Seguidores

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Unidos por Forninhos

As terras do interior, todos sabemos, debatem-se com muitas dificuldades, cada vez mais as pessoas procuram o litoral e ainda o estrangeiro, mas verdade seja dita, nada ou pouco tem sido feito para inverter esta situação. A desertificação do interior condena, desde que não se acomodem. Ninguém está condenado ao insucesso desde que lute com afinco e hajam apoios sérios, que embora transversais, sejam transparentes. Mas claro, os forninhenses não podem esperar algo diferente quando se faz o que sempre se fez. É por isso importante fazer diferente, identificar essas diferenças e potenciá-las. Na diferenciação está a possibilidade de despertar curiosidade e atrair atenções. Acima de tudo, é preciso potenciar Forninhos. Basta mais do mesmo!


Este é o nosso propósito, que no ponto de partida se reclamasse  por um Forninhos Unido  e é por isso que deste modo simples vimos dar a cara lavada pela nossa terra, sem apontamentos maldizentes. O que nos poderão criticar, será apenas a nossa honradez uma palavra esquecida... por outrém. 

Por aqui, bem...
Um ou outro amigo no termo condigno, uns conhecidos ao engano por culpa própria e o "anjo" do costume que onde cola não larga...
Tiro o chapéu a alguns termos, tais como "Juntos" e "Futuro".
Pensava que essas premissas tinham ficado na gaveta há 8 anos. 
"Considero" que gosto do cartaz, tipo a modo empresarial: um vinhateiro, uma empresária e um vendedor de sonhos, o resto e com respeito, enche o painel.
Mas pergunto e por serem responsáveis (presumo), afinal como estão as contas da freguesia, será que amanhã as vão tornar públicas?
Será que amanhã vão esclarecer o povo de Forninhos do porquê de andarem a ser investigados pela PJ?

68 comentários:

  1. Que possa haver a transparência e união verdadeira de todos pró FORNINHOS! Daí vale a pena! abraços, linda semana e boa sorte! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso da união verdadeira é um grande desafio para o futuro, chica, mas acredite que com gente honesta é possível haver transparência.
      Abraço, vamos mesmo precisar de sorte ;-)

      Eliminar
  2. Estou por Forninhos, desejo transparência, igualdade, clareza, respeito e civismo pelos outros. Forninhos é para todos e de todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Henrique. Haja igualdade. Forninhos é para todos e de todos e os pinheiros dos baldios também são de todos e para todos. Não esqueçam os pinheiros ;-) o tal Forninhos com Futuro na campanha de 2009 não os esqueceu!

      Eliminar
  3. Parte I - Unidos por Forninhos
    (intervalo)
    Continuação - Juntos somos mais fortes

    Sinónimo de Unido: junto, ligado, pegado, conectado, unificado.

    Nem nisso são capazes de fazer diferente?

    Mas o que eu gosto mais é do cartaz do PSD é o "Forninhos com Futuro". Será que passados 8 anos os resultados ainda não são visíveis?
    Pois não. O Forninhos com futuro é uma miragem que só o vendedor de sonhos quer continuar a impingir ao povo que desuniu. Continuar a votar no PSD é o mesmo que vender património, é o mesmo que deixar “adormecer” a aldeia, é o mesmo que promover a desertificação, é o mesmo que não criar postos de trabalho, é o mesmo que não querer o desenvolvimento duma terra construída por várias gerações.
    Não é a vender património e a destruir a valiosa riqueza ambiental que herdamos que se constrói o presente e se alicerça o futuro.
    Acredito que, TODOS OS HONESTOS JUNTOS, faremos hoje que Forninhos seja uma Terra com Futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fossem apenas vendedores de sonhos, a coisa seria mais fácil de resolver, mas cada ano se aproxima mais o momento em que pela idade ou partidas na busca de vida melhor, não voltam, votam e não veneram o fundamentalismo instalado.
      Uma mera questão temporal que o ciclo da vida nem impele nem impede, as coisas são como são, mas os cacos estilhaçados que ficam para trás, quem os apanha? quem paga a factura e arca com a responsabilidade dos devaneios?
      O POVO!
      E afinal quem é o povo?
      Temos dois, um de barriga cheia nas suas casas, outro que acorre ao cheiro dos torresmos.
      E aqui reside a aposta cultural destes autarcas, barriga cheia, bico calado.
      Antes sim, eram amigos e davam uns para os outros, mesmo não tendo ou podendo, ia o trabalho braçal, hoje, este NOJO que chega ao ponto de suspeição oficial.
      Minha terra ao que chegaste!

      Eliminar
    2. Olha bem para o cartaz do PSD com futuro, quantos ex-presidentes de Junta vês?
      Um esteve no poder uns 20 anos, permitiu que levassem as urnas do cemitério de São Pedro e passados anos ainda diz que enviou o caso para a Câmara (perdeu-se nalguma gaveta) para não falar dos fontanários antigos que descaracterizou, etc.; o de 2009-2013 permitiu que parte dos baldios da freguesia fossem parar a particulares e diz que não aprovou nada porque não era o Presidente da Assembleia de Freguesia; alterou o nosso único monumento de interesse público (a capela), porque tinha um projecto aprovado pelas entidades competentes (agora querem fazer as casas-de-banho e já se diz que só ainda não foram feitas porque o projecto não está aprovado!!!). A actual esta manietada...a um e a outro...mesmo com um acordo de execução assinado em 2014 o que fez? Vendeu os baldios que já estavam vendidos em 1980!!!
      Mas não é a primeira vez que alguém deles leva o nome Forninhos até à judiciária. Lembras-te do crime do Laires ou Aires de Dornelas cometido em Forninhos.
      Para compreender o presente é preciso primeiro conhecer o passado.

      Eliminar
    3. Anónimo9/20/2017

      Fala como se naquele período PS depois da saída de António Urbano e antes da entrada de Ricardo Guerra Forninhos fosse aquele local paradisíaco cheio de emprego e gente jovem empreendedora a desenvolver a aldeia, Forninhos passou a ser aquela aldeia do outro mundo cheia de desenvolvimento e união, um exemplo para todo o mundo, mas claro, quando Ricardo Guerra entrou para a Junta é que Forninhos repentinamente se tornou numa aldeia "adormecida" à espera que as "pessoas honestas juntas por Forninhos" aparececem.
      É pena ninguém ter notado esse progresso todo...

