Seguidores

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Seis Anos

Os blogues (e também outras redes sociais) são excelentes meios para unir comunidades em torno de uma causa, basta para isso que as pessoas assim o queiram. Eu e o XicoAlmeida fazemos o que podemos para que os jovens forninhenses saibam um bocadinho do que eram os tempos mais recuados e tenham um sítio onde procurar informações sobre as suas raízes ou simplesmente de estudo ou trabalho (como tantas vezes nos acontece também).


2009-2015, 6 anos na net a dar a conhecer Forninhos ao mundo

Passaram seis anos desde que o 'novo blog' surgiu. A missão a que nos propusemos tem vindo a ser cumprida, não como ponto de encontro de todos forninhenses que vivem longe da sua terra, mas firme no propósito de que para compreender o presente é primeiro preciso conhecer o passado
A ideia surgiu, quando vi o desenvolvimento que estava a levar o 'Blog Forninhos Virtual' - um blog já desactivado, com pena minha, pois tinha lá artigos e comentários agora bem interessantes para comparação, como um em que 'eles' falavam na instalação de um snack-bar no Parque das Merendas (Alto dos Valagotes) e até da possibilidade de um Parque de Campismo nos terrenos baldios da Freguesia (já vendidos entre 2013-2015).
Eu que acompanhei tudo ao milímetro, para meu bem e para meu mal, só posso rir-me com as garotadas especialmente infantis de há 6...7...anos!
Mas hoje, antes de preparar este artigo, fui percorrer a Internet e buscar (procurar, pesquisar) as referências a Forninhos para além d' O Forninhenses e encontrei até mais do que pensava, pois não imaginava que houvesse tantas páginas dedicadas a Forninhos! A quem não é de Forninhos, isto não deve interessar muito, mas a quem é de Forninhos, peço que abra as páginas. É só clicar no vermelho e depois de ver clicar na seta lá em cima à esquerda e voltar outra vez para aqui.
Desde logo, na wikipédia algumas informações úteis. Aqui.
No YouTube uns vídeos sobre Forninhos e algumas das suas festas e gentes. Aqui.
No Facebook desde Janeiro de 2010,  uma página criada inicialmente, acho, pela Ana Guerra para apoiar a Junta de Freguesia, depois transformou-se num meio de divulgação de fotos e temas (de há uns anos) d´O forninhenses. Aparentemente quem passou a tomar conta do sítio é o Eduardo Santos, de Viseu. Se este senhor mostra outras coisas, não me apercebi. Aqui.
Mas da nossa terra há outras presenças no 'facebook':
Freguesia de Forninhos, negócio local, uma página que veio substituir o portal da Junta de Freguesia, mas nela só encontro cartazes e fotos de eventos e festas e quando precisamos encontrar um acta da assembleia de freguesia para o nosso trabalho, os orçamentos ou anúncios de candidaturas «nada». Aqui.
ForninhosTerra dos Nossos Avós - Um Projecto em Construção, com imensos erros. Se não acredita adquira por € 10,00 o projecto concluído. Já que a página ainda existe, bem podiam continuar pesquisar algo sobre Forninhos e divulgar ao mundo o que vão descobrindo...mas compreendo... já não há 'interesses'.
Centro Social e Paroquial de Forninhos, organização sem fins lucrativos. Aqui. Sabemos que não são os idosos locais, nada dados às novas tecnologias, que nos dão a visão da realidade que os circunda, por isso seria bom sabermos quem publica.
Forninhos Transparente uma página administrada pelo Henrique Lopes (filho e neto de Forninhos) e recentemente o Forninhos Irritante, uma página anónima ou de cobardia (como queiram) que mostram o cada um vê na 'sua' terra.
Se fôr para aproximar aqueles que, por qualquer motivo, estão mais longe e de intervir numa causa comum, que nasçam outras páginas, mas não é que vejo precisamente o contrário? Cada vez há mais divisionismo e medo de falar.
Preparei este artigo porque quando vivia em Forninhos sempre lembro de as pessoas serem muito bairristas, por isso todos pensávamos que éramos melhores do que os nossos vizinhos. Basta darmos atenção à quadra que sempre se dizia: "Cortiçada é terra boa, para dar as melancias/Dornelas para as cebolas/Forninhos para as raparigas". Desculpem as pessoas da Cortiçada e Dornelas, mas era assim mesmo que se dizia. Sem maldade, apenas como forma de manifestar o bairrismo, o orgulho da terra.
Ao olhar para essas páginas facebokianas (se a palavra existe) é que vejo que o bairrismo 'foi-se' e afinal Forninhos não é a melhor terra de todas.
Assim, por tudo o que hoje li, entendi ilustrar o artigo do 6.º aniversário com uma foto de duas boas mulheres, tia Raquel e tia Augusta 'Velha', moradoras que foram no meu bairro - 'O Ribeiro', pois conhecer o passado é uma boa maneira de viver bem o presente e esperar o melhor do futuro

