Seguidores

domingo, 29 de novembro de 2015

Olhar mais a sério para Forninhos

Soubemos recentemente que Forninhos tem sido alvo de assaltos nocturnos. Pela calada da noite já assaltaram o cemitério e uma fonte nos Valagotes, para roubar peças de bronze e cobre que ali existiam; tentaram assaltar o Centro de Dia e, pasme-se!, os assaltos já chegaram também às máquinas e utensílios agrícolas de particulares!
Mas já em Junho passado soubemos que foram cortados os cabos de um poste de electricidade assim como todos os componentes das caixas eléctricas que alimentavam a Capela de N.S. dos Verdes.
Sou do tempo em que as portas e portões ficavam fechadas só no trinco e tinham um buraquinho por onde passava um cordel que as pessoas puxavam e abriam. Dantes quase ninguém fechava as portas à chave e eram  muito usuais as seguintes expressões "Entre, está aberta" ou "Quem é, entre", mas também sou do tempo em que a GNR a cavalo percorria todas ou quase todas as semanas a nossa aldeia. Provavelmente não esperemos vê-los de novo a cavalo, mas talvez fosse de bom tom que de vez em quando fizessem uma ronda pela aldeia, pois em Forninhos passam os dias, as semanas, meses...e nem sombras de autoridades. 
Será que não sabem que a maioria dos assaltos são preparados com vários dias de antecedência, onde os criminosos vigiam as rotinas dos moradores?


Do cemitério, possivelmente a Junta de Freguesia já participou o assalto às autoridades, mas publico na mesma uma foto em com toda a pompa e circunstância até câmaras levaram para dentro do cemitério, de modo a serem filmados, mas agora nas páginas facebookianas da "Junta", "Centro de Dia" e "Comunidade" ninguém foi capaz de fazer referência aos assaltos frequentes a Forninhos! Até dá impressão que a preocupação real dessa gente é só levar aos que vivem fora, os eventos e festas que se fazem em Forninhos, quando deviam alertá-los sobre estes assaltos e o quanto é importante avisar as autoridades para que a sua 2.ª habitação possa ser "vigiada" e já agora tentar transmitir-lhes algum sentimento de segurança, até porque não é normal registarem-se tantos assaltos e seguidos na nossa aldeia!

28 comentários:

  1. Os assaltos são comuns em toda a parte. Deixou de haver respeito pelos bens pelos bens públicos ou outros.
    Quando temos um estado que rouba descaradamente para beneficiar uns poucos...Abre-se um caminho para que todos sejam ladrões...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo. Mas pensando só em Forninhos, se por lá já roubaram engenhos de um moínho, sepulturas de um cemitério medieval para enfeitarem jardins, da igreja matriz "N" peças...abre-se um caminho para que todos sejam suspeitos!
      Obrigada pela visita comentada.

      Eliminar
  2. Um tipo de assalto que volta e meia teima em aparecer em locais que se querem bem tranquilos...e que não se resiste em...condenar! Bom domingo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devido ao despovoamento o que está agora a acontecer era o se previa há anos, mas ninguém fez nada...o próprio "poder local & Cp.ª" até prefere esconder o que se está a passar.
      Bom domingo!

      Eliminar
  3. Questão preocupante. !!

    Mas ....mesmo preocupante é ver as autoridades sem força , em todo o lado ,
    para combater a criminalidade !! É preplexo ver jovens policias a suicidarem-se .
    Há meses suicidou-se um GNR, muito jovem , a fazer de "guarda " em Sta Marta , na Jacinto Marto , em Lisboa .
    Ora, se precisamos de segurança , como nos podemos sentir seguros com as nossa forças policias enfraquecidas ??
    Já tenho saudades de chegar a Badajoz e Vila Real de Santo António , ser mandado parar , mostrar os documentos , abrir a bagageira e de volta o mesmo ritual. Abriram as fronteiras...entra aqui , todo o" lixo "...vindo de todo o lado , e claro , o desemprego , a droga , a prostituição etc.
    Dito por brasileiros , meus clientes, há quatro anos : " ...amigo, Portugal está recebendo todo o lixo do Brasil .." .?!!!
    Sem magoar os brasileiros , porque existe muitos e muitos que são Bons !!!! Do Leste idem...aspas..aspas...!!

    É como ter uma casa e meter todos lá dentro , a toda a hora , a todo instante , anos a fio , e , depois, isto é tudo nosso , somos assaltados pelas pessoas que beberam e comeram ao nosso lado !! Porra !!