      Eliminar
    4. Caro anónimo, não se enerve...
      -50 habitantes não é muita gente.
      E se entre 2006-2009 todos eram honestos e unidos? Palavra que não sei, sei é que polícia judiciária não investigava a freguesia de Forninhos!
      E sei que dos quase 25.000 euros que o Ricardo Guerra recebeu em 2013 dum baldio vendido em 1980 só ficaram cerca de 11.000, mas isto é o que dizem, porque as contas ninguém as tornou públicas. Gente honesta é assim. Para mim, gastou os 14.000 no progresso, no tal Forninhos com Futuro e ninguém notou!
      Do período PS só me lembro falarem/criticarem a venda dos pinheiros dos terrenos baldios da Junta e que comprou uma carrinha mista (carroçaria e cabina) para combater incêndios nos primeiros minutos. Claro que a carrinha era desnecessária, nenhum outro Presidente a usou/usa. É uma pena estar parada :-(
      Fique bem.

      Eliminar
    5. Anónimo9/20/2017

      Se as contas não foram tornadas públicas, porque usa números tão exatos? Se não sabe o que a PJ está a investigar porque está a insinuar que é sobre a venda de baldios?
      A carrinha eu considero uma boa opção, mas foi comprada com o dinheiro que estava na Junta do tempo PSD.

      Eliminar
    6. Não me faça rir :-)))))
      A carrinha foi comprada com o dinheiro do tempo do PSD?
      Se calhar ainda foi com o dinheiro dos baldios que venderam ao Sr. Nogueira em 1980.
      É melhor não escrever mais porque alguma inspectora (ou agora inspector) pode nos ler...nunca se sabe!
      Garanto-lhe que não investigam a venda dos pinheiros que o Sr. Melo vendeu.
      Vamos dar tempo ao tempo...quem não deve não teme, não é verdade?
      E sobre os números exactos, é o que dizem! Leia melhor: "mas isto é o que dizem".
      Relaxe o seu partido está debilitado, mas em Forninhos por enquanto continua em GRANDE.

      Eliminar
  4. Em todo o país os Movimentos Inovadores têm vindo a ser uma
    alternativa aos 40 anos de bipolarização do PODER.
    Na minha terra de onze conselhos PSD , nove experimentaran a
    mudança há 4 anos. A avaliação será dia 1 de Outubro !?
    Oxalá Forninhos tenha a Coragem Democrática e Livre de exercer o seu direito á diferença , á Alternância , ao Inovar
    de Ideias e Conceitos....
    Verifico que muito está por FAZER !!!
    Voto em Lisboa ,tarefa bem mais fácil que votar no Interior.

    Abr
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só lhe digo António que a minha terra natal precisa de gente com ideias e espírito de mudança, mas como as eleições em Forninhos ganham-se através de uma clientela fanática, nada vai mudar, presentemente só a polícia judiciária pode salvar esta aldeia.
      Só para ter uma ideia, há pessoas em Forninhos que andam com o autocolante do PSD ao peito e nos cafés, vindimas, etc...dizem que os filhos não os visitam em Forninhos (encontram-se na cidade Viseu) porque Forninhos é uma aldeia atrasada!
      Eu não diria tanto, porque ainda gosto de Forninhos enquanto terra, diria que é uma terra pouco desenvolvida porque o 25 de Abril nunca lá chegou. Forninhos, só não vê quem não quer, é a aldeia mais salazarista do concelho de Aguiar da Beira.
      Repare ainda:
      Forninhos Unido em 2008 tinha 272 habitantes. Em 2011 já tinham 2 anos de Forninhos desunido e contavam-se 222 habitantes. Hoje, 2017, se calhar nem 200 alminhas Forninhos tem e ainda assim continuam a apregoar o mesmo que apregoavam em 2009 o tal "Forninhos com Futuro".
      Também lhes dá jeito ter poucas pessoas a viver lá, é da maneira que melhor as controlam.
      Dia 1 de Outubro em Forninhos não vamos ganhar. É certo como eu me chamar Paula, mas duma coisa "eles" podem ter a certeza: "a justiça tarda, mas não falha". Dia 28 de Setembro aproxima-se a passos largos...(e não posso, por ora, falar mais sobre esta importante 5.ª Feira).
      Abraço.

      Eliminar
    2. Um filho ou filha que não passa de Viseu para visitar os pais , é um fenómeno mais abrangente da Condição a que chegou o Homem do Sec XXI.
      A geração de 60 assistiu a este descalabro e não foi
      capaz de travar a tempo.
      Eu quando conheci Forninhos não havia telemóveis, net
      ou redes sociais . Hoje , é como se vê ....
      Todos nós puxamos a " brasa á nossa sardinha " mas temos responsabilidades enormes sobre os abandonos e
      falta de equilibrio social e civico.
      No tempo dos nossos avós lutava-se pela sobrevivência
      hoje luta-se pelo Poder. E começa nas Familias .
      Passa para as Escolas. Para os Clubes .Universidades.
      Existe competição excessiva logo aos seis ,sete anos,
      os valores perdem-se, perde-se o sentido verdadeiro
      da Vida. A cobardia e a vaidade enche-nos......somos muito "material" muito "carreira", chefias e estatuto.
      Teria muito para escrever porque o meu caminho foi feito a pulso ,sem cunhas e compadrios e a dado momento a minha maior concorrência , a minha maior oposição , estava aos Domingos sentada comigo á mesa.
      Se eu transferir este meu exemplo para o Poder de uma
      Junta ou de uma Câmara , imagino a " selva " que por
      aí vai...se não somos bons em Familia ,como podemos
      exigir bons politicos ? Os politicos e as politicas são as que merecemos..
      Veja-se o caso de Oeiras e a nuvem que paira sobre
      Fernando Medina , em Lisboa . O Poder gera vicios e
      vaidades ,mas cada um de nós pode ajudar a sua terra
      a ser mais evoluída e moderna...quanto mais não seja
      divulgando-a .
      No caso de Forninhos , ficar em Viseu , é pior do que
      eu já sabia e até assisti..
      Mas um Pai ou Mãe que vai de Forninhos a Viseu ver o
      filho ou filha estará certo ??
      E nisso nem PSD , nem " Unidos" podem resolver...
      Que se faça JUSTIÇA !!

      Abr
      MG

      Eliminar
    3. Sobre esse tipo de gente, a única alegria que me dão é que votam PSD.
      Tenho quase a certeza que há muito pouca gente em Forninhos que não fale deles e compare tal, à estória do ancinho, conhece?
      Os antigos davam muitas lições através de parábolas e é com certeza de que, COMO ELES BEM O FIZERAM, também nós queremos continuar a valorizar Forninhos e a não renegar as nossas origens.

      Post "Ancinho" aqui:

      http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.pt/2011/07/o-ancinho_07.html

      Abraço.

