Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2016

CAMINHOS BASTARDOS

Deixado para trás, por motivos políticos, demorou o caminho dos Moncões quase uma eternidade a ter a dignidade merecida. Condigno, agora se apresenta com saneamento e alcatroado, mas creio que os moradores do alto da Estrecada, pelo menos um casal, jamais irá esquecer o motivo de tal abandono.

Caminho dos Moncões
Recordo vagamente os Regedores de Freguesia e os "terrores" de quando aparecia intempestivamente a Guarda, tempos da "Velha Senhora", mas quem diria que tantos anos depois, os filhos ou mal nascidos da terra trariam tanta vingança...
Nunca Forninhos teve gentes tão vaidosas no proveito do seu ego; jamais se enganou tanta gente, analfabeta ou semi de tal; jamais houve tantas festas; jamais se humilhou de forma sórdida quem tinha uma visão diferente.
Mas a verdade vem, tal como o azeite, sempre ao de cima e os favores aos poucos vão-se descobrindo.
Mas vejamos as actas...


Clique para ler
No dia 27 de Setembro de 2015, o Presidente da Assembleia, Ricardo Guerra, começou a reunião a apresentar uma moção que intitulou "PELA RESOLUÇÃO DE OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO E DE ACESSO A FORNINHOS" que resumiu em 3 pontos (clique na imagem para melhor entendimento) e após lida (a moção) foi levada à votação e foi aprovada por unanimidade, tendo sido ainda decidido dar conhecimento ao executivo da Câmara Municipal e deputados da Assembleia Municipal de Aguiar da Beira.


Clique para ler

Sobre esta moção o senhor Presidente da Câmara reconheceu a sua legitimidade e o direito que as pessoas têm de se manifestarem e a forma de o fazerem. Lamentou, no entanto, que o senhor Presidente da Assembleia de Freguesia de Forninhos, não se tenha lembrado destas situações, quando era Presidente da Junta de Freguesia de Forninhos!!!
Mais...e porventura a melhor!

Clique para ler
Sobre esta situação o senhor Presidente da Câmara deu conhecimento de uma carta que recebeu do advogado representante de duas senhoras, em que diz ter tido conhecimento por parte do senhor Presidente da Junta de Freguesia, que é pretensão do Município de Aguiar da Beira alargar e alcatroar o caminho, anexando parte do prédio de que são proprietárias, opondo-se terminantemente à ocupação e invasão do referido prédio!
A resposta ao advogado foi que o Município não pretende nem tenciona ocupar o terreno em causa, por não ser necessário.
Não é necessário, mas se fosse?
Há uns anos atrás houve pessoas, forninhenses, mais que duas, que ofereceram património para alargar o caminho da Pardameda; outras...estranhamente...nada querem oferecer à freguesia!
Sendo que no entanto, a senhora Presidente da Junta de Freguesia de Forninhos sobre a carta enviada pelo advogado, disse ter tido uma conversa com as senhoras, mas nunca lhes disse que o caminho dos Moncões iria ser alargado nem que iria ser necessário ocupar o terreno "nunca lhes disse que o caminho iria ser alargado.".
Que senhor Presidente de Junta de Freguesia terá informado aquelas senhoras duma pretensão que nunca existiu?
Quem andou a enganar quem?
Quem mentiu a quem!
pág. 2 da Acta de 27 de Setembro de 2015

A Sra. Presidente informou ainda da intenção de uma dessas Sras., Sra. Isabel Matos Santos adquirir uma pequena parte de terreno que está junto à habitação que adquiriu recentemente.

