEliminarConheço muito pouco de cogumelos.
Hoje no Ciranda trouxe uma linda imagem daqui, tá?! Obrigada por me dar a liberdade de usá-la!
Abraços... Boa noite...
Paula querida,
Eliminarlinda frase fez no Ciranda, OBRIGADA!
Tchau...
Puxa, que pena é tão longe! Seria lindo ver tudo isso de pertinho e adoro esses cogumelos! Tomara seja um sucesso e será, com certeza!
ResponderEliminarAproveitem por nós! bjs, chica
Acho um acontecimento muito importante, já que também servirá para dar informação correcta e especializada para que as pessoas interessadas aprendam a distinguir os cogumelos comestíveis dos não comestíveis.
ResponderEliminarEu também faço arroz de cogumelos, Paula, mas decerto não será tão bom como esse...:-) Faço muitos pratos com cogumelos, mas eu gosto mesmo é deles feitos ou grelhados.
xx
Não é "feitos"....é fritos! :-)
ResponderEliminarEspero que seja um sucesso!!!
ResponderEliminarQuando meu sogro era vivo...deliciava-me com o seu arroz de míscaros!!!
bj
Boa tarde, o invento em redor dos cogumelos, também tem como base o convívio, na minha região existe poucos cogumelos e são venenosos,é preciso saber quais os cogumelos bons antes de os apanhar, prefiro comer os que compro no supermercado.
ResponderEliminarAG
http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/
Boa noite Paula, até fiquei com água na boca!
ResponderEliminarSe há coisa que aprecio são cogumelos e mesmo de lata (que não têm nada a ver) uso e gosto!
Grelhados ou com arroz salpicados com coentros são um petisco que não dispenso!
Desejo muito sucesso para esse Certame!
Beijinhos e um bom fim de semana.
Ailime
Os mais variados pratos que o miscaro pode oferecer, nao tem discussao.
ResponderEliminarPara gostos mais antigos ou gourmet, sai caro a quem compra, sabe bem a quem tem o dom de os apanhar. E saber!
Aguiar da Beira apresenta o ll Certame, pouco diferente do anterior. Tipo didactico, pouco mais e nao sera pouco, mas olhando para o concelho vizinho do Satao, na sua Vlll Feira ja intitulada capital do miscaro, a pujanca empreendedora, vai muito a sua frente, o timing, sempre escolhido no auge do produto, quando se mostra sao e fechado, na maioria. Aguiar da Beira faz o certame com eles, os miscaros, "chamuscados" de geada, tres semanas dpois. Nao digam que os "deles" sao melhores que os "nossos".
Simplesmente a diferenca reside no espirito empreendedor, numa visao complacente e global de quem deles tanto gosta e algo pode aforrar mais algo para o pe de meia. Sem necessidade de venderem miscaros de forma clandestina, antes acarinhada e incentivada
Que a festa corra bem e...olhem para o "vizinho" do lado.
Venham mais cedo para o ano!
E agora no fim de semana, nada melhor que uns bons miscaros cozinhados e ensopados com quartos de trigo.
Embora todos os nossos municipios desta parte da Beira, sejam zonas de "miscaros" e "tortulhos", ha uns mais a frente de outros, na organizacao destes certames!
ResponderEliminarApontou e bem o amigo Xico, o caso de Satao, mas em forma de divulgacao, tenho que informar tambem, que o certame de Fornos de Algodres, ja vai ter este ano a ediccao numero XI, e vai realizar-se brevemente!
Desejo a todos muito bom proveito, e pena tenho eu, nao puder estar presente, em nenhum dos eventos micologicos!
Um abraco e bom proveito novamente!
Deve ser uma delícia o arroz de miscaro, adoraria
ResponderEliminarprovar , e que boa iniciativa,acho que a experiência
dos mais velhos na comunidade também ajude ,os
antigos sabem muito e tem muito a compartilhar ,
principalmente sobre plantas.
bjs e bom fim de semana
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Eu sou uma que acho que vale mais tarde do que nunca e o programa deste ano é Bom!
ResponderEliminarAlém de contar com a presença da eng.ª Manuela Silva, conhecedora das várias espécies micológicas, vai contar também com a presença duma Professora do Chef´s Academy e ainda há uma exposição de fotografia "Aguiar da Beira - Um Olhar Natural" de Bruno Andrade.
Embora tudo isto por si só não transforme o Certame num dos melhores da região, acho que em termos de programação a Câmara esteve bem e a escolha do dia não é tardia. Este ano é que choveu bem em Setembro e os míscaros chegaram mais cedo, melhor, ouvimos falar de míscaros mais cedo, a meu ver porque as ditas miscareiras os colhem precocemente...! Por norma é a partir dos "Santos" que os há em abundância.
Tenho a certeza que, se não chover, a adesão de participantes será boa.
Se calhar, vou incomodar....
ResponderEliminarSei que sou critico e persistente, mas em prol da nossa genuidade ainda permitida, sabe Deus como.
Reporto o comentario do Senhor Al Cardoso acima, gente das Beiras e proximos, basta saltar antigos muros e em meio dia, a gente se encontra. A pe, como convem...
"Uns na frente de outros", Aguiar vai no segundo ensaio, os concelhos limitrofes, deram distancia e nao digam que comecaram agora, trazem o que outros "vizinhos" ja fizeram. Festivais do miscaro e aqui centrados, mas Aguiar continua no mesmo,pouco e para tal nao bastando trazer nome de mestrias.
Mais valia tentar as mestras das nossas maes e avos na sua sabedoria como se prepara o "petisco". Melhor seria, penso eu, um concurso culinario da maneira antiga destas coisas serem feitas.
Um apelo, oucam os mais velhos e nao necessitam de gastar dinheiro com "professores" pois tais estao por ca!
Se quiserem exposicao mediatica, "eles" estao por ca, genuinos!
E sem necessidade da altura do festim, carregarem porventura quilos de miscaros congelados.
E pronto, incomoda nao haver capacidade de valorizar um produto endogeno e regras para a sua apetitosa colha financeira, ainda por cima num concelho que outrora foi considerado como das maiores manchas florestais da Europa.
Que tudo corra a preceito e os responsaveis tomem os miscaros como algo de muito valor...com regras!