      Eliminar
  5. Sempre torcendo de cá por Forninhos! Gostei de vê-los na foto!
    Sim, UNIDOS POR FORNINHOS!...
    Abraço aos dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Anete, não ficamos nada mal, somos só 10 a dar a cara, mas também quantidade nunca foi sinónimo de qualidade...só se fôr em Forninhos! Já não digo nada...
      Abraço grande.

      Eliminar
  6. Que sejam coesos e lutem por valores que não deixem "morrer" FORNINHOS!!!bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ser Gracinha. Temos de nos opôr ao poder instalado, mas eu por aqui vou continuar a seguir a mesma linha de orientação, porque este blog já levou o nome de Forninhos pelo mundo fora e eu quero continuar a não deixar morrer o Forninhos antigo, presente e futuro; para mim nunca foi suficiente levar o nome até ao concelho a que pertence, mas sim fora deste.
      Beijos.

      Eliminar
  7. Esta coisa da politica em Forninhos, apenas se revela em duas partes: ganhas, és louvado, perdes és apupado!
    Na primeira uma orgia na segunda uma agonia pensam, mas não.
    Deixem que vos informe o que nos move em relação à terra natal pelo seu progresso e bem estar social.
    Vai para 8 anos, e todos os leitores são de tal testemunho, que pugnamos pela nossa aldeia, sempre de modo crítico/construtivo, sendo que tal mexeu com os costumes instalados; as tradições jamais tinham sido "violentadas" com pseudo afrontas acerca da seriedade e modos do funcionamento de certas entidades, aquelas que fazem o triunvirato de Junta, Igreja e Centro.
    Virámos a demónios, fomos eu e a Paula, demonizados, tal como outros que nos foram dando razão.
    Afinal só queremos o melhor para os nossos, a honradez mais que merecida de quem nos deixou o legado e acima de tudo, a liberdade de podermos falar, escrever e concordar ou não.
    Nesta época, Forninhos continua a viver o modo salazarista, lápis azul e a prova cabal é que o tal triunvirato, há muito me proibiu o acesso às suas páginas.
    Quem não se lembra das estórias do Asterix e Obelix, a pequena aldeia gaulesa cercada pelos romanos?
    Assim estamos um pouco nós sem aquela poção mágica, mas com a nossa escrita que responde por tal em prol do que defendemos,um FORNINHOS UNIDO e por tal temos o nosso rosto estampado orgulhosamente, pois damos a cara!
    E continuaremos a dar com o mesmo fervor, mas imaginemos o cenário de eventualmente as investigações judicias que decorrem sobre os últimos exercícios da Junta, levarem a que as autoridades a demitam, somos nós os culpados...
    Sendo assim, ainda bem, demos o melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles é que são os culpados. A actual Presidente de Junta quando dá continuidade à "venda" dos baldios até foi avisada que não o podia fazer. Será que nunca lhe disseram que "quem avisa amigo é"?
      Vamos aproveitar e comprar pelo mesmo preço os baldios de S. Pedro, sítio do cemitério e capela?
      Se vendem a uns também têm de vender a outros.
      Como diz o amigo Henrique Forninhos é para todos e de todos.

      Eliminar
  8. Oi Paula e Xico, admiro a luta de vocês pelo futuro de Forninhos e creia, não será em vão, a semente que foi plantada por vocês já germinou e com certeza darão bons frutos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Olá Fátima, bem-haja pela força pois pelo menos damos o rosto e não nos escondemos por detrás de palavras inócuas, mesmo sabendo que pode demorar tempo.
    Fica pelo menos, um toque do sino da aldeia... acordem!
    Beijos nossos.

    ResponderEliminar
  10. O ANÓNIMO...
    Porventura o mais conhecido dos desconhecidos, um encanto de amor fraterno pelos seus e todos os demais, um orgulho da terra, a santidade em pessoa.
    No meu entendimento acho que devemos ter cuidado, muito, com aquilo que escrevemos e por mim falo, apesar de tantas vezes mal-tratado, certo é que ao longo de quase oito anos ainda não me chamaram mentiroso pelo que escrevo...
    Já toda a gente sabe (por isso a calmaria forçada) que os vossos mandatos estão a ser investigados - mau sinal - e qual a razão?
    Deus permita que a investigação não venha conspurcar a dignidade dos forninhenses.
    Vinha estranhando esta calmaria bíblica, até no vosso comício de ontem no "ressuscitado" Largo da Lameira que vai voltando a recuperar a sua dignidade mais que merecida.
    Caro anónimo:
    Quem és tu para afrontares gentes de bem?
    Tens idade para ter juízo e acima de tudo procurar ser honesto e honrado!

    ResponderEliminar
  11. Que raio? Será que só aparecem DEFENSORES CAMUFLADOS do poder instalado? Quê transparência esta? Igual ás contas dos últimos 8 anos? Uma auditoria, se calhar, pode esclarecer alguma coisa. Um requerimento ao Tribunal de Contas poderá ser via possível e a PJ já pode fornecer bastantes dados sobre o assunto e é tudo público. Em suma, cada vez admiro estes "valentes", o seu reinado tem os dias contados. Forninhos acordou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa-os andar, que só demonstram desconhecimento total das investigações em marcha, apesar de apregoarem o oposto.
      Em democracia tem que se ouvir opiniões e acusações e quem foi procurado/a pela PJ não se livrou de ser identificado/a, dava-lhes jeito, mas não podia ser...uma chatice!

      Eliminar
  12. Comfunde-se PROGRESSO e DESENVOLVIMENTO (e isso é uma questão) com falta de TRANSPARÊNCIA nas contas ( outra
    questão ) e pelo esclarecimento do Anónimo á distância : UNIDOS POR FORNINHOS, ganha mais Força !!
    Mas a Democracia em Portugal está assim : Doente .
    Como é possivel alguém anonimamente, opinar ?
    Quem não deve não teme.
    Para os Forninhenses , residentes e votantes : Boa sorte !!
    O que será Forninhos e as aldeias do Interior dentro de 100
    anos ?

    Abr
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então...em tempos futuros o interior pode ser assim como que um grande estaleiro arqueológico onde se procuram vestígios do passado.
      FORNINHOS UNIDO só tinha a ganhar, mas a maioria nem sabe nem sonha que para lá do umbigo existe todo um mundo...
      Não façam diferente do que sempre se fez que não vale a pena. Eles ficam "fortes" e o povo magro em património.
      Abraço.