A TODOS OS BLOGUISTAS, SEGUIDORES D´O FORNINHENSES UM MUITO BEM-HAJA POR COMENTAREM O TRABALHO QUE AQUI APRESENTAMOS. 

50 comentários:

  1. Feliz Aniversário, para o blogue e para os seus mentores.
    Que continuem assim para bem não só dos nativos de Forninhos, mas para todos os portugueses, que também gostam de saber o que se passa com um cantinho do seu país.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, vamos continuar com todos como é a nossa tradição desde que chegamos à blogosfera, a 09 de Novembro de 2009.
      Um abraço e obrigada pelas visitas comentadas.

      Eliminar
  2. Parabéns pelo vosso Blog , que só conheci no Verão passado...!!
    É determinante a coragem e frontalidade dos seu mentores . Dando a cara , prejudicando o seu tempo e da família, assumindo um papel de que os Forninhenses têm de se orgulhar . Feliz da Terra onde existe debate de ideias !!
    Continuem . Serei vosso fã , SEMPRE !!
    Fui a Forninhos vinte e cinco (?) vezes na Vida , sempre de Férias, sempre por períodos curtos ....mas FUI SEMPRE MUITO BEM TRATADO !!
    Aprendi muito !!

    Bem Haja !!
    AMG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o António vê, o Blog dos Forninhenses já faz parte do património imaterial de Forninhos, embora não o aceitem, porque não são 'eles' os líderes!
      Deixei tudo à mostra, ou seja, os links e notas, devem ter estranhado, eu sei, mas eu não tenho nada a esconder, apenas dei-me à tarefa como cidadã de mostrar como falam da minha aldeia nos corredores da rede (net).
      Abraço.

      Eliminar
    2. Ah, pessoalmente não vejo qualquer problema que volte a Forninhos, estamos num país livre :-))

      Eliminar
    3. Obrigado, Paula !!
      Por agora não posso . Mas Domingo vou a uma festa de anos com
      tinto da Matela !!
      Tou perto ..
      Parabéns , mais uma vez pelo aniversário do " vosso " BLOG !!

      Abr
      AMG

      Eliminar
  3. Parabéns e que venham muitos mais anos.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isa.
      Muito mais é difícil, pois o material escasseia e a disponibilidade nem sempre é a maior, mas vamos tentar...

      Eliminar
  4. Parabéns pelos 6 anos de divulgação de Forninhos.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, bem-haja pelos parabéns. Agradeço eu e todos os forninhenses que têm interesse em divulgar Forninhos.

      Boa semana/Abraço.

      Eliminar
  5. Paula e Xico, gosto demais de acompanhar o blog aqui...
    Parabéns pelos "6 Anos" de dedicação e excelentes informações!...
    Conhecê-los pessoalmente no último maio, trouxeram confirmações alegres do trabalho apresentado. Também foi um prazer enorme abraçá-los e ver sinceridade nos seus corações.

    Boa continuação do "Blog dos Forninhenses"!

    O Meu Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anete, conhecê-la em Lisboa foi muito bom e eu nunca esquecerei o bilhetinho que me entregou e que dizia:

      «O Blog de Forninhos/Forninhenses é um lugar agradável e enriquecedor. Posso dizer que é diferenciado, "faz diferença na blogosfera."».

      Muito obrigada por tudo e um grande abraço.

      Eliminar
  6. Parabéns pelos 06 aninhos, e pela grande dedicação a ele nas informações. Com certeza todos estamos de parabéns pelo blog. Desejo muito sucesso aqui. Abçs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os parabéns vão para todos os que tornam este blog possível.
      TODOS ESTAMOS DE PARABÉNS!

      Obrigada pela visita!