    Tenho " pena " dos velhinhos que vivem isolados !!
    Há dias , parei com um parceiro de vendas junto á Sé de Lisboa . Sete da tarde . Fomos a um cliente comum. Vinte minutos depois vidro lateral dt partido , gaveta porta luvas aberta , lá foram 700 euros .Policia !?? Apareceu !! Dizem os agentes que naquela zona acontecem todos os dias dezenas de assaltos e uma brigada para tudo . São milhares , turistas e residentes expostos ao perigo ??
    Enfim.....É o que merecemos ???

    Aqui está mais um " serviço público " deste Blog a FORNINHOS !!
    Denunciar . Prevenir . Tomar medidas !!!
    O "Poder " esconde sempre estas coisas !!! Incomoda-os !!!

    Na minha terra acontece o mesmo . Perdi uma " amiga " por causa de uma enorme
    discussão á cerca dos meninos que se prostituiam no Fx !!
    Defensora , doentia , do então , presidente , a minha " amiga" achava bem o"Poder" esconder essa realidade e que os jornais do Continente denunciaram na altura.
    Assim , não sei viver . Cortei relações até hoje !!
    Tem um restaurante na Expo , mas nunca mais pus lá os pés !!

    Parabéns por este " post" diferente e atual !!

    Abraço Bom Domingo
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, incomoda-os!
      Depois d' O Forninhenses apareceram os mídias acima referidos e tem de ser esta página que se dedica à memória, história e estórias do tempo de antigamente que tem de falar da actualidade: assaltos, baldios escriturados por usucapião, mostrar quem indevidamente come num Centro de Dia?
      Forninhos está a tomar um rumo preocupante!
      Preocupa-me seriamente esta vaga de assaltos e isto devia preocupar todos os forninhenses que sabem agora da notícia.
      Nos meios urbanos acredito que é difícil combater a criminalidade, mas nos meios pequenos acho que estão a deixar as aldeias sujeitarem-se ao vandalismo. Se algum GNR por lá passa...ou é para multar ou para notificar!

      Eliminar
  4. Eu também sou do tempo das casas com trinco e o cordel da parte de fora para puxar o trinco
    Hoje os assaltos acontecem mesmo com portas trancadas. Difícil é entender que não se reportem esses assaltos e que a policia não passe pela aldeia pelo menos de vez em quando.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito difícil de entender, Elvira!
      Os repetidos assaltos, em várias noites, mas num espaço curto de tempo, a mim só me faz pensar que nem depois da casa assaltada, trancas na porta! Depois, que a preocupação principal da Junta e C.ª Ld.ª é organizar e divulgar festas.
      Abr. e bom domingo tb.

      Eliminar
  5. Coisa absurda essa dos roubos! E também a falta de policiamento!!
    Acredita, que aqui na rua recentemente roubaram um cabo de aço e ficamos com oscilação na energia por duas semanas?! Pois é, vários eletrodomésticos queimaram... Hum, estava havendo greve na área e aí a demora na normalização...

    Venha no Vida & Plenitude, ainda tem um bolinho por lá...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...Ainda tem um bolinho por cá...
      Rsss...

      Eliminar
    2. Acho que nas redondezas de Forninhos também foram roubados imensos metros, tendo uma povoação nossa vizinha ficado sem telefones por vários dias.
      Já não é a primeira vez que assaltos idênticos ocorrem na nossa região e não há qualquer pista sobre os assaltantes?
      Estranho...
      Beijos e obrigadinha pelo convite.

      Eliminar
  6. Esse tipo de roubos está a tornar-se comum em muitas aldeia, infelizmente!
    Há que alertar as autoridades. Será que se importam???

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos não se importam, mas espero com este post que me façam acreditar que estou errada.