      Eliminar
    2. Paula:
      Faço - lhe a minha Homenagem ...
      Calculo as horas ,dias ,tardes e noites " perdidas" para divulgar a terra onde NASCEU !!
      Não acredito que seja pelo PODER, acredito que seja
      pelas convicções e pelo AMOR ao Lugar : FORNINHOS.
      Conheci FORNINHENSES "doutorados" que não dormiam em
      Forninhos quando vinham a Portugal .
      Não dormiam na casa do PAI , onde nasceram...
      E havia espaço...
      Eu na minha ultima viagem á Madeira estive nas ruínas
      da casa onde nasceu meu avô Francisco " Mandioca" .
      Um lugar do tamanho de Forninhos, de onde eu digo ser
      neto na minha luta na Grande Lisboa .
      Lá também se passou fome, miséria ,lá também se votou
      sempre PSD ,sempre se obedeceu ao Padre...
      Mas um dia o POVO deu um grito ( ! ) de Mudança..
      Não ter vergonha das nossas origens é um passo para
      sermos mais pessoas e mais humanos.
      As mudanças são lentas.Eu sempre me identifiquei com
      uma escolha livre, transparente , sempre achei que se
      me chamo AMG , chamo-me AMG em todo o lado.
      Quando alguém se chama Almeida e tem no Face Alm. é porque tem vergonha do pai e avô que tem ...
      Jamais esconderei o meu nome de FAMILIA...
      Seja no emprego ,no prédio ,na Igreja ou no passe da
      Carris...nas redes sociais...
      Quando alguém anónimo defende e acusa neste blog está
      a querer dizer que se FORNINHOS chegou ás 200 "alminhas" tornou-se num pequeno quintal fácil de gerir porque poucos questionam e a maioria não se quer
      aborrecer ...

      Abr
      MG


      Eliminar
    3. OBRIGADA AMG.
      Não tenho, nem nunca tive, pretensões de maior, mas apenas falar de Forninhos, levar a história desta terra aos que por vários motivos já a tinham esquecido. Esta é a nossa vitória o resto é "conversa da treta".
      Os que pensam em votos políticos são esses anónimos, que só aparecem por aqui, como não podia deixar de ser, para nos enviar "farpas".
      Mas quem sabe enviar “farpas” também saberá dar a sua opinião construtiva, falar das suas memórias...mas enfim!
      Nós vamos continuar, com prazer, a tirar muitas horas ao sono, para falar da história, estórias e memória duma aldeia chamada Forninhos. Quem quiser colaborar, colabora, quem não quiser que passe à frente, a net dá para todos e para todos os gostos.
      Só participo no "Unidos" para continuar a servir Forninhos e não para me servir de Forninhos.
      Boa noite.

      Eliminar
  13. Anónimo9/21/2017

    Esta gente vem para aqui lavar a roupa suja forninhos uma terra tão pequena e com tanta inveja e maldade forninhos nunca esteve tão limpo e tão bonito como agora mas estes dois só servem para dizer mal nada está bem para eles finalmente candidatam se mas forninhos tem os olhos abertos e não é com mentiras que estas gente vai ganhar tem sido assim ao longo destes 8 anos tenham vergonha e dizem vocês que amame a vossa terra se a inveja fosse tinha vocês andavam todos tinhosós como dizia a minha falecida mãe porque não dizem que quando andavam a fazer a lista iam pedir as assinaturas e ameaçavamos e chantagea vamos às pessoas com os empregos dos filhos e dos maridos eu vi e assisti a isso embora a mim não me pedissem nada pois não moro aí apesar também não ser muito longe mas o poleiro é bom e a ganância maoir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os anónimos têm sempreeeee razão!
      Mas Forninhos não são os anónimos, são as pessoas com rosto, são os animais, os locais, os sons, os cheiros, as cores, os campos cultivados ou abandonados, as casas, as ruas, os largos, até as festas...de há 8 anos e 80 e muitos anos, pois Forninhos não existe somente há 8 anos...é só clicar no lado direito da página em "Etiquetas" e ver o que foi editado, mas claro isso não convém comentar.
      Todos sabemos que em Forninhos houve um tempo em que o poder era exercido pelos ricos que aproveitavam para subjugar e explorar a própria miséria. Hoje a situação alterou-se e o poder passou a ser exercido pelos políticos que muitas vezes utilizam a pressão sobre pessoas que mal sabem escrever, menos informadas e frágeis, para atingirem os seus objectivos.
      Procurem ajuda junto dos psicológicos, melhor, peçam aos que ganham as eleições de Forninhos que façam um muro de lamentações, assim já podem lamentar-se do que passaram ao longo dos 8 anos de vergonha e mentiras...e ganância de poder.

      Eliminar
  14. Estimado Anónimo:
    Gosto de Forninhos.Não vou a Forninhos desde 9/7/2006.
    Este blog conheço ha dois anos e poucos dias....
    Não conheço a Paula, nem o Xico.
    Mas admiro-os pelo trabalho quase cientifico que aqui fazem nome da VOSSA TERRA.
    Não me preocupa se ganha o "PSD" ou os " UNIDOS ",não mexe comigo !
    Na minha terra ( Madeira ) o PSD perdeu 7 de 11 Câmaras há
    4 anos e apesar de viver em Lisboa, assisti pela net a quase
    todos os debates....na RTP-M.
    Uma coisa diferente: lá ninguém foi de cara tapada para a TV.
    Aqui o meu estimado "PSD na camisola "revela-se anonimamente
    e como se trata de respeitar um espaço público , óbvio que
    não tem a dimensão de um debate televisivo ,o meu caro devia
    escrever com o seu nome .Assumindo tudo o que escreve e diz.
    Ganhava FORNINHOS !! E a DEMOCRACIA !!
    Está a ofender os mentores deste Blog ,pessoas que estão
    acima de 90% dos Forninhenses que vivendo em Lisboa e ( ou ) no estrangeiro têm vergonha da sua (vossa) terra !!
    De resto , para minha cultura geral só gostava de saber se
    as contas estão camufladas, apenas curiosidade...