      Eliminar
  7. Parabéns ao Blog, aos seus administradores e, porque não, aos comentadores, que tanto o enriqueceram. Venha mais um ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Henrique.
      Sabes que um momento muito bom dum blog é por excelência o comentário, mais ainda quando ele participa activamente para acrescentar conhecimento, pelo que os comentadores nunca são por mim esquecidos. Repara que escrevi, a final, isto:
      «UM MUITO BEM-HAJA POR COMENTAREM O TRABALHO QUE AQUI APRESENTAMOS.».

      Eliminar
    2. Boa noite também para ti, Paula.
      Eu, também posso dar os parabéns aos comentadores que até aqui participaram, ou não? Não percebi, a tua chamada de atenção!
      Olha, aproveito para endereçar os parabéns, de novo, a todos.
      Boa semana.

      Eliminar
    3. Ó Henrique, eu é que pensei que me estavas a chamar a atenção de ter esquecido os comentadores ;-) quando os comentadores, tu incluído, são 5*****
      Os Melhores :-)))
      Estão todos de parabéns e eu só tenho de agradecer-vos por tudo o que nem é possível citar aqui.
      Fica bem.

      Eliminar
    4. Tudo bem. Como disse atrás, mais um ano e se possível a 6******.

      Eliminar
  8. Meia duzia de anos de escutas atentas das narrativas dos mais velhos e pesquisas de coisas reais e emotivas, registos culturais que valem quer queiramos ou nao, como o mais o mais fiel registo sobre Forninhos.
    Nao esperamos agradecimentos a quem relevamos nem pedidos de desculpas dos maldizentes, apenas agradecemos tantos contributos de modo a podermos continuar a enaltecer deste modo o nome da nossa aldeia, trazendo memorias insignes de geracoes valorosas que deste modo satisfazem os seus desejos de serem perpetuados como bons exemplos para os mais novos que um dia irao dizer que se alguma coisa podem saber do seu passado, muito passou por aqui. Sem mentiras...
    Agora Faces, por amor da Santa! Eu tenho a minha pagina digamos que um pouco arisca mas frontal no que a Forninhos respeita e por tal incomodativa para os "mesmos" de sempre e acreditem que sou o unico proibido em comentar na Junta e Centro e outras paginas similares, ou seja, censurado como no Salazarismos por quem comanda a tropa fandanga.
    Apenas mais fortalece o querer dar mais por este Blog que tanto estimo.
    Ha muito que apetecia desistir, mas o tempo da verdade parece mais perto e por tal a linha da chegada deixou de ser uma miragem, vamos ver...
    Como se continua a "governar" uma aldeia e donde partem as directrizes, se da Junta, do Centro ou da Igreja...
    Como se vendem "coisas comunitarias",
    Por tal nos "maltratam" veladamente na terra, porventura por inveja desta "Obra" que os faz sentir incapazes, fracos,interesseiros e por tal a falta de coragem em argumentarem cara a cara!
    Felicidades ao Blog dos Forninhenses e obrigado por poder aqui andar e espero continuar por muito tempo.
    E a todos Vos, claro, que sao o nosso suporte.
    Beijos e abracos a todos.
    Francisco de Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de agradecer, Xico.
      E essas atitudes salazaristas não me surpreendem. São essas surpresas (mais umas) que Junta e Centro de Dia são capazes de dar à sua gente, porque há tradições que obviamente não mudam em Forninhos. A do clientalismo, servilismo, bajulação e subserviência. Ao bloquear perfis só mostram que o que interessa é ficar na fotografia a bem da vaidade e dos interesses pessoais, contra os quais nada tenho contra, desde que não seja à conta dos impostos pagos por muitos e do que é tirado ao povo de forma menos clara!

      Eliminar
    2. Ironica mas intencionalmente, falei que a linha de chegada deixava de ser uma miragem.
      Hoje, presumo que a tropa fandanga nao ira bater caldeiros nem enfeitar chamines. Das duas uma, vao andar mais calmos ou mais raivosos, mas raiva eu tenho por este divisionismo por se armarem em politicos,
      Belo tempo o dos Regedores, amigo e respeitado por todos.
      Perderam a Camara, hoje tombou o governo e se nas proximas autarquicas se perderem medos...
      Vamos ver e acima de tudo continuar aqui o nosso trabalho.

      Eliminar
    3. ".......clientalismo , servilismo , bajulação , e , subserviência..."
      A melhor definição de Portugal !!