32 comentários:

  1. Forninhos no seu melhor!
    Se a senhora Presidente da Junta de Freguesia de Forninhos, que se chama Maria das Neves Rodrigues, "nunca lhes disse que o caminho iria ser alargado.", para mim, o senhor Presidente de Junta de Freguesia que as informou só pode ser o Sr. Ricardo Guerra!
    À data de 27 de Setembro, sabemos, que a Sra. Presidente informou ainda da intenção de uma dessas Sras., Sra. Isabel Matos Santos adquirir uma pequena parte de terreno que está junto à habitação que adquiriu recentemente. Os elementos da assembleia deslocaram-se ao local e definiram algumas orientações para a venda, salvaguardando a nascente de água que abastece a Fonte do Lugar (isto lê-se na Acta de 27/09/2015, pág. 2).
    Mas...face ao exposto na Acta da Assembleia Municipal de 01 de Dezembro de 2015, é justo que a Junta recue na sua intenção!
    Quer dizer, se fosse preciso alargar o caminho não cediam 1 milímetro do seu terreno, mas a Freguesia de Forninhos já lhes pode ceder ou vender parte do seu património!
    Ainda dizem à boca cheia, que servem Forninhos, que fazem muito por Forninhos! É só acções. Realmente as acções ficam com quem as pratica!
    Faz-me lembrar este episódio a mata que uma sra. também ia doar à N. Senhora dos Verdes, mas desculpa para aqui, desculpa para ali, até hoje «nada»...mas não admira, ainda são família!
    Muito bom post. Parabéns XicoAlmeida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Cada cavadela, sua minhoca".
      " Onde se come, ficam migalhas".
      Proverbios do nosso linguajar...
      E tem sido isto em Forninhos depois do 25 de Abril, o arregimentar de "fanaticos" assumidos e os outros que falam contra pelas escondidas mas se remetem ao silencio por de algo (pensam eles), terem sido beneficiados.
      Outro proverbio diz que "nao ha ponto sem no".
      Por tal e portanto, foram semeadas raizes de fazendeiros "africanos" e do seu despotismo, espalharam a sua "fe".
      Quase que ombreiam com S. Francisco Xavier, o Apostlo do Oriente, o maior a seguir a S. Paulo como missionario.
      Mas de coisas de alma e espirito limpo.
      Vendo e apenas presumo, que os favores eleitorais tinham de ter retorno, as coisas foram ficando muito expostas.
      Era perigoso e por tal um ligeiro retiro apos a Camara Municipal ter perdido a eterna cor alaranjada.
      Reunidos os "crentes" em clausura monastica, ali deliberam no secretismo as manobras que os mantenham na tona, mesmo na linha limite como agora aqui se pode constatar, mas mais um passo e o abismo...
      Agora treme pela veracidade dos factos, um simples empurrao e la vao eles, por tal o desafio que aqui publicamente deixo ao sr. presidente honorario de tudo, sendo homem vem aqui justificar se caso for, a tua conduta como presidente de junta e agora de assembleia de freguesia, em vez de me provocares por correio electronico que continua aberto a todos, contrariamente ao que decidiste, sim, decides tudo, de eu estar proibido de "entrar" nas tuas tropas.
      O que no post foi escrito, sabia que ia dar guerra, mas tinha de ser dito pois nunca gostei com um Deus com pes de barro, a nao ser que a Camara Municipal tenha inventado esta acta de 1 de Dezembro passado...fiquei envergonhado com o "raspanete" do Sr. Presidente perante as outras freguesias, mais vergonhoso ainda esta familia tao contribuidora de Forninhos...
      Tanta farinha no mesmo saco, meu Deus...
      Por tal e para bem de Forninhos, aqui te espero para contribuirmos Todos e sem mascaras para o bem da nossa terra.
      Paula, desculpa quase nem ter referido o teu comentario, serio, rigoroso e preciso como nos habituaste.
      Um prazer escrever contigo pela terra que nos viu nascer.

      Eliminar
    2. Gente como nós, tem muitos amargos de boca, mas vale a pena.
      Para mim, este é um post muito bom porque desmascara de vez essa família!
      A Acta da Câmara é reveladora de interesses individuais e a Acta da Junta mostra bem que o poder e o clientelismo se sobrepõem ao bem-comum.

      Eliminar
  2. Interessante post...
    Gostei da frase: " Mas a verdade vem, tal como azeite..." Não tem nada escondido que não venha à luz...

