Seguidores

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Seiva é Vida!



Pelo caminho dos Moncões e de acesso à Estracada, atentos à degradação causada pela colocação do saneamento por parte do Município e indiferentes à aragem fria, capaz de nos enregelar os ossos, a seiva que das videiras brotava, resultante do corte das vides (ramos), despertou em nós uma observação bem mais atenta, sim, porque afinal esta seiva que, não é mais que o equivalente ao sangue dos animais, é Vida - é o líquido que circula por toda a planta para alimentar as suas células.
De regresso a Lisboa trouxemos as imagens e soubemos que iniciou-se esta semana, por iniciativa da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, a requalificação do caminho dos Moncões. Terminado o Inverno, é norma regressar aos arranjos dos caminhos rurais da aldeia. Desta vez um longo troço do caminho dos Moncões.
Não sei se estão no caminho certo...mas pelo menos a Câmara agiu "em conformidade com os interesses e na defesa de todos os forninhenses", parafraseando o constante no Ponto 3, Período antes da ordem do dia, da Acta n.º 10 da Reunião da Assembleia de Freguesia de Forninhos realizada em 27 de Setembro de 2015, de uma moção que o Sr. Presidente da Assembleia, Sr. Ricardo Jorge da Costa Guerra intitulou "PELA RESOLUÇÃO DE OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO E DE ACESSO A FORNINHOS".


Agora há que esperar que o clico de rejuvenescimento se conclua, de modo a que as folhas de Verão e os frutos de Outono continuem a gratificar quem tão bem cuida das videiras.

28 comentários:

  1. A iniciativa é excelente...por isso que seja um sucesso e um exemplo para outras povoações!
    Boa noite e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, no caso, os autarcas de Forninhos passaram a mensagem (em 2014) de que estavam descontentes com uns metros de saneamento que, para mim, só não foram feitos no anterior mandato (2009-2013) por visar um ex-presidente de junta, de nome António Melo!
      Foi preciso uma Câmara INDEPENDENTE para agir em conformidade com os interesses e na defesa de TODOS os forninhenses! Sim, porque no anterior mandato fizeram o saneamento básico em tudo o que era sítio e ficou este troço por fazer por interesses eleitorais.
      Que isto sirva também de exemplo para outras povoações!
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Paula, muito bom encontrá-la por lá e agora estar por aqui para ver o seu
    importante post... Seiva é Vida! E que as videiras deem os seus saborosos frutos em abundância!
    Bom fim de semana... Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hão-de dar, a Primavera afirma-se cada vez com mais vigor
      e as videiras parecem chorar lágrimas de alegria por cuidarem tão bem delas.
      Bjos/bom fs.

      Eliminar
  3. Que a seiva da vida jorre sempre por aí e frutifique tudo! abração,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O processo de regeneração tal indica!
      Um Grande Abraço Chica!

      Eliminar
  4. Requalificação é sempre de suma importância. Torço pelo sucesso desse belo projeto de revitalização desse caminho de VIDA, Paula. Meu abraço.
    Lúcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia!
      Sempre digo que sem acessos jamais haverá desenvolvimento e sem acessos o despovoamento acentua-se cada vez mais!
      Mas dentro da povoação há outros troços a precisar de requalificação. Há tempos até escrevi sobre...aqui n'O Forninhenses:

      http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.pt/2015/06/urge-aproveitar-um-imovel-devoluto.html

      Abraço.

      Eliminar
  5. Vida....
    Vida que me levas..
    Vida que me trazes..
    Vida de Amor e Desamor..
    Levas-me ao Rio...
    Rio do Dão...
    Arvores e Caminhos..
    Forninhos terra de Pão..

    Vida....
    Porque te quero ?
    Ao Nascer do Sol...
    Para lá de Penalva...
    Vida de Solidão..
    Arvores e Caminhos....
    Vem aî Verão....
    Mais Vida de Aguiar ...ao Vale...
    Forninhos ...
    Terra de Pão...

    Abraços
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-Vindo António!
      Em meados do séculos passado Forninhos era terra de Pão. A sua cultura, colheita, moagem e cozedura era feita à força de mãos de homens e mulheres...hoje tal faz parte dum tempo que não voltará a Forninhos, a não ser numa atitude exibicionista, perto de holofotes e microfones!
      Abraço.