    Abr
    MG

    ResponderEliminar
  15. É lamentável a falta de decoro, parco, quando ainda por cima camuflado, melhor seria dizer cobardemente escondido.
    Estratégia ou não, pouco me interessa, mas a verdade e o sentido humanista das coisas "nossas", sem dúvida que sim.
    Gentes dizem que pouco percebem do meu modo de escrita,escrevo caro e...
    Eu pecador me confesso e por tal estar à vontade para ver se me percebem essas beatas e beatos que falam no modo brejeiro da nossa terra, quer ao soalheiro ou ao serão, mas mais nos cafés:
    "- Viste, Eduarda, ainda têm a pouca vergonha de aparecerem num cartaz, depois do que disseram esses car**** sobre a nossa presidente.
    - Olha, Maria do Pipo, se lá estão, foi porque deixaram e qual o mal depois de tanta merda feita?
    - Mas qual, Eduarda, tudo bem feito, olha para as minhas noras e amigos, olha para as festas, olha para a beleza da nossa terra...
    - Só se for na tua que a minha esta diferente, pois nem caruma apanho nem pinhas por falta de forças, mas podia encomendar uns pinheiros nos baldios...
    - Deves ser louca, a minha parte já está arrecada, e o pouco que vai sobrando, já tem dono!
    - De quem?
    - Vai ver as contas ao banco, notas e mais notas, até dá para acender o grelhador para assar os porcos.
    - Estamos fo**** e bem, para nós velhas, é como limpar o cú a meninos, mas na altura batem à porta, não se esqueça, é naquele quadradinho.
    - Tens razão, vamos falar com a Antonieta a ver o que aquela cara de C* nos diz...
    Mas a Antonieta tinha ido para Viseu, mais tarde viria para comer e beber.
    Coisas de velhas na passagem de um mundo velho para um mundo novo que não há meio de nascer.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo9/22/2017

    Ficamos a saber que forninhos está cheio de ladrões e corruptos e chegou agora os salvadores da terra que por amor vão por mãos à obra e tornar forninhos uma aldeia virada para o turismo e para o cinema agora sim forninhos vai andar na boca do mundo ai poleiro poleiro a quanto obrigas uma lista de frustradosítios e mal dizentes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal querem cinema, para se revelarem no escuro!
      Para mim é uma surpresa saber que há em Forninhos frustra do sítios. É que no poleiro, lembro-me que só habitavam as pitas e o seu galaró reinante, às vezes um garnizé; comiam couves, mas frustra? O mais raro que havia em Forninhos era um diospereiro, coisa rara nessas bandas...
      E mal dizentes conheço alguns, corruptos e ladrões, idem. Os últimos, para bem de Forninhos, tomara que os responsáveis pela investigação criminal, Polícia Judiciária sob orientação do Ministério Público, brevemente lhes destape a cara, mas parece que não querem isso. Porque será?

      Eliminar
  17. Anónimo9/22/2017

    O sr Melo comprou a carrinha é verdade mas também bom uso lhe deu andava com ela para trás e para a frente fosse dias de semana ou sábado e domingo nunca mais usou o CARRO dele era a carrinha da junta para tudo agora de certeza que não vêem isso a não ser que seja necessário façamanhã uma campanha limpa sem inventar aldrabices e não dizer mal das pessoas ai poleiro poleiro a quanto obrigas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se o Sr. Melo precisasse disso!!!
      Tenham juízo!
      A verdade é que esse Sr. vos incomoda porque pela 1.ª vez na história, o PSD foi corrido do poder em Forninhos...
      Sabem que mais...
      Deviam ficar contentes por haver coragem de apresentar uma alternativa válida para a Freguesia ou era melhor só uma lista?
      Espero que façam um bom trabalho e que daqui a 4 anos possamos falar dum Forninhos melhor. Há muito para fazer e que pode ser feito.

      Eliminar
    2. Ah! E não se preocupem com a n/ campanha, preocupem-se com a vossa!
      E, sim, é por amor a Forninhos, pois acreditamos que é possível traduzir esse amor em obra feita:
      - com propostas concretas,
      - com programas inovadores,
      - com competência,
      - com honestidade,
      - com trabalho,
      - com a certeza e a ambição de fazer mais e melhor.
      Porque a nossa terra tem um passado de que nos orgulhamos (se dúvidas têm revejam todos os n/ post's).
      A nossa terra merece que com o nosso empenho nenhum forninhense tenha vergonha do sítio onde nasceu.
      Esta é nossa força
      a nossa ambição
      o nosso empenho
      e o nosso combate.
      O FUTURO é possível sê UNIDOS!

      Eliminar
  18. O Anónimo tem saudades do tempo em que só havia Benfica, Eusébio, Amália e Fátima. Do tempo em que o Pai sustentava
    a familia a a Mãe cuidava dos filhos.E ainda levava porrada.
    O Anónimo faz lembrar os " bufos" que riem á frente e por
    trás engraxam os chefes e e depois voltam a rir e dizer
    que não sabem de nada.
    Tal como em todo o Concelho de Aguiar da Beira e em todo o país ,a " malta " percebeu que PSD / CDS-PP e PS , o trio
    do Poder , levaram Portugal ao caos nos últimos 30 anos.
    Existem Movimentos de Mudança que se saúda , do Funchal a
    Mogadouro e Tavira .Gente que defende outras ideias , que
    dá a cara e está disponivel para MUDAR um determinado
    número de coisas. Um fenónemo que não tem fronteiras...
    E isso é saudável. Num Mundo em permanente Mudança saúdo
    esta gente ,que com maior ou menor capacidade se envolve
    na " batalha autárquica " !
    Confesso - me sem tempo e pachorra para tal .Por isso a
    minha vénia aos que avançam !
    Afinal de contas muitas freguesias vossas vizinhas estão
    a experimentar essa nova " onda " !!! Falta Forninhos ?!
    Para substituir a saudosa Amália temos a Cuca Roseta ,
    Ana Moura, Raquel Tavares e Marisa ....
    Para substituir o grande Eusébio temos o Ronaldo,Moutinho,
    Gelson , Wilman Carvalho e Adrian .
    Mario Soares já partiu , Ramalho Eanes está velhote e
    Sá Carneiro infelizmente morreu em Camarate.
    Existem trinta mil igrejas por aí espalhadas...
    As Senhotas trabalham ,fumam e bebem como os homens.
    Em suma , tudo mudou...estamos num país livre ...
    Como é possível uma pessoa ( que se calhar os intervenientes
    até conhecem ) intervir num debate pelo futuro da sua terra
    de forma anónima ??
    Que medo ...

    Abr
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são novidade estes comentários a esconder a cara, já faz anos que são “tradição”. Quando essa garotada tiver a coragem de fazê-los cara-a-cara, o diálogo poderá ser bem diferente...
      Têm medo, mas não têm vergonha.