    Abraços e muita pazzzzzzzZzzz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Anete!
      Defender, tentar preservar e promover uma aldeia tao antiga, ainda por cima a nossa num "clima de guerra fria", custa que se farta.
      Mas quem corre por gosto nao cansa...
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Isso mesmo...lutar por um espaço melhor!
    Gostaria de sentir essa garra nas gentes da minha aldeia!
    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Graca, pena que a gente tenha de "lutar" a centensas de quilometros e a expensas proprias, mas a nossa terrinha merece.
      Noite feliz.

      Eliminar
  4. Um post muito bem documentado, com as respectivas actas. Tudo sobre um malfadado caminho a alcatroar, o que levou que tempos a ser feito. Um diz que disse, um faz não faz, inverdades, ambições, "clima de guerra fria", como salienta, enfim...triste.
    Mas por fim o alcatroamento e o saneamento lá acabaram por ser feitos. Bonito vê-lo sempre a defender o bem da sua terra e das suas gentes.
    Uma boa semana.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Laura.
      Custa e acredite, escrever sobre coisas que profundamente nos tocam, por vividas desde que nascemos, como que um olhar para detras...coisa estranha.
      Por aqui fomos cridos sob a forma serrana, medos e lendas, mezinhas e rezares. Eram os modos dos tempos respeitados bem ou mal. Aqueles que nos impunham, herdados, mas honrados. Agora o meu lamento, vai para a falta dessa honradez...
      Adoraria que a minha terra se rendesse peranta a humildade da mae natureza, e dela os falsos profetas absorvessem algo de bom, mas as aguas sao inquinadas, falta algo, melhor, falta mais gente para se criar algo mais fluido. Numa pequena aldeia, existe, acredite por dentro das paredes da casa, mais intriga e das duzentas pessoas, dez, porventura dizem, lutem!
      Poucos minutos atras, fui visitar o Pedro de Poesia Y Vicencias, um amigo em que comentei e vi o da minha amiga.
      Bonito, academico na profundidade, no seu modo de partilhar, sublime.
      Tentei de uma forma sentimental, deixar umas notas soltas a cheirar a versos.
      Chacota!
      Mas gosto da minha terra e bem hj por dela "fazer" parte.

      Eliminar
  5. É bom que haja sempre alguém que não se cala,"alguém que diz não!"
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Mesmo na noite mais triste
      em tempo de servidão
      há sempre alguém que resiste
      há sempre alguém que diz não.

      Manuel Alegre, in 'Praça da Canção'

      UMA LUTA CONSTANTE...
      Beijo.

      Eliminar
  6. Boa tarde Xico,
    Na verdade que coisa complicada para terem finalmente esse caminho alcatroado.
    A própria população parece bastante acomodada e por outro lado alimenta essa espécie de guerra fria.
    Não fora o Xico e a Paula de longe a chamar a atenção para muitas situações e a defenderem a vossa aldeia decerto o panorama ainda seria um pouco mais triste.
    Beijinhos a ambos.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Ailime.
      Coisa complicada, de facto. Pelo menos para nos que tentamos passados meia duzia de anos abrir a mente e alertar as pessoas, mas se nada percebo de politica, eles muito menos.
      "Aquilo" tem por matriz uma seita radical que nos "rosna" pela calada por melindrar os seus templos poderosos e por tal apenas os criticam nas esquinas, com medo de sei la o que.
      Agarro o Zeca (Afonso) e...

      "São os mordomos Do universo todo
      Senhores à força Mandadores sem lei
      Enchem as tulhas Bebem vinho novo
      Dançam a ronda No pinhal do rei

      Eles comem tudo Eles comem tudo
      Eles comem tudo E não deixam nada"

      Ainda deixam a nossa coragem enquanto pudermos...
      Beijinho nosso, amiga Ailime.

      Eliminar
  7. Se todos ousassem pelas suas localidades, sejam elas aldeias, vilas ou cidades o país não estava de pernas para o ar.