      Eliminar
  6. Por junto desses troncos podados ou similares, que jorram promissora seiva, como dizes de vida, calcorreei na liberdade de de pe descalco ou com sapatilhas, para ir apanhar o bago.
    Era assim que o nosso bando, "amorfanhava" o que vinha a jeito, mas sem esquecer que na primaria a cola era feita com a seiva das cerejeiras que a gente apanhava nos rebentos e depois davam para colar as folhas dos cadernos escolares.
    Tive a felicidade de ter nascido e criado na parte para mim, mais linda da terra, virado para os pinhais e estes caminhos que descreves, com mais momentos de alegria por de tal desfrutar do que magoas. Chiavam os carros de bois por caminhos esburacados, carregados de estrume das matas, por norma caruma e giestas que serviam de cama aos animais e fertilizante das terras de semeio, posteriormente.
    Na altura das vindimas e neste local que referes, as dornas empinadas e cheias de cachos, alem de bem amarradas, eram seguradas por dois homens de sachola firme para chegarem sem tombar ao lagar.
    Com o tempo, gente houve e ainda bem, que construiu as suas casas fora do nucleo central da aldeia a expensas proprias de saneamento, sendo que nada fora da lei, aguardando sim uma eternidade para ter saneamentos, luz e agua, pelo menos.
    Eram cidadaos residentes, mas as politiquices de caciques, no seu ressabiamento nao permitiam veleidades, muito menos anseios legais.
    Era o tempo da primavera "laranja" em que se batiam caldeiros pela noite, na afronta de quem discordava de...
    Agora soubemos que esse caminho foi ao fim de anos de anseios, preparado a preceito, no parco tempo de uma semana e hoje terminado. Pela Camara Municipal de Aguiar da Beira.
    Quanto o que me foi dado saber, nao se vislumbraram por ali, as ilustres figuras da Junta de freguesia. Ainda bem, pois ver aqueles singulares rebentos de seiva, imaculados, jamais quereriam ser castrados na sua essencia...
    E quem quiser que procure nas actas as "parabolas" do anterior sr. presidente de junta de freguesia, as suas promessas e devaneios...
    E que Forninhos continue vivo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora, se estão contentes, por conseguirem zelar por 1/3 do que pediram na Acta supra citada, que vão então para lá bater os caldeiros!
      Dizem que a laranjeira é uma árvore que se dá bem em clima temperado e húmido como é o sul do nosso país, mas as pessoas insistem em ter laranjas na sua terra mesmo com um clima frio e seco...fazer o quê?
      Têm boa boca e engolem bem tudo!
      Gente houve, sim, que aguardou uma eternidade para ter saneamentos, luz e água. Para melhor compreensão, só um exemplo:
      Nos Valagotes, localidade pertencente à freguesia de Forninhos, a luz eléctrica foi inaugurada apenas no ano de 1982 e saneamento básico foi colocado nas ruas em 2011!
      Nem sei bem como (ou sei) Forninhos ainda se mantém vivo!

      Eliminar
  7. Que Forninhos seja o exemplo para tantas freguesias postas ao abandono.

    Adorei as fotos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Freguesias pequenas como a de Forninhos têm de ter apoio das autoridades Municipais, embora as Juntas de Freguesia também possam fazer mais do que fazem!
      No que toca a fotos, eu sou uma amadora, limito-me a apontar e disparar...a Lisa, sim, tira fotos muito boas!
      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Realmente, seiva é vida!
    Um texto maravilhosamente escrito. Imaginei o frio...
    Caminha-se e desencaminha-se conforme os interesses ou desinteresses de alguns; deixa-se um troço por fazer , ao que parece, por motivos eleitorais, tendo sido agora concluído por outra freguesia, segundo entendi... Triste que assim seja, porque os acessos são essenciais. Quem cuida tão bem das vides, tem direito a caminhos.
    Bom resto de domingo, Paula.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um caminho que a Junta de Freguesia de Forninhos nunca quis requalificar e protelou o saneamento básico até não poder mais! Acaba por ser uma Câmara Independente (a de Aguiar da Beira) a colocar o saneamento e a arranjar o caminho. Finalmente!
      Mas o engraçado disto tudo é que quem sugere a moção referida para se agir "em conformidade com os interesses e na defesa de todos os forninhenses" é um ex-Presidente de Junta que enquanto Presidente agiu de acordo com os seus interesses, interesses eleitorais, pois!
      Agora é Presidente da Assembleia de Freguesia e parece que já olha pelas necessidades de todos os forninhenses! Mais vale tarde do que nunca. Afinal "Quem cuida tão bem das vides, tem direito a caminhos.". Gostei.
      Um gd abr.

      Eliminar
    2. Esqueci-me do texto, Laura!
      O frio e a ameaça da chuva fez-me reparar na seiva que brotava de algumas videiras e só faltou o arco íris a acompanhar-nos.
      Era minha intenção falar do caminho degradado, mas como esta semana a Câmara o reparou...o texto saiu mais a meu gosto.