      Á minha porta já me bateram dezenas de " lobbies" .

      1. O " lobbie " da Igreja , logo aos seis / dez anos , quando andava no Colégio Missionário !! Minha mâe era catequista !! Não aceitei !
      Nem ser sacristão , quanto mais .....

      2. Depois o " lobbie" politico . Tinha de ser do PSD / M , aos 18 anos , para ter um emprego !! Recusei !

      3. Depois os vários " lobbies" familiares . O tio contabilista . A tia contabilista .O sr João , amigo do padre e sacristão . A pressão para os casamentos por conveniência !! Recusei .

      4. Depois os" lobbies" sociais . Os srs Drs e as sra Dras . Recusei.
      O " lobbie" do Poder estar com quem tem dinheiro ! Recusei .
      Sempre me demiti . Nunca fui demitido !!

      5. Depois o " lobbie" dos chefes de gabinete , sempre fui um chefe de sucesso , mas sem gabinete ! Sempre. pensei com a minha cabeça !
      Tive uma "mansão" com duas empregadas e dormi numa garagem , mas ás 7 da manhã de gravata e barba feita , com os meus clientes ...sempre sorrindo para o meu positivismo !!

      6. E finalmente , o " lobbie" dos conformados ! O que são roubados , ultrajados , condenados na praça pública e não podem escrever , dizer nada , têm de resignar-se !! Tipo.." é o meu destino ..! "

      ....Ah, é verdade , o " lobbie" em formação, para não falar de Forninhos , não escrever neste blog , apenas promover a minha terra !!
      Por isso , chamam-me " louco" " doente " " estúpido" etc etc. !!
      Que gozo . Aos cinquenta anos . Levar um rapaz á escola e ele dizer--me que quer fazer parte do meu Livro , da minha História de Vida !!

      Por isso identifico-me com lutas como esta . A luta de trazer ao Mundo uma aldeia tão linda , onde logo em 89 , percebi , era comandada por um pensamento , uma ideologia , uma pessoa !
      Afinal , aconteceu , ABRIL !!!!!
      Acontece a Esperança !!!

      Mais Paula ' s e mais Xico' s , precisa-se !!!!!
      Força !!

      Abraços
      AMG

      Eliminar
    4. ".......clientalismo , servilismo , bajulação , e , subserviência..."
      A melhor definição de Portugal !!

      Á minha porta já me bateram dezenas de " lobbies" .

      1. O " lobbie " da Igreja , logo aos seis / dez anos , quando andava no Colégio Missionário !! Minha mâe era catequista !! Não aceitei !
      Nem ser sacristão , quanto mais .....

      2. Depois o " lobbie" politico . Tinha de ser do PSD / M , aos 18 anos , para ter um emprego !! Recusei !

      3. Depois os vários " lobbies" familiares . O tio contabilista . A tia contabilista .O sr João , amigo do padre e sacristão . A pressão para os casamentos por conveniência !! Recusei .

      4. Depois os" lobbies" sociais . Os srs Drs e as sra Dras . Recusei.
      O " lobbie" do Poder estar com quem tem dinheiro ! Recusei .
      Sempre me demiti . Nunca fui demitido !!

      5. Depois o " lobbie" dos chefes de gabinete , sempre fui um chefe de sucesso , mas sem gabinete ! Sempre. pensei com a minha cabeça !
      Tive uma "mansão" com duas empregadas e dormi numa garagem , mas ás 7 da manhã de gravata e barba feita , com os meus clientes ...sempre sorrindo para o meu positivismo !!

      6. E finalmente , o " lobbie" dos conformados ! O que são roubados , ultrajados , condenados na praça pública e não podem escrever , dizer nada , têm de resignar-se !! Tipo.." é o meu destino ..! "

      ....Ah, é verdade , o " lobbie" em formação, para não falar de Forninhos , não escrever neste blog , apenas promover a minha terra !!
      Por isso , chamam-me " louco" " doente " " estúpido" etc etc. !!
      Que gozo . Aos cinquenta anos . Levar um rapaz á escola e ele dizer--me que quer fazer parte do meu Livro , da minha História de Vida !!

      Por isso identifico-me com lutas como esta . A luta de trazer ao Mundo uma aldeia tão linda , onde logo em 89 , percebi , era comandada por um pensamento , uma ideologia , uma pessoa !
      Afinal , aconteceu , ABRIL !!!!!
      Acontece a Esperança !!!