    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em aldeias do interior, como a minha velhinha na sua idade secular e de uma grande maioria de idosos, viuvas em maioria, em terra de cegos quem tem um olho governa. Porque?
      Pela sua maioria serem primos e primas de varias geracoes e para nao ficarem mal uns com os outros, "por ficar mal...", nao se insurgem e fazem ouvir a sua vos, apesar de em surdina dizerem que Aqui temos razao.
      Por tal e como quem cala consente...continuamos no obscurantismo.
      Beijo e bem haja pela sua concisa opiniao.

      Eliminar
  8. Incrível como numa terra com o potencial de Forninhos, poucos, muito poucos, têm a ousadia de escrever este género de críticas.
    Temos em público duas Actas de reuniões de Assembleia e o que se passou nessas reuniões diz respeito a todos os forninhenses que não deviam alhear-se dos assuntos da freguesia, pelo contrário, só estando informados, podem falar!
    “N” pessoas queixam-se que a vitrina da Junta apresenta um espectáculo pobre; que é um atentado à democracia a Junta de Freguesia não dar informações; queixam-se que a Junta esconde o que gastam; que escondem o dinheiro dos baldios e da monografia; escondem os valores que foram gastos, pela Junta, nas festas da freguesia; escondem as actas… mas depois quando estas são publicadas (e não devia ser o Blog a publicá-las, atenção!) “fecham-se em copas” (ando a tentar perceber este modo de pensar).
    As oposições têm um papel fiscalizador, mas também é nosso dever informar que o que se passa lá dentro é e deve ser público!
    Até que enfim um Presidente de Assembleia apresenta uma moção sobre assuntos da freguesia!
    Mas, espero, agora, que face ao que se lê na Acta da Assembleia Municipal de Agb, seja decidido não vender parte do terreno à tal Sra. que desta freguesia só espera vantagens pessoais, sendo os interesses de todos secundários.
    Felizmente nunca foi posta a questão do alargamento do caminho, porque se fosse tudo estava encaminhado, preparado, para o impedir!
    Vale a pena lutar por objectivos justos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algo me diz que, nesta Junta de Freguesia, alguém ainda vai sair chamuscado. Vejo, tantas "ultrapassagens pela direita" que até chego a pensar, ou são burros ou estão a aventurar-se. Como estão a contabilizar os dinheiros dos baldios? Será que há saco azul? Este serve para as festas? Para os patrocínios? Os passarinhos, por vezes, cantam-nos aos ouvidos. Há mais de quarenta anos que me lembra de todos os antigos presidentes de Junta, todos faziam melhorias sem vender bens do povo, estes dois últimos, deslumbram-me. Deve ser modernice, coisa herdada pelos governos centrais, mas desigualdades?
      A riqueza de Forninhos é de todo o povo. O povo tem o direito que caminho leva essa riqueza. Uma vitrine informativa, despida. Uma página no face que publica fotos e não responde a perguntas. A junta não representa todo o povo? Ou será que representa um grupo de amigos? Quem tem telhas de vidro, deve tomar cuidados. Serão ventos de modernice?

      Eliminar
    2. Isto de se ser uma pessoa aberta e frontal, por vezes não somos bem vistos, por alguns.
      Volto aqui, para esclarecer os verdadeiros amigos, aqueles que me questionaram via tlm sobre os dinheiros da venda dos baldios e sua contabilização.
      Segundo os documentos que consegui angariar da 1.ª venda dos baldios:
      Da venda do primeiro baldio, ainda no mandato da Junta anterior, foi vendido por boca do presidente em exercício em 1980, o seu registo do comprador, por lei do usucapião, em 2013. Como todos sabem, isto foi tudo trafulhice, documento de venda em 1980 não pode existir, o dinheiro entrou na Junta em 2013, como se justifica a sua entrada nas contas da tesouraria sem documentos, sim porque a venda, nesta altura não podia ser por usucapião, daí o pensamento do "saco azul". Como sabem o fecho do saldo, do mandato anterior, foi de cerca de 11.000 euros positivos mas recebeu cerca de 24.000 euros pela venda do 1.º baldio, portanto gestão negativa de cerca de 13.000 euros. Para mim. os dinheiros da venda dos baldios, não estão a ser contabilizados nas contas da tesouraria da Junta, se estou errado, provem-no na vitrine ou na página da Junta de Freguesia do Faceboock, publicando relatório de contas, mostrando abertura de gestão e transparência.
      Nota: Os doc. mencionados, quase todos, têm selo branco, não posso publicá-los, mas aos amigos em questão, os mostrarei com prazer.