      Eliminar
  9. O tema para mim foi primorosamente elaborado pelo silogismo que carrega. A renovacao ciclica da natureza, o que a ela conduz e dela resulta. Mas a vinha...
    Plantada à enxada e agulha, saibrada na surriba por homens com mestria e suor, sendo os caminhos veredas perigosas nos acessos dos carros de bois.
    No ciclo vinha a poda. Diz o povo, que deve ser feita pelo "minguante", quando a circulação da seiva se encontra menos activa, reduzindo a quantidade que se perde pelos golpes de corte.Ela serve para renovar, estimular o novo ciclo de produção, libertando a videira das varas antigas, rebentos, permitindo-lhe um novo vigor.
    Acontece que Forninhos pela tradicao do bom vinho, continua a ter casos de sucesso, como por exemplo o do sr. Antonio Melo que alem da vinha de Forninhos (as fotos do texto), se expandiu noutros locais, mas o "pecado" dele foi ter sido eleito presidente da junta de freguesia e tanto por ela fez, acreditem e tudo transparente.
    Depois ganha o partido da chamine, uma seita em que quem tem um olho reina e os favores dos votos de familias inteiras vao ao encontro dos seus interesses particulares. Votas em mim, tens caminho novo. Ficou o deste senhor por fazer, nem saneamento sequer tinha. Tempos de euforia e festividades, entregas de baldios e bandulhos a abarrotar, com o anterior presidente da Junta a comandar como queria e quem queria, mas azar o dele, nas autarquicas perdeu o ansiado lugar de vereador na Camara, sendo remetido a presidente da assembleia de freguesia.
    Ricardo Guerra de seu nome.
    Ficou e para variar, incomodado com este post e veio a mata cavalos via e mail, vociferar a sua falta de educacao e razao.
    Por estrategia agora nao publico, mas um dia vai ser tornado publico. Vai doer, tal como aos outros doeu o despotimo no dia em que a Constituicao da Republica fez 40 anos.
    Se este "artista" soubesse da poda, saberia que esta define o equilibrio da videira.
    Mas nao, cortou a eito de "olhos" fechados e aos poucos vai tendo menos seiva e mais fel...
    Os forninhenses que consultem a acta da Assembleia Municipal de Aguiar da Beira e vejam como a Junta de freguesia levou um tremendo puxao de orelhas...por culpa deste sujeito!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acta da Assembleia Municipal de AGB, de 01 de Dezembro de 2015!
      A Junta de Freguesia de Forninhos inventa muito, depois confrontada com a realidade mete a viola no saco!
      Meterem um advogado ao barulho para defender um alargamento irreal é obra!
      Este teu comentário merece um novo 'post' com ambas as actas (a da Assembleia de Forninhos e a da Assembleia de Aguiar) para conhecimento de todos os forninhenses. Pensa nisso, já que publicar as actas não é com a "Comunidade da Chaminé"!

      Eliminar
    2. ........
      Blog de Forninhos ao rubro !!
      A minha admiração pela vossa profunda entrega e dedicação á vossa terra, defendendo com garra os vossos pontos de vista , em materias que dizem respeito a todos os forninhenses....
      Não conheço nem posso opinar, mas admiro e dou-vos
      um sincero abraço como fã e admirador deste blog !!!
      Assim, ABRIL, tem mais sabor, na terra da fraternidade !!!!

      Abraço
      MG

      Eliminar
  10. Boa iniciativa. A falta de acessos ou a má qualidade deles afastam as pessoas dos lugares e isolam mais quem lá vive.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Elvira, por isso há cada vez mais casas desocupadas e algumas até abandonadas nas nossas aldeias!
      Abraço/boa semana.

      Eliminar
  11. Oi Paula, as videiras podadas vão ganhar novo vigor e dá bons frutos, fizemos a poda aqui na ateira e na romã e depois do rebrotamento, elas deram os melhores frutos.
    Antes tarde do que nunca, que as obras de acessos sejam bem vidas,em todos os lugares que estejam precisando.
    Beijos e uma ótima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente a poda ainda é uma actividade deste tempo!
      No caso, a vinha depois da intervenção apresenta-se limpa para receber a vida que a Primavera vai fazer rebentar...
      Quanto ao caminho acrescento só que, é lastimável que os decisores da nossa terra se esqueçam de que "o sol quando nasce é para todos"!
      Beijos e 1 boa semana.

      Eliminar
  12. Uma terra sem bons acessos é uma terra votada ao esquecimento, espero que a recuperação destes caminhos seja para breve.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este - dos Moncões - já há muitos anos que precisava de obras de saneamento, mas nunca o executivo municipal anterior manifestou interesse; e gente que se diz de Forninhos também nada fez...
      Esperemos agora que mais caminhos sejam pavimentados.
      Abr/boa semana tb.

      Eliminar
  13. Boa tarde Paula,
    As podas quando bem feitas dão sempre bons frutos! Que assim seja e que muitas e saborosas uvas possam ser colhidas no outono em Forninhos.
    Quando ao caminho que a sua requalificação seja um excelente investimento para o progresso de Forninhos.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz o povo que "ele há podadores e outros que cortam as vides". Como em tudo na vida há os que podam e outros que só sabem cortar ;-)
      Felizmente o saneamento básico está feito e o caminho pavimentado.
      Beijinhos.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.