      Eliminar
  19. Anónimo9/23/2017

    Como é que é possivel apoiarem uma lista à camara que nos deixou mês e meio sem água? Deixaram vir os nossos amigos e familiares foram embora e depois do 15 de agosto é que vieram compor o depósito. É uma vergonha. Ainda por cima nos vêm cobrar a água e o ar. Isso vos que não morais cá sentem no pelo. Mas estão cá os vossos pais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoiamos a HONESTIDADE E TRANSPARÊNCIA.
      Querem falar da compostura do depósito da água?
      Ainda bem que a Câmara o arranjou, é que se dependesse da Junta...se calhar nem no Natal.
      Para falarem de obras, arranjos, melhoramentos, têm de 1.º esclarecer as pessoas menos informadas. Já lhes falaram alguma vez do "Acordo de Execução" celebrado entre ambas as partes em 14 de Outubro de 2014?
      Vide:
      "Cláusula 1.ª
      Objecto
      O presente acordo de execução concretiza a delegação na junta de Freguesia de Forninhos das seguintes competências da Câmara Municipal:
      a)...
      b)...
      c) Mantenção e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público".
      Ah! Querem ter competências, transferências financeiras, mas não querem trabalho. Sim, Sr.!
      Escondem as coisas do povo, mas há meios, há pessoas, e todos acabamos por ter conhecimento dele.
      Agora estão muito preocupados com os amigos e familiares que vieram em Agosto, mas não me lembro em Agosto de 2013 se preocuparem com o pó e outros incómodos proporcionados pelas obras do largo da Lameira, que para a procissão passar no 15 de Agosto tiveram de regar o chão durante a manhã!
      Só servem é para inventar e camuflar as verdades, esconder as coisas do povo.
      Tenham coragem e digam as verdades quando sobem aos palanques, porque da lista "UNIDOS" ninguém anda a dizer mal da nossa terra. Pelo contrário, por isso desde o 1.º ano recebemos os melhores elogios (podem ir ao n/ arquivo ler).
      Disso o Sr. Ricardo Guerra não fala, foi o Presidente de Junta durante 4 anos e nunca nos disse um simples obrigada! A Neves, idem, mas a Neves só faz o que o Ricardo manda fazer.
      Nunca ninguém falou tão bem de Forninhos, sua história e tradições como nós, por isso ainda hoje recebemos elogios de muitas pessoas, principalmente, dos ausentes que na altura de festas nos encontram por lá.
      Queriam que não se escrevesse mais, não era? Enganam-se, vamos continuar a fazê-lo pelas pessoas que nos pedem e por todas as gerações que construíram Forninhos, esses também defenderam os nossos baldios.
      Leiam o Acordo de Execução e já agora o Acordo do Estrume, um post já antigo, de 2011:

      http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.pt/2011/10/o-acordo-do-estrume.html

      É só copiar/colar.

      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  20. Anónimo9/23/2017

    Dona Paula tanto fala bem como depois trata mal toda a gente que câ mora. Até da sua familia mas acha que tem direito disso. Sobre o desleixo em arranjar o deposito um mes e meio depois. Foi uma vergonha. A camara cobra a agua e até o ar tem o dever de resolver. Na junta também faltou a agua de certeza tal como na casa dos vossos pais ja6que voces não moram cá nem cá investem nada por isso não sofrem. Depois criticam quem cá investe porque não gostam deles. Os donos da razao da boa educação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm problemas com a Câmara resolvam-nos!
      Até acho que deviam ter água mais barata e não é só de agora. Manifestem-se, já que no passado nunca o fizeram.
      Trato mal a gente que aí mora, até a minha família...meu Deus, ao que chegam os devaneios!
      Deve ser nos cafés, é que eu passo as tardes lá, a falar da vida dos meus familiares.
      Eu não invisto, porque a minha vida não é em Forninhos, nem quero por ora investir, mas também outros não investem, porque não moram aí ou não querem, não é verdade?
      Ricardo Guerra...por exemplo.
      Outros investem em proveito próprio, não é pela freguesia, se fosse, já se notava alguma coisa. Oxalá não tivesse razão (eu dona da razão).
      Outros sobem aos palanques, dizem que têm Forninhos no coração, mas os investimentos estão em Aguiar da Beira...e fazem bem, é lá que têm a sua vida. É a minha opinião. As pessoas não são tolas, querem fazer delas tolas, é diferente. (porra, falei em tolas já sou mal educada). Desculpem ;-)
      Os anónimos são os que investem todos os anos em prol da freguesia, mas esses realmente não podemos criticar os seus investimentos, concordo 100%, até porque são o Forninhos com futuro.
      Acho que o v/ problema é a Câmara e o v/ candidato. O Sr. Pires, para mim, a única pessoa com algum valor na lista PSD, mas sabem muito bem, ou deviam saber, que quando se escolhe o Governo de um país, temos em conta os partidos políticos, quando se trata de autarquias as orientações partidárias de pouco valem. O mundo mudou e tem muitas cores!

      Eliminar
    2. O tempo do cobrador de água já lá vai! Acabem com isso e recebam as facturas pelo correio como em todo o lado!
      Ter água em casa é um bem precioso, mas já pensaram que a têm mais cara porque têm um cobrador de água?!!
      Curiosamente disto não falam. Sabem porquê, não sabem? É que se a Câmara dispensasse o v/ cobrador de água nem que fosse por 1 mês tinham mais uma pequena coisa para criticar.
      São ideias como esta que podiam ser discutidas, no entanto, é difícil exigir a uma terra onde reina o interesse partidário sobre o interesse público, que se tenha um debate sério e preciso, porque se isso fosse norma de certeza que não escreviam tantas asneiras.

      Eliminar
  21. Não querem falar também da:
    -conclusão do parque infantil no Largo da Lameira
    - acompanhamento e CONLUSÃO das obras de requalificação do Largo
    Ou
    - do saneamento básico na Rua dos Moncões
    - pavimentação desde o Carvalho da Cruz até à Rua da Lage dos Cordeiros (agora, a nova promessa, já é até ao alambique!!).
    E
    - da requalificação da zona ribeirinha da Eira?
    - da colocação de um monumento em homenagem ao emigrante também podemos falar, assim já todos ficam mais por dentro da investigação da PJ.
    - e do kit abandonado no sentido de prevenção de incêndios.
    Podemos elucidar a nossa plateia. É só quererem.
    O Acordo do Estrume, de quando Forninhos tinha uma boa área de baldios e pinhal, também é um bom tema.

    ResponderEliminar
  22. Dos 267 Inscritos em Forninhos ( 2013 ) para votarem
    quantos gostariam de discutir com alguém de cara tapada ?

    Abr
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ver António.
      267 inscritos e se calhar nem 200 lá vivem. Isto diz muito de Forninhos. No dia das eleições, até vão buscar aos lares os pernetas e ceguetas para votar. Fazem isto há anos!
      No Centro de Dia ensinam as velhotas a pôr a cruz no quadradinho da "chaminé!
      O anónimo não vota, nem é património, infelizmente são o futuro de Forninhos.
      Só mesmo eu, que nem lá vivo, nem voto, permito que encapuçados venham aqui ofender-nos na nossa honradez.
      Dia 1, vou votar em pensamento, "UNIDOS POR FORNINHOS".
      Abraço e bem haja pelo seu apoio.