      Eliminar
    3. A meu ver, o saco azul existe desde finais de 2013, quando pela monografia a Junta passou a receber € 10,00 por cada exemplar. Esta obra nunca podia ser vendida, mas doada, tanto que, se os forninhenses prestaram atenção, esteve na vitrina da Junta afixado 1 papel A4 onde se lia que podiam adquirir a monografia mediante um DONATIVO de € 10,00. Destes € 10,00 x ...... que eu saiba, nunca a Junta prestou contas também!
      Agora, a venda dos baldios aos 'brasileiros' dos Valagotes foi mais um tremendo pontapé na lei e o documento da venda de 1980 nunca apareceu, porque não existe!
      E, será que os cerca de € 24.000 entraram na Junta?
      Se o saldo negativo foi de € 13.000,00, onde gastaram o restante?
      Se não se viu obra feita, como é possível gastar tanto dinheiro em festins?
      Será que o baldio (o 1º baldio) foi vendido mesmo por 24.000?
      Não esquecer que na altura surgiu uma capela dentro do cemitério e uma churrasqueira e balneários no Parque de Merendas!
      "Uma mão lava a outra"!
      Quem é que sabe por quanto foi vendido o 2º baldio?
      Entrementes, quem adquiriu o 2º baldio pagou portas e janelas da Sede da Junta e ainda uma estátua em homenagem ao emigrante (eles, emigrados no Brasil)!
      Eles são como Salazar, o povo burrinho é que lhes dá jeito.

      Eliminar
    4. .............
      No ano de 2008/2009,dando seguimento a minha carreira comercial,vendi panéis solares,na minha linda
      terra, fotovoltaícos para produzir energia e paineis solares para aquecimento da água da habitação !!
      O negócio " corria bem " mas o governo Socrátes
      lançou linhas de crédito para aquisição de tais equipamentos e a pq empresa onde trabalhava passou a ser mera instaladora , anulando-se o meu trabalho de prospecção e venda. A venda passou a fazer-se nos bancos , e as empresas limitavam-se a ser indicadas
      por zona e concelho para instalar e dar assistência !
      Em 2010 tive de partir para nova etapa ....

      Conheci, então, gente nobre , influente , de quem fiquei amigo e que muito me têm ajudado ! Conheci gente do Clero, com casas de " luxo" de férias/fim de
      semana e toquei no assunto " saco azul " !!
      Quem herdou, geriu bem e poupou, percebo que tenha fortuna , bens , dinheiro etc .
      Quem não herdou , quem vive e de um salário, das duas uma : Ou lhe saiu a lotaria . Ou roubou . Ou ganhou e nem " cagou" para poupar . Desculpem-me a expressão !
      Foi então que tive acesso a casa(s) geminada(s) de dois representantes do Clero , lá do " burgo". Os dois jovens , ou seja , com menos de sessenta . Um deles Cónego , outro , mais jovem. Ambos tinham
      ginásio , capela , churrasqueira , jardim , aquecimento etc. etc. etc .
      Defensores acérrimos da igualdade social , defensores dos pobres, com homílias chocantes e profundas ao Domingo, os " representantes de Deus" com " sacos azuis " de funerais,casamentos e batizados , com talento/arte ,formam riqueza de forma rápida e quase abrupta !!?
      Casas de valor aproximado de meio milhão de Euros e
      apenas para fim de semana,lazer e reflexão/ oração !
      No dia do Adeus de Minha Mãe , 22/12/2004 , alguém comentou como foi possível o pároco cobrar dinheiro
      da cerimónia de uma " mulher divina" que tanto deu á causa da divulgação da fé, vivendo com pouco ?
      Seis anos depois descobri porquê m
      Que Mundo ??