      Mais Paula ' s e mais Xico' s , precisa-se !!!!!
      Força !!

      Abraços
      AMG

      Eliminar
    5. No ponto 6 . O " lobbie" dos conformados , acredite que só existirá com mudanças de comportamento , profundas ! Quem se conforma não muda nada !!??

      Para que fique claro , sou cristão praticante , no Domingo , estive na Homilia do dignissimo Conego Feitor Pinto , no Campo Grande , sempre corrosivo , falando da tremenda falta de solideriedade da nossa sociedade. Ou seja , só se dá alguma coisa em troca de protagonismo , politico , religioso , social , económico e outros !!
      No meio termo , entendo - me perto de tudo , sem no entanto , desse todo tirar " sumo" que me provoque azia !! Sem radicalismos , com naturalidade .....tendo. perceber as tendências !!
      Porque as mudanças estão aí !!
      Aliás, vi o Conego F Pinto, há uns tempos , segredar ao ouvido da dignissima, já falecida, Maria Barroso , no percurso para o altar e isso , não me chocou !
      Nas aldeias , como Forninhos , este servilismo e bajulação é também fruto da longa travessia que este país passou " fugindo dos pides" e que nas cidades já pouco se nota ou dá apreço !?
      Respira-se outro ar ...que tem de ser contagiante !

      Abraços
      AMG

      Eliminar
    6. No ponto 6 . O " lobbie" dos conformados , acredite que só existirá com mudanças de comportamento , profundas ! Quem se conforma não muda nada !!??

      Para que fique claro , sou cristão praticante , no Domingo , estive na Homilia do dignissimo Conego Feitor Pinto , no Campo Grande , sempre corrosivo , falando da tremenda falta de solideriedade da nossa sociedade. Ou seja , só se dá alguma coisa em troca de protagonismo , politico , religioso , social , económico e outros !!
      No meio termo , entendo - me perto de tudo , sem no entanto , desse todo tirar " sumo" que me provoque azia !! Sem radicalismos , com naturalidade .....tendo. perceber as tendências !!
      Porque as mudanças estão aí !!
      Aliás, vi o Conego F Pinto, há uns tempos , segredar ao ouvido da dignissima, já falecida, Maria Barroso , no percurso para o altar e isso , não me chocou !
      Nas aldeias , como Forninhos , este servilismo e bajulação é também fruto da longa travessia que este país passou " fugindo dos pides" e que nas cidades já pouco se nota ou dá apreço !?
      Respira-se outro ar ...que tem de ser contagiante !

      Abraços
      AMG

      Eliminar
  9. Seis anos já é uma bela idade para um blog! E a quantidade de informação recolhida e pesquisada, é de louvar, já que permite facilmente o acesso à História e tradições de um lugar que embora não muito grande, tanto tem para contar.
    Aqui, o passado é revisitado, e o presente é tantas vezes debatido e questionado. Que pena esse "divisionismo" de que falas, em vez de uma tentativa de união em torno dos interesses de uma terra comum.
    Interessante o video sobre a romaria da Sra dos Verdes, e gostei muito da foto!
    Se não fossem vocês os dois, eu própria nem saberia da existência de Forninhos.
    Bem hajam ambos pela tenacidade na defesa de uma terra e do seu património.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Laura.
      O vídeo sobre a romaria nota-se que foi feito com amor de emigrante e vale a pena ver e voltar a ver.
      Sobre a foto: anos e anos de meninice foram passados perto destas duas boas mulheres e decidi publicá-la hoje porque numa noite destas fui fazendo buscas na 'net' para preparar o tema e às tantas reencontro no facebook uma crítica a um estendal, num lugar público, quando na minha aldeia sempre se estendeu e corou roupa nesses lugares!
      Isso tocou-me cá dentro e fiquei a pensar sobre as formas de comunicar dos dias de hoje e quanto isso era absolutamente inimaginável há 30, e menos ainda há 40 anos, quando tantos e tantos estendais havia nas ruas e lages da aldeia. Mas eram todos unidos e não havia estas guerras "mesquinhas" de carácter político, nem usavam o nome "Forninhos" para atingirem os fins!
      É portanto justo que eu traga esta fotografia, pode ser que ao olhar para o passado essas pessoas compreendam o presente. Realismo nas publicações é o que peço!
      Bjs e obrigada pela presença!