      Eliminar
  23. Boa tarde, farto de este "anónimo" e correndo o risco de pecar por malcriadez, apenas e na boa maneira beirã relativamente aos cobardolas, curto e grosso: VÁ BADAMERDA!
    Estou em Forninhos e querendo falar, sabe aonde me encontrar.
    Vim sim apoiar o "nosso" Movimento, Unidos pela Nossa Terra, com muito orgulho.
    Sem máscara...

    ResponderEliminar
  24. Anónimo9/23/2017

    Claro que vamos à merda quando a conversa não interessa forninhos com gente tão zelosa e tão amante da sua terra pois não passa a vida no café mas sim sentada nos bancos à porta do seu irmão outro na cerveja a ou qualquer outra coisa no Zé Coelho pois é verdade chegaram agora os honestos pois que de frustados não passam pois ninguém lhes liga puto e os que ligam são muito pouco não percebo acabar com o homem da água? Eu acabava era com o correio que pelos vistos os informa muito e mal uma vez que vocês só cá vêem de vez em quando vocês gostam devem ter visto muitas vezes o programa a noite da manha língua aplica se muito bem até o sr Gouveia que veio a forninhos 2ou3 vezes e diz mal dos grilos que o aturarame sabe Deus o que vem dar o seu palpite mas enfim isto é um blogue visto só por brasileiros e pouco mais pois em forninhos quando lemos é só para rirmos um pouco divirtam se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas em Forninhos é proibido sentar-nos nos bancos, beber cerveja, comer tremoços, ver tv, já agora socializar?
      Temos de andar escondidos, não ajudar a economia local, nem conversar com as pessoas nos locais habituais de encontro de "há séculos"?
      Na minha infância e adolescência sentei-me muitas vezes nos bancos da Lameira ou escadas de pedra, infelizmente a lei da vida faz com que as pessoas partam e com elas fecham-se a porta da casa de morada de família (e com isso já desapareceram muitos pontos de encontro), onde muitas gerações passaram o tempo a conversar de tudo e de nada, a dar uns pontos em meias, a fazer malha com duas agulhas ou a fazer renda. Até isso vocês querem acabar de vez. Vamos aproveitar enquanto as pessoas cá andam, tantas que já partiram...
      Afinal os largos para vós são para quê? Fazer umas obras em tempo de eleições?
      Os bancos são para quê?
      Embelezarem e dizer que fizeram obra?
      Perderam completamente o norte!
      A vossa vida deve ser mesmo muito triste, ainda bem que têm o blog para se rir :-))))))))))))))) é o parque infantil que nunca tiveram. Sempre se divertem um pouco ;-)
      Nós temos visitantes em todo o Mundo da América à Rússia, do Canadá a Moçambique, do Perú à Suíça, da Europa à Ásia e ao Brasil entre outros países. Mas o melhor do mundo são vocês anónimos, que aqui fruem da nossa terra revivendo acontecimentos, reafirmando a saudade, revendo História e estórias que publicamos.
      Fiquem então fechados em casa, de cara tapada, a ler-nos pois de bardamerdas não reza a história.

      Eliminar
  25. O Anónimo perdeu a cabeça ! Mesmo anónimo ,não tem argumentos
    desconhece ,ofende ,agride , fala do que não sabe (eu visitei
    Forninhos todos os anos entre 89 e 2006 ) e que eu saiba
    ninguém foi ofendido ou magoado por mim...
    Oxalá Forninhos tivesse em Lisboa admiradores confessos como
    eu ..
    Tenho o BI e telefone neste Blog....
    Dos " Grilos " já falei tudo o que tinha de falar...
    Agora tenho sogros que em cinco anos nunca me fizeram uma
    pergunta sobre o que ganho, gasto , devo ou tenho !!!
    Roubaram - me os meus filhos,, tenho dois sobrinhos e um enteado á minha espera para uma futebolada na Portela..
    Triste pessoa você !
    Que Ganhe a Mudança dia 1 de Outubro....

    MG


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ligue, este tipo de gentinha, só quer saber da vida dos outros, pois a vida deles é isto que se vê/lê: falarem por trás, a provocarem e a rirem-se por trás e a chorar dentro de 4 paredes.
      Será que haverá ainda alguém, que a esta hora, sinta assim tanto orgulho desta gente?

      Eliminar
    2. Mas o anónimo de tão ignorante que é ,em pânico com
      o aproximar do dia 1 de Outubro e face aos argumentos
      aqui apresentados, teme que possa perder algum tacho
      ou compadrio ,boleia ou favores , por tal , de tanta insegurança que não dá a cara.
      Mete assunto pessoal em debate público quando uma
      neta do Ti Antonio " Grilo " onze anos depois ainda
      se intitula Dra Gouveia , no Face...
      Só Deus sabe , de facto ....
      Para esta "luta " os "Grilos "valem um ou dois votos?

      MG

      Eliminar
    3. 2 votos apenas!
      Mas isto é já a pensar no futuro...porque 2 amanhã podem ser 3 ou 4 votos.
      Este tipo de gente "não dorme na forma" como nós, que só nos metemos nisto por Forninhos, é que seja por conveniência ou por medo, começa a ser difícil fazer uma lista alternativa. Isto, acrescido do "ouro" oriundo do Brasil permite ao poder instalado ganhar eleições.
      Abraço.

      Eliminar
  26. Têm muita coragem, mas é atrás dum computador!
    Vocês são os covardes do mundo real no mundo virtual. São gente que, frente a frente, olho no olho, nunca me diriam o que teclam. Conheço-vos bem. E se acham que podem sair impunes continuem a escrever, a PJ da Guarda tem acesso ao blog há quase um ano, portanto, continuem...
    Há pessoas em Forninhos mesmo tolas, sem tino, sem norte...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo + anónimo e anónimo, futuro de Forninhos.
    Que tristeza de inorância!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é o melhor que a campanha autárquica lhes dá. Melhor que os "tesourinhos das autárquicas 2017" são os "frustradosítios das autárquicas", do sítio de Forninhos.

      Eliminar
  28. Não deixa de ser curioso uma conversa de café que ouvi esta
    semana no Bairro da Graça, em Lisboa, dois apoiantes da CDU
    comentarem que haveria entre eles um grau de parentesco porque
    os avós de Celorico eram primos...
    Ou seja ,quem tem vocação civica e predisposição para
    estas andanças tem muito por onde escolher na Grande
    Lisboa...de 4 em 4 anos existe espaço para todos ...
    Vocês fazem um blog sobre a vossa Forninhos e porque
    têm disponibilidade ,mesmo vivendo em Lisboa ,conseguem
    pôr em pãnico um anónimo (a) que ao que parece conhece
    bem a realidade no terreno ....e assim vai a politica
    local cá do " burgo" !!!
    Desistir ? Não !!