      Presidentes de Junta , de Câmaras ,( mesmo de esquerda, noto ) , Regiões Autonómas , Ministros e Secretários de Estado , ninguém escapa .......de Felgueiras à Amadora de Forninhos ao Corvo ,de Ponta de Pargo a Celorico e , claro , á atenção de todos, " os Papéis do Panáma " , noticias recentes , frescas,
      que envolve " os nossos eleitos"(???) , enquanto o povo, esmagado a " recibo verde ", penhorado e/ou hipotecado , resiste heroicamente com um pão e uma lata de atum !!

      Mas o povo não não dorme ! E Deus é grande !!
      A tentação do Poder é assunto para debate alargado e atinge vergonhasamente o nosso Sec . O Século de todas as vergonhas ..!!

      Abraço
      AG
      Bom fim semana

      Eliminar
  9. Boa tarde, Excelente publicação documentada, nestas coisas aparece sempre o disse e o não disse e a tentativa do protagonismo.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe sempre um Lugar...
      Boa noite e bem haja por vir visitar gentes nadas e criadas neste sitio, o nosso o aberto a todos.
      Dura esta missao que passa mais de meia duzia de anos.
      Dura pelas centenas de quilometros que nos separam, mas as novas tecnologias permitem uma investigacao preparatoria idonea.
      Falta a componente sentimental. Falta escutar o linguajar, falta o desajeito como as pessoas se manifestam.
      Falta o pulsar autentico das nossas gentes.
      Por isso volta, nao volta, vamos "in loco" acautelar que as nossas permissas nao enganem quem nos acompanha e despertar o interesse das suas raizes, porventura mais ricas que as nossas.
      Um abraco.

      Eliminar
  10. Para de modo simples e sem tomar muito do vosso tempo, vou tentar sem sofismos ou ironias, responder a Paula e Henrique.
    Imaginem que neste dia nos encrontamos na Idade Media, mais precisamente, seculo XIII...
    As classes instituidas, Clero, Nobreza e Povo.
    Revertemos para Forninhos.
    O Clero na sua influencia abrangente, foi aqui colocado neste Blog aquando do post "Os Filhos do Centro" e foi um Deus nos acuda, mas conseguimos escapar da fogueira da inquisicao.
    A Nobreza de agora, rica em dinheiros mas sem pergaminhos, pauta a sua grandeza de forma ostensiva para ser perpetuada pelas serranias, plantando Piramides de Gize, com os nomes cinzelados a troco do venerando beija pes do povo que recebe ansioso o porco assado, porventura vindo dos baldios que a eles pertencia.
    Presunto em troca de um porco.
    Aqui postado em "Uma Mao Lavra a Outra".
    O Povo, come depois de alimentar a Nobreza e esta dar umas migalhas ao Clero.
    Aqui postado em meia duzia de anos...
    Pelo meio disto e noutros tempos, andam os Fariseus, figuras sinistras que nem se querem misturar com Judas Escariotes e receiam Pilatos.
    Pelo meio disto na era moderna, anda gente com um medo tremendo que Cristo volta a terra.
    "Quem desmente, por exemplo,
    Tudo o que Cristo ensinou.
    São os vendilhões do templo
    Que do templo ele expulsou.

    E o povo nada conhece...
    Obedece ao seu vigário,
    Porque julga que obedece
    A Cristo — o bom doutrinário.

    António Aleixo, in "Este Livro que Vos Deixo..."

    Bem hajam os dois pelo vosso testemunho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xico,
      Factos e fundamentos são terríveis e nestas situações vale mais ao povo nada contrariar, porque é quem come do porco assado! Como dizia um amigo nosso "deita-se um osso, abanam a cauda e ..."
      Enfim, gente cega que nem se apercebe que a Forninhos ficam caros os ossos!
      Mas voltando ao assunto do post...
      A tal pequena parte do terreno que a a presidente da junta disse na Assembleia que a Sra. Isabel Matos quer adquirir e cujo "levantamento de terreno" os elementos da assembleia definiram não pode ser vendido à dita senhora, já que esta não estava disposta a anexar ao caminho dos Moncões também uma pequena parte do seu terreno sito nos Moncões!
      Repito: o poder e o clientelismo não podem sobrepôr-se ao bem-comum!
      A oposição deve na reunião de Abril informar a assembleia sobre esta situação e deve a Sra. Isabel Matos ser informada pela presidente de junta, por escrito, sobre o que levou a Junta a recuar na sua intenção.
      Chega de beneficiar gente oportunista!
      E, a presidente da junta não deve só informar a Assembleia sobre as actividades da junta, tem de informar a Assembleia sobre a situação financeira e isto, pelo que leio nas actas, não está a ser feito.