      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Longe vai o tempo em que se dormia nas eiras a guardar noite adentro o milho estendido nas eiras depois de vergastados pelos manguais...
    Longe vai o tempo em que as hortas pela calada da noite viam reduzidos os produtos semeados e plantados, mas e do que recordo, o "roubo" era por necessidade, tal a pobreza...
    Longe vai o tempo, em que as portas ficavam simplesmente presas pelo cravelho...
    Longe vai o tempo em que os nossos pais nos diziam "...encosta a porteira do patio quando vieres..".
    Agora o que mais me preocupa, sao os mais idosos tal como os meus mais proximos e claro, tantos outros.
    Agora o que mais me preocupa, o sentir que aquelas coisas vistas e relatadas na televisao, apenas acontecem aos outros, pensam eles...
    Agora o que me preocupa, reside no simples facto de a autarquia nao ter a sensibilidade de alertar e aconselhar as pessoas no sentido de se prevenirem.
    Mas e acima de tudo, o que mais me preocupa neste tsunami de assaltos a Forninhos, sem duvida o calar da Junta de Freguesia!
    Esta aldeia e para quem a nao conhece, parece um paraiso na terra entre festas e festarolas, homenagens aos endinheirados, Centro que a todos recebe de igual modo, independentemente de idades ou rendimentos, mesmo que tenha de prestar "servicos" nos concelhos proximos.
    E por tal se calam na sua folha oficial. Tem de continuar alindada nem que para tal as fontes fiquem do avesso ou tapadas. Para parecer bem...
    Quando o pior acontece, bico calado pois pode parecer mal para a freguesia.
    Deixem essas tretas e tenham a coragem de esquecer politiquices mediocres e exijam perante a que tem autoridade, um policiamento condigno que tranquilize tudo e todos.
    Se o problema se prende com a cor politica e pensarem ser vergonha tal exigir, o melhor sera irem pregar para outra freguesia.
    Escrevem e publicam tanta coisa calendarizada e destes e outros roubos, nada.
    Como os dos pinhais em que carradas de pinheiros "navegam" pela calada da noite. Amieiros junto ao povo que antes de serem roubados em terras particulares estao vendidos e agora isto...
    Vai ser bonito quando o foguetorio, acabar e nao houver agua para lavar as maos como Pilatos.
    Quer queiramos ou nao, a Junta tem Muita responsabilidade por ter meios legais para empreender este combate vigilante e exigir colaboaracao legal para tal.
    Se nao sabem como agir, informem, pois nao basta aparecer umas fardas da GNR, para tudo ficar bem. Elaborem um plano e tal apresentem superiormente.
    Dignifiquem o cargo pelo qual juraram aquando empossados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre disse que as festas publicitadas no facebook só servem para esconder dos que estão longe, dos que raramente vão a Forninhos, certas realidades locais!
      Ou menos que os que estão longe nos leiam e perceberem que chamar a atenção para o que vai mal é um acto de cidadania e que as festas da Junta e Centro de Dia só servem para engrossar o estômago dos mesmos.

      Eliminar
  8. Não sei se " ouviram" ( Antena 1 ) um estudo do Politécnico de Portalegre
    fala que na zona histórica da cidade 40 % das " velhinhas" sofrem de depressão
    pelo isolamento a que estão " condenadas" ....!!!
    Dá que pensar ??!!

    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ouvi, mas na rádio e televisão é frequentemente abordado o isolamentos dos idosos, mas e no caso do roubo do cobre das redes eléctricas e de telecomunicações, que é óbvio que empresas como a EDP e PT têm prejuízos? No entanto, parece não se importarem com a destruição, uma vez que ainda não arranjaram um solução técnica para minimizar este frequente roubo. Se calhar é porque há interesses!?
      Dava uma boa reportagem também, António G.

      Eliminar
    2. Em Lisboa , a Santa Casa da Misericórdia tem um serviço permanente em que os velhotes através de um botão accionam a emergência !!
      Funciona aqui , no " meu " prédio , impecável . Apesar da " vizinha" com 95 ( repito 95 anos !!!! ) fazer tricot e "devorar" a novela " Coração d' Ouro " mas....no Interior não será bem assim !! ????

      Reportagem ??
      Estimada Paula , hoje foi mais um dia negro para o Jornalismo português ...mais 150 para o desemprego !!! Estamos a ficar " cegos" ,
      " surdos " e " mudos " ...!!??

      Assaltos ?? Até roubam os gradeamentos das adufas nas ruas de Lisboa....dps na Feira da Ladra vende - se tudo á luz do dia ???
      Parece mentira ?? Mas não é .....

      Abr
      MG

      Eliminar
  9. Infelizmente não é só em Forninhos é por todo o país e nem as cidades de Deus escapam a voragem dos larápios.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas também antigamente "os visitadores do bispado" mandavam construir muros de vedação e erguer gradeamentos em alguns cemitérios para evitar sacrilégios no "campo sagrado" e hoje os portões ficam muitas vezes escancarados...
      Abraço e boa semana tb.

