Seguidores

domingo, 13 de outubro de 2019

Polémica em torno do Menino Jesus

Antigamente nos dias de festa, era costume convidarem um padre de fora para fazer o "Sermão", ou seja, a homilia do dia de festa. Normalmente estes "Pregadores" eram quem referiam as histórias dos nossos santos, se calhar por "os santos à porta de casa" as desconherem. Não sei...
Vem isto a (des)propósito do mau estar vivido -este domingo -motivado por uma postura algo anormal do actual pároco - Jorge Miguel Tavares Gomes - que há cerca de dois anos o Senhor Bispo de Viseu colocara em Forninhos e agora decidiu ou autorizou vestir o "nosso" Menino Jesus.
Não é um padre ou meia dúzia de pessoas que o cercam que mandam nos bens da Igreja!


O Pe. Jorge é visto por mim mais como um ditador, do que um bom pastor. 
A visão mais marcante que tenho dele é dos "recados" no final da missa, que a maior parte da assembleia nem compreende, mas que punha, durante a semana, grande parte das mulheres a falar do assunto.
Não acho correcta esta forma do padre interagir com este povo, maioritariamente envelhecido, até porque os forninhenses já deram provas, ao longo da sua história, de serem ordeiros, respeitadores dos valores da igreja bem como do seus pastores, para ali designados. A prová-lo estão os três últimos párocos: dois deles (Sr. Pe. Barranha e Sr. Pe. Flor) estiveram décadas à frente da paróquia e o último (Sr. Pe. Paulo Gouveia), até abandonar o sacerdócio, depois de meia dúzia de anos ao serviço da comunidade.
Diz a nossa história que nos finais do século 17 e principios do século 18, na nossa igreja matriz existiam dois altares colaterais, um dedicado ao Menino Jesus e outro a Nossa Senhora do Rosário e o altar-mor dedicado à padroeira Santa Marinha (ladeada por São Sebastião e por Santo António carregando ao colo o menino nu).
Na última metade do século 20, muitas imagens desapareceram, é certo, mas o Menino Jesus manteve-se até hoje no seu altar, despojado de tudo, na sua pureza e humildade como veio ao mundo e nunca o povo o achou "impróprio" nem o Mártir S. Sebastião é indecoroso!
Nem queria acreditar, mas parece que foi esse o motivo porque este ano ambas as imagens não fizeram parte da procissão dedicada a Nossa Senhora dos Verdes.
"A maldade está nos olhos de quem vê" 

10 comentários:

  1. Algo desnecessário e ficou horrível vestir o menino Jesus assim! Pra que,né?
    Mas...🤔🤔beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma natureza humana obscura, devia abandonar o sacerdócio.
      Bejos.

      Eliminar
  2. Eu não sei o que dizer, indignação, lamentável o que está a acontecer com o património religioso da nossa igreja e de N. S. dos Verdes. Muita gente questionei sobre as vestes do Menino Jesus, soube hoje, duas brancas e uma azul. Tive conhecimento do atrevimento do padre Jorge na missa dominical de hoje condenar as pessoas que comentam nas redes sociais o seu desacordo com o que consideram um autêntico atentado ao património religioso da aldeia de Forninhos. Uma única pessoa comentou que mal seja que o povo de Forninhos não mandasse nos bens da sua igreja, bens que são deles que seus antepassados pagaram a alguém para os fazerem. Samuel Cavaca, parabéns. Faz-me confusão "beatas" que não largam a igreja e não sabem o que é arte sacra, imagens com quase três séculos a serem manipuladas. Menino Jesus com três vestes, uma "barbie", apetece-me pedir a Deus Nosso Senhor, que castigue estas gentes, autênticos hereges. Tencionava ir este Domingo à missa mas um imprevisto fez com que não fosse possível e ainda bem porque teria havido discussão e da grande. O padre Jorge dá sermões na missa mas não responde ás várias mensagens que lhe foram enviadas para a sua caixa postal mas mais cedo ou mais tarde terá que admitir que errou e está a errar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve ser benfiquista, nem sportinguista!
      Ao que chegamos...
      Não percebo mesmo o (des)propósito do sermão, se maioria que vai à missa nem redes sociais tem.
      Sei que o meu pai -Samuel Cavaca - falou, mas o padre Jorge já nos disse que "não ouviu". É que o meu pai fala mesmo baixinho!
      Acho-o muito orgulhoso para reconhecer o erro, mas estou certa que vai parar, a sua forma imprópria de olhar as esculturas vai levá-lo a parar.

      Eliminar
  3. Lamento profundamente esta atitude. Da minha parte, desde o início tentei entabular um diáolo dentro da maior razoabilidade, quer por e-mail, quer telefónicamente e da sua parte,sempre um adiamento eterno em promessas jamais concretizadas. Até ao dia de hoje que de forma cobarde e na ausência de quem queria conferenciar devido à distancia, se investiu a si próprio como imperador da fé numa conferência quase que demente. Para mim, fui um falso e já lá vi o tempo em que se pagavam os pecados por alqueires de cereais. E pensar que ainda hà dias lhe confessei os meus pecados...procure outra paróquia, pois desta nada sabe e respeita, triste este povo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderia ser um excelente autarca, já que promete, promete e nada faz, mas a postura de algumas pessoas que o cercam e nada conhecem da nossa história também não ajuda.
      Não é um bom pastor, nota-se que a fé que por vezes lhes foge por entre os dedos...

      Eliminar
  4. Há atitudes que são incompreensíveis por muito que tentemos perceber!
    ...
    Pobre MENINO nas mãos de quem não é capaz de ter uma mente sã!
    Boa semana 💐

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, só de pensar que não deixou sair na procissão o Menino e o Mártir S. Sebastião por as suas esculturas se apresentarem desnudas, no seu dizer, "impróprias", que mente Meu Deus do Céu!
      Bj, tudo de bom.

      Eliminar
  5. Boa semana, Paula!
    Que coisa essa a que apresenta aqui. Uma polêmica em torno do menino Jesus, que sempre foi tão simples e objetivo. Nasceu, viveu e morreu para ser modelo de vida...
    Um abraço nesta segunda-feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anete, Ele que é o Salvador deste mundo que ou menos nos livre deste padre e o Menino seguramente voltará a ser visto no altar sem vestes.
      Abr&Beijos.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.