      Eliminar

      Eliminar
    2. Anos 70, meus pais compram uma casa em Forninhos, já com casa de banho com sanita um lavatório e um duche, talvez uma das primeiras em Forninhos. Muito pequena para quem tem seis filhos e por isso meu pai solicitou ao presidente da junta em exercício a vontade de comprar una metros laterais à casa (local bastante largo) para fazer uma cozinha e casa de banho maior, local esse que hoje é a entrada do prédio. Pedido negado, não se pode vender dentro do povo, resposta do Sr. Presidente da altura, podem confirmar, felizmente ainda vivo. Uns anos mais tarde, um vizinho, sem autorização da junta (?), faz uma casa de banho, encostado à sua casa no baldio atrofiando uma passagem que já de si era estreita sem nada pagar, isto ao mesmo presidente. Perto do ano 2000 minha mãe resolveu restaurar sua casa onde o empreiteiro, meu irmão, resolveu fazer a entrada pelo local que meu pai queria comprar. Aqui se bateu o pé, se uns podem, porque não eu. Mas minha mãe pagou à Junta o devido preço, o vizinho nunca. Um peso, duas medidas.
      Imaginem que, alguém queria comprar um baldio, em Forninhos, seja em que sítio for, junto ao povo. As portas seriam abertas como foram aos brasileiros?
      Poderia mencionar aqui mais dois exemplos mas o texto ficaria longo.
      Prevejo uma solução para acabar com estas injustiças de favoritismo, criar uma associação defensora do património de Forninhos e denunciar estas irregularidades no prazo legal.
      Quem cedeu terreno para beneficio do povo e recebeu contrapartidas, na foto mostra um prédio que cedeu terreno para alargar caminho mas recebeu contrapartidas, sortudo. Já no caminho ao lado, só fizeram o muro a um, proprietário mas, porque só este exigiu retornos.
      Hoje, para se comprar produtos e aplica-los nas culturas, é preciso tirar um curso. Para se ser presidente da Junta, saber ler e escrever, o suficiente. Há, esqueci-me de dizer, também ouvir as opiniões dos conselheiros e aceitá-los.
      FORNINHOS + que DITADURA GOVERNATIVA.
      Quanto custou à Junta o espetáculo FEIRA MEDIAVAL (festa da Freguesia,2013).
      Quanto custou á Junta a participação de um CAMIÃO DE COMPETIÇÃO DESPORTIVA na festa da Freguesia? (2012). Em segredos dos deuses. SACO AZUL?
      PROJETOS MEGALOMANOS para Freguesia com 2 centenas de pessoas.
      Como diz um vizinho de Lisboa, ABRE O OLHO, ZÉ, como ele anda distraído é obrigação nossa, acordá-lo.
      Mais poderia dizer, fico por aqui para, uma próxima.