      Eliminar
  10. Infelizmente não acontece só em Forninhos, e claro que acontece porque se sabe que não existem, nessas terras pequenas, autoridades policiais a fazer vigilância de forma regular. As aldeias do interior estão praticamente votadas ao abandono, mas num caso destes os seus representantes deveriam era alertar e exigir patrulhamento frequente com vista a tentar evitar tais situações, e não escondê-las.
    Um post importantíssimo, Paula!
    Boa semana.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é uma situação que, infelizmente, acontece em todo o país e o patrulhamento poderá resolver ou não, mas se o cobre é roubado, é porque alguém o compra, ninguém rouba cobre para guardar em casa, acho eu. Então, será que é assim tão difícil para a GNR descobrir os receptores?
      Eu achei importante divulgar o que se passou, mais não seja para que a população migrante e emigrante se acautele. Agora é triste uma Junta, um Centro de Dia, uma Comunidade esconder a realidade!
      Boa semana, Laura.

      Eliminar
  11. Boa noite Paula,
    Sobre o roubo do cobre tem acontecido por todo o Pais como diz acima!
    Nas cidades será mais difícil controlar.
    Numa freguesia como Forninhos talvez fosse mais fácil se houvesse um mínimo de policiamento que impusesse pelo menos respeito.
    Agora sobre a foto que publica, até fiquei impressionada, para não dizer chocada.
    O País no seu melhor :((.
    Filmagens em cemitério?
    Pois se o facto foi noticia, mais lógico seria a divulgação dos roubos nem que fosse para afugentar!
    Há muita coisa que não se entende. Fez muito bem em divulgar.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Ailime.
      Publiquei a foto para mostrar como nas festas gostam de estar perto dos “holofotes/microfones”, mas quando se trata dos assaltos (no caso) já preferem ficar longe!
      Acho que um sítio on-line de uma Junta de Freguesia, de uma Comunidade ou de um Centro Social tem que estar ao serviço das pessoas, em nome da transparência, pois só assim é verdadeiramente útil para os "fregueses".
      Beijinhos e cont. de boa semana.

      Eliminar
  12. Paula,

    Sou do tempo em que se respeitava as Igrejas e Cemitérios, mas tudo mudou. Não há segurança em lugar algum.
    Uma pena que isso esteja acontecendo em Forninhos.
    Pelos comentários acima, posso perceber que as coisas em Portugal, não estão muito diferentes que no Brasil. O erro sempre vem de cima. Uma pena!
    Que esse post seja um alerta, e que as autoridades façam algo pra proteger esse povo.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até agora ninguém veio publicamente falar de tais assaltos e dizer-nos que estão atentos a esta situação e que já alertaram as autoridades para o que aconteceu. Ainda hão-de dizer que nós, que alertamos, somos uns alarmistas porque nada de mais se passou!!!
      Beijinhos, Lucinha. Gostei de a ver por cá :-))

      Eliminar
  13. Com a aboliçao de certas fronteiras, fomos invadidos por uma vaga de mendicidade, prostituiçao e até organizaçoes mafiosas. Seria grave se gente dessa fosse até forninhos, mas tambem é grave se esses furtos sao praticados por Nacionais, o que demonstraria que estamos a recuar no tempo e se a miséria "força" alguem a cometer actos dessa natureza, nao é o policiamento que vai resolver o problema, mas dar melhores condiçoes de vida às pessoas, mesmo se é condenavel recorrer ao furto para amealhar umas migalhas. Abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas empregos não há e trabalho pouca gente o quer!
      Sabe melhor que eu que as terras da beira eram pobres e foi a falta de alimento, a falta de trabalho, ordenados miseráveis, o regime político em que viviam que obrigou muitos nacionais a optar pela migração e emigração, esta noutro tempo nem sequer era livre!
      Embora ache que ninguém gosta de deixar a sua terra, acho que até foi bom para os que partiram, como para os que ficaram.
      Os que partiram foram melhorar as suas condições de vida e dos seus filhos. Os que ficaram, uns, tiveram menos concorrência aos poucos postos de trabalho existentes; outros, governaram-se a tirar cursos e mais cursos e a receberem subsídios e apoios financeiros que sacaram ao Estado, sem qualquer objectivo a não ser o proveito pessoal (isto não é brincadeira, é pura realidade) e face a esta realidade, só me ocorre dizer que se nada mudar ficarão cá só alguns resistentes pela negativa.
      Um abraço.

      Eliminar

Não guardes só para ti a tua opinião. Partilha-a com todos.