      Eliminar
    2. Recebi no meu face a seguinte mensagem:
      A corrupção cresce... na medida em que as populações se calam.
      Uma boa verdade e este Blog tem gritado bem alto para que seja diferente.
      Não é altura própria, mas acrescento, sobre o estendal publicado pela página sem rosto, na Lameira, recentemente "renovada" estão dois estendais particulares, um na casa do Sr. Paredes, do lado do futuro parque infantil e o outro em frente ao jardim da caso do Zé Coelho (filho). E já agora, quem ainda não viu, em tempo de chuva, um estendal, no palco do mamarracho que cobre a Fonte da Lameira. Caso para dizer, pai perdoa-lhe ELA não sabe o que diz.
      Mais uma vez, Parabéns e muita força para continuarem.
      Bom dia de S. Martinho.

      Eliminar
    3. Sem dúvida, Henrique, o medo de falar faz com que a corrupção aumente e é a razão por que abandonámos a terra. Corrupção, em Forninhos, gera Desertificação e Empobrecimento. Será que não vêem isso?
      E andando mais para trás, "ELA" ou "ELES e ELAS" que vão saber onde as mulheres de Forninhos 'há séculos' estendiam a roupa. Que vão conhecer da nossa história. Falem ou menos com os mais velhos!

      Um abraço.

      Eliminar
  10. Parabéns Paula pela tua memória de elefante quanto a Forninhos. Foste uma heroína pelo trabalho e interesse que mostraste pela nossa terra ao longo de 6 anos, por tal aqui te deixo hoje o meu tributo.
    Enquanto vivi na nossa terra, Forninhos era uma terra harmoniosa, pois entre o pobre e o remediado havia entreajuda verdadeira, pela convivência e não pela conveniência. Agora pelo que vou sabendo Forninhos está divido por interesses e invejas...

    Que se lembrem sempre:

    Forninhos é terra linda
    Nada tem que invejar
    Fica na encosta da serra
    vê o rio Dão passar.

    Na parte nascente fica
    Branca ermida da Senhora
    Nós dos Verdes lhes chamamos
    por ser deles protectora.

    Beijos doces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá tia Margarida.
      Gostei de a 'ver' por este sítio, enriquece-o e apraz-me. Obrigada.
      Para os invejosos como diria o Raul Solnado: Façam o favor de ser felizes!

      Beijinhos e Abraço.

      Eliminar
  11. Fazer uma divulgação de qualidade como a vossa...requer muita pesquisa e alguma coragem...por tudo isso parabéns! E continuem a divulgar com paixão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muitas horas retiradas ao sono, muita tecla do computador gasta, mas quando vejo que a minha aldeia é um grande viveiro de meios de comunicação, mais vontade tenho de me diferenciar.
      Pareço meio vaidosa, mas não é isso, é o sentir de que estou no caminho correcto.

      Eliminar
  12. Ainda cheguei em tempo de festejar os 6 anos com vocês! Parabéns e que continuem a ensinar aos jovens, mostrar mais e mais daí! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Chica.
      Mostrar mais...descobrir...descobrir...é para isto que o nosso blog também serve.
      Beijos.

      Eliminar
  13. Parabéns pelo aniversário do blogue e por todas postagens sobre Forninhos. Um abraço, Yayá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yayá, agradeço a sua presença e os parabéns neste dia especial
      Um abraço tb.

      Eliminar
  14. Hoje é dia de festa!
    Tchim! Tchim!
    Parabéns por estes 6 anos de cultura !
    . Tenho pena de não vos ter acompanado desde o início.

    Espero ler-vos por muitos mais anos, aprendendo tanto dos nosso usos e costumes, pois creio que serão parecidos a muito do nosso portugal profundo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, os temas são específicos da aldeia de Forninhos, mas muitos deles podiam ser de outro sítio qualquer do nosso Portugal.

      Tchim, Tchim! E que este dia se repita por muitos e bons anos!

      Beijinhos.