      Eliminar
    3. Henrique, o concelho tem uma Associação de defesa do património, a Aquilaris, que devia defender também o que é de Forninhos, acho eu!
      Os autarcas de Forninhos são veleiros em defender obras materiais (vide Acta da Assembleia de Freguesia de Set/2015), mas e a obra imaterial? Se a obra da Lameira está cheia de erros (lê-se isso na Acta da Assembleia Municipal de Dez/2015) e é preciso corrigi-los, porque o empreiteiro não seguiu correctamente o projecto (dizem) o que dizer então dos erros da monografia? Não deviam ser corrigidos também?
      Quanto à venda dos baldios aos brasileiros, sim, podemos e devemos fazer queixa ao Ministério Público e já está a passar tempo demais!
      Gostei da comparação. Para se comprar produtos e aplicá-los nas culturas, é preciso tirar um curso. Para se ser presidente da Junta, saber ler e escrever, o suficiente. Sublinho "o suficiente".
      Quanto aos gastos com as festas de freguesia que nenhum lucro trazem à Junta só eles conhecem os gastos. Os cartazes são publicáveis, mas os gastos não! A criação do "Dia da Freguesia" foi outro pontapé na lei, mas as pessoas de Forninhos aceitaram. Eu para este peditório nunca dei.
      Os "Zés" que abram os olhos porque as "Marias" essas têm-nos bem abertos!

      Eliminar
    4. Quem me conhece bem, sabe que Forninhos mexe muito comigo, Forninhos diz-me muito, Forninhos é minha alma. Tu, Paula, conheces-me um pouco, ambos partilhamos algo em comum, o bem de Forninhos, ambos defensores das injustiças, ambos críticos aos erros que na nossa aldeia se cometem, críticos à falta de democracia nela existente, críticos à falta de transparência, críticos às irregularidades, críticos ao suborno (comes e bebes) e... e...EU QUERO, POSSO E MANDO. Esta última, serve de resposta para os admirados com o meu comentário anterior dizendo que Forninhos + que ditadura governativa. Porque não se consultou o povo sobre a venda dos baldios? Um assunto extra Assembleia da Junta. Porque não se consultou o povo sobre o reboco da Capela? Porque não se consultou o povo sobre o restauro dos Santos da Capela e mudança de cor das vestes? Porque não se expôs, publicamente, o projeto de restauração da Lameira? Não serviu de exemplo as diversas alterações da rotunda? SÁBIO É AQUELE QUE RECONHECE OS SEUS ERRROS E OS RETIFICA. Forninhos é rico em engenheiros, doutores, advogados e por aí a fora, toda a gente sabe tudo e no fundo, gente esperta, faz da maioria, panhonhas. É isso mesmo, panhonhas, quem se deixa iludir por uma sandes e um copo de vinho. Um bom exemplo foi o jantar oferecido (supostamente) pelos brasileiros no Parque N. S. Fátima. Alguns não foram, nem sequer passaram por lá, deram a volta, esses sim, são as raízes do futuro de Forninhos, aqueles por quem tenho consideração.
      Associação defensora do património de Aguiar da Beira, existe mas, Forninhos é Forninhos e se estamos à espera dessa associação para defender algo na nossa aldeia, bem podemos esperar sentados.
      Eu, em Forninhos, já sou "visionado" por alguns, até um CHAMECO já me considerou ignorante, por ter trocado o cargo de um membro da Junta. Sabichão, o PUTO, por aqui se vê como o cancro se está a espalhar.
      Paula, não desistas, eu também não.
      Boa continuação, em tudo.

      Eliminar
    5. Retificação: onde se lê jantar, deve ler-se almoço, embora muita gente em Forninhos considere jantar ao almoço e ceia ao jantar.

      Eliminar
  11. Boa tarde Amigos,
    Têm uma lembrança minha no meu Blogue sinais.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja Ailime por tudo e grato fico.
      Sabe bem ver que nestes anos vamos tendo algo para partilhar, que agrada, mas deixo para a Paula, afinal "dona" do blog.
      Beijinho grande.

      Eliminar
  12. Admiro a vossa garra!
    Felizmente é tarefa que me passa adiante, mas gosto de ver a audácia de quem enfrenta as feras!

    Obrigada pelas simpatia. Já falei ao marido e vamos combinar uma ida a Forninhos. Não pode passar ao esquecimento!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja, Teresa.
      Por aqui continuamos, com inteligencia e cautos para nao sermos apanhados desprevenidos, escudados na verdade.
      Tarefa ingrata, claro aquando se "navega" em aguas turbulentas...
      Pela simpatia, somos nos a agradecer e bem vindos a Forninhos, por alturas de Agosto.
      Temos tempo para combinar.
      Abracos.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.