    Abr
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São vários "anónimos". Pobres coitados da n/ sociedade. Perguntaram uma vez a um ex-presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira (PSD) o porquê de consentir a presença de "um palhaço" na sua campanha, uma vez que que só dizia disparates. Ao que respondeu:
      - Convém haver sempre um maluquinho, sem raciocínio.
      Em Forninhos nunca houve só um, houve sempre vários e de todos os géneros. Morrem uns, nascem outros.
      São usados como carne para canhão.
      Abr./bom domingo!

      Eliminar
  29. Anónimo9/23/2017

    A guarda pode ter o que quiser vocês podem difamar e dizer o que querem e nós não? A d Paulinha goza muito mas quem ri no fim é quem ri melhor são mesmo ums triste enfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-))))))))
      Quanto à última parte não pude deixar escapar uma grande gargalhada.
      Os garnizés fazem também parte das recordações da minha infância. Galos pequenos, mas muito altivos, criados quase como um animal de estimação...iam para o galinheiro antes do anoitecer, não fosse aparecer a guarda (GNR). Mas a PJ é mais drástica que a GNR...
      Já vos impedem de falar o que querem? Bonito! Então sempre é verdade que chegou aí a lei da rolha.
      Desabafem aqui...tadinhos. Comecei a rir e acabo a chorar :-((((

      Eliminar
  30. O RETRATO DO FORNINHOS DE HOJE.
    Consintam que sinta tristeza pelos desaforos desconexos da realidade por uma cambada de miúdos, mas muito mais grave empossados por graúdos que de inocentes os tornam testas de ferro.
    Este tipo de educação, presumo, pouco ou nada os irá ajudar nos seus ensejos no caminho do futuro, mas isso cabe aos educadores.
    O futuro de Forninhos, quanto a mim, reside nos poucos jovens que ainda existem, na clareza dos seus ideais, na sua crença nos propósitos, no seu sentido de vida. Porquê se podem perder, pergunto, porventura por os seus andarem mais a olhar para si próprios em vez de educarem os seus descentes e depois pode dar "nisto", mal largam as fraldas, ficam perigosamente no limite dos fundamentalistas, apenas por ser bonito.
    Dos garotos tenho dito e os pais que deles cuidem, pois de ténis de marca, telemóveis e vestimenta da moda, eles que ainda nada produzem, deviam ser educados a homens de futuro.
    Se querem falar de mim e da minha mulher, estarei aqui, Forninhos, até terça-feira e deixo o desafio ao mascarados, domingo venham dar a cara a mim, no Largo da Lameira e provem finalmente que são democratas e não chauvinistas.
    Cansamos de ao longo de OITO anos, andar a promover Forninhos por todos os continentes, sempre pelo respeito de credos e religiões, por maneirismos e tradições, mas revelando os embustes que em nada resultam por cá para os aficionados da coisa mas que os de fora compreendem.
    Assim vai a nossa terra, como já escrevi, eivada d erva daninha, a maldita pscoeira...que trará um futuro principesco aos vossos filhos e netos.
    Falem com o vosso mentor (querendo e sendo homem) pode falar comigo ou depois, pois vim em campanha eleitoral e o tempo é limitado. Fica o desafio de homem para homem...
    Uma terra que se esconde, tem medo de quê? não entendo, pois nunca foi desde tempos ancestrais aquilo porque pugnamos o sermos diferentes, irmãos, companheiros nas boas e más horas, mais remediados e mais pobres, pois os ricos era uma classe à parte, aquela que os tristes almejam por miragem por ser mais fino.
    Tanta porcaria aqui vi e nada, rigorosamente foi desmentido.
    Aos predadores rezo pela alma, pois com toda a facilidade se tornaram presas, não de vingança, mas simplesmente da sua ignomínia.
    Deixo apenas um apelo, estudem e deixem de ser um meros ratos do campo, contribuam de modo positivo, respeitem e acima de tudo, tentem ser respeitados.
    Unidos por Forninhos.

    ResponderEliminar
  31. Apesar da sociedade estar bastante mais aberta no que diz respeito à homossexualidade, compreendo que numa aldeia como Forninhos não é fácil "sair do armário". Por tal, aceitei o anonimato deste pobre coitado que teme pelas consequências e também pelas reacções que irá receber do povo de Forninhos. Educação começa em casa, com a família, não é na casa da vizinha.
    Já a "Dona Paula", como vou a Forninhos com alguma regularidade e estou nos sítios que o povo ao longo de décadas frequenta, que venha falar comigo, para me dar a conhecer os seus investimentos. Há muita forma de investir e "para bom entendedor...".
    Os da "carrinha" que assumem que até foi uma boa opção, façam novo exame de consciência e confessem que abusaram muuuiiito mais que o Sr. Melo, que nunca andou a passear os seus irmãos ou filhos...pelo povo ou por São Pedro...
    Vai pois, com muita força, com muitos votos, o concelho todo eleger o BONIFÁCIO para a Câmara. E vocês votem no mesmo, na Junta que está a ser investigada pela Polícia Judiciária (e o esconderam dos forninhenses espalhados pelo mundo fora e até de vós, apoiantes).
    Por fim, só vos quero dizer, que o v/ parque infantil encerra ao domingo. Procurem outra diversão. Talvez a barbie pinturas.
    Assumam aquilo que são, porque se não o fizerem, ninguém o vai fazer por vós.

    ResponderEliminar
  32. O Anonimato , usado de forma construtiva , ainda posso entender , usado para ofender e difamar .Já não aceito.
    Já fui vitíma , sobretudo na minha vida comercial de
    tudo e já me vi obrigado a apresentar queixa contra
    pessoa desconhecida e escrever para o Ministério da
    Administração Interna. Obtive resposta . Mas na PSP
    foi um trabalhão medonho convencer a aceitarem a
    minha queixa. A ideia é que nunca dá em nada...
    Isto de chamar " ladrão ", " gatuno" ," aldrabão",
    "que roubou o pai ","que ofendeu a mãe " de forma
    anónima é transversal , atinge todas as classes ,
    idades, partidos, países ou religiões .
    Aquilo que assisti aqui é um exemplo triste ,que
    calculo seja transversal a todo o Interior onde
    só meia dúzia quer meter a "mão na massa" !!
    Faz-me confusão , talvez esteja a ver mal ...

    Bom Domingo
    Estou pela Mudança
    MG

    ResponderEliminar
  33. Parabéns pela vossa candidatura!
    Que o voto seja em prol da união dos Forninhenses!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Ailime.
      Nenhum de nós possui a "varinha mágica" para mudar Forninhos, mas ou menos tentamos!
      Um POVO desunido não é digno desse nome.
      Beijinhos.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.