      Eliminar
  15. Boa noite Paula e Xico,
    É para mim um enorme prazer poder participar da comemoração do 6º aniversário do vosso Blogue!
    Os meus Parabéns pelo vosso tão belo e eficiente trabalho em prol da divulgação do que de mais puro existe na vossa terra, nem que para isso tenham tido alguns dissabores! É assim a vida dos que optam por divulgar e mostrar a verdade. Jamais se arrependam de amar a vossa terra (sei que não) dando-a a conhecer ao mundo com tudo o que de genuíno ela tem: boas gentes, património rico, sabores, paisagens lindas (a ribeira é um sonho;)) e lembrando também costumes de antanho.
    Que os mais jovens de Forninhos sigam o vosso exemplo!
    Beijinhos a ambos.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :-))
      Os parabéns são extensivos a todos os bloguistas pela contribuição prestada a este blog.
      Apesar dos amargos de boca, estou muito contente porque este blogue tornou-se a imagem de Forninhos por esse mundo fora. Mas também não nos podemos esquecer dos forninhenses, que se renderam às novas tecnologias e transformaram a nossa terra numa aldeia global ;-)

      Um abraço amigo para a Ailime.

      Eliminar
  16. Paula : Um grande abraco de parabens por mais um ano do blog . E sempre com muito gosto que vejo as lindas fotos da nossa terra e das pessoas , que la vivem e das que ja partiram, Estive la em Setembro com a minha familia e gostamos muito . Forninhos esta lindo... Um abraco da madrinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nós também gostamos de te 'ver' neste e espaço de memória e de encontro com o que de melhor existe/existiu em Forninhos.

      Um grande abraço e...

      Obrigada.

      Eliminar
  17. Não sendo de Forninhos, o vosso blog capta de tal forma os leitores que só por falta de mais oportunidades é que não é possível ser mais presente. E cativaram-me tão pouco, que estando de férias algures, a uns quilómetros, tive a ousadia e a curiosidade de visitar Forninhos. E percorri muitos cantinhos e em todos eles tentava lobrigar a Paula , Xico...mas só vi um Farrusco que por simpatia nem me ladrou! :)
    Parabéns e bem-hajam pelo vosso trabalho, entusiasmo e alegria com que nos brindam!
    Abraço e beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós visitamos muitas vezes Forninhos e tivemos pena de não conhecê-la pessoalmente.

      Um imenso Bem-Haja pela visita real e virtual.
      Beijinhos e Abraço.

      Eliminar
  18. Oi Paula e Xico!
    Parabéns pelos 6 anos de blog, sou muito fã do trabalho de vocês, fico na expectativa pelos novos artigos que vão postar, pois sempre trazem temas e fotos com muita qualidade, além de serem ao meu ver os protetores da preservação da cultura e costumes de Forninhos.Acho que ambus tem muito o que comemorar nestes 6 anos de dedicação ao blog, com certeza muitas coisas que foram divulgadas e revindicadas já deram frutos e continuarão a dar. Os meus melhores desejos de felicidades aos dois e de continuação.
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fátima,
      Obrigada.
      Sim, algumas coisas já deram frutos, mas se um dia perceberem a razão porque criamos um novo blog, aí talvez compreendam o completo significado das palavras: Cultura e Costumes...até lá...há que continuar a postar, para não pensarem que já nos calamos!
      Um grande abraço.

      Eliminar
  19. Muitos parabéns pelo aniversário do blogue e pela qualidade da informação que nos proporciona.
    Eu sou natural duma ilha onde as tradições, por vezes, são muito semelhantes às vossas, da Beira Alta, distrito da Guarda, cidade que viu o meu pai nascer. Quem sabe... talvez esteja aqui a razão de eu tanto gostar de ler as vossas crónicas com excelentes relatos sempre tão bem narrados. Afinal tenho um costela desses lados!!!
    Parabéns a vocês, Paula e Xico, e continuem a contar histórias da vossa linda terra!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresinha,
      O meu bem-haja por gostar de ler os nossos 'post's' e por comentar consoante a sua disponibilidade.
      Cada pessoa vê a sua terra a seu modo e por tal cada um que posta valoriza mais este ou aquele 'ingrediente' para ser lido e comentado. Os temas d' O Forninhenses foram definidos há 6 anos e isso levou-nos muitas vezes à pesquisa e daí também ao nosso enriquecimento. Muitos postam, mas não colocam os 'condimentos' certos, daí que o "Forninhenses" tem sido, é, e estou certa, continuará a ser, o mais lido e comentado de todos!
      Beijinhos e tudo de bom!

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.